aquário Marinho...Ajuda no equipqmento...


Recommended Posts

Boas...

Quero montar um aquário marinho que para já vai ser só de peixes estou a pensar mandar fazer um de 120*60*50=360l, estou também com ideias de comprar um escumador H&S 110 - F2000....No entanto ainda tenho muitas duvidas as quais se podessem agradecia que fossem esclarecidas o mais claramente possível....

 

:) Onde que mandam fazer os vossos aquários e que preço posso esperar por um deste tamanho?

:arrow: Este escumador que estou a pensar comprar é suficiente e mais uma vez por que preço é que o arranjo?

:arrow: Para filtrar a água só perciso de RV e do escumador ou é perciso mais algum tipo de material?

:arrow: Só para peixes uma lampada florescente serve ou é perciso algo mais?

:arrow: Quanto custa um Quilo de Rocha viva?

:arrow: Grande parte dos aquários que já vi não têm tampa superior será que ter uma não reduziria a evaporação?

:arrow: Para as reposições de água posso uzar a da torneira ou tem mesmo de ser água destilada ou de osmose?

 

Para finalizar álguem me pode também explicar qual é a vossa política de não falarem em preços ou em nomes de lojas? É que por causa disso não tenho a menor ideia dos custos que este aquário envolve nem sei qual será a melhor loja á qual me dirigir para comprar o material (vivo em Coimbra)....

Desculpem se me alonguei muito mas já tentem muito esclarecer estas duvidas e não consegui...

João Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Ola rapaz. Bom inicio de duvidas, quando tiveres mais vale tentares colectar o maior numero de opinões possiveis : aquarios marinhos são um campo MUITO DISPENDIOSO para cometer erros.

 

 

:) Onde que mandam fazer os vossos aquários e que preço posso esperar por um deste tamanho?

Telefona para lojas ; ha varios fabricantes de aquarios e varios aquarios ja feitos por esse tamanho, que podes comprar. Toma atenção à espessura do vidro, mas um bom aquario de 1,20 , furado, deve ser coisa para rondar 200 euros. Tenta procurar tambem na secção de ofertas, volta e meia aparecem lá algumas pessoas a venderem ex-aquarios a bom preço

 

 

:arrow: Este escumador que estou a pensar comprar é suficiente e mais uma vez por que preço é que o arranjo?

Mais uma vez procura tu por preços ; sinceramente nao me lembro de ver uma loja com HS ( eu tambem nao vario muito de lojas, gosto de ficar-me por uma ou duas ) , mas um equivalente para esse aquario seria um Red Sea Berlin, q deve rondar os 150-200 euros.

 

 

:arrow: Para filtrar a água só perciso de RV e do escumador ou é perciso mais algum tipo de material?

 

Depende da rocha viva ( quantidade ) . Se me disseres que queres comprar 5 kgs de rocha viva, eu digo-te que já, pela minha opinião, que não vai chegar. Mas penso que uns 20-25 kgs de rocha viva e um bom escumador, para um aquario desses, ja dá uma boa filtragem. Especialmente se puseres de base ( por baixo da rocha viva ) , rocha morta, que a seu tempo , será colonizada e passará a viva. Alem disso, a filtragem é altamente dependente da carga de peixes : se me disseres novamente que queres usar um escumador e 5kgs de rodcha para 2 donzelas, eu refaço o meu discurso e digo que serve. Agora se começas a falar em cirurgiões ou algo de maior "calibre", voltamos atras e nao voltar a servir.

Tenta passear por lojas , ler uns artigos em revistas e online, por aqui as tuas duvidas e ir, mais ou menos, escolhendo que peixes e que quantidade, para depois escolher adquadamente a filtragem e que tipo de aquario. Por exemplo, um aquario desses com 4 casais de cavalos marinhos tem uma filtragem e uns requerimentos em termos de movimentação de agua completamente distinto de um casal de cirurgioes e anjos ( centropyges ) .

Desde já te deixo uma boa biblia de peixes : www.wetwebmedia.com , usa-a , bem como este forum ( o aquariofilia.net ) e outro bom forum : www.reefcentral.com .

 

:arrow: Só para peixes uma lampada florescente serve ou é perciso algo mais?

 

Vamos lá ver... servir serve. Mas a tua rocha viva com uma lampada florescente não se vai aguentar ( em termos de alga coralina ) . Alem disso, com uma boa lampada vais poder apreciar as cores dos peixes melhor e podes inclusivé manter alguns corais moles que vão dar outro aspecto completamente diferente ao aquario ( Dependendo do peixes claro ) ; eu apostava numa calha dupla T5, que nao é muito cara para o teu tamanho de aquario, com uma lampada branca e outra actinica.

 

:arrow: Quanto custa um Quilo de Rocha viva?

 

Outra vez, tens de fazer a pesquisa : mas depende ( em todas as lojas ) da quantidade que compras. Se compras ao kilo, pode variar entre os 20€ aos 14€ , dependendo da qualidade da rocha e da proveniencia. Se comprares por "atacado", digamos uma caixa de 25kgs de uma vez, pode baixar até aos 10 ou mesmo abaixo disso.

Para comprar rocha, tenta sempre pedir para seres tu a escolher os bocados e tenta variar : escolhe uns bons "mamarrachos" para servirem de base para estrutura, uns arcos e uns "plateaus", rochas espalmadas e longas, para servirem de parte de cima das grutas . Tenta sempre cheirar a rocha, deve cheirar a marisco ( melhor descrição que consigo dar :) ) e nunca a podre, sinal que a rocha tem elementos em decomposição. Deve tambem apresentar uma boa camada de alga coralina ( a parte "bordeaux" ) e ser o mais leve possivel, sinal que é porosa e um bom ambiente para fixação de bacterias. Se vieres duas pedras com o mesmo tamanho e uma for metade do peso da outra, apanha-a ! .

 

:arrow: Grande parte dos aquários que já vi não têm tampa superior será que ter uma não reduziria a evaporação?

Reduzir reduz efectivamente. Mas depois tens o problema de a agua vai-se condensar na tampa e vai reduzir a intensidade das lampadas. Ha aquarios em que a evaporação é bem vinda e até estimulada, como nos aquarios de recife, para poder repor-se agua com calcio.

 

 

:arrow: Para as reposições de água posso uzar a da torneira ou tem mesmo de ser água destilada ou de osmose?

Outra vez, depende dos peixes ; se forem só donzelas, elas aguentam agua da torneira. Mas é um risco grande, pois a agua da torneira e´altamente variavel em termos de parametros e quase nunca aceitavel para aquarios marinhos. Tenta comprar uma osmose ou se sobrar pouco dinheiro para ela depois de comprar tudo para o aquario, tenta pedir à loja que te venda agua de osmose ; quase todas as lojas o fazem, a preços convidativos.

Para corais e a maioria dos peixes, a osmose é imperativa.

 

 

Para finalizar álguem me pode também explicar qual é a vossa política de não falarem em preços ou em nomes de lojas? É que por causa disso não tenho a menor ideia dos custos que este aquário envolve nem sei qual será a melhor loja á qual me dirigir para comprar o material (vivo em Coimbra)....

Desculpem se me alonguei muito mas já tentem muito esclarecer estas duvidas e não consegui...

 

Isso deve-se ao facto de terem havido umas telenovelas com lojas aqui no forum e cortaram o mal pela raiz ; mas os administradores tentaram cortar o mal pela raiz, proibindo falarem de lojas e de preços. Por suma, quem sofre no fim é as pessoas que perguntam duvidas e nao se pode responder correctamente a nao ser por mensagem privada.

 

Agora, o melhor conselho que te posso dar é compra uma ou duas ediçoes da AM e folheia ( os bons artigos, diga-se ) e procura por lojas. tens la imensas, telefona, explcia que és de Coimbra e querias saber preços antes de te ires à loja ( provavelmente vais telefonar para mutia loja de lisboa e uma ou outra do Porto ) e organiza num papel ou folha de excel os orçamentos das lojas para aquario, calha T5, escumador, rocha e mais o que precisares. Pergunta se a loja tem mailing list quando recebem peixes e pede-lhes para adicionarem.

 

E claro, tenta tirar um fim de semana ( ou um dia se tiveres carro ) para visitar as lojas , ver como estão os peixes, se teem doenças e começa a escolher uma ou duas loja que são do teu agrado, que o atendimento é simpatico e que os peixes que lá estão com bom aspecto e com saude.

 

Um abraço e boa sorte,

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ouve lá ó suiço as noticias não chegam aí é :):arrow::arrow:

 

Politica do fórum em relação às lojas

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=17288

 

Quanto ao tópico do Spaghetti vou ser um pouco mais sucinto

 

1 - Onde que mandam fazer os vossos aquários e que preço posso esperar por um deste tamanho?

 

Em principio terás a vantagem dessa medida poder ser considerada standard, de modo que a maioria das lojas comercializa marcas que têm aquários desse tamanho. Atenção à espessura do vidro, não te poupes neste aspecto!

 

2 - Este escumador que estou a pensar comprar é suficiente e mais uma vez por que preço é que o arranjo?

 

Os H&S são juntamente com os Deltec, dos melhores escumadores do mercado (tenho um 200-1260 empacotado à espera da nova montagem) de modo que me parece muito bem a tua escolha! Quanto a preços não sei uma vez que não é muito comum encontrá-los por cá. Se preferires comprar cá por uma questão p.ex relacionada com as garantias nacionais é preferível ires para os Deltec.

 

3 - Para filtrar a água só perciso de RV e do escumador ou é perciso mais algum tipo de material?

 

Chega e sobra! Poderás eventualmente teres necessidades pontuais de colocares carvão ou algum tipo de resinas anti fosfatos.

 

4 - Só para peixes uma lampada florescente serve ou é perciso algo mais?

 

Sim chega...mas na minha opinião deverias montar um aquário de recife e aí poderias optar por T5's, PowerCompacts ou HQI dependendo do tipo de corais que queiras vir a manter.

 

5 - Quanto custa um Quilo de Rocha viva?

 

Varia bastante com a origem, pode ir dos 15 aos 25 euros por kilo

 

6 - Para as reposições de água posso uzar a da torneira ou tem mesmo de ser água destilada ou de osmose?

 

Se não queres ver o teu aquário com uma praga de algas ou contaminado com algum material pesado, deverás adquirir uma osmose. É fundamental!

 

Quanto à politica do fórum, recomendo-te a leitura do tópico que coloquei mais acima! Quanto a lojas recomendadas na tua zona não sei, mas se fosses daqui de baixo não teria qualquer dúvida em recomendar-te a ReefDiscus em Cascais que de momento na minha opinião é a melhor loja do mercado (não conheço todas atenção!) para aquariofilia de recife.

 

Boa sorte

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ouve lá ó suiço as noticias não chegam aí é  

 

 

:):arrow::arrow: ahahahahah... que queres, eu quando sai de Portugal, no longiquo ano de 1433 , o forum ainda ser regia por aquelas regras :arrow:

 

um abraço duarte, ja agora, como vão esses zoanthus-bought-in-batalha-made-in-campo-pequeno ? :arrow:

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais obrigado pelas vossas respostas que já me ajudaram bastante....Tenho no entanto mais algumas perguntas preparadas :

cheers Para quem vive em coimbra.....Qual é a loja que recomendam?

;) Qual é o preço que posso esperar por um bom sistema de iluminação T5? e HQI?

:D Estou a pensar mandar fazer um móvel só para o aquário e não sei qual é o melhor material no que diz respeito á resistência á água do mar falaram-me em contraplacado marítimo....Aconcelham?

:wink: Quando falam em aquários furados é só para o caso de ter uma sump não é ? Onde e como é que esses furos devem ser feitos?

8) Qual é a espessura do vidro mais indicada para este aquário? P.S.(Aqui não quero poupar ponham mesmo a melhor)...

:arrow: Para finalizar existe alguma loja on-line nacional onde eu possa ir ver preços?

 

De momento é tudo.....E mais uma vez obrigado pela paciência....

João Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Spaghetti,

 

1- nao sou de coimbra... nao posso responder a esta...

 

2- para sistemas de t5 nao sei preços... podes ver no site da redfish (nao sei o endereço...), por exemplo. para as hqi's nao me lembro muito bem mas penso que o meu foco rondou os 115€. para um aquario desses precisarias de 2 focos. tenta entrar em contacto com o membro Ramirezi. ele tambem te podera arranjar preços para as t5.

 

3-Para o movel eu aconselharia uma estrutura em metal (Ferro galvanizado ou inox, penso que o 316) e depois fazias uma "capa" em madeira para tapar a estrutura. nao sei que tipo de madeira utilizar. penso que o contraplacado maritimo podera ser uma boa opçao quer para uma estrutura completa, que para a servir de "capa".

 

4-o aquario furado e mesmo para quem tem uma sump ou refugio abaixo do aquario. ele devera ser colocado dentro de uma coluna seca (que e tipo uma divisao que fazes no aquario, pode ser nos cantos ou mesmo no meio do aquario) que serve para, no caso de qualquer problema (falha de luz ou avaria da bomba de retrono), nao teres inundaçao.

 

5-quanto a espessura eu aconselharia pelo menos 10mm, mas apostaria mais em 12mm

 

6-procura no espaço dedicado as lojas aqui no forum. poderas encontrar alguns sites que vendam material online (sei que a redfish vende... as outras nao sei...)

 

espero ter ajudado...

abraços

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo....tão bem embora tenha desmontado o aquário :wink: Tou a montar um maiorzito! Depois meto fotos um dia destes :P

 

Para quem vive em coimbra.....Qual é a loja que recomendam?

Qual é o preço que posso esperar por um bom sistema de iluminação T5? e HQI?

Estou a pensar mandar fazer um móvel só para o aquário e não sei qual é o melhor material no que diz respeito á resistência á água do mar falaram-me em contraplacado marítimo....Aconcelham?

Quando falam em aquários furados é só para o caso de ter uma sump não é ? Onde e como é que esses furos devem ser feitos?

Qual é a espessura do vidro mais indicada para este aquário? P.S.(Aqui não quero poupar ponham mesmo a melhor)...

Para finalizar existe alguma loja on-line nacional onde eu possa ir ver preços?

 

 

Um bom sistema para um aquário de 1,20 mt com 2x150 HQI p.ex deve rondar os 500 euros. O mesmo valor ou muito próximo das T5

 

Móvel faz em aço galvanizado que é resistente e barato! Se levar um tratamento com esmalte anti-ferrugem fica 5 *

 

Os aquários furados são normalmente para serem utilizados em conjunto com uma sump. Os furos devem ser efectuados no fundo ou no lado dentro de uma coluna seca.

 

Se não queres poupar no custo do vidro, aconselho vivamente então os 12mm

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ter lido muito neste forúm e das respostas que tive neste tópico chegui a isto: http://img.photobucket.com/albums/v716/lik...vs/Semttulo.bmp

 

Isto claro que é mto generalista mas penso que a base é isto.... Caso alguma coisa esteja mal ou a faltar agradecia que a indicassem....

João Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após uma boa dose de refleção decidi alterar o tamaho do aquário para 120*60*60=430l será que o escumador que referi em cima continua a servir ?

Uma Sump de 54l chega?

Apenas para mantar a rocha viva que iluminação deveria pôr?

João Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Spaghetti:

Eu tb sou de coimbra e tb estou a mudar de ciclídeos africanos para recife(tenho um aquário de 200*50*50).

Penso que a fitónia é uma boa opção dado o conhecimento técnico do dono.

Mas em alguns produtos, o melhor é procurares em lojas de lisboa online, por praticarem preços mais baixos (especialmente em produtos tunze: bombas e escumadores).

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah... e a iluminação pode ser muito mais barata, se tiveres uma qualquer caixa em madeira ou outro material, que tape todo o aquário. Nesse caso podes optar por soluções em que a estética não é importante. Exemplo, montar um sistema apenas com os reactores/balastros electrónicos e os fios para as lâmpadas fluorescentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais