De volta!!! E com novo projecto ambicioso- aquário de discus


Filipa Branco

Recommended Posts

Ora bem, só para vos dar a última actualização:

 

Já devolvi a areia do Leroy, entre amanhã e sábado irei buscar a nova areia à loja do sr. Vasconcelos :)

 

Me aguardeeeemmm!!! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 569
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Só um reparo... tem um aqua de 250L e um filtro que a marca diz que dá para 300L pode por dois desses para ter uma filtragem decente.

 

o meu 300L com 8Discus tem um 2028 de 1000L/h (segundo a marca dá para aquários de 600L) e não era suficiente.

coloquei um bidão DIY com 15L de Leca e uma bomba de 2500L/h.

os Discus não são mais sensíveis que outros peixes antes pelo contrario, requerem boas condições sim.

 

aconselho um bom UV-c com bastantes watts (de acordo com a bomba que o ligar). evita muitas chatices e remédios na agua!

 

Boa sorte!

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Félix, obrigada pelo teu conselho. Várias pessoas já me disseram que o filtro que tenho é mais do que suficiente, contudo, creio que vou aproveitar a tua sugestão e comprar um filtro adicional, agora não que não posso, mas quando as finanças melhorarem é uma hipótese forte.

 

Entretanto já tenho a areia :D Não sei se vou conseguir começar a montar o aqua já durante a semana visto que nem estou a trabalhar durante o dia no Porto, mas mais tardar no fim de semana já vai acontecer :)

 

Estou muito contente, está quaseeee ;)

 

 

 

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PESSOAL, Vamos ao norte montar o aqua!

LOOOOOOOOOOOOOOOOL

 

oh Jorge, quem te houve a dizer, até parece que não há pessoal aqui do Norte para montar o Aqua!!!!!!

 

lololololol

 

Filipa,

 

veja se tira fotos da montagem do aquário para partilhar aqui com a malta. :)

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, não se preocupem, as fotos vão acontecer! ;)

 

Só vou mesmo conseguir monta-lo no fim de semana, mas quem quiser vir ajudar, seja de que parte do país for, é bem vindo!! ;)

 

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem projecto a acompanhar!

 

Sem dúvidas que apesar de já teres anos de experiência (segundo percebi), preocupas-te ao recomeçar e querer fazer tudo como deve ser ;) Parabéns sem dúvida :)

 

Agora pegando nalgumas coisas que me foram ficando pela cabeça desde que li o principio do tópico.

 

Quanto ao termostato, se já tens um de 200W, arranja outro de 200W. É melhor que 1 de 300W. Porquê?

São coisas que ninguém gosta de pensar, mas que podem acontecer a todos. Imagina, tens 2 termostatos de 200w, por azar, um deles deixa de funcionar (pode acontecer), sempre tens um de 200W de segurança ;) Enquanto que se tiveres um de 300w, se tens o azar de este ir à vida, ficas sem termostato. Se não reparares assim que ele se avariar, corres riscos de a temperatura da água baixar muito, e isso resultar em mortes.

 

Quanto ao filtro, Pode dar para 300L, mas uma vez mais, como já te foi dito, estamos a falar de discus, que gostam da água decente, mas que produzem muito lixo... Por isso, se em vez de 1 filtro, conseguires arranjar mais um (até pode ser um bocadinho mais fraco), sempre ficas com mais filtragem, mais bactérias, aquário muito mais estável ;)

 

Por fim, areia branca e discus... Sim é muito gira, mas como te disseram, vai reflectir muito a luz, por isso vais acabar por reparar que os discus vão andar mais na sombra das plantas ou assim, onde não haja tanta luz. Podes ter a sorte de começar a ganhar "sujidade" que não te mantenha a areia branca, e que vá ficando amarelada, e ai eles já não se queixam :P

 

Por fim, quanto à fauna, num aqua desses, punha os 4 discus como tu própria disseste. Consoante a cor dos discus, arranjava umas 10 corys (como disseste novamente). A cor das corys, é mais pelo motivo de não perderes nem os discus com corys com cores muito "vivas" ou vice-versa ;) Depois arranjava ai um cardume de 20 neons, vão dar-te uma cor espectacular ao aqua :) E se os discus forem para ai desde pequeninos (4/5cm) acabam por se habituar, e é pouco provável que os neons virem comida :) Os ciclideos anões, grande opção, peixes muito bonitos, e que numa área tão grande, até poderias manter ai umas 4 fêmeas e dois machos da mesma espécie :) Ou então meteres um casal de duas espécies diferentes, que não cruzem :)

Quanto aos botias, não os punha. Não que não sejam giros, mas acabam por crescer muito, e ao lado das corys, ficam gigantes, as corys parecem minusculas e desaparecem (e também não gosto muito)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, grande contributo, muito obrigada :) vocês estão a dar-me uma ajuda enorme :D

 

Então é assim:

- Termostato já tenho outro, mas não consigo identificar qual a potência (foi oferecido de um amigo que já não tem aquários), vou colocar uma foto se não conseguir identifica-lo através do google.

- Areia, comprei a conselho e na loja do sr Vasconcelos, vou colocar substrato fértil por baixo, por isso e normal que a cor comece a ficar mais escura.

- Filtro adicional- sem dúvida a comprar no futuro (talvez a comprar em maio, compro outro de uma filtragem mais baixa e coloco os dois, vou tentar aproveitar as encomendas que se fazem aqui pelo fórum, foi assim que comprei o outro).

- Fauna: 4 discus pequeninos, 10 corys (o sr. Vasconcelos também me vai ajudar a escolher), cardume de 15 a 20 neons, ancistrus, e rams (queria talvez dois casais, que acham?) :)

- Flora: Valisnérias, anúbias e outras de baixa manutenção.

 

Ver se amanhã já coloco isto a andar a sério :D

 

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um Conselho, coloca os Discus bem mais tarde, não metes logo ao final de 1 mês, depois de verificares que o aquário esta apto para inserir peixes (ciclo do azoto), se puderes ao fim de 2 meses ou ate melhor ainda ao fim de 3 meses da montagem concluída, são peixes sensíveis como deves saber, mas também não são um bicho de sete cabeças como as vezes o pessoal faz pensar, o ideal é mesmo o aquário já ter uma boa maturação e eles agradecem.

 

Substrato fértil com areia de silica por cima é isso?

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Hugo, vai ser isso :)

 

e quanto aos discus só devem entrar muitooo mais tarde, lá para finais de Maio, espero :)

 

Não vais correr o risco de a mistura do substrato fértil vir ao de cima com a areia de silica?

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

provavelmente... lol mas a camada de substrato vai ser pequena, e a de areia vai ser maior...

 

O "provavelmente" não é bom, lol, é sinal que depois vais andar aflita com boom de algass. :)

 

Não arrisques então e mete uma boa camada em altura de areia de silica (embora para mim isso ache que não vai dar resultado, com ancistrus, corydoras, vão remexer-te isso num instante!!! mas espero que esteja enganado). :) :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com 1 cm de substrato fértil, acho que deves colocar uns 5 cm de inerte.

Se houver passagem de substrato fértil para a coluna de água as algas vão explodir (como já foi dito, e bem) e terás a água sermpre poluída, o que significa que a sílica vai ficar da côr do substrato e os peixes não vão gostar pois vai-te alterar os valores da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que conheço quem tenha areia branca e substrato... Penso colocar menos de 1cm de substrato e talvez 6cm de areia... o que acham? sei que é complicado, mas acham que pode resultar?

 

Senão fertilizava as plantas via líquido e pastilhas... o que acham? eu não vou colocar substrato no aquário todo mas sim apenas de meio para trás.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto da areia... Vou-vos contar... que filme...

 

Fui à Max Mat ver a areia deles, também não me sabem dizer se altera o ph ou não. Funcionários de lá afirmam que utilizam aquilo nos aquários deles e não dá problemas. Certo é que vou devolver a areia do Leroy.

Não está fácil...

 

Bjs

 

Eu utilizei durante anos areia de filtro de piscina na altura do AKI ... Não altera em nada os parametros da agua.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, se alguém me puder dar mais opiniões sobre se resulta aquela solução de combinação substrato vs. areia, que assim amanhã já começava a montar o meu aqua :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Filipa,

 

- Flora: Valisnérias, anúbias e outras de baixa manutenção.

 

Estamos a falar de plantas de baixa manutenção, achas que vale mesmo a pena arriscar o substrato fértil?

 

Ah e tal para o futuro, e isto e aquilo, mas estamos a falar de um aqua de discus, pensas mesmo num futuro próximo por plantas que necessitem de substrato fértil?

É que:

substrato fértil + temperaturas altas + muita luz (caso vás para plantas mais exigentes) = X

 

X = BOOM de algas :P depois deixas de ver discus e plantas e qualquer outra coisa... Por isso ou das duas uma (na minha opinião):

1ª não te dás ao trabalho de usar substrato fértil e ficas-te pelas plantas de baixa manutenção, mais a fauna que tens

ou então

2ª, usas o substrato, e retiras a fauna que te vai causar os problemas (corys e ancistrus)

 

Mas sinceramente, por um "se" no futuro ("se meteres plantas exigentes") acho que não tens que abdicar de um grande aquário de discus, ou seja, deixa lá o substrato de lado, pode ser que daqui a uns meses montes outro aqua, um mega plantado ou assim (sem desmontar este de discus!!! :P) :)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João!

Obrigada, fizeste-me ver as coisas de uma perspectiva completamente diferente! Eu para já quero mesmo ficar-me pelo aquário de discus lol. E não queria abdicar daquela fauna que pensei, por isso acho que vou aceitar esse conselho e não colocar substrato fértil de todo... E mesmo com as plantas de baixa manutenção que vou ter, a fertilização líquida será então suficiente? Já vi que há pessoas que dizem que sim...

 

Bem, se alguém tiver mais opiniões que fale esta noite ou se cale para sempre, porque amanhã é o dia da montagem! loooool :)

 

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hm, tenho só mais uma opinião :P Deixa as fertilizações para os campos de terra!

 

Plantas de baixa manutenção, não precisam de nada disso :P poupas uns trocos (sempre dá para mais umas comidinhas :P) Anúbias, fetos, e coisas assim, vão crescer devagar, mas crescem saudáveis, sem precisarem de fertilizações! Escusas de arriscar a uma fertilização mais "bruta" e correres perigos de morte... Deixa lá as fertilizações, preocupa-te em manter as plantas o mais simples possíveis, para dares destaque aos discus :) Preocupando-te mais com a saúde e bem estar destes, do que a fertilizar plantas :)

 

Esta é a minha opinião, em cerca de 5/6 anos de aquariofilia, onde sempre mantive plantas de baixa manutenção (fetos de java e anúbias) nunca precisei de fertilizar :)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOLOL És bem capaz de ter razão :P

 

Entretanto, outra pergunta, ofereceram-me um termostato sera de 50wts. Se eu colocar o meu de 200wts com este de 50wts já chega? Podia sempre mais tarde comprar outro de 200wts, mas para já acham que chega? Ou comprar outro é mesmo deitar dinheiro fora?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já, "chega" mas para já, o de 200W será o único necessário ;) por isso, podes pôr o de 200W a funcionar, e vês se ele te mantém a temperatura á volta dos 28/29ºC. Se mantiver, podes pôr o de 50W só para lhe dar uma ajudinha no canto oposto, se não chegar a essa temperatura, então nesse caso convém arranjares outro de 200W :)

 

Mas sem os discus, basta a temperatura a 25/26ºC :)

 

Mais uma coisa, tendo a haver com isto dos termostatos, preocupa-te em isolar a maior superfície possível de vidro, para que seja mais fácil manter a temperatura, sem teres o termostato sempre com a luzinha vermelha acesa :P Se arranjares algum material isolante (roofmate, esferovite, etc.) metes por baixo do aquário, e se meteres um fundo no aquário (tipo o vinil ou as cartolinas) metes também o material isolante, sempre poupa uns trocos no fim do mês :P E se pensares em tapar as laterais (não sei onde o aquário vai ficar) faz o mesmo, sempre é mais um bocadinho isolado.

 

Agora, eu não me relembro, mas o aquário tem tampas? Se não tiver, arranja umas urgentemente. Um discu facilmente salta, mesmo com a água perfeita :/

 

E a haver com este assunto...

 

 

... QUEREMOS FOTOS!!!! Mostra lá o que já tens ai por casa para montar :P

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lololol o aquário é fechado, esqueci-me de mencionar :P

 

hmmm, estou a ver... entretanto estou a dar uma vista de olhos pelos classificados para ver se existe algum termostato de 200wts baratito :P

 

em relação à esferovite, já tinha pensado nisso, já coloquei uma faixa por baixo do aquário ;)

 

O aquário está ao lado de uma parede antes da sala, acaba por não ser local exactamente de passagem porque só lá passo para ir para a sala ou sair da mesma, e acho que assim existe maior destaque do aqua :) (ps- na minha casa não existem propriamente "locais de passagem" porque só habitam 2 pessoas e um gato lol).

 

fotos, prometo que amanhã ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.