Primeiro aqua 60l


JoaoRuiCoelho

Recommended Posts

Boas.

Depois de ter dado voltas e voltas aqui no forum senti-me finalmente com coragem a montar o meu primeiro aquario.

 

Ficam as caracteristicas:

Dimensão: 60x30x30

Capacidade: 57L

Iluminação: 1x15w

Aquecimento: 1x50w modelo Eheim 3602

Filto mecanico Eheim 2008 com 150-300 L/H

 

substrato da Marca JBL (sinseramente não conheço pois habito no luxemburgo e os produtos são franceses/alemães)

 

no fim de pronto esta qualquer coisa como isto (ainda um pc "sujo" pois tinha acabdo de encher)

fotografia.jpgfotografia1.jpg

 

Relativamente a fauna queria meter um casal de discus e alguns gupies e molies :smile2: que dizem?

 

Quanto a flora queria meter um "tapete verde" (n sei se será boa ideia) na parte sem areão. nessa parte colocarei um tronco ou talvez uma rocha para poder dar algum abrigo a algum peixe mais stressado (que espero não vir a ter pois seria mau sinal).

 

Posto isto digo que hoje 2º dia ja fiz o teste a amonia para verificar e ja me deu valores o que significa que ja esta a ciclar.

 

Vou actualizando com novas fotos e conto com os vossos Comentarios para poder melhorar :)

 

Obrigado

Editado por JoaoRuiCoelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, infelizmente não tens iluminação capaz para tapete e para a grande maioria das plantas, 15W para 54 litros é muito pouco. Para teres tapete tinhas de ter algo próximo ou mais de 50W, e não sò ainda tens o co2 e a fertilização para ter um bom tapete.Tapetes são muito bonitos de se ver mas dão dores de cabeça e fazem mal a carteira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Meu caro tapete com essa iluminação é deitar dinheiro fora.

Em traços gerais posso te adiantar que se tiveres flora pouco exigente, 0,5 W por litro são aquilo que necessitas de iluminação para as manter, se apostares em flora mais exigente como o que pretendes então iras precisar de 1 W por litro.

Neste caso se tens quase 60 litros, necessitas de uma PL de 60 w, caso pretendas plantas mais fáceis então 30 W servem perfeitamente.

 

 

Relativamente a funa, discus num aquário de 60 litros esquece, é muito pequeno, para além disso necessitam de águas mais maturadas.

COnvém entenderes que cada especie tem as suas exigencias, não podes juntar guppies e mollies que habitam em águas com phs acima dos 7, com discus que preferem águas ácidas.

Antes de mais, deves pesquisar e estudar e só depois entrares na escolha de animais.

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brigado pelos concelhos ")

Relativamente as plantas hoje ja adquiri o co2 uma maquina pequenina que agora nao me lembro o nome ( o suficiente para o aquario e nao ocupa muito espaco) e uma lampada de 60w.

 

Coloquei ontem um tronco dentro do aquario e apesar de o ter fervido por varias vezes ele Continua a fazer com que o aqua fique amarelo "( que devo fazer?

 

Quanto a fauna nao me tinha apercebido da diferenca dos ph's. De qualquer forma vou continuar a ler ate o ciclo estar completo isso ainda demora por isso da para pensar bem para nao fazer asneiras ")

 

Quanto as TPA's devo fazer alguma enquanto o ciclo nao estiver completo ou so no fim?

 

Obrigado.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tpa´s só no fim do ciclo João, quanto aos peixes tenta ver os ciclideos anões nomeadamente os ramirezis, um casal ja tavam bem nesse aquario. Os discus precisas no minimo de 50 lts por cada um e como sao peixes de cardume gostam de tar pelo menos 4 ou 5.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dimensão: 60x30x30

Capacidade: 57L

 

Correcção: Com estas medidas exteriores, o aquário terá 54 litros. Se for por medidas interiores será menos.

Após isso, se retirares cerca de 15% do valor para substrato e decorações, ainda tens que retirar uns 3 litros (pelo menos) pois não vais encher o aquário até ao limite do topo.

Agora pergunto: quantos litros leva o teu aquário???

 

Em relação à iluminação também acho que os 15w é muito fraca para um tapete. Estou com o mesmo problema pois o meu é tudo DIY.

Agora com os 60w que adquiriste... força nisso que vai correr bem.

 

 

As tpa´s só no fim do ciclo João, ...

 

Infelizmente não concordo. Se fizeres TPA's durante o ciclo estás a favorecer o crescimento e fortelecimento das plantas.

 

 

Coloquei ontem um tronco dentro do aquario e apesar de o ter fervido por varias vezes ele Continua a fazer com que o aqua fique amarelo "( que devo fazer?

 

É normal, e vai continuar a acontecer durante algum tempo (pode chegar a meses). Esse efeito dá-se pela libertação dos taninos.

Podes estar descansado que não faz mal aos peixes e deixa a água mais macia, o que muitas vezes eles agradecem.

o que podes fazer? TPA's é o indicado, além de que, como já disse, fortaleces a fauna.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesta altura temos amónia com fartura (logo papinha para as plantas) ou não? ;)

 

Existem as fertilizações por amónia, que tem grandes nutrientes, sendo ele o nitrogénio (vulgo Azoto), mas com limitações.

O nitrogénio (azoto) obtem-se através de muitas formas: desde a destilação do ar que respiramos, até às fezes e urina, decomposição de alimentos, etc.

Penso que a amónia em excesso é prejudicial (pelo menos é a ideia que tenho, mas corrijam-me se estiver enganado, afinal de contas também estou aqui para aprender), o que precisamos é de azoto (nitrogénio) :)

 

Temos para as plantas os seguintes nutrientes:

 

Macronutrientes: Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Enxofre e Magnésio.

Micronutrientes: Ferro, Cobre, Manganês, Zinco, Molibdênio, Boro, Cloro.

Editado por Jorge Ferreira_4282
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão amónia é prejudicial, alias o valor ideal é 0 nos testes cromáticos, não quer dizer que não tenhas os valores a 0 os testes é que não são suficientemente precisos pois é impossível não ter amónia no aquário.

Mas durante o ciclo em que ainda não foi colocado a fauna não faz mal, pois a maioria dos fertilizantes para plantas de casa e jardim têm imensa amónia e po4(fosfatos), quando colocarem a fauna é que convém esses valores estarem a 0 nos testes que é o indicio que o ciclo está completo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado uma vez mais pelos conselhos :)

 

Correcção: Com estas medidas exteriores, o aquário terá 54 litros. Se for por medidas interiores será menos.

Após isso, se retirares cerca de 15% do valor para substrato e decorações, ainda tens que retirar uns 3 litros (pelo menos) pois não vais encher o aquário até ao limite do topo.

Agora pergunto: quantos litros leva o teu aquário???

 

 

Relativamente ao tamanho do aquario realmente deve ter menos de 57l com tudo o que referiste. pra i uns 50 ou 48 :( pequenino.

 

mas isso não faz com que demoralize :) dado que não tenho muito espaço vou optar pelos viviparos (mollys, platys, gupys) que se dao mais ou menos bem e são muito bonitos. espero que corra tudo bem :)

 

entretanto amanha colocarei fotos do aquario ja plantado com a nova luz.

 

obrigado a todos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que corra tudo bem, mas não te esqueças que estás a optar por uma fauna que se reproduz como coelhos.

Coloca poucos esconderijos e não te preocupes daqueles que são comidos.

O teu ecossistema (aquário) vai resolver a questão :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Depois de ter aquirido uma lampada mais forte que 15w que não cabia na calha e de ter adquirido uma pequena "maquina" de CO2 que n funcionava resolvi mudar de loja :(

 

Mas problemas a parte apenas troquei a lampada de 15w por uma nova pois a que vinha no aqua parecia ja estar no fim de vida... quanto ao CO2 acho que vou optar por uma solução caseira (conselho dado pela dona da nova loja onde fui).

 

aproveito para dizer que ja coloquei 3 plantinhas no meu aqua:

1-Anubia Barteri Nana (de manutenção facil)

1-Hemianthus callitrichoides Cuba (tapete) (o conselho da sra foi de o colocar tipo aglomerado e quando ela estivesse habituada então desmembrar e espalhar pela zona a fazer)

1-Cabomba piauhyensis (que se calhar vou tirar pois parece-me que não esta a ficar de boa saude mas vou esperar mais um dia ou dois)

 

é de frizar que o "tapete" ja esta a crescer bem e sem CO2.

 

outra questão depois de ter fervido o tronco e de o ter colocado no aqua ele deixou a agua amarela, mas agora parece que tem uma capa melosa por cima que devo fazer?

 

Aproveito para deixar 3 fotos incluindo a do tronco. Fiz pela 1ª vez os testes e o resultado foi o seguinte (duvido que esteja correcto dado que ele esta montado a 1 semana)

 

PH- 7,5

AMONIA - 0,5mg/l (valor indicado como normal)

NITRATOS -1mg/l (valor indicado como normal)

NITRITOS - 1mg/l (valor mt elevado)

 

obrigado pela ajuda :)

IMG_0199.jpgIMG_0198.jpgIMG_0200.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água amarela não faz mal aos peixes.

É o tronco a largar taninos e até deixa a água mais macia.

Resolução: TPA´s e o amarelo vai desaparecendo.

Quantos watts tens agora de luz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive de aumentar para apenas 24w porque a calha é T8 e nao vendem (segundo a sra me disse) mais forte que isso. estou a pensar em tirar a tampa do aquario e colocar um globo no teto perto do aquario para mais intensidade. mas ate agora não tenho visto que fosse necessario dado que o tapete se esta a desenvolver bem. se quando colocar a fauna ele se ressentir então tratarei de aumentar. Quanto ao Co2 o meu problema e so que n sei como fazer o sistema para o colocar no aqua.

 

Espero que corra tudo bem, mas não te esqueças que estás a optar por uma fauna que se reproduz como coelhos.

Coloca poucos esconderijos e não te preocupes daqueles que são comidos.

O teu ecossistema (aquário) vai resolver a questão :)

 

Comidos?? Quais e que poderiam comer quais?

 

Em relação ao testes o que acha?

 

obrigado pelas ajudas :)

Editado por JoaoRuiCoelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As crias dos viviparos (e não só), chamam se viviparos;) E se forem apanhados pelo progenitores ou por outros adultos, são comidos;)

Os peixes não são esquesitos:)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comidos?? Quais e que poderiam comer quais?

 

Em relação ao testes o que acha?

 

obrigado pelas ajudas :)

 

Continuando e focando a conversa naquilo que perguntaste, os que poderiam comer seriam os viviparos adultos que irás provavelmente comprar, e quem seria comido seriam os alevins dos mesmos que possam vir a nascer.

Foi isso que perguntaste não foi?

Estes peixes são assim, não distinguem o que se mexe daquilo que é a sua propria especie ou até mesmo a sua propria prole.

Relativamente aos testes, deixa o ciclo continuar mais uma semana, , ainda só tem 4 dias, logo ainda é cedo.

Já pensaste em colocar mais flora? Para os viviparos dava bastante jeito.

Estas a fazer quantas horas de iluminação?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que estou a ver da tua foto, eu metia mais algumas;)

Se queres apostar em viviparos, o musgo de java é excelente para os alevins se poderem esconder.

Uns Fetos de java também não ficavam nada mal.

Eu pessoalmente gosto de aquários cheios de plantas, embora agora vá tentar um layout diferente sem flora.

Claro que os gostos são relativos, mas sim, podes meter mais algumas sem problema:)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Fui a loja para ver os fetos de java e o musgo de java mas não me agradou muito. Os fetos crescem muito. Talvez opte por outra do mesmo genero mas que não seja tao espaçosa. o que me aconselham para alem dessa?

 

Hoje tive a sorte de ser contemplado com um presente. Um filtro exterior da Eheim classic 250 Typ 2213 pode ser utilizado com materias filtrantes ou com esponjas mas estive ler e é preferivel as materias entao adquiri as materias nomeadamente uma especie de tubos de ceramica e umas bolas (substrato). liguei e ja eta em funcionamento é muito silensioso e tem uma capacidade de limpesa fantastica...

 

Fiz também uma poda a Cabomba piauhyensis (planta no canto) estava demasiado grande e muito junta ( as partes e dentro nem recebiam luz e estavam ja bastante amarelas) agora acho que esta melhor para poder cescr com força. Quanto a Hemianthus callitrichoides Cuba (o tapete) uma vez que esta a crescer a olhos vistos aproveitei e dividio em 4 que espalhei houve umas pontitas que foram saindo fui plantando agora é so esperar que se ambiente como estava :)

Falta so mais uma plantinha e esta tudo pronto a receber os novos habitantes :)

 

deixo uma foto com o novo layout digam o que acham.

 

IMG_0201.jpg

 

Muito obrigado a todos pelas diversas ajudas que me têm vindo a dar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum...

 

Pessoalmente eu metia o aquecedor na parte de tras, escondido por algumas plantas, podes também comprar um fundo numa loja de aquariofilia para colocares no vidro de trás de forma a dar te mais profundidade e preencher te o aquário.

Com plantas mais altas podes conseguir também disfarçar os tubos do teu filtro.

Se o aquário fosse meu, eu meteria também umas rochas, acho que está muito vazio, mas isso também conforme fores ganhando experiência vais alterando o layout certamente.

 

A nível de flora eu gosto muito das,

 

Cabombas carolinianas;

Egerias densas.

 

Ambas são de fácil crescimento e manutenção.

 

O musgo de Java para os alevins acredita que será uma mais valia.

 

 

O 2213 da Eheim é um bom filtro externo, vais ficar satisfeito, dizem que é bastante silencioso;)

 

Vai metendo fotos para a malta acompanhar.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu passava esse termostato para o vidro de fundo do aquário. E se podes ver o aquário de lado, esse termómetro também para um lateral ao fundo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.