Recommended Posts

Ola Bruno

 

Antes de mais kero dizer que nao sou muito experiente nestas coisas,por isso corrijam-me se estiver a dizer asneira.

Eu estou tambem como tu com a maldita agua da torneira,que so serve pa lavar a roupa e pouco mais,mas de quaquer forma aqui fica a minha experiencia,que talvez sirva para te dar algumas ideias.

 

Quando fiz esta montagem estava desanimado com o aqua de 3 anos,e como mudei de casa achei que os peixitos tambem deviam mudar,ora como a agua da torneira nao presta resolvi solucionar o problema da seguinte forma.

 

1- Tudo natural (gostos a parte)

 

2- Metade do substrato inerte veio da montagem anterior junto com as respetivas bacterias (acabou por se revelar boa opcao no inicio mas acabou por ficar inestetico)

 

3-Meti todas as plantas que consegui arranjar a maioria de crescimento rapido e ainda assim achei pouco

 

Depois de ter passado por por troncos nao fervidos a "fungar",filamentosas de meia agua pra cima e "verdete nos vidros,la consegui fazer a primeira poda 3 mezes depois.

 

Entretanto deixei o low-tech e meti co2 (extitor e manometros homemaid por 15 euros),troquei o filtro por outro externo (homemaid claro por 40 euros),mais duas plantitas de crescimento lento que trouxeram com elas uma praga de caracois(coisas da natureza).

A partir daqui a coisa comecou a ficar ineressante com podas de 6 semanas sempre pelo menos um cubo vodafone cheio,agora este mez troquei a iluminacao e juntei um escalar pra ver como se dao pois sao o que quero na prxima montagem.

 

A reter nesta experiencia... (para mim funcionou)

MUITAS plantas (podem ser cortadas mais tarde,ou nao)

Boa luz que o pearling nao faz mal

Arejamento... esquece

Se tiveres corys elas dizem-te quando fazer as tpa

Os caracois tal como umas alguitas fazem parte do aqua so tens de conseguir controla-los

As algas gostam de ser comidas pelos sae's e os caracois gostam de ser comidos pelas helenas depois as cascas saem com o aspirador

este aqua tem 1 ano limpei os vidros 3 vezes se nao me engano,nunca pus as maos la dentro que nao fosse para arrancar ou cortar plantas e actualmente reponho agua da torneira com a mangueira e acredita que no litoral oeste a agua conssegue ser pior do que essa.

 

Assim que puder posto aqui uma foto.

Editado por Paredes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 84
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ola Bruno

 

Antes de mais kero dizer que nao sou muito experiente nestas coisas,por isso corrijam-me se estiver a dizer asneira.

Eu estou tambem como tu com a maldita agua da torneira,que so serve pa lavar a roupa e pouco mais,mas de quaquer forma aqui fica a minha experiencia,que talvez sirva para te dar algumas ideias.

 

Quando fiz esta montagem estava desanimado com o aqua de 3 anos,e como mudei de casa achei que os peixitos tambem deviam mudar,ora como a agua da torneira nao prestaresolvi solucionar o problema da seguinte forma.

 

1- Tudo natural (gostos a parte)

 

2- Metade do substrato inerte veio da montagem anterior junto com as respetivas bacterias (acabou por se revelar boa opcao no inicio mas acabou por ficar inestetico)

 

3-Meti todas as plantas que consegui arranjar a maioria de crescimento rapido e ainda assim achei pouco

 

Depois de ter passado por por troncos nao fervidos a "fungar",filamentosas de meia agua pra cima e "verdete nos vidros,la consegui fazer a primeira poda 3 mezes depois.

 

Entretanto deixei o low-tech e meti co2 (extitor e manometros homemaid por 15 euros),troquei o filtro por outro externo (homemaid claro por 40 euros),mais duas plantitas de crescimento lento que trouxeram com elas uma praga de caracois(coisas da natureza).

A partir daqui a coisa comecou a ficar ineressante com podas de 6 semanas sempre pelo menos um cubo vodafone cheio,agora este mez troquei a iluminacao e juntei um escalar pra ver como se dao pois sao o que quero na prxima montagem.

 

A reter nesta experiencia... (para mim funcionou)

MUITAS plantas (podem ser cortadas mais tarde,ou nao)

Boa luz que o pearling nao faz mal

Arejamento... esquece

Se tiveres corys elas dizem-te quando fazer as tpa

Os caracois tal como umas alguitas fazem parte do aqua so tens de conseguir controla-los

As algas gostam de ser comidas pelos sae's e os caracois gostam de ser comidos pelas helenas depois as cascas saem com o aspirador

este aqua tem 1 ano limpei os vidros 3 vezes se nao me engano,nunca pus as maos la dentro que nao fosse para arrancar ou cortar plantas e actualmente reponho agua da torneira com a mangueira e acredita que no litoral oeste a agua conssegue ser pior do que essa.

 

Assim que puder posto aqui uma foto.

 

Boas amigo não da para entender o que disse-te, contradizes...

 

Agua da rede é a "melhor!" para os tpas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estive a ler este tópico com atenção e gostaria de deixar algumas palavras e reflexões pessoais.

 

Inicio me a tentar esclarecer ou aliciar que este fórum é publico, e como tal, é um bom local (na minha opnião) para se trocar ideias, dar opniões e aprender.

Sempre fui adepto de afirmar que aqui ninguém é mais do que ninguém e que mesmo os mais experientes aprendem com os menos experientes.

Quando alguém posta dúvidas e/ou pede opniões, tem que ter o bom senso de saber ler e de ter paciencia para ler e interiorizar opniões adversas aquelas que possivelmente esparava ler.

Deve ter o bom senso de compreender que quando lhe respondem contrariamente ao que pretendia, provavelmente é porque está errado e só o estão a tentar ajudar.

E acima de tudo, aqui, TODOS, são livres de darem a sua opnião, quer alguém goste ou não goste, desde que não se falte ao respeito ao outro, todas as opniões são gratuitas e terão que ser bem vindas.

Claro que devemos ter noção daquilo que dizemos, até porque infelizmente feira das vaidades sempre existiu neste fórum e membros que aproveitam as dúvidas de alguns para se mostrarem numa de "professor sabe tudo", sempre existiram, mas isso, vaidade infelizmente corta a inteligencia e o bom senso e é confundida com arrogancia.

Não concordo que os mais experientes tentem deitar abaixo os mais inexperientes, mas concordo que cada um é livre de dizer o que gosta, não gosta e o prefere ou não prefere.

E sobre este assunto penso que disse tudo e irei passar a frente do que li, que sinceramente fez me ficar confuso sobre a liberdade de expressão que este fórum sempre teve.

 

 

Relativamente ao que o membro Paredes disse, para além da questão da água que também não entendi, gostaria de entender como é que as Corys nos dizem quando é que temos que fazer TPAs.

Os Tpas não são regra gerais semanais?

Atenção ao que se escreve principalmente aos membros mais inexperientes, estar a dar conselhos errados ou que poderão ter uma incorrecta interpretação, pode levar a muitos dissabores.

Em relação aos caracois, sendo que os mesmos são detritivoros, e não hervivoros como 90% das pessoas pensa, os mesmos alimentam se de restos de plantas mortas e principalmente de restos de alimentação, logo a melhor forma de os controlar é dar menos comida aos peixes.

Colocar Helenas, (a menos que seja apenas uma) é correr o risco de eliminar uma praga para dar inicio a outra.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno tudo bem?

 

Companheiro de hobbie, é bastante normal que no ínicio se cometam alguns erros, mas parte deles seriam fácil de serem evitados com uma pequena perda de tempo a ler, pesquisar e a raciocinar.

Quando vi as tuas fotografias do aquário, reparei em 3 grandes erros e ainda não entendi como é que apenas te falaram de um mas tudo bem.

O teu areão é grosso, grosso de mais, isso faz com que plantas que se alimentem pelos rizombas como as anubias que tens, necessitem de estar desprendidas do mesmo, de forma a alimentarem se.

Esses corais, conforme tu sabes, não existem em rios pois não? Não entendo qual foi a ideia de meteres algo vindo do mar, num aquário de água doce, mas devo te dizer que já vi membros a quererem meter fauna e flora provenientes do mar em aquários de água doce.

Yah eu sei, não dá para acreditar mas se perderes algum tempo na secção de salgados vais ver que não estou a mentir.

Quando meteste esses corais, que na realidade são esqueletos de corais duros já mortos no teu aquário, fizeste com que estes libertassem silicatos entre outras coisas na tua água doce, destabilizando os parametros da água existente no teu aquário.

A unica coisa correcta a fazeres era teres mudado a água toda e levado bem o areão, como estavas a iniciar o ciclo do azoto, não teria mal, agora vais perder bem mais tempo e ter bem mais dificuldades em conseguires isso (se é que vai ao lugar), e vais ter que andar a fazer TPAs forçados.

Tanto se falou sobre a porcaria do barco que parece que se esqueceram do mais importante...

Quanto ao barco, eu não gosto de nada que seja artificial, é a minha opnião, é livre de ser dada, estamos num forum publico, logo não gosto ponto final.

Mas...sim mas...o aquário é teu, o barco é teu logo é como TU queres, no entanto adquirista um objecto de decoração na minha opnião, grande em demasia para o aquário em si, e diria te a mesma coisa se fosse um tronco ou uma rocha.

Ao fazer mos o layout dos nossos aquários devemos ter em conta o espaço util para os animais que vamos lá meter;)

É que tu falaste que o mar também barcos, é verdade, mas eles são um alfinente no espaço total dos oceanos, enquanto que no teu aquario, esse barco é um continente, não sei se me estas a entender.

 

Quanto as afirmações de um barco ser igual a um tronco ou a uma rocha para os animais, discordo com todas as letras, uma coisa é a acomodação do animal ao layout, outra é a sua preferencia.

Esquecendo o papel da flora na estabilidade do aquário e pensando nela apenas como objecto decorativo, será que a diferença entre plantas de plástico ou naturais não existe para o conforto dos peixes?????

Mais uma vez, peço atenção ao que se escreve, e ao que se vem aqui dizer.

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Luis a agua da torneira nao presta mas ...consigo repor sem problemas de maior e acredito que seja devido aos fatores que descrevi.Era o que eu queria dizer ao Bruno.

 

Tentem ver as fotos,que se entende melhor.

Mas nao esperem grande coisa do fotografo...

 

 

http://www.facebook....=1&l=713f81d30a

Editado por Paredes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Luis a agua da torneira nao presta mas ...consigo repor sem problemas de maior e acredito que seja devido aos fatores que descrevi.Era o que eu queria dizer ao Bruno.

 

Tentem ver as fotos,que se entende melhor.

Mas nao esperem grande coisa do fotografo...

 

 

http://www.facebook....=1&l=713f81d30a

 

Boas amigo entre agua do furo ou bicas(Pois no furo usa certos tratamentos por vezes não nos prejudica a nos mas a fauna pode prejudicar, a da bica imagina que morre um animal na corrente dessa fonte e ninguém essa agua pode-se tornar tóxica facilmente) á melhor é a da rede por isso dizer que não presta é errado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto as afirmações de um barco ser igual a um tronco ou a uma rocha para os animais, discordo com todas as letras, uma coisa é a acomodação do animal ao layout, outra é a sua preferencia.

Esquecendo o papel da flora na estabilidade do aquário e pensando nela apenas como objecto decorativo, será que a diferença entre plantas de plástico ou naturais não existe para o conforto dos peixes?????

Mais uma vez, peço atenção ao que se escreve, e ao que se vem aqui dizer.

 

Olá Julius,

 

Já li bastantes mensagens tuas e em primeiro lugar agradecer-te pelo tempo que dedicas a esclarecer dúvidas no forum, semm dúvida aprendi muito com as tuas palavras e quando alguém gratuitamente e livremente decidi partilhar a sua sabedoria é de louvar...

 

Relativamente à questão da decoração e do barco, a minha opinião e gosto pessoal é efectivamente a de o mais natural possivel e como dizes e eu estou de acordo o barco parece-me deslocado, mas é opção da pessoa que está a fazer a montagem e é uma opção que não sequer vale a pena muito discutir.

 

A questão interessante é efectivamente se estes adornos artificiais são mesmo indiferentes para os peixes ou não.

 

Eu acho que a comparação planta artificial / planta natural é um pouco excessiva acho que a diferença entre as duas é brutal mas também estamos a falar entre a diferença entre um organismo vivo (planta) e um totalmente inerte (plástico) acho que esta diferença muito maior que entre tronco/pedra e um barco/roda de moinho que são dois inertes.

 

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá PMPM98,

 

agradeço as tuas palavras amigo.

Se todos partilhassem de forma simples o que sabem em vez de mostrarem a vaidade e o pseudo intelectualismo (muitas vezes carregado de ignorância), muitos animais não sofreriam e não morreriam, e muitas especies seriem bem melhor aproveitadas.

Infelizmente nem todos vêm a este forum para ajudar, muita gente que sabe bem mais do que eu, apenas se desloca a esta fórum para tentar mostrar aos outros que estão a centenas de anos de luz a frente de todos...se eu que pouco sei consigo ajudar, imagina quem tanto sabe o que não poderia fazer.

Se bem que grande parte pensa que sabe muito mas mais valia estar calada para não dizer asneiras...

Mas adiante que isto foi apenas um desabafo.

 

Os peixes não falam não é? Torna-se complicado saber mos o que eles preferem ou deixam de preferir, muitas vezes podemos pensar que estamos a fazer bem e afinal estamos a fazer tudo o que não deviamos.

Eu aprendi ao longo destes anos, a interpretar os animais, pelo seu comportamento e aparência, muitas vezes visito amigos que têm aquários e que me pedem opniões, onde identifico animais que independentemente de parecerem saudáveis, estão ligeiramente debilitados.

Na questão de decoração do layout, isto é um debate enorme que daria muito pano para mangas e se a continuar mos, certamente irão aparecer muitos defensores de ambos os lados, com teorias e ideias.

É lógico que cada aquário tem um dono e cada dono faz o que achar melhor, mas permite me ou permitam me levantar uma questão: Não será obrigação nossa, proporcionar mos aos nossos animais, as melhores condições possíveis, semelhantes aquelas que na natureza iriam encontrar se não tivessem sido capturados(uma pequena percentagem) ou se não tivessem nascido em águas carregadas de nitratos, dentro de tanques, para depois serem enviados para lojas até chegarem ao nosso aquário?

É a minha opnião, respeito a vossa claro, espero que respeitem a minha.

Cumprimentos ao pessoal e um bom dia de trabalho para quem for o caso.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Julius,

 

As palavras foram sentidas :)

 

Eu estou plenamente de acordo com as tuas afirmações e tendo conseciência que nunca vou conseguir reproduzir fielmente os ambientes naturais tento sempre ao máximo proporcionar aos meus animais de estimação a melhor vida possivel. E sou acerrimo defensor dessa prespectiva.

 

Cumprimentos,

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.