Dúvidas de Principiante e conselhos úteis


Murila Rosa

Recommended Posts

Já agora, não querendo abusar deste espaço, quero fazer aqui um convite ao Julius e ao Incognitus que me ajudem numas dúvidas neste meu novo projecto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190736

 

Murila, também podes ir espreitar ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 82
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

 

O Incognitus pode também ter razão, mas eu conheço quem tenha Anubias colocadas em rochas e troncos.

 

Ora boas novamente!

 

Sim podem estar atadas a troncos ou pedras sem dúvida nenhuma!

 

Apenas não é obrigatório! E eu acho que é mais fácil enterrar as raízes para as prender do que atar a uma pedra / tronco.

 

Além disso temos o factor estético que, na minha opinião, ficam melhor não tendo as raízes à vista.

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Incognitus! Obrigada!

 

Então ficamos assim: as anúbias ficam enterradas na terra (areão, não é?) e o musgo prende-se com um fio fininho de meia. Estas plantas depois precisam de mais alguma coisa? Elas crescem muito?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora estive a ver o teu aquário e é um espanto!!!! As plantas são todas naturais??? Meu deus, como estão bonitas e grandes! Reparei que o teu areão é preto, mas o meu é amarelado? Aquele que se compra para peixes de água fria. As plantas dão-se lá tb? As anúbias??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cor do areão não tem influência alguma! É apenas uma questão de gosto!

 

 

 

Então ficamos assim: as anúbias ficam enterradas na terra (areão, não é?)

 

 

Não ficam enterradas! Ficam semi-enterradas! O rizoma tem que ficar de fora senão as plantas têm dificuldade em sobreviver...

 

 

 

Estas plantas depois precisam de mais alguma coisa? Elas crescem muito?

 

 

Estas plantas são conhecidas por serem low-tech, ou seja, de fácil manutenção.

 

De qualquer forma, apesar de não necessitarem de nada de especial, agradecem sempre uma fertilização para ficarem mais saudáveis.

 

Quanto ao crescimento são bastante lentas, apesar de notares o crescimento das folhas existente e o aparecimento de novas, mas a tua filha tem de ser paciente! ;)

 

 

Já agora estive a ver o teu aquário e é um espanto!!!! As plantas são todas naturais??? Meu deus, como estão bonitas e grandes!

 

 

Muito obrigado! :)

 

As plantas são todas naturais sim. O segredo é basicamente o mesmo que tu tens para os teus peixes! Alguma comida (fertilização e CO2) e muito carinho! :)

 

Resulta sempre! ;)

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema com o areão preto é que tens que encontrar areão preto, e não areão pintado de preto porque mais cedo ou mais tarde vai começar a largar tinta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora boas tardes amigos!

Não desapareci, mas mudei de casa e fiquei sem internet.

 

Ora bem, aqui fica o update:

 

Tenho agora um mini tanque de plástico das tartarugas- daqueles pretos até grandes- 80 L, salvoerro, e é onde coloquei os meus peixes dourados. Tinha 2, como referi, mas tenho agora mais dois que me ofereceram - e que eu nem queria, mas a pessoa ia deitá-los fora e fiquei eu com eles. Este tanque está no jardim, tem um filtro que tb me deram, um aqyuecedor e um termómetro. A temperatura tem por volta dos 16 graus. Penso que estará bom para eles. Com este frio, só me apetecia meter tb lá dentro. O senhor ofereceu-me dois pés de anubias nanas e um pouco de musgo de java que coloquei atada com uma linha de meia sexy de senhora - lol - tal como aqui o Jorge ensinou - . Os meus peixes andam felizes e parecem outros. Mais tarde pensarei em melhores acomodações, mas agora foi o que deu.

 

Ora bem, depois de muito falar em peixes eis o que recebi de prenda de anos antecipada:

 

1 aquário vidro 20L

um aquecedor

1 filtro para 40 L(?)

 

Tenho o aquário com areia do rio que fervi, uma pedra com mais musgo de java, um pequeno tronco de raíz com mais musgo de java e um caracol - planorbis - que veio sem eu ver com os musgo. :)

Tenho o aquário montado, vá, e amanhã o senhor da loja vai-me dar mais 6 caracóis planorbis rosa que diz que ficam muito bem.

Agora só tenho isso no aquário. Talvez pouco um pouco da anubia nana que está no pseudo tanque para ficar mais bonito.

 

Que mais posso por aqui? peixes pequeninos, pois sei que o aquário é pequeno. Peixes pequeninos e casais, gostava. O aquecedor sobe até aos 30 graus e se for preciso mais alguma coisa, depois faço uma vaquinha. A minha filhota já n vive sem os peixinhos.

Que peixes posso por aqui?

Não tenho substrato nem nada.

 

 

Obrigadooooo a tdos!!!!!!!!!!!!!!!! Desculpem o silêncio!

Editado por Murila Rosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(Desculpa a intromissão) FOTOS! Queremos sempre muitas fotos!

 

Deixa o aquário novo fazer o ciclo direitinho, Guppy's, Platys, são sempre aquela escolha "fácil", bonita, fácil de reproduzir, e que se nota bem os casais, e nesse aquário como é pequenino um trio desses ficava bem aí (Espero não estar a dizer nenhum disparate, mas se estiver já vem o Jorge e o Julius corrigir-me)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Murila, bem aparecida,

 

Esse aquário de 20 litros... sabes que não é um aquário, é uma floreira. Já estás consciente que não poderás colocar muitos peixes (espero eu).

Mas vamos por partes. O que queremos para já saber é:

- as medidas do aquário?

- quantos litros faz esse filtro por hora?

- a resistência é de quantos watts?

- que luz tem?

-o que queres colocar lá?

 

E... o que aconteceu ao outro baratinho com o filtro 600?

 

Umas fotos são sempre apreciadas e ajudam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mnemosine e Jorge!

 

Vou tentar postar fotos do mini aquário o quanto antes.

Sim, Jorge, quero por poucos peixes e que não cresçam muito claro. Um ou dois casais era mais do que suficiente.

 

O filtro é de 200 L/hora e 25 W, se não estou enganada. A temperatura está nos 16graus, mas posso aumentar e o aquário é da aquatlantis, é usado, mas está impecável e é rectangular.

 

O sitio onde tem o aquário tem muita luz natural, mas não directa, o que me parece bem. Não vou poder comprar agora já já nenhuma luz. Mas o sitio é mesmo muito bom e tem luz natural quase todo o dia. Penso que para fazer a fotossíntese das plantas dá. Pleo menos tenho pesquisado muitos aquários plantados em luz natural. Claro que o meu nem plantado é, mas pronto vai ter flora.

 

Já pedi ao meu irmão para me fazer um aquário grande de acrilico - ele mesmo pode fazer, ou tentar :) e assim finalmente daqui a 2 ou 3 meses (I hope! :) terei algo de jeitoooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Olha Jorge, o outro aquário baratinho, já com tudo, pois.... parace que alguêm licitou no leilão antes de mim quando ainda estava a negociar com o vendedor... fiquei mesmo frustrada, era um achado. Tenho visto outros, mas as pessoas são de longe e não os posso ir buscar... estou ansiosa agora pelo de acrilico, vamos lá a ver se o meu irmão se porta bem....

Editado por Murila Rosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(Espero não estar a dizer nenhum disparate, mas se estiver já vem o Jorge e o Julius corrigir-me)

 

 

:oops: :oops: :oops: :oops: Não disseste nada de incorrecto :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos!

Em relação ao ciclo do azoto: tenho este aquário com musgo de java e um planorbis há 1 semana. Mudei 10% da água 2 vezes e ainda não pus o filtro a trabalhar. O planorbis já foi à casa de banho :) , pois vê-se que deixou a ''caca'' em cima do musgo. Pus comida de peixe, mas pouco, na água ontem. Neste aquário pus também 10%, mais ou menos da água do meu velho aquário onde tinha os peixes dourados. Estarei a fazer tudo bem? O ciclo do azoto estará já a começar? Posso aguardar mais 3 semanas e coloco os peixes? Amanhã vou ter mais 5 polanorbis rosa, posso colocá-los todos lá? Eles aguentam água fria (queria ver se punha uns dois no meu pseudo tanque.

 

O que acham? O que escrevem para mim é puro ouro! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui que confusão e que nó cego que me deste, não entendi patavina do que querias dizer.

Tens uma aquário novo sem peixes é isso? Meteste lá flora e um planorbis correcto? Colocaste 10% de água do outro aquário.

E entretanto não ligaste o filtro e já fizeste TPAs? É isso?

 

10% de água do outro aquário parece me pouco, poderias ter colocado 25% caso a água do outro aquário esteja com parametros aceitáveis, de forma a colocares bacteiras no mais recente.

Fazeres TPAs não tem lógica a meu ver, não enquanto não tiveres o ciclo terminado.

Não entendo é porque razão ainda não ligaste o filtro, ele já devia estar a funcionar desde o inicio da montagem.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá julius! Bom dia! :)

 

Espero que não te tenha dado muita confusão o meu post logo tão cedo na matina! Lol! Ainda bem que é sexta -feira! :)

 

Pois, não sabia bem por onde começar....só pus 10% porque nem sabia bem se podia por. EStive a ler e não encontrava nada. Então, com senso comum (mais ou menos :) achei melhor or a água. Só liguei o filtro ontem... É que estava com dificuldades em o montar.... (sou uma naba nessas coisas) e o meu marido só o pode montar ontem. Já o liguei. Posso esperar as 3 semanas e chega? ou tenho de esperar mais 4?

 

Posso por neste aquário de 20L 3 guppies fêmeas e 1 macho? Não quero mesmo mais nada - e já chega! E os planorbis rosa que me vão dar hoje.)estou ansiosa por ver! Parecem tão giros na net! (já li aqui que o ratio deve ser assim dos guppies. Depois é deixá-los andar na vida deles :)

 

O filtro está bom para este aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, bom dia:)

 

O ciclo de azoto não tem propriamente um tempo exacto de conclusão, pode demorar x ou y, em média dizemos 3 a 4 semanas mas não quer dizer que ele conclua nesse tempo exacto, cada caso é um caso e só recorrendo a testes é que podemos avaliar a evolução do mesmo.

Não sei se já te disseram mas quanto maior for o aquário, mais facilidade teras em o estabilizar.

20 Litros é um nano, o que significa que é demasiado pequeno para te aventurares na maior parte da fauna existente.

Pessoalmente não metia guppies, e não metia porque como tu sabes os guppies são os parentes directos dos ratos em versão aquática, ou seja, hoje metes um trio de fêmas e um macho e daqui a um mês tens um numero muito maior.

Em 20 litros como facilmente vais entender é uma situação insustentável.

Relativamente ao filtro só mesmo vendo a litragem por hora que ele faz, mas em termos gerais se o aquário é de 20 litros, o filtro deverá ter que fazer 4 a 5 vezes no mínimo essa litragem por hora, ou seja entre 160 a 200 litros por hora.

Para essas dimensões eu pessoalmente não apostava em viviparos, talvez neons, un cardume de 6 e nada mais que isso.

Outra hipotese é em vez de peixes, apostares em invertebrados, tens camarões bem lindos que poderás querer ter em vez de peixes, tal como os red cherry.

Poderas também apostar num beta apenas que se sentira bem nesse áquario, mas apenas um.

 

É apenas a minha opnião e certamente alguns colegas poderão ter melhores ideias, mas dispõe, a malta curte sempre dar umas dicas e acompanhar novos projectos;)

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parte técnica já está dito pelo Julius.

Em relação aos Guppies o que o Julius disse é verdade e tem alguma razão mas eu, como sou do contra, tenho Guppies, Mollies e Platies num aquário também de 20 litros e não me preocupo.

Basta não ter maternidades e poucos sítios para se esconderem. Os alevins serão comidos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São bem lindos os néons! E apressados! lol! Gostei!!!!

 

Não gosto muito de camarões... quer dizer, são bonitos e gosto de tudo o que seja bicho, mas eles não nadam, nem nada.... prefiro peixes!

Em relação aos guppies... epá, n sabia que eram assim! Lol! De qualquer maneira vou ter um aquário de 100L (talvez, se ao meu irmão não lhe der a preguiça, que ele às vezes passa-se Lol) de acrilico, feito por ele e aí já podia ter os guppues à vontade. Não quero por maternidades nem nada disso porque não sei bem e depois a natureza fará o resto.

 

Ainda n sei como irei fazer, mas com o novo aquário de 100 L, oxalá!!! irei fazer tudo direitinho com substrato, esperas, testes e tudo. Agora quero fazer mais ou menos direito, mas com algumas limitações. A ideia de ter um peixe bébé a nascer num aquário é simplesmente delicioso e fascinante e nem pensei sequer que fosse possível....

 

Vou ver se me decido entre os néons ou os guppies, tendo em conta que terei depois um T4 para os alojar! :)

 

O meu filtro faz 200L/hora. O meu marido montou ontem , mas o filtro é interno e ficou parte de fora a fazer tipo cascata.. n bem...será que não o tenho de mergulhar todo dentro?

Editado por Murila Rosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro é como tu quiseres. depende da oxigenação que queres na água.

 

Guppies - ph 7,2 até 7,8 (aprox)

Neons - ph 6,4 até 6,8 (aprox)

 

Podes colocar a água a 7,0, mas nenhum estará a viver nas condições ideais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então é melhor apostar só numa espécie....

 

Outra pergunta, meio tola: tenho dois troncos pequeninos de uma raíz de árvore gigante, já fervi, pus a secar, fervi novamente, tirei tudo, mas como fazer para eles ficarem no fundo, para n boiarem????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É ficarem mais tempo dentro de água, acabam por ficar encharcados por dentro e afundam. Até lá podes colocar umas pedras para eles ficarem no local.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.