Recommended Posts

Ola a todos ppl.Entao e assim eu acabei a dias de comprar um aquario de 110 ltrs,comprei um filtro fluval 204,outro eheim 2213.Comprei pedras normais pequenas para por no fundo,um termostato,um medidor de temperatura.

Bem agora vem a parte mais complicada e que eu tive um aquario kuando era miudo mas agora quero levar as coisas a outro nivel.

A minha primeira questao e,e perdoem me a falta de conhecimento.

Eu quero por umas plantas mas li aqui que e preciso um substrato,sera ke podem dar exemplos de substratos?

Depois uma pequena questao.E mesmo necessario uma bomba de ar?os filtros nao fornecem ar?

ja agora sera que alguem gostaria de acompanhar me nesta aventura e ke de certeza ke vou ter muitas questoes.

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 84
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Primeira questão. O substrato fertil é bom ter em conta para ajudar as plantas a crescer. No entanto as plantas de baixa manutenção nao são muito exigentes. Há vários tipos de substrato e tudo depende daquilo que queres no aquario

 

Segunda questão se o teu filtro tiver injecção de ar ou provocar movimentação à tona de agua em principio a oxigenação estava assegurada mas para essa litragem aconselhava a que tivesses uma bomba de ar, nem que seja fraquita, para teres ligada durante a noite que é quando se acumula mais CO2

 

Para ajuda estou aqui :) acho que perceberás o meu background pelos posts que já escrevi

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Susana,

 

Achas mesmo que é necessário uma bomba de ar à noite? Já estou mais a falar para mim do que para o Bruno que tem dois filtros pelo que deve haver circulação suficiente para oxigenar não?

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, para esta litragem é necessário. Os níveis de CO2 acumulados poderão ser fatais na camada inferior do aquario. Mas nao digo uma coisa bruta....uma bomba de ar fraquita colocada a injectar ar na camada inferior é o suficiente :) apenas para Induzir as correntes de convecção e assegurar uma correcta distribuição dos gases por todo o aquário.

 

 

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Susana e desculpa Bruno a intromissão no post :)

 

Não estou a dúvidar só a ver se devo comprar uma bomba de ar para o meu ou não é que tinha ficado com a ideia em vários post que li que não era preciso, desde que a circulação a tona de água fosse feita que havia suficiente oxigenação para não necessitar de uma bomba de ar à noite.

 

Eu tenho um bocadinho mais de litragem, mas ainda não tenho fauna, nomeadamente se la puser alguma coisa agora com os niveis de CO2 que estou a injectar devem logo saltar do Aqua :) Mas agora é para ir reduzindo aos poucos.

 

O que achas, devo começar a pensar numa bombita?

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Eu não acho que seja essencial partindo do princípio que tenhas uma boa circulação de água. Aliás, uma bomba de ar a única coisa que faz é circular a água para que haja as trocas gasosas à superfície. Para este efeito, o filtro é muito mais eficiente, ou mesmo uma bomba de água.

 

No entanto, em aquas sobrepovoados e/ou densamente plantados com muita carga orgânica (ficarias admirado com a quantidade de O2 consumido pelas bactérias), quando as luzes se apagão está tudo a consumir O2 e a libertar CO2 pelo que uma agitação superficial extra pode ser uma ajuda. Podes ligar a bomba de ar/água a um temporizador ligando-se assim que as luzes se apagam e desligando quando acendem. Durante o fotoperíodo não vais ter problemas de falta de O2.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,desde ja agradeco a ajuda de todos e um aparte ninguem se entromete neste forum quero que TODA a gente participe e me ajude.

agora depois de ler as opinioes ainda fikei mais com duvidas.afinal se a bomba e so para fazer com ke aja movimento da agua sera que preciso mesmo?

e agora uma pergunta um pouco inutil :confused4: sera que presico de colocar plantas?

tava a pensar em fazer um layout com um barco abandonado e com alguns corais.opinioes?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corais? Para um aquario de agua doce?

 

Em aquários de agua doce é convenientecolocares plantas pois asseguram uma boa oxigenação da agua durante o dia, além de consumirem muitos dos poluentes existentes num aquario.

 

Como eu tentei dar a entender seria bom teres uma bomba de ar com a saída colocada no fundo do aquario para a teres ligada durante a noite. Essa litragem e a pressão de agua associada nao são muito amigas de facilitar as trocas gasosas na camada inferior do aquario se só tiveres agitação à superfície.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Eu não sou nada experiente neste área mas vou dar-te a minha opinião segundo aquilo que sei.

 

É assim, a bomba não é necessária se a litragem do aquário for relativamente reduzida. Eu, por exemplo, tenho um aquário de 60l e, embora tenha 2 bombas, não vou utilizar nenhuma por o filtro que tenha provoca agitação à superfície. Esta agitação permite estabelecer trocas gasosas.

Ou seja, no meu caso a utilização dessas bombas será apenas por questões de estéticas.

Percebeste?

 

Acerca das plantas, a minha resposta à tua pergunta é não. Não é necessário colocares plantas embora dê mais vida ao teu aquário e o faça mais natural para os habitantes (peixes).

 

Relativamente aos corais, se estás a pensar em ter um aquário de água doce, acho que tens azar porque penso que não existem corais de água doce. Mas o melhor é informares-te.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem apoio a 100% a susana

senao depois faz a experiencia de desligares a bomba durante a noite e vais ver se de manha nao tens os peixes ou muito mais acelerados na respiraçao ou num pior cenario todos a tona a tentar respirar.

eu tenho um aquario de discus e mesmo assim eu nao facilito pois vejo bem as diferenças de ter ou de nao ter a bomba a trabalhar.

e pior é que não gosto nada do efeito mas primeiro o bem estar dos meus meninos

 

ps:e a minha trabalha 24/24h

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado a todos :)

 

plantas acho essencial, mas não obrigatório, foi para mim uma excelente experiencia ter as plantas, são muito interessantes e crias um habitat mais natural. Eu se fosse a ti esquecia os barcos e os ornamentos pouco naturais e focava mais em trocos pedras e plantas.

 

Eu estava a pensar colocar uma bomba de agua para disolver melhor o CO2 se calhar funciona se deixar 24/24 de dia para o CO2 e de noite para circulação e mais O2.

 

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

num plantado quando tens a luz ligada não queres a bomba ligada pois o que ela vai fazer é com que percas o co2 para a atmosfera. Andas a injectar para depois o perder. É desperdício de dinheiro ;)

 

Quanto à questão da bomba de ar. Como disse, estas não têm metade da eficácia de um filtro. O filtro não faz só circular a água à superfície. Quem injecta CO2 vê isso claramente. O filtro mexe a água toda. Claro que para isto é preciso ter um filtro dimensionado para o tamanho do aqua. Por isso é recomendado que faça pelo menos 5x o volume do aqua. Agora se faz mal ter a bomba ligada? Não não faz. Se é vital? Se o filtro for bom não não é vital. já tive muitos aquários com peixes e nunca usei uma bomba de ar. Sempre tive bons filtros.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Concordo com o gmmartins disse, tendo uma boa circulação provocado pelo filtro dispenso a bomba de ar, pois para além de ficar inestético a meu ver, é mais uma aparelho ligado a consumir electricidade, por pouco que seja é sempre mais algo...

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Apenas para confirmar a opinião do gmmartins.

 

Recebi + de 40 molinésias de um amigo Eng.º Civil que decidiu ir trabalhar para o Brasil.

 

Fiquei aterrado pois o meu áqua de 80 litros já tinha bastante fauna e o meu CO2 é caseiro, logo está sempre a debitar, no entanto nada demais, todos os peixes estão na maior e só vêm para a superfície quando me vêem para pedir o farnel biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

e agora a primeira duvida,eu tenho o seguinte substracto jbl manado e as minhas plantas tas a ficar queimadas porke?montei tudo faz uma semana ,ta a ciclar mas a agua ta a ficar um pouco amarelada nao sei se e de ter comecado a por um pouco de comida para ajudar a ciclar..aqui a imagem da planta...http://www.facebook.com/media/set/?set=a.3663250138973.8112106.1206310507&type=3&saved#!/photo.php?fbid=3663253579059&set=a.3663250138973.8112106.1206310507&type=3&theater

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas bruno onofre

 

Não sei se sabes que esses corais que tu têns no teu aquário te

vai subir o PH que e um desparáte,por acaso sabes que ph têns?

outra coisa esse barco provavelmente está ai porque tu gosta,mas

deichame que te diga não fica muito natural,mas se gostas tudo

bem,o aquário e teu,só tu têns que gostar,voltando aos corais tira

isso do aquário.

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e agora a primeira duvida,eu tenho o seguinte substracto jbl manado e as minhas plantas tas a ficar queimadas porke?montei tudo faz uma semana ,ta a ciclar mas a agua ta a ficar um pouco amarelada nao sei se e de ter comecado a por um pouco de comida para ajudar a ciclar..aqui a imagem da planta...http://www.facebook....&type=3

 

Bruno,

 

Além daquilo que o Álvaro indicou, os corais vão fazer subir o pH em flecha a não ser que queiras peixes que suportem esses parametros é melhor retirares. O barco é como o Álvaro disse, eu não gosto acho que fica artificial, mas quem tem de olhar para o Aqua todos os dias es tu.

 

Outra coisa que não estou a perceber, dizes que tens JBL Manado, mas esse substrato não é Manado, parece-me mais Areão de Rio, atenção que o Manado não é um fértil mas sim um substrato Inerte, como fizeste essa montagem, não me digas que tens Manado por baixo desse areão?

 

De qualquer forma se assim for vais ter de colocar fertilizante liquido para as plantas que vão precisar de nutrientes, vê também como se comportam essas plantas em pH altos, eu não sei isso porque o meu é para o Acido.

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,desde ja obrigado pela ajuda e ve se que tou com um pouco de duvidas,mas pessoal por isso e que preciso de ajuda.vamos la ver em relacao aos corais

pessoal se altera assim o ph claro que e uma coisa que posso retirar,em relacao ao barcoe uma coisa que gosto porque apesar de ser um pouco artificial existe destrocos de barcos no fundo do mar certo?mas talvez se adiciona sse mais algumas plantas talvez torna se um pouco mais natural.ke acham?

ja agora em relacao ao fundo pedro e o seguinte eu pus no fudo o jbl manado e por cima uma camada de areao de rio,mas ta mal?eu pensei que esse substracto fosse fertil e porke eu li isso em outros sites.ppl ideias para o layout please....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sim os corais deve tirar quanto ao branco é de um gosto teu mas claro que colocasses mais plantas em volta do barco tornava mais natural...

 

;)

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,desde ja obrigado pela ajuda e ve se que tou com um pouco de duvidas,mas pessoal por isso e que preciso de ajuda.vamos la ver em relacao aos corais

pessoal se altera assim o ph claro que e uma coisa que posso retirar,em relacao ao barcoe uma coisa que gosto porque apesar de ser um pouco artificial existe destrocos de barcos no fundo do mar certo?mas talvez se adiciona sse mais algumas plantas talvez torna se um pouco mais natural.ke acham?

ja agora em relacao ao fundo pedro e o seguinte eu pus no fudo o jbl manado e por cima uma camada de areao de rio,mas ta mal?eu pensei que esse substracto fosse fertil e porke eu li isso em outros sites.ppl ideias para o layout please....

 

O problema do barco é que fazer uma composição que fique equilibrada com um elemento tão forte é dificil, mas se gostas deves manter...

 

O substrato é que estás com um problema pois não colocas-te fértil, visto que o manado é um inerte, por isso deves quanto antes começar com fertilização liquida senão as plantas não devem vingar.

 

Cumprimentos

Peddro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relacao ao barcoe uma coisa que gosto porque apesar de ser um pouco artificial existe destrocos de barcos no fundo do mar certo?

 

Mais vale dizeres que gostas de ver o barco e ponto final. Gostos são gostos e ninguém tem nada a ver com isso. Agora o teu comentário é completamente disparatado. Então os destroços de barcos na mar são naturais? Também lá consegues ver (infelizmente) garrafas, latas de coca-cola, televisões, frigoríficos, etc... Isto faz destes materiais naturais?

 

Há quem faça aquas com tigres, girafas, budas etc... e estou a falar de pessoas muito experiência e renome internacional na aquariofilia (Oliver Knott). Não tem mal nenhum. Um aquário é uma visão pessoal. Cada um faz a seu gosto e como é óbvio, nunca ninguém vai conseguir contentar toda a gente. Nem é esse o objectivo.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.