Augurium - Finalmente montado e com fotos


Zaratrusca

Recommended Posts

esse problema de serem chupadas pelo filtro não acontece.

 

Não me parece que seja um problema. Até é uma maneira bem boa de dissolver o co2...

 

Quanto ao crescimento das plantas tens que ter calma. Ainda devem estar a adaptar-se/criar raízes. Para além disso, não tens propriamente plantas de rápido crescimento.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 123
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Não me parece que seja um problema. Até é uma maneira bem boa de dissolver o co2...

É uma boa maneira de dissolver o co2, o problema é que as bactérias que existem no filtro possam sofrer com isso, elas querem oxigénio e não dióxido de carbono, tal como nós.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que seja um problema. Até é uma maneira bem boa de dissolver o co2...

 

Quanto ao crescimento das plantas tens que ter calma. Ainda devem estar a adaptar-se/criar raízes. Para além disso, não tens propriamente plantas de rápido crescimento.

 

Abraço

 

GM

Não será um problema, mas seja como for isso não se verifica, e as bolhas entram logo no turbilhão da água, e tenho bolhinhas por todo o aqua, tendo o indicador a dar nivel certo de co2 por isso penso estar bem assim.

 

Quanto ao crescimento, sem dúvida tens razão, mas a malta quer ver logo as plantas a crescer, mas como vejo o aqua todos os dias não noto, se calhar até já há diferenças.

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma boa maneira de dissolver o co2, o problema é que as bactérias que existem no filtro possam sofrer com isso, elas querem oxigénio e não dióxido de carbono, tal como nós.

Abraço.

 

E qual é a diferença de dissolver o CO2 no filtro ou na água do aquário? Esta não vai parar ao filtro carregada de CO2??? Para além de que, não é por ter CO2 que não há O2 na água. Os dois são independentes. Isso é mais um mito. Eu já usei essa metodologia e nunca tive problemas com o filtro e/ou bactérias...

 

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não devemos por o co2 a ser "sugado" pela entrada de água para o filtro, pois estes são feitos para trabalhar completamente ferrados... e ao entrar co2 podemos danificar a cabeça do motor....

 

abraços

cR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não devemos por o co2 a ser "sugado" pela entrada de água para o filtro, pois estes são feitos para trabalhar completamente ferrados... e ao entrar co2 podemos danificar a cabeça do motor....

 

abraços

cR

 

Concordo mas... até chegar à cabeça do motor, já passou pelas esponjas todas pelo que está completamente dissolvido. Assim, não é diferente de dissolver directamente na água.

 

Eu não estou a defender a técnica. Neste momento uso o difusor fora mas já usei esta técnica com bons resultados (de dissolução) sem nunca estragar o filtro.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito gmmartins,

Aliás, também já me tinha passado pela cabeça, mas depois pensei que não seria muito bom para a saúde do filtro... lolol

 

abraços

cR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito o aquário! Quanto à fauna, acho que podias ter escolhido um bocadinho melhor mas isso depende também dos gostos de cada um :P

Acho que conseguiste um belo efeito com as pedras e agora é esperar por esse tapete eheheh

Quanto ao debate do CO2, tenho de dar razão ao gmmartins. Já tive o meu difusor a libertar diretamente para o filtro e não houve nenhum problema. O co2 dissolve-se muito bem mesmo. O nível de CO2 é igual tanto no filtro como no resto da água por isso não acho que seja por aí. Se tivermos 2 filtros então maravilha... 1 fica só a limpar e a apanhar com o CO2 e o outro limpa e fica com a parte biológica :P

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito o aquário! Quanto à fauna, acho que podias ter escolhido um bocadinho melhor mas isso depende também dos gostos de cada um :P

 

Obrigado, quanto á fauna, como dizes são gostos. Os neons sempre gostei, gosto do facto de andarem em cardume e faz um efeito giro, quanto aos espadas, para além de gostar, comprei porque aquela cor dá vida ao aquário e alegra bastante, na minha opinião claro. Mas é capaz de haver novidades de fauna daqui a uns tempos.

 

Entretanto deixo algumas fotos da flora e da fauna:

 

Uma primeira da pogostemon, juntamente com o musgo é onde nota mais diferenças, estão a crescer bem e com cores vivas. Neste foto nota-se "pés" do musgo verdes claros que estão a rebentar por todo o lado:

 

pogostemon.jpg

 

Quanto á acicularis e parvula, se comparar com as fotos iniciais já se nota qualquer coisa, mas nada de especial, para al´me de alguns pés que se soltaram e anda a deriva a espera que eu os replante.

 

Para terminar duas fotos do casal de espadas que me dão cor ao aqua (a outra femea está na maternidade, gravidissima e á espera de parir espadinhas :D)

 

 

A fêmea

femea.jpg

 

 

O macho: algo invulgar com apontamentos de preto, e com a cauda (de lira) amarela...

 

macho.jpg

 

Amanha vou dar uma limpeza no musgo que está com "cocós" dos peixes, fazer tpa, replantar os pés que se soltaram e depois tiro umas fotos para se ver a evolução.

 

Cumps

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui venho eu outra vez, mas desta vez não com updates, mas com duvidas. E com tanta gente aqui será o melhor sítio para as por.

 

Queria adicionar mais alguma fauna, coisa pouca, mas espécies que me dessem mais cor e alegria ao aqua. Tenho neons e espadas laranjas.

O que eu gostava era mesmo de uns malawi, mas como o espaço é pequeno não dá mesmo, se bem que aquelas frontosas azuis me tiram do sério.

 

Mas bem a minha questão é a seguinte. Queria que me dissessem peixes pequenos, tamanho entre neons e espadas, amarelos, azuis ou outras cores vivas e giros (mollys outra vez não obrigado)

 

Andei a ver alguns mas fiquei com duvidas: vou deixar aqui as minhas preocupações, e ficar aberto a sugestões já que existem milhares de peixes e não os conheço todos:

 

Pensei em:

 

Carinotetraodon travancoricus, peixe lindissimo para mim e com max de 2,5cm, seria perfeito se não tivesse lido que apesar de pequenos são muito territoriais, e atacam os outros peixes todos, e até os da mesma espécie, até sobrar só o maior. Alguem tem experiência com este peixe?

 

1318018086_carinocoricus.jpg

 

 

Aplocheilichthys normani, também gosto bastante, principalmente desta cor verde, mas estive a pesquisar mais um bocado, e se no site têm esta foto fantástica, na maioria das fotos que vi na net, o verde quase nem se nota, e parecem uns peixes cinzentos normalissimos. Como nunca vi ao vivo não sei como são realmente.

1319567946_aplocheormani.jpg

 

Inpaichthys sp "belém" super blue, apesar de não ser dos favoritos, todos os peixes azuis me cativam, a minha preocupação é que não encontrei muita informação, como por exemplo tamanho, sendo um tetra suponho que não cresça muito mas?????? e sociabilidade algum sabe?

 

1298204052_sywqbjhyo.jpg

 

E finalmente pensei nos nossos amigos ramirezi, em especial o ramirezi eletric blue, se bem que o normal me deixa a pensar.

blug.jpg

 

 

Bem, espero que dê para perceber o tipo de peixes que eu quero, fora do normal (subjectivo mas) com cores e pequenos, Estou aberto a todas as sugestões e ajudas.

 

Cumps

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carinotetraodon travancoricus

 

Já tive e morreu me um exemplar a semana passada. Muito timidos quando sozinhos mas bastante engraçados. Não atacam nimgu´em podes ter a vontade ;)

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas sabes que as corys são peixes de cardume. Duias num aquário e uma noutro...

Não consegues colocar mais? ATENÇÃO: Da mesma espécie.

 

Da mesma espécie? não podemos mesmo juntar espécies diferentes de corys? :o só tenho uma no meu aqua aos meses lol está boa de saúde mas vou comprar outra de urgência mas não sabia que tinha de ser da mesma espécie daquela que eu já tenho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui Vê estes Aphyocharax anisitsi e estes Notropsis chrosomus. Um abraço mpimentel

 

Obrigado, mais duas espécies para me baralhar :D

 

Tá muito fixe! Mas penso que quando o matagal começar a crescer, as rochas mais baixas vão ficar tapadas e vão perder o efeito.

 

Pois, se calhar o matagal vai tapar um pouco, mas a ideia é não chegar a matagal. As plantas podem ser podadas e com isso consegue-se controlar, e ficar com um tapete saudável em vez de um matagal, é uma questão de paciência e cuidado. Espero conseguir chegar a esse ponto..

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mt bonito um aqua simples e fixe gostei de ver tudo bem pensado com direito a maquete e tudo :D

 

Obrigado, a ideia era ser simples, realmente desta vez tentei pensar e programar bem as coisas, está a evoluir devagar mas lá vai.

 

 

 

Aproveito para deixar umas fotos. Hoje foi dia de limpeza dos vidros, filtros, TPA e a primeira poda ao musgo que já estava a descontrolar.

 

Entretanto estou com algumas algas. Green spot, e nas pedras, e nos pés de parvula e acicularis que não arrancaram (apenas alguns vão em força, metade está estagnado apesar de CO2, luz, substrato fértil, fertilizações e de terem sido podados aquando da introdução como mandam as regras) está a aparecer aquela alga dos cabelos pretos. Vou tentar controlar já de inicio, para já vou mandar vir ottos para me limparem o que existe, e aumentar o CO2, a ver vamos.

 

Aqui vão duas fotos:

 

Acabado de encher depois da limpeza e sem material (o aquecedor ficou, esqueci-me).

 

semmaterial.jpg

 

Agora uma com material, tenho duas novidades, primeira, já que o filtro de mochila não me dava corrente suficiente e tinha zonas mortas no aqua, e para além disso apesar de ser 600l/h, os filtros de mochila na minha opinião, necessitam de muito mais litragem por hora, como tal introduzi outro igual, agora tenho corrente no aqua todo, e apesar dos 1200 l/h num aqua com 54 litros, a corrente não é nada de especial, os peixes andam a vontade sem problemas.

 

Introduzi também um indicador de CO2 estilo ADA.

 

A acicularis já se começa a ver a crescer por todo o lado, o musgo e a pogostemon estão a crescer bastante e com cores muito saudáveis, a parvula é o unico problema, está a custar a arrancar, muitos pés estão a apodrecer, mas na ultima semana começei a ver algumas melhorias, vamos ver se pega ou se tenho de replantar mais pés.

 

commaterial.jpg

Para finalizar, deixo uma foto dos novos habitantes, que entretanto foram para um aqua de crescimento que tenho cá em casa, juntamente com alevins de guppy's.

22 novos espadas cauda de lyra descendentes dos meus.

 

DSC_0116.jpg

Fico como sempre á espera de comentários.

 

Cumps

Editado por Zaratrusca

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Fico como sempre á espera de comentários.

 

 

O comentário que merece é que deviam ser mollys e não espadas... LOL

 

Estou a pensar pôr umas mollys no meu para dar mais colorido... Que me dizes?

 

Em relação ao teu aqua já se nota uma clara evolução nas plantas! começa a ficar com forma isso...

 

Vai actualizando! E de preferência com mais umas macros fantásticas! ;)

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora então novidades, Neste momento o meu aqua parece um pavilhão de jogos, com vários combates em simultâneo. Infelizmente o resultados dos jogos não é o melhor, mas já fiz substituições e estou a apostar tudo no ataque. Ao intervalo os resultados são os seguintes:

 

Zaratrusca 1 BBA 2

Zaratrusca 0 GrennSpot 3

Zaratrusca 1 Parvula 1

 

Quanto ao musgo, pogostemon acicularis e fauna, o jogo já acabou e dei 15 a 0...

Fiz as substituições ao intervalo e meti as armas secretas, entraram CO2 com fartura e excell e sairam 9w de luz e 4 horas de fotoperiodo na lâmpada mais potente.

Editado por Zaratrusca

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

xD com jogos assim podias ir treinar a selecção ::D: Quando puderes actualiza com fotos, está a ficar mt bom ;)

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então novidades, Neste momento o meu aqua parece um pavilhão de jogos, com vários combates em simultâneo. Infelizmente o resultados dos jogos não é o melhor, mas já fiz substituições e estou a apostar tudo no ataque. Ao intervalo os resultados são os seguintes:

 

Zaratrusca 1 BBA 2

Zaratrusca 0 GrennSpot 3

Zaratrusca 1 Parvula 1

 

Quanto ao musgo, pogostemon acicularis e fauna, o jogo já acabou e dei 15 a 0...

Fiz as substituições ao intervalo e meti as armas secretas, entraram CO2 com fartura e excell e sairam 9w de luz e 4 horas de fotoperiodo na lâmpada mais potente.

 

Deixa-te lá de conversas e venham daí essas fotos e essas macros em condições! ;)

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao musgo, pogostemon acicularis e fauna, o jogo já acabou e dei 15 a 0...

Hum... Será que já acabou mesmo? ;)

 

Gosto do aqua, está com uma layou engraçado e com certeza que quando estiver com a flora desenvolvida ficará muito bom.

No entanto, há coisas que não gosto de ver aí começando pela fauna...ancistros e espadas acho que não ficam bem aí, e as coridoras... bem, essas meninas não te vão deixar o tapete da parvula em paz... vão andar sempre a remexer no substrato soltando assim os runers (ou lá como se escreve isso) da parvula dificultando em muito o crescimento compacto do tapete.

 

Já pensaste em colocar uma planta de caule bem compacta atrás da ultima pedra?

 

Vai atualizando... ;)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.