Preciso de Ajuda Urgentemente


Flavio Nogueira

Recommended Posts

Boas Pessoal, preciso de ajuda urgentemente, penso que fiz varias asneira, dizem que as pressas sao o inimigo da perfeiçao, e penso que irrei neste ponto.

 

 

É o seguinte, tenho um aquario vai fazer duas semanas, trata-se de um aquario que comprei que ja veio com um filtro com o carvao e uma sena de uma pedrinas brancas que nao estou recordado do nome, eu sou novo nestas coisas, o que é certo é que fiz o tratamento da água como me disseram na loja, fiz os testes e tenho tudo conforme os valores indicados, mas estou com um problema grava.

 

 

Apos uma pesquisa reparei que cometi vario erros, e nao sei agora como imendar a situaçao, eu comprei molinesias e platy, o meu problema é que pus grandes quantidades de uma vez so, ate agora tenho 10peixes, isso porque ja morreram 6 e nao sei o que esta a levar para que venham a morrer.

 

 

Reparei que tenho os peixes cheios de pontinhos brancos, ja fui buscar um tratamento hoje e comecei a fazer o tratamento, aconcelharam me a meter agua morna para combater isso.

A minha duvia é:

 

O porquê desses pontos?

 

Como combater isso?

 

Tambem quero referir que dois dos peixes nas caudas e barbatanas começaram a perder a cor e a ficarem com as barbatanas estragadas e acabaram por morrer.

 

Por favor ajudem me!

O que me aconcelham, preciso de uma opiniao de alguem experiente!!

 

Tenho uma peixinho que teve bebes e quero tanto que eles sobrevivem, tenho 17 paixinhos bebes.

 

Abreijos

Flavio Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que essa doença é Íctio

Consegues colocar fotografias?

Existem produtos para tratar dessas doenças. Faz testes À agua a ver se algo mudou

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando chegar a casa a ver se consigo meter fotografias, apesar que nao vai ser facil visto que apanhar uma boa imagem onde mostre os pontinhos brancos, mas vou tentar.

 

Eu comprei um tratamento que é um liquido azul que ate aconcelham no frasco a meter a água a 28 graus e devo meter 5ml por 25 litros de agua.

 

Mas estou desesperado, tenho imensa estima pelos peixes e estou a tentar fazer tudo para os manter vivos, ate ja comprei outro aquario com ideia de mudar a agua limpando o aquario de novo, tal é o desespero de nao saber o que fazer.

 

A minha maior preocupaçao sao os bebes, que sao tao pequeninos mas tao pequeninos que tenho medo que nao consigam sobreviver.

 

Ja agora o que devo fazer se for essa doença que mencionou???

Qual é a origem disso???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas se for Íctio deves subir a temp para 30 graus vê este topico tem la uma foto de um ramirezi com Íctio http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=188537&pid=1092105&st=0entry1092105 Ve se é igual ao teu nudar para outro aquario pode ser pior...

 

 

atenção a certos peixes que não gostam de temp muito altas...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é igualzinho a isso :)

 

E diz me uma coisa, sera devido a isso que os meus peixinhos 6 deles morreram??

 

Vou começar a tratar disso, devo tirar o carvao do filtro certo para dar mais efeito??

 

Eu so tenho Molinesia e penso que sejem ou guppy ou platy como peixes e tenho neon´s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja estive a ler o topico dessa doença, e realmente sao os sintomas que os meus peixes apresentao, os que morreram tinham a boca toda branquiçada e toda ferida, pouca reaçao do peixes, no fundo que mal se maxia, nao se alimentavam e dois deles que tinham uma cauda enorme e linda desfizeram se perdendo primeiro a cor e depois perdendo a cauda acabando por morrer...

 

Agradeço imenso estas ajudas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema principal é teres o aqua a 2 semanas.

Procura um tópico sobre o ciclo do Azoto, lê e segue as indicações.

 

Os peixes que tens nessas condições podes considerá-los perdidos, vais gastar mais dinheiro nos medicamentos e o problema principal é a qualidade da água se ter detriorado pois o ciclo não está feito.

 

Deixa o aqua sem peixes durante cerca de um mês e depois compra peixes.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e os bebes que nasceram??

 

tenho 17 bebe, o que devo fazer, nao vou agora deixar morrer os peixes assim sem mais nem que!!!

 

comprei outro aquario, o que devo mesmo fazer, nao quero desistir deles...

 

 

mas se bem percebi o problema foi de nao ter deixado o aquario tempo sofeciente sem peixe certo???

 

 

Quero voltar a referir que sou mesmo novo nestas coisas e so estou a tentar encontrar respostas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas se és novo como o nosso amigo disse lê sobre ciclo do Azoto sabes o que é?

 

outro aquário não adianta de nada neste momento pois não tem o ciclo feito aumenta a temperatura e espera a ver no que dá tens tests para fazer a agua?

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos por partes. Pelo que tu indicas é ictio que tens no aquario e o melhor tratamento são os 20 dias seguidos de temperatura mais elevada (30 graus). Os 20 dias são para cumprir à risca, ou tens o ictio de volta num instante.

 

Que litragem tem o novo aquario? Tens termosstato para ele? Se sim avisa pois deves isolar os alevins em pouca agua e talvez aumentas mais as possibilidades de os recuperares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aquario é de 60 litros, tenho os bebes numa parideira, ate agora ainda tenho os 17 bebes, nao me morreu nenhum, comprei um tratamento para o ictio e tenho o termostato a 30graus, so tenho uma problema, é que os neons nao estao aguentar nao sei se será devido á temperatura alta, sao os unicos que estao a ir embora, de resto ja tenho melhorias nos pontinhos branco, estao em menos quantidade, tenho feito todos os dias uma mudança de 11litros de agua, que da os tais 20% de muda de agua, so tenho é uma pequena duvida, sempre que mudo esses 11 litros de agua por dia, devo meter aquele tratamento para agua nova??

outra coisa tbm devo meter um tratamento que é qualquer coisa nitritos?

entretanto ja tenho o outro aquario a fazer esse tal ciclo, vou deixa-lo 3 semanas e vou comprir a rigor para ver se tenho bons resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas os neons suportam 30 graus de temperatura por isso eles não estão a ir devido a temperatura mas sim devido a doença ou mesmo ao tratamento que fizeste...

 

Normalmente sempre que fazemos um TPA em tratamento repomos a medicação no TPA ate completar a medicação, para melhor ajuda deve indicar qual medicamento que compras-te...

 

Quanto a TPA diários acho que não será necessário mas espera por mais opiniões pois a fazeres TPAS a temperatura nunca estabiliza, também tem atenção se tiveres carvão activo no filtro deves remover pois corta o efeito do tratamento...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho os seguintes tratamentos, depois digam qual devo continuar e qual devo acabar....e que quantidade devo utilizar num aquario de 60l.

 

 

tenho o Serra Bio Nitrivec

Aquapex Ictio Stop

Aquapex Aquastar-acondicionador de agua nova

Tenho o Melafix-para efecçoes bacterianas no corpo e nas barbatanas

Pimafix-cria na água condiçoes favoraveis para evitar infecçoes fungicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim....quer dizer sim...

 

Olha existe alguma coisa para baixar o KH e o GH??e elevação desses valores deriva do que???

 

 

Obrigado e Feliz Natal tambem para ti

Editado por Flavio Nogueira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece o KH e GH, isso lá mais para a frente e com peixes mais esquisitos faz alguma diferença.

 

Sempre que mudas água deves adicionar o acondicionador de água (anti-cloro), agora e no futuro, é o teu melhor amigo!!!

(a menos que tenhas água de poço....)

Quanto a mudares peixes para o outro aqua, tal como o diz o LuisB, sem o ciclo feito não serve de nada.

 

O Ictio aparece sobretudo em peixes já deblitados.

Os alevins que nasceram em principio são os que estão em melhores condições de sobreviver.

Corta com o Melafix e com o Pimafix que não estão a fazer nada, só a gastar os teus €€€.

O Nitrivec supostamente ajuda ao ciclo do azoto, por isso podes juntar sempre que mudares água.

 

Espero que corra melhor, mas até teres o ciclo feito não torres mais €€€€ em peixes, e vai com calma.

Os alevins já ai estão por isso.... se sobrevirem é uma vitória e por outro lado ajudam ao ciclo do azoto.

Comida com juizo, e sempre que mudares água aproveita para aspirar o aqua.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo antes de mais tens tratamento a mais isso são muitos químicos vais acabar por ter mais baixas por causa dos tratamentos é muita coisa junta...

 

Quanto ao KH e o GH tens que começar por medir os parâmetros da agua que fazes os TPAS pode ser dai que tenhas os valor altos o problema é mesmo o GH alto o KH serve de tampão para o ph quanto mais alto for o KH mais difícil se torna ter alterações de PH podemos assim dizer que KH elevado Ph estável...

 

Quanto ao GH já nos diz se temos agua macia ou dura há peixes que gostam mais de GH baixos outros mais altos mas para neons como o caso teu é GH baixo podes usar trufa para baixar esses valor mas também altera a cor da agua fica amarelada...

 

Vou dar um ex que eu faço o meu aquario é de 54LT a minha agua da rede vem com GH um pouco alto não muito também vem com o PH 8, o que eu faço e sempre que faço um TPA uso um garrafão de agua engarrafada de PH 5 baixo para dois garrafões de agua da rede no fim dessa mistura fico com o pH nos 7 e GH baixo, é uma das maneiras em aquários pequenos...

 

Abraços

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a gostar imenso desse forum, e trenho andado a seguir a rigor os vossos conselhos, o que deveria ter feito logo de inicio era ter informado e ter recolhido informaçoes, agradeço imenso estas ajudas de todos vós.

 

Em relaçao aos alevins, esses parecem que de todos sao os que estao melhores de saude, nao sei se é por terem nascido nestas condiçoes e organismo estar habituar a este ambiente que criei, esse tal aquario novo, esta neste momento em fase do ciclo de azoto, vou deixa lo 3 a 4 semanas sem peixes e entao depois colucar um peixe resistente tal como tenho aprendido neste forum.

Em relaçao á mudança de água e aos valores, reparei que a água da fonte tem quaso por ela propria os valores indicados para os peixes, meter um garrafao de agua da fonte misturado com dois da agua de rede talves resulte nesses valores certo???

 

Desde ja desejo um feliz natal e mais uma vez agradeço imenso, ja sei onde retirar as minhas duvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas obrigado e Feliz natal para ti também ;)

 

sim quanto a misturares agua da fonte com a da rede eu já o fiz só tem um senão normalmente a agua das fontes tem um NO3 elevado era o caso da minha vinha quase nos 50ppm por isso alterei para a engarrafada...

 

O meu conselho é faz um TPA com que a agua entre a temp que esta o aquário

 

Serra Bio Nitrivec (Podes deitar já que o teu ciclo foi mal feito)

Aquapex Ictio Stop (se quiseres usar visto que tens ictio mas normalmente o ictio desaparece só com a temp a 30 graus durante as semanas já indicada)

Aquapex Aquastar-acondicionador de agua nova (isto é só para usares quando fazes um TPA e se usares agua da rede)

Tenho o Melafix-para efecçoes bacterianas no corpo e nas barbatanas (Não uses mais pelo menos ate te deparares com esta doença)

Pimafix-cria na água condiçoes favoraveis para evitar infecçoes fungicas (Não uses mais)

 

abraços

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que a agua das fontes quando de nascentes pode ter microorganismos e outras coisas não prejudiciais a humanos mas prejudiciais para peixes . A agua de rede só tem cloro que com Aquapex Aquastar esta resolvido . a agua da fonte tens de ponderar muito bem

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

antes de mais devo vos dizer que sou totalmente contra a utilização de águas de poços em aquários.

Podem me dizer que o fazem e que nunca tiveram problemas mas isso é como na água salgada quando usamos água do mar, não dá problemas até um dia que vem com algo a mais que so vemos quando nos mata os peixes e falo por experiencia própria.

 

Caro novo membro, a aquariofilia não é complicada, requer estudo, requer paciencia e requer bom senso mas com calma todos lá vão;)

O teu problema foi teres colocado os peixes logo todos de uma vez e sem teres noção do que é o ciclo do azoto.

Pelo que vejo ainda pioraste mais a situação ao fazeres uma sopa de quimicos lá dentro para além de que foste gastar dinheiro sem necessidade.

Melhor conselho que te posso dar divide se em dois, primeiro esquece tudo que nas lojas te possam dizer, a maior parte dos lojistas não entende ZERO de aquariofilia, e o mais certo é fazerem te gastar mais dinheiro e teres mais desilusões, e segundo, quando tiveres dúvidas, posta no forum, mantem a calma e lê com atenção o que te aconselham, não vás a correr fazer o que te disseram logo na primeira resposta porque nem sempre a pessoa te dá uma resposta correcta.

Infelizmente já vi aqui no fórum (não neste tópico), muito boa gente a dizer totais disparates.

Eu se fosse a ti, deixava o ciclo do azoto terminar no outro aquário e ia aclimatizando os peixes aos poucos no outro, passando depois a limpar esse e a começa-lo de novo, o ciclo do azoto é o mais importante processo na vida de um aquário, se começas mal a base por mais que te esforces nunca irás ter um aquário ausente de problemas.

Lê, pesquisa, pergunta e raciocina, estas a entrar num mundo maravilhoso que não é dificil basta quereres e te dedicares.

Qualquer dúvida apita;)

 

 

By the way, penso que escreves com muita rapidez e que depois não lês novamente o que escreveste antes de editar, o que faz com que os teus textos fiquem confusos e carregados de erros de letras a mais. Atenção a isso, tive dificuldade em te entender por vezes.

 

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal bem eu tambem sou só uma principiante, mas antes de me iniciar neste mundo li bastante e mesmo assim tenho muito que aprender. tambem achava que era comprar aqua, por agua, peixes e ja tava. depois li sobre ciclo do azoto e pesquisei, li os conselhos de quem sabe mais que eu e após 4 semanas lá estão os meus primeiros peixes. até agora tudo corre bem, não significa que vá continuar a correr porque peixes são seres vivios, logo tambem morrem.

 

O ciclo do azoto parece-me a principal coisa que pode matar , depois tal como dizem os amigos aqui é ir com calma ( a vontade de comprar mais é grande eu sei eheheh mas ha que ter paciencia). Eu compro 3 de cada vez e espero uma semana a ver se está tudo bem, depois mais 3 e com o tempo ficarei com os peixes que desejo e espero saudaveis.

 

A precipitação tambem faz parte da aprendizagem e entendo a angustia deste nosso amigo com a saude e vida dos seus bebés. Mas todos nós falhamos e aqui todos te irão ajudar vais ver que depois deste susto ficas mais sábio e mais paciente:) Não sou ninguém, mas sigo o conselho ali do nosso amigo : pergunto primeiro e decido depois (afinal estamos cá todos para nos ajudar e enriquecer). Desde que me registei só ganhei com isso e tu tambem vais sentir a mesma coisa. Não desanimes, os peixes têm sorte com um dono tão dedicado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais