Plantado sem CO2, só carbono líquido, e layout


Recommended Posts

Boas,

 

Vou montar um plantado a sério e estive a ver os custos de um sistema de CO2. São MUITO elevados. :scarerun:

 

Felizmente surgiu outra opção: o carbono líquido.

Há quem diga que sai mais caro a longo prazo, mas se fizerem os cálculos, tendo eu um aquário de 130 litros reais, não é bem assim.

Porque um sistema de CO2 custa mais de cem euros (um fraquito), e depois vêm as recargas... Por outro lado, 500ml de Flourish Excel custam 16 euros e duram por mais de 5 meses no meu aquário.

 

Penso que neste caso é muito mais rentável utilizar carbono líquido.

 

 

 

- Para o foreground utilizarei de certeza eleocharis parvula e acicularis em mistura, para fazer tapete.

 

- Mais em segundo plano, hydrocotyle sibthorpioides imediatamente à frente e um pouco entre as dragon stone localizadas do lado esquerdo. Blixa japonica entre as rochas, e imediatamente por traz das rochas rotala wallichii.

 

- Para último plano talvez uma mistura entre rotala green, rotala rotundifolia, eriocaulon setaceum, limnophila aromatica e proserpinaca palustris.

 

 

 

Há algum problema entre alguma das plantas e o Excel? bigsmile

 

 

Quanto ao layout, tenho um pequeno problema, que é a transição tapete/segundo plano/último plano do lado direito que está desocupado(e assim ficará). Sugestões para efeitos com plantas?

:idea2:

(sugiram outras plantas ao vosso gosto, se necessário)

 

 

Cumprimentos :sorry:

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se queres montar um plantado a sério, tens obrigatóriamente de ter um sistema de CO2 Pressurizado, o carbono liquido não substitui o pressurizado.

O sucesso de um plantado também depende de outros factores, nomeadamente a iluminação, substrato, filtragem, fertilizações.

Indica todo o material tecnico correspondente aos campos que eu indiquei acima, para te tentarmos ajudar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com que conhecimento dizes que um plantado a sério necessita de CO2 pressurizado, sendo este insubstituível? Sabes as diferenças entre o carbono líquido e o CO2, e se sabes, quais são os pontos negativos?

Alguma vez tentaste alimentar um plantado só com carbono líquido?

 

Qual a diferença no aproveitamento que as plantas fazem do carbono líquido vs o CO2?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite barrel_stuf,

Quando dizes que queres montar um plantado a sério, estás a falar concretamente em quê? High-Tech? Low-Tech?

Eu presumi que fosse um high-tech, neste caso é praticamente impossível de manter um plantado saudável só com o carbono liquido.

Tens vários contras como as flutuações dos valores de co2 e manteres os 30 ppm.

O carbono liquido é normalmente aconselhado pelas marcas como um suplemento para as plantas

Num low-tech, acredito que te safes só com carbono liquido, há aqui malta do fórum a utilizar este método, mas também depende da luz que tiveres.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As plantas são as que disse, o aquário tem 130 litros reais e terá 110 W de iluminação.

 

O carbono líquido não tem nada a ver com a concentração em ppm do dióxido de carbono. Não altera de maneira alguma o pH, nem nada. As plantas apenas se limitam a extrair o carbono da substância. O controlo apenas é relativo(baseia-se na frequência da utilização e na quantidade utilizada), porque não há maneira de medir a sua concentração na água.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente vais ter luz a mais para o uso do excel.

O sistema de co2 é muito mais barato desde que uses uma electrovalvula para cortar o co2 quando tens a luz desligada no entanto o equipamento é caro mas carregar as botijas é barato e duram muito tempo.

Pior ainda é que tens de adicionar o excel todos os dias ou no maximo dia sim dia não....quando fores de ferias como fazes ?

 

A meu ver vais por um atalho que te vai trazer muitos dissabores e levar-te a desistir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As plantas são as que disse, o aquário tem 130 litros reais e terá 110 W de iluminação.

 

O carbono líquido não tem nada a ver com a concentração em ppm do dióxido de carbono. Não altera de maneira alguma o pH, nem nada. As plantas apenas se limitam a extrair o carbono da substância. O controlo apenas é relativo(baseia-se na frequência da utilização e na quantidade utilizada), porque não há maneira de medir a sua concentração na água.

 

Boas,

Não fazia a mínima ideia mas obrigado por partilhares esta informação.

Tens é de ter cuidado com essa luz pois luz intensa acelera o metabolismo das plantas e o carbono é rapidamente consumido.

Mas mesmo assim compensa-te monetariamente o uso carbono liquido em vez do Co2 pressurizado? Penso que será mais difícil controlares o consumo de carbono por parte das plantas e a deficiência de carbono resulta em algas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente vais ter luz a mais para o uso do excel. O sistema de co2 é muito mais barato desde que uses uma electrovalvula para cortar o co2 quando tens a luz desligada no entanto o equipamento é caro mas carregar as botijas é barato e duram muito tempo. Pior ainda é que tens de adicionar o excel todos os dias ou no maximo dia sim dia não....quando fores de ferias como fazes ? A meu ver vais por um atalho que te vai trazer muitos dissabores e levar-te a desistir.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

o unico sistema caseiro regulavel que conheço é com acido muriatico........mas atençao com o acido, embroa de pra controlar o fluxo de gas , abrir fechar e afinar a nossa maneira , nao deixa de ser um acido....... em contacto com a agua sai agua salgada, o que ja me aconteceu de encher a casa com a mistura , nada bom, portanto deve ser tido em conta a pressao que o sistema adquire e a sua segurança

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=125338

cumps

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar mandar vir uma válvula anti-retorno, uma válvula de regulação, tubo e uma pedra difusora(tudo para bombas de ar). O resto arranjo em casa.

 

Alguém me sabe explicar para que serve ter uma garrafa inicial da reacção e depois outra com água onde o CO2 se dissolve em primeiro lugar, e só depois avança para o aquário?

 

 

Abraço

Editado por barrel_stuf

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar mandar vir uma válvula anti-retorno, uma válvula de regulação, tubo e uma pedra difusora(tudo para bombas de ar). O resto arranjo em casa.

 

Alguém me sabe explicar para que serve ter uma garrafa inicial da reacção e depois outra com água onde o CO2 se dissolve em primeiro lugar, e só depois avança para o aquário?

 

 

Abraço

 

Boas,

É para impedir que a mistura suba pelo tubo e entre no aquário, com 2 garrafas é mais seguro pois se a mistura subir pelo tubo, entra só na segunda garrafa e não no aquário.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O co2 caseiro sendo feito em garrafas plásticas não dá para regular, mas se em vez de usar-mos plastico usar metal funciona muito bem. Tenho um amigo que fez um diy, funciona 8h por dia e dá para +/- um mês, consegue inclusive regular a saída do co2.

Cumpr.

Sérgio vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era mesmo dessas que falava, mas não em plástico não podes reduzir o fluxo pois a garrafa acaba por rebentar. Com o co2 caseiro só se consegue bons resultados com muitos erros, por exemplo fazes uma receita vês o débito de co2 se for de mais reduzes a quantidade de fermento na próxima vez mas se for menos do que desejas adicionas mais fermento, outra coisa se vez que a mistura se esgota rapidamente colocas mais açúcar da próxima vez. Por esta razão é que é sempre bom ter co2 pressurizado pois controlas tudo muito melhor e sem riscos e evitas meses a tentar descobrir a receita ideal, e depois ainda tens uma desvantagem, no inverno tens de fazer uma receita e no verão outra pois a temperatura da agua varia o debito de co2..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a variação não é assim tão grande que obrigue logo a mudar de receita? Ou é? Suponho que haja um largo intervalo de concentração de CO2 na água que agrade às plantas, e não será por uma variaçãozinha que as plantas vão sofrer.

 

Cumprimentos

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Apesar de ser um mero iniciante, vou-me permitir e permitam-me vocês também de dar a minha opinião.

Quando se falam em plantas e em layouts de fácil manutenção, falam-se em plantados que requerem pouca luz, nutrientes e CO2, vulgo low-tech.

Isto é uma falsa verdade a meu ver. Porquê???

 

Porque efectivamente, se não fertilizar-mos nem adicionar-mos CO2 e nos contentar-mos com uma baixa iluminação (0.25-0.5W/L) as plantas não vão morrer eventualmente e vão até mostrar sinais de crescimento... MAS... MUITO DIFICILMENTE vão atingir todo o seu potencial em termos de beleza.

 

Uma leitura atenta em vários sites, permite ver que mesmo as plantas de fácil manutenção beneficiam enormemente com boas iluminações, fertilizações e CO2.

E no fundo, o que é que nós queremos??? Um aquário com plantas belas, que exibem todas as suas cores e beleza.

E isso, ainda que seja com plantas de fácil manutenção, não é possível sem a tríade luz, co2 e fertilização.

 

Um exemplo gritante disto é a evolução de uma planta que eu adoro: a Egeria densa. Esta planta é a raínha do crescimento. Mesmo em condições low-tech... ela cresce e cresce e cresce... mas daí a mostrar sinais de beleza... vai uma diferença enorme.

 

Por isso... eu já me conformei com a ideia de que CO2 é do tipo imprescindível e uma iluminação de 0.5-1W/L é fundamental.

 

É a minha opinião... que sou um "morcão" que anda nisto à 1 mês... mas que tenho andado MUITO interessado.

 

Cumprimentos a todos.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.