o meu primeiro aquario ainda sem peixes


Mari@

Recommended Posts

ola boa tarde,

 

sou a Mari@ e este será o meu primeiro aquario, espero poder contar convosco para me "aturarem" por aqui e no futuro apreciarem os meus peixitos (se tudo correr bem) e terem a paciencia de me ler rsrsrs

 

Não gosto muito de peixes de agua fria e então optei pelos de agua quente, mas quero fazer tudo direitinho e andei a fazer umas leituras pela net, em livros e dei de caras com este local que me pareceu muito bom para vir a ser uma iniciante na aquariofilia com algum sucesso. mas o desconhecimento nesta area tem-me deixado de rastos.

 

no sabado, dia 3 , entrei numa loja e vi uma promoção que me agradou, perdi a cabeça e finalmente comprei (recomendado pela vendedora)

 

aquario: aquatlantis (60l), com

filtro interior: o mini biobox x2 easybox com : filtro de decantação, fibra, espuma de carvão, espuma grossa, aquaclay , aspiração baixa e de superficie ( para que serve isto tudo?)

aquecedor: tecatlantis 50w

lampada: tecatlantis eco 11w

termometro para colar no vidro(mas não de fita)

1 planta natural (grandita)

1 barco como decoração (e montes de buracos para os peixitos se esconderem)

2 plantas artificiais medias

substrato (da sera)

areão de rio fino e medio

 

 

cheguei a casa e apos leitura dos livros que trouxe da loja fui lavar tudo em agua morna (menos as plantas) depois:

 

coloquei o sbstrato no sitio das plantas , areão em cima, fixei o filtro á parede lateral do aquario, fiz um declive de trás para a frente com o areão , e juntei agua morna que ja tinha levado umas gotas de aquafin cycle e aquafin anti cloro,

 

pus a planta no sitio , as decorações e acabei de encher ate à seta indicada pelo filtro, colei o termometro no lado oposto ao aquecedor e liquei a maquinaria. juntei um pouco de comida para iniciar o ciclo do aquario novo e a temperatura ja subiu até aos 24.º , ainda não fiz nenhum teste aos ph , nitratos e ... mas ja fiz uma TPA (com o pre-tratamento da agua)

 

o ph da agua desta zona é de 8 mas pelo que li os peixes andam no ph de 6.5_7.5 devo desce-lo já?

 

e agora, que mais tenho de fazer,além de esperar as 3 semanas antes de por peixes?

 

 

que peixes me aconselham a vir a ter (como iniciada?)

e a ultima pergunta deste lote éeee

 

é facil manter viva a prol?

 

bem... já deixo aqui um longo pensamento e espero conseguir obter bons conselhos para que os pobres não fiquem de barriga para cima !!!

 

conto convosco para me "orientarem" :)

 

Mari@

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 194
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas antes de mais tens os meu parabéns pois da para entender que pesquisas-te bastante antes de ter os teus habitantes :)

 

Já não é normal ver disso..

 

Normalmente só se fala no ph tudo bem é um parâmetro e é melhor ter ele no acido derivado se um dia tiveres um pico de amónia ela não é tão tóxica me acido com em alcalino a minha preferência de ph é entre 6.5 a 7...

 

Não sei a quanto tempo tens a agua dentro do aquario de já tiveres algum medo o ph para ver qual o teu, pois podes adicionar troncos para baixar ou mesmo trufa que é muito falado como outra coisa, mas nunca produtos químicos para esse fim...

 

quantos aos peixes nessa litragem escolhe mais para os pequenos, tipo cardumes tens os treta neons, nariz de bêbado opta só por um cardume, tens a equipa de limpeza por ex ottos, camarões, depois tens os peixes lapis também acho que tem um comportamento bom..

 

só to podes escolher pois acho que vem do gosto, tem só atenção a tamanho que eles podem atingir em adultos para ale que com peixes pequenos da a perspectiva que o aquario é maior...

 

sobre a planta se quiser podes por ai um foto ou dizer qual é que o pessoal também te ajuda e da opinião...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º Apesar do filtro interno não ser mau,eu optaria por 1 filtro externo, genero Eheim Classic 2211, fica de fora do aqua, que por si já não é grande, e tem maior capacidade de filtração, maior espaço para matérias filtrantes e requer menor manutenção.

 

2º Se "espuma de carvão" é uma espuma preta e é carvão activo, retira-o, carvão activo utiliza-se após a administração de remédios para absorver os resíduos e tem poucas mais utilizações.

 

3º Iluminação, mesmo que tenhas plantas de baixa manutenção, essa iluminação parece-me fraca, mínimo pensa 0,5w por litro ou seja cerca de 30w

 

De resto parece-me tudo bem, o pH está de facto um pouco alto, verifica se o teu areão não está a fazer subir o teu pH, 1º mede o pH da tua torneira e depois do aqua, se for igual está tudo bem, se no aqua for superior podes ter alguma coisa que esteva a fazer subir esse pH, geralmente os "culpados" é o areão ou alguma pedra, para isso basta retirar um pouco do aqua, colocar vinagre em cima, se fizer enfervercencia é pq está a reagir, deves retirar.

Se o pH da torneira foi igual ao do aqua, podes colocar um tronco, que liberta taninos que te acidifica a água, porém tb é capaz de te dar uma tonalidade à agua do género do chá

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º Apesar do filtro interno não ser mau,eu optaria por 1 filtro externo, genero Eheim Classic 2211, fica de fora do aqua, que por si já não é grande, e tem maior capacidade de filtração, maior espaço para matérias filtrantes e requer menor manutenção.

 

2º Se "espuma de carvão" é uma espuma preta e é carvão activo, retira-o, carvão activo utiliza-se após a administração de remédios para absorver os resíduos e tem poucas mais utilizações.

 

3º Iluminação, mesmo que tenhas plantas de baixa manutenção, essa iluminação parece-me fraca, mínimo pensa 0,5w por litro ou seja cerca de 30w

 

De resto parece-me tudo bem, o pH está de facto um pouco alto, verifica se o teu areão não está a fazer subir o teu pH, 1º mede o pH da tua torneira e depois do aqua, se for igual está tudo bem, se no aqua for superior podes ter alguma coisa que esteva a fazer subir esse pH, geralmente os "culpados" é o areão ou alguma pedra, para isso basta retirar um pouco do aqua, colocar vinagre em cima, se fizer enfervercencia é pq está a reagir, deves retirar.

Se o pH da torneira foi igual ao do aqua, podes colocar um tronco, que liberta taninos que te acidifica a água, porém tb é capaz de te dar uma tonalidade à agua do género do chá

 

nada como pedir ajuda para começar a obter algumas linhas de orientação. daí que obrigada pelos conselhos:)

 

bem... vamos lá então ao repertorio do dia de hoje eheheh a espuma é mesmo preta ( se é carvao activo isso ja nao sei !!) e por isso ja está retirada, agora ficou a branca e o resto dos componentes que ja vinham com o filtro, irei ver esse filtro externo no fim de semana e entretanto este terá de remediar . medi o ph da torneira ca de casa =8, portanto terei de por la o tronco (eu ate gosto bastante de chá, mas daí a ve-lo no aquario nao sei ehehehe ) , mas pronto .. se não há nada a fazer lá terá de ser !

e do tronco terá de estar sempre dentro do aquario?

 

ja o areao retirei um punhado e levou um banho de vinagre e nada de efervescencias.. penso que posso então ficar descansada nessa matéria lolol amanhã passo pela loja e troco a lampada pela de 30w, a temperatura continua nos 24.º e fiz de novo uma tpa à qual juntei o aqua cycle e o anti cloro a ver se o ciclo do aquario novo se transforma em velho lolol

e já agora ali o barroso falou em trufa, trufa.... significa?!!! portanto cá continuo eu a olhar para as borbulhas da agua a ver se ciclo este aquario e vos delicio daqui a uns tempos com umas belas imagens. Vou tentar mais tarde colocar uma foto do que já existe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

"

A turfa é um material natural de filtragem de origem vegetal preservada.

• Estabiliza o pH (KH) e torna-o ligeiramente ácido.

• Diminui a dureza da água.

• Faz a água levemente amarelada, de modo a desaceleração do crescimento das algas.

• Cria um ambiente favorável à reprodução dos peixes.

A turfa enriquece a água do aquário com essências de ácidos húmicos e oligo-elementos, ajuda o filtro biológico do aquário e cria condições ideais para todos os tipos de peixes ornamentais da América do Sul, Ásia e África Ocidental (tais como o Discus, Callichthyidae, bagre, Ciprinídeos, Caracins, Gouramies)."

 

para não estar a escrever asneira fica a designação do fabricante....

 

muita gente usa no filtro eu não pois não tenho necessidade, serve para baixar o ph e a dureza da agua, mas deixa um pouco a agua amarela...

 

a outras maneira de ter um ph mais baixo o tronco também ajuda e se for bem tratado não ficas com a agua amarela...

 

o que eu faço no meu caso como tenho um aquario médio 54LT a minha agua da rede é como a tua ph 8 gh 5, sempre que faço um tpa é mais o menos 15 LT coloco 2 garrafões da rede e compro sempre agua engarrafada da marca vitalis o ph dela é 4,8 e meto um garrafão

 

fico com agua 6,8 a 7...

 

a muitas maneiras de baixar o ph...

 

tenta ver qual o GH da tua agua.

 

quanto a conselho bem trocava essas plantas artificiais por verdadeira ;)

 

e a que esta no vaso é para sair dele mas vejo que tens um arião um pouco grosso não sei se vais conseguir fixar...

 

abraços

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo

 

Esse areão quanto muito deveria estar por cima de um substrato fertil

 

 

hum... então vou ter de passar a comprar água de qualidade eheheh pois o substrato eu pus mas só no sitio da planta natural (foi o que a sra da loja disse para eu fazer) e tentei por lá os 2 cms que ela disse, então tenho de por em todo o aquario? o substrato que coloquei depois de lavado é da marca SERA e ainda sobrou bastante.

 

Bem que eu li lá a papelada mas não dizia se se lavava se não e pelo sim pelo não, olhem, dei-lhe cá uma banhoca até a agua sair mais branca que o tide ! Agora pergunto-me se era isso que devia ter feito ou se estraguei o dito:) mas antes de "afogar" o aquario em substrato vou aguardar as vossas dicas.

 

 

O areão era o mais pequeno que lá havia (deviam ter visto os pedregulhos que a moça disse para eu trazer) kkkkk e plantas naturais tinha lá umas bastante amarelas e até virem as novas decidi enfeitar com as que tinha comprado. Não sei bem que tipo de plantas comprar:(

mas obrigada pela vossa permamente paciencia comigo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

"

A turfa é um material natural de filtragem de origem vegetal preservada.

• Estabiliza o pH (KH) e torna-o ligeiramente ácido.

• Diminui a dureza da água.

• Faz a água levemente amarelada, de modo a desaceleração do crescimento das algas.

• Cria um ambiente favorável à reprodução dos peixes.

A turfa enriquece a água do aquário com essências de ácidos húmicos e oligo-elementos, ajuda o filtro biológico do aquário e cria condições ideais para todos os tipos de peixes ornamentais da América do Sul, Ásia e África Ocidental (tais como o Discus, Callichthyidae, bagre, Ciprinídeos, Caracins, Gouramies)."

 

para não estar a escrever asneira fica a designação do fabricante....

 

muita gente usa no filtro eu não pois não tenho necessidade, serve para baixar o ph e a dureza da agua, mas deixa um pouco a agua amarela...

 

a outras maneira de ter um ph mais baixo o tronco também ajuda e se for bem tratado não ficas com a agua amarela...

 

o que eu faço no meu caso como tenho um aquario médio 54LT a minha agua da rede é como a tua ph 8 gh 5, sempre que faço um tpa é mais o menos 15 LT coloco 2 garrafões da rede e compro sempre agua engarrafada da marca vitalis o ph dela é 4,8 e meto um garrafão

 

fico com agua 6,8 a 7...

 

a muitas maneiras de baixar o ph...

 

tenta ver qual o GH da tua agua.

 

quanto a conselho bem trocava essas plantas artificiais por verdadeira ;)

 

e a que esta no vaso é para sair dele mas vejo que tens um arião um pouco grosso não sei se vais conseguir fixar...

 

abraços

 

 

Barroso :)) obrigada pela pesquisa e pela explicação detalhada da turfa ehehehe fiquei esclarecida, agora vou ter de "inventar" uma maneira de fixar a planta ao fundo... ai ai ai ai ai

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas bem substrato fértil como o nosso amigo jpospr falou penso que não tenhas, mas não sei, só tens esse arião que esta a vista ou colocaste alguma coisa por baixo do arião?

 

a plantas que não necessitam de substrato fértil, são plantas de baixa manutenção tenta tirar um foto mais perto a planta para identificamos...

 

normalmente as plantas de baixa manutenção não requer substrato fértil e dão-se em pouco luz , normalmente o pessoal tira do vaso e planta no substrato inerte e aplica fertilização liquida...

 

mas como o teu arião e "grosso" podes não conseguir plantar pois as raízes vão soltar-se e a planta vem tona da agua...

 

espero que me tenha feito entender...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas bem substrato fértil como o nosso amigo jpospr falou penso que não tenhas, mas não sei, só tens esse arião que esta a vista ou colocaste alguma coisa por baixo do arião?

 

a plantas que não necessitam de substrato fértil, são plantas de baixa manutenção tenta tirar um foto mais perto a planta para identificamos...

 

normalmente as plantas de baixa manutenção não requer substrato fértil e dão-se em pouco luz , normalmente o pessoal tira do vaso e planta no substrato inerte e aplica fertilização liquida...

 

mas como o teu arião e "grosso" podes não conseguir plantar pois as raízes vão soltar-se e a planta vem tona da agua...

 

espero que me tenha feito entender...

 

abraços

 

ola de novo e obrigada pelas dicas. parece-me que ainda tenho muito para aprender nesta materia pois não quero matar os meus futuros inquilinos. mas adiante.. sim pus substrato fertil(aprox uns 2 cms) mas só no sitio das plantas naturais ou seja lado esquerdo do aqua e no resto pus so areão. tem agora 6 cms a frente e 8 atras de declive. andei a ver filtros externos mas são originarios da troika, vou ter de ficar com este mais algum tempo. o termometro está a 26.º e tenho feito tpa diariamente (5l) e adicionado umas gotas de nitrivec. andei a ver plantas mas eram altas, gordas e feias preferia assim mais pequenas tipo esta da foto e de facil manutenção, mas la na loja tambem não ajudaram muito :( ja o pH continua nos 8 e fiz hoje um teste kit de nitratos, nitritos, gh, kh e as cores estavam de acordo com os valores do pH 7, 7.2, de resto tenho só adicionado umas bolitas de comida e nada mais. quanto ao filtro tirei este cubo de esponja preta (não sabia se era carvão e então tirei-o) deixo aqui a foto é um componente do biobox e la no pacote diz espuma de carvão. Não sei se deva deixa-lo lá ou tirar. Agora não sei se posso por la mais plantas naturais ou se isso altera todo o ciclo (que suponho ainda não começou) aqua montado há 4 dias duvido que lá existam ja bacterias! esta planta andei a pesquisar mas não encontrei o nome dscf3714h.jpgdscf3715c.jpg este é o cubo que retirei do filtro biobox (espuma de carvão) manter no filtro ou retirar?

e já agora como é que sei se o ciclo está em inicio ou fim? os valores dos testes estão todos os dias a mudar (devo fazer testes diarios?) sei que sou uma chata , mas quero fazer tudo direitinho antes dos novos moradores

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas quanto a planta não tenho certeza mas pode ser Staurogyne repens cria um topico na areia das plantas para ajudarem a identificar...

 

ja que tens substrato nesse sitio podes tirar a planta do vaso e penso que dessa planta vai dar mais alguns pés, as plantas de baixa manutenção podes manter sem substrato fértil, por isso podes plantar no resto do arião mas depois tens que comprar fertilizante liquido mesmo com o fértil é necessário mais tarde ou mais cedo fertilização liquida pois os nutrientes que o substrato tem esgotam o tempo depende da marca...

 

só não sei se vai ter sorte com esse arião de cima e muito grande pelo menos da a impressão na foto e pode não ser fácil plantar...

 

quanto ao que tiras-te do filtro sim é melhor tirar isso é carvão activo só deve ser usado no fim de uma medicação por ex, esperemos que nunca venhas a usar ;)

 

quanto aos teste nos primeiros 10 a 15 dias não vale a pena medir nada pois vai variar muito, o ciclo esta feito quando depois de haver amónia ela ir a 0 pois essa amónia vai ser transformada em NO2 que por sua vez esse NO2 e transformado em NO3..

 

resumido é mais o menos isso :)

 

Acaba quando tiver amónia 0, NO2 0 , e um pico de NO3.

 

A meu ver não deves fazer TPA pois mais rapidamente tens amónia...

 

O nitrivec não é só para usar uma gotas, na embalagem diz quantos ml para x LT é o que tens que usar..

 

quanto ao ciclo podes fazer ja com as plantas ou posteriormente adicionar plantas é igual...

 

Se disse algo de errado alguém que corrija pois há ia prós mas estão de greve :) mas penso que esta tudo certo ;)

 

abraço espero ter ajudado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso

 

O ciclo começa quando aparecer Nitratos, 1º aparece a amónia, depois os nitritos e depois os nitratos, não vale a pena estares já a fazer medições diárias e a gastar os testes.

 

Em relação ao substrato fértil...eu faria uma coisa chata, despejava o aqua, metia substrato fértil em todo o fundo do aqua, cerca de 3 ou 4 cm e depois em cima um areão de granulagem mais fina do que aquele que adquiriste. Voltava a encher, antes de esvaziar o aqua todo aproveitava um porção da água do aquário para meter o filtro, para que este não ficasse seco e não te estragasse eventualmente a colónia de bactérias que começa a crescer lá.

 

O filtro nunca pode ser lavado/limpo com água corrente, as esponjas podem, as porcelanas apenas com agua aproveitada do proprio aqua, o Cloro que sai das torneiras mata a colónia de bactérias.

 

Em relação ao substrato fértil se "gastar" não concordo tanto com o Luis Barroso, se tiveres um aqua populado, que alimentes os teus peixes, todo esse conjunto vai fertilizar o substrato, não é uma coisa que se gaste. Só se gasta se não houver população de peixes, deveremos olhar para eles como as "vacas" que estrumam o "pasto", se houver continuidade as fezes e restos de comida acabam por entrar no areão fertilizando-o

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso

 

O ciclo começa quando aparecer Nitratos, 1º aparece a amónia, depois os nitritos e depois os nitratos, não vale a pena estares já a fazer medições diárias e a gastar os testes.

 

Em relação ao substrato fértil...eu faria uma coisa chata, despejava o aqua, metia substrato fértil em todo o fundo do aqua, cerca de 3 ou 4 cm e depois em cima um areão de granulagem mais fina do que aquele que adquiriste. Voltava a encher, antes de esvaziar o aqua todo aproveitava um porção da água do aquário para meter o filtro, para que este não ficasse seco e não te estragasse eventualmente a colónia de bactérias que começa a crescer lá.

 

O filtro nunca pode ser lavado/limpo com água corrente, as esponjas podem, as porcelanas apenas com agua aproveitada do proprio aqua, o Cloro que sai das torneiras mata a colónia de bactérias.

 

Em relação ao substrato fértil se "gastar" não concordo tanto com o Luis Barroso, se tiveres um aqua populado, que alimentes os teus peixes, todo esse conjunto vai fertilizar o substrato, não é uma coisa que se gaste. Só se gasta se não houver população de peixes, deveremos olhar para eles como as "vacas" que estrumam o "pasto", se houver continuidade as fezes e restos de comida acabam por entrar no areão fertilizando-o

 

Boas amigo eu também sou da tua opinião se fosse eu mudava o substrato e colocava já o fértil enquanto é tempo, mas isto depende do que a Maria quer e dos custos que tem, se fosse eu mudava mas há varias pessoa que conseguem ter um aquario ate com alguma plantas e lindo sem substrato fértil...

 

Quanto ao substrato gastar é dito pela própria marca e a meu ver os excrementos dos peixes nada tem a ver com as vacas pois nem comer comem a mesma coisa, para produzir nutrientes e não era todos teria que fazer muitas fezes e ter muitos peixes,e já para não falar na comida pois só devemos dar aquela que os peixes comem, se assim fosse ninguém usaria a fertilização liquida...

 

sou da opinião que para baixa manutenção o substrato dura mais mas não para sempre pois vai haver nutrientes que se esgotam mais facilmente e ai já vamos para as algas...

 

é a pena a minha opinião...

 

abraços...

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde a ambos) e obrigada pela permanencia aqui no meu post

começo por dizer que aqui ninguem diz nada de errado, todos procuramos entre ajudar-nos e isso é muito positivo, não fora algumas leituras e andava mais ás cegas do que estou rsrsrs partilhamos as nossas opinioes e creio que é assim que deve ser. aprendemos um pouco uns com os outros:) e os mais experientes têm a oportunidade (pois ja apanharam alguns sustos) de orientar os menos experientes. Não é este o objetivo do forum? a partilha conjunta e a orientação dos recem chegados? daí que não temos de desculpar-nos por nada. estamos todos na procura do aqua com vida que possamos partilhar aqui com todos:)

 

bem... já me alonguei e já tirei a esponja preta e espero que nunca a precise de usar ehehehe sinal de saude de ferro dos moradores (o que deve ser rarissimo)

 

então a ver se entendi, não faço TPA até o ciclo estar completo , certo? Vou usar o meu tempo livre e virar o aqua do avesso,(o que nesta fase não é nada chato) , então bora lá , substrato em todo ele ( sobraram 10 kg por isso devem dar para por em todo o fundo.)

 

agora já o areão aqui nas lojas só vejo deste e o restante é ainda muito maior, depois há umas pedras azuis, verdes e amarelas que eu acho horriveis(são lustrosas e muito artificiais). daí que aceito sugestões do que procurar para não comprar errado outra vez.

 

esta plantita que está no aqua ja cresceu e ja da para retirar uns pezinhos e replantar. daqui a uns tempos vou pensar no tal filtro externo mas para já queria por o aqua como deve ser. O areao grosso posso sempre usa-lo para o coelho se entreter ahahaha mas por falar em plantas não queria por um matagal que mal veja os peixes e li que ha algumas que não precisam de cuidados 24h/dia lolol

 

li aqui no forum os fetos de java e os musgos mas andei a ver se via umas imagens e nada . daí que ...

 

e então quando devo fazer nova tpa? e lá para finais de dezembro ja poderei fazer testes e ver se ciclou? já agora posso re- aproveitar a agua toda do aqua ou apenas a necessaria para o filtro?

 

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tens toda a razão estamos cá para partilhar ideias, assim se faz um bom fórum como este :)

 

como estas a usar nitrivec o ciclo é feito mais rápido daqui a 2 semanas medes os valores só para ter um ideia não digo que já tenha terminado...

 

Acho que só deves fazer o TPA no fim do ciclo(vai metendo alguma comida como tens feito mas pouca pois a comida alimenta as bactérias)

 

Quanto ao substrato inerte pelo que tenho lido JBL Manado é bom mas depende do teu gosto ele é escuro e de grão adequado torna natural o aquario mas há muito por onde escolheres, tudo depende do teu gosto e carteira :)

Podes também usar a areia de filtro de piscina é mais barata e também muitos feeback essa compra-se tipo na MAXMAT etc, podes ver aqui essa areia para ter uma ideia http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=159472&st=0&p=958262&fromsearch=1entry958262...

 

Anubias e Fetos são de baixa manutenção, varias plantas que podes escolher de baixa manutenção tens aqui algumas tens que ter atenção que tens luz fraca : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185828

 

Sobre a agua é como o nosso amigo jpospr disse aproveitas essa agua toda quando tirares a agua metes o filtro dentro da agua do aquario para ele não ficar seco, retira só a agua quando tiveres tudo em casa pronto para acção :)

 

Sim 10 kg de substrato fértil chega...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Mari@,

Já muita coisa foi aqui dita e bem.

O que ainda não sei é quantos litros/hora faz o teu filtro. Acho que seria importante.

Penso que pela diferença de valor, deverias ter optado por um termostáto de 75w. Motivo: vendo que és da zona de T.V. e eu já morei aí, podemos ter invernos gelados e o termostáto de 50w vai estar mais tempo ligado consumindo mais energia. Pessoalmente estou a montar um aqua de 135 lts (aprox) e vai levar um termostato de 200w.

Em relação ao substrato, eu opto por colocá-lo dentro dos vasos onde vem as plantas e colocar o vaso enterrado do areão. Motivo: é mais prático e menos poluição da água.

Em relação à iluminação, eu para já mantinha o que tens e colocava só plantas de baixa manutenção pois como dizes, a experiência que tens é pouca e mais tarde ou mais cedo vão começar a surgir algas. Se quiseres plantas mais "complexaas" podes utilizar a fórmula de 1w para 1 litro de água.

Boa sorte :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola caros amigos seguidores das minhas peripecias,

 

ola sobretudo ao Barroso e ao jpospr que me têm "aturado" em todas as duvidas aquariofilicas eheheeh que me perseguem, bem... estive ausente devido ao feriado e quando regressei fiquei hiper mega contente, a minha planta estava muitoooo mais crescida ( ainda não sei o nome dela, mas isso também é o de menos) e agora estou com receio de desmanchar o aqua todo e por em risco a plantinha, além disso ela cresceu bastante e acredito que va fazer um lindo "arranjo" interior.

 

depois, pelo que li relativamente a aqua plantados (ou seja com algumas plantas) há o problema dos caracois, das algas, das folhas podres, das pragas, do co2.... homessa!! a troika não me permite tanta gastação! embora fosse "amar" o meu aqua todo plantado, por hora terá de contentar-se com aquela plantinha. e provavelmente sendo eu iniciante ia ficar com os cabelos em pé com tanto problema.

 

Assim sendo e visto que pretendo começar devagarinho vou deixar a planta natural sossegada, o areão já andei a ver o site que o Barroso postou e adorei alguns exemplares. vou tentar procurar aqui nas redondezas. Jorge Ferreira, obrigada tambem pelos seus comentarios, até fiquei mais feliz quando li alguem que deixa as plantas no vaso como eu ahahah portanto vou deixa-la ficar tambem:) agora respondendo à questão do termostato ele já vinha incluido no aqua, juntamente com o filtro que retira 310l/hora. Será suficiente?

 

tenho tambem uma bomba de bolhas ( se é que se chama assim) para oxigenar a agua e pronto ainda não fiz nenhum TPA e tenho posto uma bolita de comida de 3 em 3 dias. ja o nitrivec fiquei baralhada pois a sr da loja disse para colocar apenas 5 gotas em 5l de agua e de fato la no frasco diz outra coisa. isto de ser iniciante não é nada facil, digo-vos eu! nada facil!!! bem... deixo-vos com estas novidades, por hora não tenho mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas quanto a planta no vaso pode ficar mesmo dês que não contenha aquela la a volta das raízes se tiver retira e podes colocar no vaso outra vez, des que nada perturbe as raízes esta bem de resto é questão de gosto...

 

quando ao areão se não vais colocar mais plantas e se gostas desse não mudes.

 

em termos de ter mais plantas caracóis, algas o que falaste não é bem assim...

 

se tiveres substrato fértil bom podes ter varias plantas de baixa manutenção os caracóis só aparecem se vier com uma planta, injectares co2 não necessitas e algas ate nesse pode vir a ter, só para ficares com uma ideia não é para mudares a tua ;)

 

Quanto ao filtro se andaste a ler os internos são os piores, o filtro deve ter capacidade 5x os litros do aquario 60x5 da 300 por isso esta dentro da regra...

 

O termostato esse pode servir já que o aquario é tapado basta veres durante o ciclo que as temperatura se comporta, por ex no meu é destapado e uso 150w para 50LT, tenta ver se a temperatura esta estável dia e noite...

 

Se tiveres agitação a superfície penso que não necessitas da bomba de ar...

 

Quanto ao nitrivec usa como diz na embalagem...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola pessoal

ca estou eu de novo com algumas novidades, o aqua ja tem duas semanas e fiz os testes ontem e os nitritos e nitratos estavam a zero, daí que não sabendo se o cilo ja esta feito decidi comprar apenas dois peixitos (uma cory panda e outro que passa o tempo colado ao vidro e como ninguém sabia o nome chamei-lhe garfield por ser laranjinha.

 

 

Tentei por fotos mas a pagina ficou toda cinzenta e não apareceu o url. daí que fica para a proxima. para já nadam todos contentes de um lado para o outro e com a casa só para eles não era de esperar outra coisa. Agora vou esperar uma semana e ver se se aguentam, se ainda estiverem vivos comprarei depois 3 gupys (2 femeas e 1 rapaz) . entretanto faço amanha mais um teste e não sei é se deva fazer TPA ja não faço há alguns dias... quanto as fotos não consigo mesmo descarrega-las para aqui snif snif snif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.... e como ninguém sabia o nome chamei-lhe garfield por ser laranjinha.

 

EHEHEHEHEHEHE

 

Atenção que os TPA's nada têm haver com o teres bomba de ar ou não.

Não te esqueças que se não tiveres uma válvula anti-retorno, a bomba de ar tem que ficar acima do nível de água do aquário ou podes meter-te em sérios trabalhos (e sarilhos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EHEHEHEHEHEHE

 

Atenção que os TPA's nada têm haver com o teres bomba de ar ou não.

Não te esqueças que se não tiveres uma válvula anti-retorno, a bomba de ar tem que ficar acima do nível de água do aquário ou podes meter-te em sérios trabalhos (e sarilhos).

 

jorge ferreira, boa tarde :) sarilhos??? hoje fui à loja e a pobre moça deve ter-me achado louca quando lhe perguntei se a bomba de ar que eu tinha comprado tinha valvula anti-retorno (mulheres.. ahaha .) daí que como eu tambem não sei o que é ( o objeto) não comprei.

 

Já vi que a bomba de ar só tem a mangueirita e uma pedra de bolhas e suponho que tenho de comprar algo que vede a saida de agua do aqua para os moveis , certo? logo tratei de por a dita acima do nivel da agua ( não fosse o "diabo" esvaziar-me o aqua.) portanto amigo Jorge terá de ter a gentileza de explicar-me o que devo comprar .

 

Mas passemos às novidades, amonia a zero, nitratos a zero, nitritos a zero e continuo sem conseguir por as fotos e portanto o "garfield" continuará a chamar-se assim e desde que lhe comprei comida para peixes de fundo anda maluco e a/o cory tambem. Pobrezinhos ja não comiam ha 2 dias : isto foi uma dieta troikiana kkkkkkk (tinha flocos para peixes de meio) que não pareciam estar a resultar e após o mergulho da tablete foi ve-los a depenicar.

 

Escusado seria dizer que pus uma inteira e logo percebi que era comida para um batalhao. Amanhã e depois não ponho nada e terei de, na proxima vez partir a tablete em 1/4 afinal ainda são só 2. Quanto a fazer TPA vou fazer uma amanhã.

 

E já agora obrigada por continuarem a ler-me :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ar entra dentro do aquário por pela pressão que a bomba de ar exerce.

No caso da bomba estar abaixo do nível da água e, por exemplo, faltar a luz... a água assime o sentido inverso do ar devido às difenças de pressão (atmosférica).

Pode queimar a bomba de ar, um curto circuito, uma inundação em casa e ,no pior dos cenários, com o curto circuito dar-se um incêndio.

Por isso aconselhei a ficar mais alto que o nível de água. Com uma válvula anti-retorno, isso não acontece pois a água nunca chega à bomba.

Espero ter ajudado.

No supermercado jumbo estavam à venda por 3€ ehehehehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.