Macropodus Concolor


theDirge

Recommended Posts

Sou novato por estas andanças e este é o meu primeiro post por isso: Olá a todos!

 

Antes de expor a minha dúvida gostaria de salientar que li todos os tópicos sobre os peixes deste grupo e como a informação não era muita decidi então avançar e pedir ajuda aos mais experientes.

 

Nunca tinha tido qualquer anabantídeo para além do super conhecido betta e esse quando o tive foi num comunitário com guppys, mollys e outros vivíparos e nunca tive qualquer problema.

Desta vez quis avançar para um peixe que é um desejo antigo e tentar fazer criação, o peixe paraíso e resolvi escolher o "concolor" por ser mais difícil de encontrar e por achar lindo. O macho já o tenho a algum tempo mas a fêmea só a consegui adquirir muito recentemente. Desde que os juntei, o macho pura e simplesmente não larga a fêmea e quando ela se consegue esconder dele não é por muito tempo.

Já pensei em mudar o layout do aquário que só tem 40cm (22L) e tentar posicionar um esconderijo melhor para a fêmea, sei que vou ter que arranjar outro local para transferir a fêmea porque o macho encarrega-se dos ovos sozinho (a semelhança dos bettas por ex.) mas a minha dúvida neste momento é se de facto tenho uma fêmea porque o macho tem um comportamento muito dominante embora nem sempre agressivo(já o vi investir) e a maioria das vezes quando a aborda "abre-se todo" e ela faz também um pouco isso embora não tenha as barbatanas tão grandes como ele e dão rabo com rabo e depois ela ou ele afastam-se. Levam a vida nisto..

 

Anyway deixo em baixo as fotos para me ajudarem e dizerem se de facto é um casal só para eu ter a certeza.

 

http://img545.imageshack.us/img545/6674/dsc00747p.jpg

 

http://img718.imageshack.us/img718/3707/dsc00746xw.jpg

 

http://img696.imageshack.us/img696/879/dsc00745xz.jpg

 

http://img263.imageshack.us/img263/7391/dsc00744h.jpg

 

 

Aceito sugestões e qualquer ajuda da vossa parte será bem vinda.

A medida que forem surgindo novidades vou tentando postar para ver se começa a aparecer aqui mais info sobre este peixe tão bonito.

 

Cumprimentos a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho algumas novidades para vos dar.

 

Agora tenho a certeza que é um casal isto porque no dia seguinte ao post vi os peixes a fazerem o "abraço" sem ninho de bolhas. Mas aquilo é uma relação amor-ódio porque ele tanto dançava para ela como no minuto seguinte batia-lhe :shock:

Decidi então fazer um circulo em esferovite e por na zona do aquário onde ele andava mais para o incentivar a fazer o ninho de bolhas e teve o efeito esperado.

 

Qual não foi a minha surpresa, ontem pela manha ele já tolerava as aproximações dela a zona territorial dele e andavam a fazer novas tentativas do "abraço", reparei também que ela estava mais inchada.

 

A minha grande surpresa aconteceu a noite quando cheguei a casa.

 

Sinceramente não esperava que as coisas acontecem tão rápido..

 

Demoram quanto tempo a nascer os pequenotes? Qual a melhor alimentação? Quanto tempo demora o labirinto a ser formado? Devem ser mantidos ao cuidado do pai até quando?

 

Inté

Editado por theDirge
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como ninguém se chegou a frente para me ajudar nas questões que fiz tive que ir a procura das mesmas na Internet.. :surrender:

 

Relativamente ao tempo que os ovos demoraram a eclodir foi entre um ou dois dias. Em relação à alimentação após um dia dos pequenotes terem nascido convém fornecer infusórias, artêmia, micro vermes mas eu tenho dado apenas "Hikari tropical first bites" que é tipo um pó próprio para alevins..

 

Gostava de salientar o facto de até ver ter o casal no mesmo tanque. Eu li e já me disseram que convém retirar a fêmea após a desova porque o macho fica muito protector e normalmente mata a fêmea mas como não houve grande alteração no comportamento de ambos vou deixando estar embora sempre alerta e preparado para a retirar a qualquer altura. :naughty:

 

:doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Agadeço a disponibilidade para ter partilhado a eperi^ncia apesar de ninguem ter respondido. É de facto uma espécie muito interessante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais