Espessura de Vidro---- Preciso de Ajuda Urgente


Recommended Posts

Há pouco tempo pedi a um amigo para me trazer vidro para fazer um aquário.

Com o material que ele me trouxe, construí um aquário com 150*50*50.

Só depois me apercebi que ele trouxe vidro de 8mm. quando tentei encher o aquário, ao chegar a 3/4 da capacidade, a barriga que ele fez, dava para assustar o Frankenstein :lol: .

 

Agradecia que me ajudassem a encontrar uma solução, pois este sempre foi o meu grande sonho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não tenho muita experiência na montagem de aquas, certamente alguém te irá elucidar melhor mas posso-te dizer que 8mm para esses litros todos é muito pouco. Eu usarei no minimo vidro de 12mm para essas medidas, à pessoas que usam de 10mm mas de 8mm acho muito pouco.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi e desde já obrigado pelas respostas..

 

de momento o aqua está vazio pois assustei-me com a barriga que ele fez.

gostaria de saber o que posso fazer em termos de reforço (existe alguma informação que possa consultar?) (tenho pena de desperdiçar um aqua tão bom qt este) ou se aconselham a cortar de novo os vidros e contruir um mais pequeno. :twisted:

 

Abreiçes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

acho que não deves desmontar o aqua e como se costuma dizer, Se é para a desgraça é para a desgraça !!! hehe ou seja faz 2 placas da largura do aqua (parte interior do aqua) constituidas cada placa por 2 faixas de vidro, ou seja tens de ter 4 placas de vidro de 8 mm e fazes 2 placas de 16 mm.

 

Colas as placas muito bem e depois colas aos vidros do aqua por dentro, isto vaite dar um reforço muito grande ao aqua. Depois aconcelhote a colocar umas calhas a volta do aqua genero as dos aquapor, ou estilo a francesa. Depois disto tudo estar colocado e bem seco enches aos poucos o aqua já deve de aguentar a pressão.

 

Boa sorte

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

grato pela dica bigode...

mas já agora , que cola uso para colar as duas placas de vidro uma á outra?

não se vai ficar a notar quando observado de perto?

 

estive a pensar bem e axo q já decidi o que vou fazer...

 

o bacano que me arranjou os vidros trabalha numa vidreira. sendo assim, vou pedir-lhe que me traga vidro como deve ser para montar um aqua novo e, uma vez que estou a pensar fazer reprodução de discos, vou aproveitar o vidro deste para fazer um mais pequeno para servir para as posturas.

 

Uma vez que o vidro é a borlix talvez seja a solução menos agressiva para o meu "intelecto" :twisted: .

 

já agora, agradecia a alguém que me pudesse fornecer as medidas correctas ao milimetro para construir um aqua de 150*50*50, contando com os descontos para a colagem para vidro de 12mm (que penso ser o mais correcto)

 

Obrigado a todos pela ajuda e digam-me o que axam

 

Abreiçes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

para colares as duas placas de vidro deves usar silicone para aquarios, o que deverás ter usado para o montar. Só a colocação dessas placas deve-te redrobar a resistencia do aqua se não estou enganado, podes também alem dessas placas colocar uma a meio e fazes 2 aquas desse sem teres de desmontar. É so uma ideia alem do mais ainda trazia mais resistência.

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas e desde já obrigado a todos pelas dicas...

 

então depois de fazer contas, cheguei á seguinte conclusão

 

Base

152.4cm*52.4cm

 

frente e trás

152.4cm*60cm (optei por aumentar um pouco a altura para ficar mesmo bom para os Discus)

 

lados

50cm*60cm

 

ao usar estas medidas, fico com a capacidade bruta de 450L. estas medidas servem para dar logo desconto de 2.4cm de espessura de vidro (vidro de 12mm)

 

Já agora pedia ajuda aos mais experientes sobre se acham se devo dar mais uns milimetros para a cola, para que o vidro fique á face com a base

 

agradecia ainda ajuda para os reforços... Tamanhos, melhor método e como apoiar os vidros de reforço na altura da colagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que nada, esse aquário devia ter sido feito em vidro de 10 mm, o barato sai caro! Em segundo lugar, mesmo com vidro de 10 mm, deverá levar travessas francesas.

 

Não sei qual a tua situação, mas no teu caso, e querendo ficar com este aquário como está, o que não aconselho, de maneira nenhuma, é colocar travessas francesas em vidro de 10 mm a cerca de 8 cm do aquário, caso contrário, passarás grandes riscos de um dia chegares a casa e teres os teus animais de estimação mortos, pois a inundação resolve-se e a morte não!

 

Faz uma pesquisa sobre travessas francesas, porque explicando o que é talvez não consigas compreender!

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas regal...

 

esse aqua de 8mm já era...está encostado a um canto

 

o bacano vai arranjar-me vidro de 12mm e a minha unica duvida agora é com as medidas

 

então depois de fazer contas, cheguei á seguinte conclusão

 

Base

152.4cm*52.4cm

 

frente e trás

152.4cm*60cm (optei por aumentar um pouco a altura para ficar mesmo bom para os Discus)

 

lados

50cm*60cm

 

achas que fica bem assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz uma pesquisa sobre travessas francesas, porque explicando o que é talvez não consigas compreender!

 

Boa sorte!

 

Boas,

 

as travessas francesas não são vidros que se poem do lado de dentro do aquario para suportar a presão da agua nos vidros laterais?

Só uma coisa, não precebi nada deste topico, e tou a pensar em montar um aquario de 270L (100x45x60cm) e queria saber se 10mm chega... :shock::lol::cry:

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[str], sim, chega, mas tem que levar travamentos!

 

halekx,

 

Não, a base tem sempre a medida global do aquário, pois toda a sua construção vai ser assente nela:

 

Exemplo: 150x50x50 em 12 mm

- Base: 150x50;

- Frontal e traseiro: 150x48,8;

- Laterais: 47,6x48,8

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[str], sim, chega, mas tem que levar travamentos!

 

Boas,

 

regal, tem que levar travesas francesas sim...mas se eu fizer de 12mm?tem que levar na mesma?E quantos cms tem que ter as travessas?!

 

Desculpa la tantas perguntas :oops:

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver e entender só não deve levar travessas o vidro laminado, porque ele só já se trava no esforço! É óbvio que se fizeres um aquário desse tamanho em vidro de 12, não necessitas de colocar travessas, mas depois tens o problema do peso.

 

Faz em 10 e coloca as travessas francesas, mais ou menos, com 7-8 cm só no frontal e no traseiro e vê se não vale a pena! Não abaula 1 mm que seja! Experimenta!

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz em 10 e coloca as travessas francesas, mais ou menos, com 7-8 cm só no frontal e no traseiro e vê se não vale a pena! Não abaula 1 mm que seja! Experimenta!

 

Boa sorte!

 

Boas,

 

eu quando disse em cm queria dizer mm, lol, enganei-me... Isso é em mm?

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.