De volta!!! E com novo projecto ambicioso- aquário de discus


Filipa Branco

Recommended Posts

Olá pessoal!

Como estão? O pessoal mais antigo do fórum já me conhece, mas os mais novos não!

Comecei como muitos, com um pequeno aquário de água quente de 60lts, habitado por guppies. O meu conhecimento foi crescendo juntamente com o gosto (maior crescimento deste último lol) e então adoptei um aquário de 120lts. Foi habitado por felizes escalares. Entretanto este meu aquário partiu-se (acidente doméstico) e eu vendi o aquário rachado e ofereci os peixinhos. Por motivos pessoais e familiares, não me seria possível ter um aquário grande tão cedo, uma vez que fui morar para um apartamento pequeno com uma vida profissional complexa.

Agora, a vida profissional continua complexa, mas vou mudar para uma casa maior onde finalmente terei o meu aquário de "sonho" :) Adquiri um aquário de 300lts (está em casa da minha mãe, e todo o equipamento necessário). Portanto, agora quando mudar de casa (este mês), vou levar esta beleza, e finalmente conseguirei ter o aquário que sempre quis: o meu aquário de Discus.

 

Assim sendo, gostaria que me dessem alguns conselhos para recomeçar, uma vez que estou muito enferrujada. Sei do ciclo do azoto :) Sei das exigências dos disquinhos. E agora é que vai ser ;)

 

Entretanto pergunto: Temos mesmo de ter uma cartolina escura por detrás do aqua? Em relação à areia, qual aconselham? Eu gosto muito mais de areia branca... Funciona bem com os discus? Tenho de ter uma camada de substracto por baixo?

Obrigada pela atenção e por satisfazerem as dúvidas desta "reiniciante" :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 569
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá...

boa sorte com o projecto.

Em relação ás dúvidas vou dar a minha opinião.

A cartolina escura que falas aconcelho vinil, podes colocar azul, terá utilidade na privacidade dos discus e principalmente se estiver encostado a uma parede fica esteticamente melhor do que a ver-se a parede por trás. A areia depende do gosto de cada um, branca irá fazer sobressair as cores dos discus e torna o aquário mais "iluminado", contra têm a maior dificuldade de manutenção, pois nota-se mais a sujidade e necessita de ser aspirado mais vezes para estar sempre "limpinho". O substrato só é necessário no caso de querer colocar plantas,se defenir as zonas onde irá colocar plantas pode colocar o substrato só nesses locais, com areia branca se for fina penso que não irá funcionar muito bem, mas nada como outras opiniões.

Aconcelho a ter atenção a filtragem, um aquário de 300lt para discus ja requer uma boa filtragem.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o joao já disse tudo. Mas se quiseres colocar plantas secalhar areia muito fina pode-te sufocar as raizes das plantas.

Precisas mesmo de uma boa filtragem, que fauna estás a pensar em ter?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, obrigada pelas respostas!

Em relação à areia, a que eu gosto mesmo mais é a branca. Queria colocar plantas de baixa manutenção, para que possa precisamente ter este tipo de areia. Tenho também de comprar um aspirador de fundo! Aconselham-me algum em específico?

 

Em relação à fauna, eu queria ter cerca de 4 a 6 discus (queria compra-los juvenis, para irem crescendo no meu aqua :) ), tetra neons, coridoras, botia palhaço e ottos.

Estes são os que tinha pensado. Aconselham-me outros?

 

Entretanto, alguém sabe onde aqui na zona do Porto posso adquirir a areia branca, de boa qualidade e não muito cara?

 

O filtro, eu comprei um que me parece bastante bom, na altura até perguntei aqui no fórum e o pessoal aconselhou-me esse. Não sei de cor porque está na casa da minha mãe, mas eu mal saiba coloco a sua descrição, mas na altura comprei de acordo com as sugestões do pessoal :)

 

Mais uma vez obrigada,

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, obrigada pelas respostas!

Em relação à areia, a que eu gosto mesmo mais é a branca. Queria colocar plantas de baixa manutenção, para que possa precisamente ter este tipo de areia. Tenho também de comprar um aspirador de fundo! Aconselham-me algum em específico?

 

Em relação à fauna, eu queria ter cerca de 4 a 6 discus (queria compra-los juvenis, para irem crescendo no meu aqua :) ), tetra neons, coridoras, botia palhaço e ottos.

Estes são os que tinha pensado. Aconselham-me outros?

 

Entretanto, alguém sabe onde aqui na zona do Porto posso adquirir a areia branca, de boa qualidade e não muito cara?

 

O filtro, eu comprei um que me parece bastante bom, na altura até perguntei aqui no fórum e o pessoal aconselhou-me esse. Não sei de cor porque está na casa da minha mãe, mas eu mal saiba coloco a sua descrição, mas na altura comprei de acordo com as sugestões do pessoal :)

 

Mais uma vez obrigada,

cumps

 

Boas bem vinda de volta, eu pessoalmente não sou a favor da areia branca pois penso que stressa mais os peixes, mas com essa luz penso que não haja problema pois normalmente quando temos muita luz a areia branca tende a refletir a luz...

 

Sendo assim visto que estas a começar postas as tuas duvidas aos poucos e pouca coisa de cada vez para chegar a uma conclusão e passares para outra duvida isto é só uma dica ;)

 

Como gostas de areia branca podes usar a tão falada Areia de filtro de piscina, compras por ex: no AKI 25kg ficam mais o menos 10€, bastas fazer uma pesquisa por esse nome aqui no fórum há bastante posts a falarem sobre essa areia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís! Obrigada pelas dicas! A areia eu já vi aqui discutido, já li que a sílica pode ser uma opção.

Entretanto, gostaria que me dessem uma opinião sobre a fauna que estou a pensar ter.

 

Pergunto também outra coisa: li que não se deve colocar discus num aquário "novo". Acham que devo esperar 2 a 3 meses depois do ciclo do azoto? Colocaria, após o ciclo, apenas a equipa de limpeza e os neons?

 

Obrigada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís! Obrigada pelas dicas! A areia eu já vi aqui discutido, já li que a sílica pode ser uma opção.

Entretanto, gostaria que me dessem uma opinião sobre a fauna que estou a pensar ter.

 

Pergunto também outra coisa: li que não se deve colocar discus num aquário "novo". Acham que devo esperar 2 a 3 meses depois do ciclo do azoto? Colocaria, após o ciclo, apenas a equipa de limpeza e os neons?

 

Obrigada :)

 

Boas sim é verdade(eu não tenho discos) já que pretendes mais fauna o melhor é começares pela equipa de limpeza depois neons,etc e por ultimo metes os discos pois eles são um pouco sensível...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, são peixinhos muito especiais, prefiro esperar uns tempos e eles serem os últimos a habitar o aqua, quando este estiver em perfeitas condições :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

estive a ver a areia de sílica e não posso dizer que seja a que mais gosto... Fica bonito, ,mas exige uma manutenção gigante... Haverá mais opções viáveis para areia? Por ex, areia de praia, é má ideia?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola filipa

faz com que os discus sejam os ultimos a entrar no aqua, como sao muito territoriais, e podem atacar o que mexer, tipo neons e peixes desse tamanho, ao serem colocados no fim das hpotese dos peixes que ja la habitam " conheçam os cantos a casa" quando precisarem de se esconder ou fugir dos discus, e evita que os discus pensem que os peixes que la entram sao comida lol, aconselha se este metodo a peixes mais pequenos e tb aos camaroes....

boa sorte , os discus realmente sao lindos em cardume . atençao que os neons verdadeiros nao sao peixes de cardume, anda sempre cada um pra seu lado ... so esse aparte :)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

estive a ver a areia de sílica e não posso dizer que seja a que mais gosto... Fica bonito, ,mas exige uma manutenção gigante... Haverá mais opções viáveis para areia? Por ex, areia de praia, é má ideia?

Cumps

 

Boas como já te indicaram areia da praia não é opção amiga....

 

Certamente dizes que a areia de sílica exige uma manutenção gigante devido a ser branca certo? toda a areia e aquário necessita de manutenção se tiveres uma boa filtragem acho que não tens problema mais os TPAS, não uso esse tipo de areia mas já vi varias pessoas que a tem e não é assim tão complicado...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem vinda de novo ao "vicio"...

 

Relativamente à areia de praia está tudo dito, quanto à areia de silica, posso-te dizer, por experiencia propria, que não é tão dificil assim de manter com discus...

 

No meu aquario tenho areia de silica, 11 discus adultos, num aquario de 500lts e com uma boa filtragem mais as TPA's fica um espetaculo!!!!

Visite o meu aquario.....

 

500 lts para os meus Discus!!!!!

 

Clique aqui!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a todos pelas respostas :D

 

Foram mesmo uma grande ajuda para mim! Arrumado que está o assunto da areia de praia, vou optar então pela de sílica! de facto adorei o aquário do Álvaro, eu quero é colocar mais plantas, mas está lindo de facto :)

 

Tal como disseram, os discus serão os últimos a entrar, uns meses depois do aqua estar ciclado. Vou colocar também botias palhaço, é um peixe que adoro, não há qualquer problema pois não?

O meu filtro é muito bom e vou fazer as tpa's com frequência, só espero que fique minimamente apresentável ;)

 

Obrigada mais uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe areia para pássaros que custa trinta vezes menos que a de sílica e não altera as características da água ;)

As de gato não, pois contêm químicos.

 

(Os segredos que a Troika nos faz partilhar... )

Editado por Jorge Ferreira_4282
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge, a sério?? Areia de pássaro? :o essa não conhecia... e é branca? fica bonito?

 

Caros amigos, irei fazer questão de ir colocando fotos ao longo da montagem :P hehehe

 

Mas para isso primeiro tenho de mudar de casa, que é já no fim deste mês! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim!

E a sílica também tens que ter cuidado, há quem a venda como tal e depois é areia decorativa, sem as mesmas propriedades que te altera as propriedades da água.

Há por aqui tópicos sobre isso.

Mas não te esqueças, é segredo, não contes a ninguém! LOOOOOOOOOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, mais perguntas:

 

Devo colocar substracto fértil em toda a extensão do aquário ou só nos locais onde vou colocar as plantas? Estou indecisa... Vi um aquário lindo que gostei bastante e me inspirou http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=159472

 

Adorei mesmo, quero algo semelhante.

 

Queria perguntar também quantos kg de areia e substracto preciso de comprar!

 

Obrigada mais uma vez :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, mais perguntas:

 

Devo colocar substracto fértil em toda a extensão do aquário ou só nos locais onde vou colocar as plantas? Estou indecisa... Vi um aquário lindo que gostei bastante e me inspirou http://www.aquariofi...howtopic=159472

 

Adorei mesmo, quero algo semelhante.

 

Queria perguntar também quantos kg de areia e substracto preciso de comprar!

 

Obrigada mais uma vez :)

 

Viva

 

Relativamente ao colocar substrato fértil em toda a extensão do aquário, isso vai depender onde iras colocar a flora do aquário...

Em toda a extensão dá-te mais margem de manobra para futuras alterações ou colocação de mais flora no aquario.

 

Quanto à quantidade necessária de cada substrato para o teu aquário, existe realmente uma formula, já vi aqui demonstração dessa formula no forum.

 

Se disseres as medidas certas do aquário (comprimento x largura x altura), alguém ajudar-te-a na quantidade.

 

Cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, menina Filipa Branco,

Tenho duas coisas a dizer (sem contar sem o seu primeiro post que voltou à aquarofilia, senão eram 3 e duras):

1º Nem precisa de substrato, basta tirar o "algodão" que vem no vaso e colocar o substrato aí

2º Acho fantástico andar a fazer perguntas destas e estar a responder noutros tópicos como "expert".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá sr. Jorge,

 

Não sou uma expert em rigorosamente coisa nenhuma. Apenas tento ajudar os outros sempre na medida das minhas possibilidades e do meu conhecimento. Se isso o incomoda, então lamento, mas acredito que este fórum sirva para ajudar, partilhar experiências e conhecimentos, e eu apenas tento dar a minha pequena contribuição. Repare que, ao ajudar os outros, acabamos por nos ajudar a nós próprios, uma vez que lemos sempre as opiniões de quem sabe mais do que nós, e pesquisamos para encontrar respostas. Creio que o espírito que ecoa neste fórum seja desta natureza.

 

Quanto às perguntas que eu faço, são dúvidas que tenho, muitas vezes preciso apenas de mais umas opiniões para me decidir, e peço então ajuda. Precisamente por não saber tudo, e por querer fazer tudo em condições, peço ajuda e opiniões. E desde já agradeço imenso a quem não se cansa de vir aos meus posts ajudar-me e contribuir para alargar os conhecimentos desta iniciante. Longe de mim incomoda-lo com as minhas questões de reduzida significância.

Quanto à frase que escreveu "Tenho duas coisas a dizer (sem contar sem o seu primeiro post que voltou à aquarofilia, senão eram 3 e duras)", não percebi.

O sr. Jorge pode dizer o que entender, mas nos meus posts, apenas peço a ajuda dos membros do fórum, não insulto, ridicularizo ninguém ou me faço parecer mais do que aquilo que sou.

É ambicioso o meu projecto de discus? É. Mas tenho aquários desde os meus 12 anos, e quero desta forma relançar a minha paixão com o sonho de aquário que sempre tive. Por isso é que conto com a ajuda de todos aqui. Para não fazer asneiras, para fazer o melhor que eu puder e conseguir.

 

Por isso sr. Jorge, não critique. Ajude.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem ninguém é tão pequeno que não possa ensinar".

Editado por Filipa Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas quanto ao substrato fértil e sou da mesma opinião,se podermos devemos colocar em todo o aquário pois futuramente temos mais margem de manobra...

 

Quanto aos cálculos eu poderia-te os dizer, mas da aqui uma vista de olhos que esta bem explicado ;)

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=181564

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.