Iluminação


Recommended Posts

boas pessoal,a coisa de 2 meses a minha calga ficou com 2 lampadas t5 de 54w fundidas,como tenho um amigo que tem uma firma do ramo pedilhe as lampadas

so que as lampadas nao vierem iguais as que eu ca tinham,os Wts sao os mesmos mas as lampadas teiem um tom mais amarelado que as que eu ca tinha

a minha questao e a seguinte:

sera que faz diferenca para as plantas' nomeadamente musgos que é o que mais uzo?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal,a coisa de 2 meses a minha calga ficou com 2 lampadas t5 de 54w fundidas,como tenho um amigo que tem uma firma do ramo pedilhe as lampadas

so que as lampadas nao vierem iguais as que eu ca tinham,os Wts sao os mesmos mas as lampadas teiem um tom mais amarelado que as que eu ca tinha

a minha questao e a seguinte:

sera que faz diferenca para as plantas' nomeadamente musgos que é o que mais uzo?

obrigado

 

As lampadas que a tua calha tinha eram T5 proprias para aquários.As lampadas que o teu amigo te deu são provavelmente T5 para uso em casa não optimizadas para o uso em aquário. Se podes manter plantas com essas lampadas se têm os mesmos watts da anterior,sim podes.

Só que devido devido a temperatura da luz não ter K's suficientes a côr não é a ideal.Mas dá para manter as plantas.

Muitos usam lampadas caseiras para poupar uns €€€€€.

 

Olha melhor do que eu este link explica bem isso da temperatura da luz.

iluminação

 

O ideal é andar pelos 6000k porque a cor e intensidade é a que se aproxima mais da luz do dia a dia.

Editado por aquariomaniaco

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta amigo

 

nao consegui a abrir o link pelo menus esta a dar-me erro agora...

 

entao sendo assim posso continuar com os musgos,e fazer com que os mesmo evuliam com estas lampadas? posso comprar sem ter problemas que morram certo?

em tempos tive o aquario coberto de musgo de java, crexia bastante,com as outras lampadas, queria fazer exavtamente a mesma coisa agora, sera que é possivel entao com estas lampadas?

alem disso estou a pensar em comprar este musgo "Musgo Fissiden Fontanus" sera possivel com as lampadas?

ja agora deixo um pouco do setup do aquario

 

tamanho 120*50*50 300 litros

iluminacao 3 lampadas t5 120 cm com 54w cada

filtro 1400L/h

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta amigo

 

nao consegui a abrir o link pelo menus esta a dar-me erro agora...

 

entao sendo assim posso continuar com os musgos,e fazer com que os mesmo evuliam com estas lampadas? posso comprar sem ter problemas que morram certo?

em tempos tive o aquario coberto de musgo de java, crexia bastante,com as outras lampadas, queria fazer exavtamente a mesma coisa agora, sera que é possivel entao com estas lampadas?

alem disso estou a pensar em comprar este musgo "Musgo Fissiden Fontanus" sera possivel com as lampadas?

ja agora deixo um pouco do setup do aquario

 

tamanho 120*50*50 300 litros

iluminacao 3 lampadas t5 120 cm com 54w cada

filtro 1400L/h

 

Olha para te responder vou dar um exemplo que tenho aqui agora em casa.

Para a minha actual montagem tinha planeado um tronco com musgo de java,mas os resultados com o tronco não estavam a ser satisfatórios e retirei o musgo e o tronco coloquei o musgo numa caixa com água até decidir o que lhe fazer.

Faz 3 semanas e ainda lá está só com a luz do dia. Mas o musgo está a crescer como se tivesse dentro do aquário.

Musgo da java é muito facil de manter.

O teu musgo vai ficar bem com a luz que tens.

 

 

já dou uma vista de olhos ao link.

 

Já agora 3x54 watts são mais de 150 watts para 300 litros de água essa luz é mais que suficiente para quase tudo o que queiras meter nesse aquário.

Eu tenho 4x54 watts. Mas já vi muitos plantados com muito menos luz que tu.

Não me parece que tenhas um problema de iluminação. Pelo contrário se não tiveres plantas suficientes podes vir a ter é algas.

Editado por aquariomaniaco

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim sei que ele é bastante facil de manter pois ja comecei com 1 dose de musgo e em 8 meses fiquei com o aquario cheio,mas como tive algum tempo com a calha so a funcionar com 1 lampada ele deixou de crexer e foi so se mantendo...

sobre aquele musgo que referi ha problema?

bem entao ao que parece sera so eu que me tenho de abituar a nova luz do aquario nao? porque de resto fica tudo bem!

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim sei que ele é bastante facil de manter pois ja comecei com 1 dose de musgo e em 8 meses fiquei com o aquario cheio,mas como tive algum tempo com a calha so a funcionar com 1 lampada ele deixou de crexer e foi so se mantendo...

sobre aquele musgo que referi ha problema?

bem entao ao que parece sera so eu que me tenho de abituar a nova luz do aquario nao? porque de resto fica tudo bem!

 

 

É deste que estás a falar:

 

PHOENIX MOSS

 

Se sim ai diz que e uma planta de facil crescimento.Mas pede 06watts\litro mas com aquários grandes como o teu a regra dos watts\litro já não se aplica tão bem.

Com 162 watts de luz podes manter ai o que quizeres incluindo esta planta.

Editado por aquariomaniaco

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao consigo abrir o topico de novo nao sei porque mas é este musgo

 

http://www.aquamoss.net/Fissidens-fontanus/Fissidens-fontanus.htm

 

ve se consegues abrir, bem entao fica tudo bem na mesma certo? isso e que é preciso :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É deste que estás a falar:

 

PHOENIX MOSS

 

Se sim ai diz que e uma planta de facil crescimento.Mas pede 06watts\litro mas com aquários grandes como o teu a regra dos watts\litro já não se aplica tão bem.

Com 162 watts de luz podes manter ai o que quizeres incluindo esta planta.

 

com um aquario mair tens de ter mais watts por litro pois a altura fica mair, filtrando mais luz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com um aquario mair tens de ter mais watts por litro pois a altura fica mair, filtrando mais luz

 

sim mas o aqua dele tem 50cm de altura está bem com a luz que está.O meu têm a mesma altura.

Com a introdução de luz mais eficiente a regra do watt\litro já não e uma regra a seguir sempre.

Um Aquário de 300 litros não precisa de 300 watts de luz.O teu aquário têm 3x54 watts dá total 162 watts. Isso é mais que suficiente para um plantado como deve ser.

 

Mas se duvidam esperem pelas respostas do pessoal mais experiente do forúm eles vão dizer-vos o mesmo.

Eu disse antes que tenho 4x54 watts no meu aquario e acredita que tenho tido bastante trabalho para manter o meu aquario livre de algas.

 

E mesmo seguindo a regra dos watts\litro ele ainda tem facilmente 0,5watts\litro e isso dá segundo a regra já dá para manter um bom plantado.

Editado por aquariomaniaco

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,acabei a pouco de colocar o musgo no tronco,presso com fio de pesca como fiz inicialmente na altura em que correu bem com as outras lampadas,

agora é so esperar e ver no que da...

a ver se tiro fotos e coloco aqui o meu aqua que ja sei que isto sem fotos nao é a mesma coisa hi hi hi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,acabei a pouco de colocar o musgo no tronco,presso com fio de pesca como fiz inicialmente na altura em que correu bem com as outras lampadas,

agora é so esperar e ver no que da...

a ver se tiro fotos e coloco aqui o meu aqua que ja sei que isto sem fotos nao é a mesma coisa hi hi hi

 

Força venham elas.Boas sorte com o musgo.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boa tarde,voltando aqui de novo e ja com as lampadas montadas a mais de 1 semana

acho que o balanço é positivo mas secalhar nao tanto quanto eu queria...

lembrome de anteriormente com as outras lampadas o musgo parecia reagir melhor quando colocava os Suportes na calha e nao quando colocava a calha directamente em cima do aquario....

hora bem desta vez coloquei a mesma em cima do aquario... o musgo esta a desenvolver... mas muito lentamente,so tenho uma questao:

faz alguma diferenca ter os suportes colocados na calha?

é que ao que me parece o musgo reage melhor com eles colocados... nao sei talves o angulo da luz ou a intencidade da mesma

abraço

 

 

PS- colocarei fotos em breve XD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

a regra do watt por litro não se aplica nem em nanos nem em aquas maiores como te já referiram. Aliás, com tanta variação de lâmpadas que existem hoje em dia eu diria que nunca se aplica. Para teres a certeza tens que medir o PAR das lâmpadas.

 

Da mesma forma, a temperatura de cor não afecta nada as plantas. Elas não "comem" kelvin mas sim PAR. Escolhe o que mais gostares, amarela, branca ou azul.

 

Tens aqui um site onde podes ver a diferença que diferentes lâmpadas faz na NOSSA perspectiva das cores no aqua.

 

http://www.theplantedtank.co.uk/lighting.htm

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.