Plantas Pretas


Ed_boy

Recommended Posts

Tenho um aquário de 120 lt e agora têm-me aparecido vária sujidade nos vidros do aquário que me parece que seja green spots e agora as valisnérias estão a ficar pretas. O que se passa?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desiquilíbrio de nutrientes certamente ou iluminação inadequada.

As valisnérias possivelmente têm uma camada de algas a formar-se na superfície das folhas, escurecendo-a; não penso que seja mesmo a planta a ficar preta.

 

Tens que dar mais detalhes do teu aquário:

- fertilização (sim/não, qual e quanto);

- iluminação (quantos W e quantas horas diárias);

- CO2 (sim/não);

- substrato (fértil/inerte);

- tempo de montagem;

- fauna (se há equipa de limpeza ou não e qual);

- restantes plantas (se são espécies de crescimente rápido ou não);

- e talvez mais qualquer coisa que eu me possa estar a esquecer.

 

A partir desses dados é que se vão eliminando hipóteses até se encontrar a causa e a solução para o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso mesmo. A planta não fica preta, é uma espécie de camada.

 

Fertilização:

  • Ferropol 24 (Diariamente)
  • Ferropol (Semanalmente

Iluminação:

  • 2 Lâmpadas de 54 Watts T8 com 7 horas diárias.

Co2:

  • Não tenho.

Substrato:

  • JBL AquaBasis plus

Tempo de Montagem:

  • Cerca de 2 Anos

Fauna:

  • Otto, 3 corydoras (equipa de limpeza)

Flora:

  • Valisnéria Nanas
  • Feto de Java

Filtro:

  • Sera 250+UV

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

podes ver aqui a ver se descobres qual é a tua alga.

 

http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm

 

Também neste site indica possíveis causas para as mesas.

 

No entanto, pessoalmente, eu acho que tens muita luz para quem não tem CO2 e também não tens qualquer fonte de nitratos e fosfatos.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estive a ver e nada.

 

Que fontes de nitratos e fosfatos poderia ter?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada o quê? Não está no site? Tens a certeza? Acho pouco provável. Tira foto e mete aqui para a gente ver.

 

Nitratos e fosfatos é fácil. É só comprar um fertilizante que os tenha (e.g. Elos fase 2, TPN+, ADA lights,...).

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E continuo a fertilizar também com o ferropol? Vou colocar fotos!

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

IMG00111-20111018-1738.jpg

 

Aqui vai uma foto.

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois não dá para ver grande coisa...

 

não dá para fazer uma um pouco melhor tipo zoom na alga. Arranca uma folha e tira a foto cá fora se te facilita.

 

ferropol - sim podes continuar a usar. pelo que percebi são micros e potássio o que também é importante.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Indo por partes:

 

Fertilização:

- Não estou familirializado com os produtos da JBL, mas fazendo uma breve leitura na descrição do site deles verifiquei que em ambos é dito que não contêm nitratos e fosfatos, nutriente este cuja carência é apontada como a principal causa das algas green spot. Fosfatos são uma faca de dois gumes: a mais causam algas de outros tipos, a menos podem originar green spot. Isto torna-o na minha opinião o nosso suspeito n.º 1.

 

Iluminação:

- Perguntei para o caso de ser excessiva ou as lâmpadas já terem ultrapassado a sua vida útil, o que pode causar também algas. Apesar de não teres plantas exigentes para essa luz toda (que seria boa para um plantado mais exigente), por estar só 7 horas ligada faz com que eu pense que, pelo menos directamente, não deverá ser daqui. Quanto mais a boa iluminação aumentará a fome das plantas por nutrientes, o que pode levar a carências ou desiquilíbrios como poderá estar a acontecer com os fosfatos. Ainda assim, é uma quantidade de iluminação significativa, o que as algas agradecem. Suspeito n.º 2, apesar de, em meu entender, ter menos culpas no cartório.

 

CO2:

- A sua adição é um dos melhores travões para as algas, seja na forma gasosa ou em soluções líquidas como o Flourish Excel ou produtos similares. A sua carência não provoca, por si só, algas. Pode ser parte da solução, mas não será a causa directamente. Suspeito n.º 3, não que o aquário exija CO2, mas porque a sua adição só faria bem para combater as algas

 

Substrato:

- Bom substrato fértil mas que, tal como os fertilizantes, não contém fosfatos nem nitritos. Acreditando na hipótese da carência de fosfatos como causadora de green spot, o substrato também contribui para isso. Torna-se também um suspeito, ligado juntamente com a fertilização.

 

Tempo de montagem:

- Perguntei apenas isto porque em aquário recentemente montados existem frequentemente nutrientes em excesso, mas com 2 anos de montagem, claramente não é o caso.

 

Fauna

- A fauna não seria a causadora mas podia ser parte da solução. A única vez que tive green spot (e foi num início de montagem), bastou-me a equipa de limpeza e não precisei de fazer qualquer outro tipo de alteração na fertilização (nem fertilizava na altura). Muitas vezes acusam os ottos de serem preguiçosos (sobretudo com algas mais chatas como as green spot) mas os meus fizeram um trabalho impecável. Eles e os caracóis clithon corona, que até considero mais eficazes que os ottos pois limpam mais a fundo, têm-me deixado os vidros e superfícies impecáveis deste e de outros tipos de algas. Poderá ser de considerar adicionar dois ou três caracóis da família das neritinas para ajudar (eu gosto dos clithon corona porque não espalham ovos por tudo o que é sítio como os seus primos).

 

Flora:

- Não se tratam de culpados mas ajudam a compreender o que se estará a passar. São ambas plantas pouco exigentes mas as valisnérias são de crescimento rápido, o que implica uma maior assimilação de nutrientes, o que pode provocar desiquilibrios. Ao fertilizar-mos estamos a alimentar de nutrientes em falta mas também a sobrecarregar de nutrientes que não são absorvidos. Por um lado podem não ser suficientes para absorver um excesso de nitratos (que é causador de algas), mas por outro também podem ser o que basta para reduzir os fosfatos drasticamente, abrindo caminho às green spot. A única coisa que eu mexia seria adicionar plantas de superfície se verificares um excesso de nitratos.

 

Filtro:

- O que queria saber era se tinhas filtragem biológica que absorvesse nutrientes, como carvão, zeolite, etc., o que poderia provocar um desiquilíbrio, e se produz ou não uma boa circulação da água por todo o aquário. Mas ainda mais com UV, a culpa não seria provavelmente daqui.

 

Resumindo, na minha modesta opinião, e estejam à vontade para me corrigir, haverá aí uma combinação de baixos fosfatos com boa iluminação (deixo em aberto a questão do excesso de nitratos, pois entre o que é produzido e o que é absorvido, só um teste poderá tirar as teimas).

 

Solução activa:

- introduzir fosfatos na rotina de fertilização através de algumas receitas de soluções NPK que se encontram aqui no forum (se houver paciência para aulas de química) e introduzir também CO2.

 

Solução passiva (que eu dou preferência):

- melhorar a equipa de limpeza (caracóis neritinas seria bom), colocar também CO2 (eu recomendava Flourish Excel em vez de avançar já para sistemas pressurizados ou caseiros) e introduzir algumas plantas de superfície em caso de excesso de nitratos.

 

P.S.:Pela imagem que colocaste, eu digo-te que os meus caracóis e ottos faziam uma festa! As plantas novas ao fundo parecem ter um crescimento bom e saudável. Acho que não valeria a pena inventar muito nem alterar as rotinas de fertilização,mas simplesmente apenas adicionar armas contra as algas (comedores e CO2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

O post do 7tubal vem na sequência da minha conversa que é provável que seja falta de nutrientes.

 

apenas umas correcções. Os nitratos e fosfatos não causam algas. Está amplamente provado. É sim a falta deles que origina muitos tipos de algas como tu próprio o afirmas e bem.

 

O CO2 é bom mas não é necessário. Se não for uma opção viável eu sugiro que para além da fertilização, reduzas um pouco a luz. Mas trata primeiro da fertilização. Vê o que acontece durante as próximas 3-4 semanas (tenta tirar o máximo de folhas infectadas). Se a coisa persistir, reduz então um pouco a luz.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas Dicas pessoal ! Então achjo que vou comprar o Flourish Excel e comprar mais neritinas e otos

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei bem que fertilizante de fosfatos comprar. Têm alguma sugestão?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver assim por alto e vi este:

http://www.wate-r-evolution.com/shop/liquido/236-eas.html

 

e este:

 

http://www.wate-r-evolution.com/shop/fertilizantes/218-fertilizante-de-potassio.html

 

 

Mas também cliquei num link em que era um método de Macros com Micros .

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas que existe falta de nitratos? Tenho que comprar uns testes para ver.

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.theplantedtank.co.uk/EI.htm

 

O Que acham deste método?

 

Ou deste:

http://www.brazio.org/blog/2010/02/12/estimative-index-quickstart/#more-428

Editado por Ed_boy

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde posso comprar esses químicos??

 

Cumps e obrigado pela ajuda

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é em pó,certo?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém pode ajudar?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou utilizar o Segundo método

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais