Finalmente agora é de vez :)


Recommended Posts

A primeira parece-me muito fraca.

.06 watt LEDs

6500K LEDs

Eu não usava.

 

A segunda parece ter boas caracteristicas mas procura algumas referencias antes de mandares vir.

54*1w Led

10000K LEDs

 

Não segui perceber se é possivel por um relogio para trocar de noite/dia ou se será só manual. Para isto tem de ter duas tomadas.

Cumprimentos,

<!--740_689.png-->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 178
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

  • 3 semanas depois...

update:

 

 

 

Temp. (ºC) Densidade(peso) pH KH Ca(ppm) NH4(ppm) NO2(ppm) NO3(ppm) PO4(ppm)

26.0 1023 8.00 8.0 300 0.00 0.00 0.00 0.00

 

 

 

estranhamente o teste de sio4 deu-me rosa que é uma cor que nem aparece no grafico, sera que tenho os testes estragados é que duvido muito que tenho o calcium a 300 os corais estao um espectaculo e ja se nota algum crescimento e tudo...

 

caramba...

Editado por Razstec
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas encontrei uma loja no ebay com bastante variedade de comidas, deem uma vista de olhos e digam o que aconselham para corais moles e peixes.

 

http://stores.ebay.co.uk/Phyto-Plus?_trksid=p4340.l2563

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas encontrei uma loja no ebay com bastante variedade de comidas, deem uma vista de olhos e digam o que aconselham para corais moles e peixes.

 

http://stores.ebay.c...sid=p4340.l2563

 

Abraço

 

Podes tambem ver na amazon.co.uk de peixes por enquanto nao compro, mas compro para os caes a metade do preço de marcas conceituadas, e ja vi material de aquario tambem baratinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, baseado na minha lista? Na minha lista não tenho tanta comida. :P

 

Isso é comida a mais diariamente, e congelado só devia ser uma vez por semana e já era um pau. lol

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu entretanto tive a pensar e congelada da muito trabalho todos os dias, vou apostar em flocos e bloodworms, artemia , daphnias liofilizadas, phytoplanktoon, zooplanktoon, granulado e pastilhas de spirulina.

 

Como achas que devo dividir a alimentação?

 

tava a pensar em juntar a comida liofilizada toda e dar mistura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu gosto de dar 1 a 2 vezes por semana(não mais) comida congelada (ultimamente artemia ou ovas de bacalhau) e assim alguns corais também aproveitam :)

cortado em quadrados dentro do congelador numa caixa fechada, não dá muito trabalho.

 

e com uma pipeta, podes alimenta-los á "mão" que sempre ajuda a criar relações :n00b:

Editado por pjvf

<!--740_689.png-->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia é dar uma alimentação o mais variada possivel, os custos não sao muitos por mes e por causa de 5€/mes se poder dar o melhor é sempre bom.

 

Eu neste momento tenho phytoplankton, zooplanktoon, granulado, pastilhas de spirulina e de invertebrados para os heremitas mas queria complementar, agora a duvida é alimento liofilizado ou congelado? O alimento congelado é melhor não é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva raztec tive a ver o teu tópico e pareceu-me que devia deixar aqui uma resposta para te ajudar.

 

Antes de mais e minha primeira pergunta é se esta lista de equipamentos que tens esta actualizada:

Aquario Panoramico 160L

Termostato 300w

Filtro externo cascade 1000l/h (rocha de coral grossa e carvao activo)

Escumador TMC V2 1000l/h c/ Bomba de 3000l/h

Wavemaker duplo Sunsun 6000l/h

2x Lampada T8 30w

10kg Areao de coral sugar size

11Kg Rocha Viva Fiji

Se sim penso que deverias tentar melhorar a iluminação. O primeiro conselho é que não vás para Leds baratos que encontras no ebay. Ter uma iluminação LEDS decente requer um investimento muito avultado. Para o teu aquário de 160W o ideal em lâmpadas T5/T8 é 1W por litro. Podes colocar uma calha de T5 por um preço barato (não vas para calhas chinesas e procura uma coisa com qualidade) e manter uma iluminação excelente.

 

No entanto penso que para já o importante é manteres os parâmetros químicos sobre controlo apertado e rigoroso. Nestas últimas fotos o aquário ja pareceu mais saudável e os corais ja pareceram bastante melhores, houve progressos significativos apesar de teres começado com o pé esquerdo.

 

Quais os teus parâmetros actualmente de: Temperatura, Salinidade, CA, MG, KH, NO2, NO3, PO4, NH4 ?

Eu no inicio do aquário media regularmente todos esses valores. E quando falo regularmente é de 7 em 7 dias. Actualmente de 7 em 7 dias so meço o Ca, MG e KH. Os restantes meço esporadicamente, mas ja tenho aquário há mais de 2 anos. Se quiseres podes consultar:

http://reefcentral.wordpress.com/

 

O mais importante é apostares nos equipamentos certos antes de apostares nos vivos e comprar bons equipamentos e so 1 vez.

Relativamente a alimentação eu dou artemia todos os dias aos meus peixes assim como comida granulada e flocos. No entanto acho positivo alimentares comida variada.

 

Atenção que o fitoplancton e o zooplankton são bombas de NO2, NO3, PO4 cada vez que deitas no aquário portanto doseia na dose certa e dose muito pequenas com uma pipeta em cima dos corais que queres alimentar. Podes procurar no google LPS feeding.

 

Regula bem também o escumador para ter uma escumação o mais eficiente possível e de preferência uma escumação mais liquida para tirar toda a porcaria possível. Não conheço esse escumador.

Usa também carvão activado. Bastam umas 150g por mês e trocas todos os meses.

 

Que rotina de manutenções tens e que produtos estas a dosear actualmente?

 

O meu maior conselho é seres rigoroso nas medições químicas da água e manteres a mesma com os melhores parâmetros possíveis. Compra bons equipamentos primeiro antes de investir em vivos e quando vires que tens tudo controlado avança para os vivos.

 

Tens muitos exemplos de aquários desse tamanho belíssimos com muitas variedades de zoanthus, ricordeas, LPS e moles. Podes também melhorar o layout.

 

Tens Sump? Tira foto também da tua área técnica com fotos do escumador, etc. Isto é da-nos o máximo de informação possível sobre o aquário.

 

Cumprimentos e espero ter ajudado.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, antes de mais obrigado pela resposta.

 

o equipamento é o mesmo so alterei uma das lampada para uma actinica azul de 10000k, achas que preciso de mais iluminação?

 

Os parametos quimicos estao todos bem inclusive o calcium que me estava a dar problemas ja esta em 450.

 

Eu tenho um filtro externo so para carvao e areao grosso.

 

Em termos de rotinas mudo 30L uma vez por semana ainda nao sinfonei o areao porque como tenho poucos vivos ele continua limpo.

 

O escumador como é de 1000L ate é demais e limpa bastante.

 

Nao tenho sump porque o meu movel nao permite.

 

Sim queria alterar o layout, ando a ver se encontro uns kilitos de rocha morta para redefenir e dar mais estabilidade.

 

Neste momento dou phytoplanktoon a segunda feira(5ml) e zooplanktoon a sexta(5ml) nos outros dias dou granulado, pastilhas de spirulina e pastilhas para inverts, juntamente com isso crio artemia diariamente e dou uma seringa de 20ml por dia.

Tambem dou umas duas vezes por semana calcium liquido(5ml) e coraline algae booster(5ml).

 

O que achas?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá sim devias ter mais iluminação, pelo menos o dobro dessa. Não sei se isso é possível ou como tens o aquário montado.

Devias estudar as várias possibilidades que tens para reforçar a iluminação. Mas o que queres que faças, estuda bem todas as possibilidades que tens.

 

A nível de layout podias formar 2 ilhas. Uma mais baixa e outra um pouco mais alta. Axo que ficava melhor ;)

Nem precisas de por mais rocha, basta fazeres o desenho num papel e veres que rochas tens e depois mexer no layout de forma a ficar como tu pretendias que ficasse.

 

Se tens os valores bem e os corais se estão a dar bem mantém a formula que usas ;)

 

É bom sinal que o escumador esteja a rodar bem, isso é muito importante.

 

Coloca também umas fotos para ver como isso está a progredir. Fotos do aquário e área técnica.

Podes formar ai um excelente aquário com corais bonitos e coloridos.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado hoje nao vou poder mas amanha posto fotos de tudo.

 

O layout estava a pensar em manter como tenho mas do lado direito(lado dos equipamentos) fazer um monte mais alto e dar um aspecto de desnivel na diagona para o outro lado, nao sei e se as bases que tenho aguentam porque inclusive como vou por um goby watchman eles parece que gostam de "abanar" as pedras.

 

Quanto a iluminacao é algo a ver, como tenho metade do aqua tapado seria dificil alterar a tampa, tenho um sistema de iluminacao parado para duas lampadas E27 mas duvido que encontre alguma coisa nesse formato que interesse.

 

Obrigado pelas dicas, amanha ja posto fotos com os corais completamente abertos, a gsp estava de tal maneira carregada que cortei um bocado com bisturi e colei noutra pedra, esta impecavel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, podes sempre tirar a tampa toda do aquário e por uma calha pendurada como a minha ou apoiada nos lados.

Desta forma ficavas com a superfície de água toda á vista, que fica mais bonito e podias por uma calha a sério.

 

Eu para esse aquário apostava em corais coloridos (zoanthus, ricordeas, lps) que são fáceis e são muito bonitos. Depois com o tempo podias por um ou outro SPS.

 

Cumprimentos.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é uma hipotese, é algo que tenho de ver bem e ir fazendo contas...

 

os corais so quero corais moles, agora quero ver se arranjo uns substitutos de anemonas para os palhacos.

 

a seu tempo a coisa vai, amanha ja mostro o estado geral.

 

Ja agora, o actinodiscus que te comprei agarrou muito ao de leve no canto de uma pedra, achas que o tire da caixa ou é melhor deixar la ficar mais uma semanita?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é uma hipotese, é algo que tenho de ver bem e ir fazendo contas...

 

os corais so quero corais moles, agora quero ver se arranjo uns substitutos de anemonas para os palhacos.

 

a seu tempo a coisa vai, amanha ja mostro o estado geral.

 

Ja agora, o actinodiscus que te comprei agarrou muito ao de leve no canto de uma pedra, achas que o tire da caixa ou é melhor deixar la ficar mais uma semanita?

 

Olá sim é uma questão planeamento.

 

Relativamente ao actinodisco deixa-o la tar até ficar melhor agarrado. Senão mete-lhe la mais pedras por baixo apra ele ter mais sitios onde se agarrar.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vao as fotos, se calhar ate dava para fazer sump naquele aquario pequeno no fundo do movel, ele leva 30L acham que chega para fazer sump???

 

 

img1792c.jpgimg1850sv.jpg

img1851q.jpg

img1853ys.jpg

img1854f.jpg

img1855er.jpg

img1856v.jpg

img1858bc.jpg

img1860pe.jpg

img1862ok.jpg

img1863o.jpg

img1864r.jpg

img1865b.jpg

img1866m.jpg

img1867b.jpg

img1868hf.jpg

img1870a.jpg

 

 

 

Ja agora o que é isto, encontrei em duas rochas diferentes.

 

img1831kc.jpg

img1838i.jpg

img1846a.jpg

Editado por Razstec
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, pelas ultimas fotos parece melhor. Ta a,melhorar e com muita coralina.

No entanto noto que tas com cores muito castanhas e isso é derivado da iluminacao.

Com melhor iluminação ias melhorar muito nesse aspecto.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, qual a melhor maneira de adicionar rocha morta que esteve fora do aquario um tempito?

 

Eu neste momento tenho a rocha num recepiente com termostato, bomba de circulação e sal(nao sei bem porque mas tinha a ideia que ajudava a limpeza), li por ai que devia ferver e por em vinagre, o que aconselham?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, qual a melhor maneira de adicionar rocha morta que esteve fora do aquario um tempito?

 

Eu neste momento tenho a rocha num recepiente com termostato, bomba de circulação e sal(nao sei bem porque mas tinha a ideia que ajudava a limpeza), li por ai que devia ferver e por em vinagre, o que aconselham?

 

Obrigado

Viva, estás a proceder bem. Se a quiseres ferver também podes (nao ponhas o vinagre, água basta).

Deixa-a tar assim durante uns 15 dias, porque desta forma ela vai libertar carradas de nitratos e nitritos para essa água e quando entrar no aquário vai estar limpa e em perfeitas condições não afectando a qualidade da água.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais