Hera venenosa?


Gremlyn

Recommended Posts

Boas

 

Hoje apanhei na serra de Sintra 2 troncos que são no mínimo lindos. Pareceram-me ser de Hera mas gostaria que alguém mais entendido no assunto opinasse. Tirei 2 fotos das folhas com o telemóvel que não ficaram com grande qualidade mas talvez dê para perceber.

 

20110903164352.jpg

 

20110903164402.jpg

 

 

Fiquei um pouco desapontado quando estive a ver a toxicidade da hera nalguns sites. Vi que dizia que as bagas são venenosas e que a seiva também. Pergunto eu: se vou por o tronco seco no aquário daqui a uns meses será que corro o risco de envenenar os peixes? O que acham?

 

"HERA-TREPADEIRA

Família: Araliaceae

Outros Nomes Vulgares: hera, heradeira, hereira, aradeira, hedra, hera-dos-muros, trepadeira.

Características Gerais: Planta trepadeira, escandente ou prostrada, com o caule atingir os 30 m, com ramos lenhosos, muito longos, delgados e flexíveis que se elevam, apoiando-se noutras plantas, por meio de raízes laterais aéreas. As folhas são simples, persistentes, verde-escuras, brilhantes, coriáceas, alternas, lobuladas ou cordadas na fase juvenil a inteiras quando adultas. As inflorescências são pequenas umbelas esféricas com 6 a 8 raios curtos todos num só plano.(...) Os seus frutos que amadurecem na Primavera são tóxicos." >>Wikipedia

 

"A hera pertence á família Moraceae. Esta família é constantemente relatada na literatura pelo fato de muitos dos seus membros causarem fitodermatites. Porém, a hera é pouco relatada na literatura toxicológica. Entretanto, pode-se admitir que, a exemplo de várias outras moráceas, esta espécie apresenta furanocumarinas responsáveis pelo desenvolvimento de fotodermatites." >>http://www.lyndha.com/plantas/toxicas.htm

 

 

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Apiales

Família: Araliaceae

Subfamília: Melinae

Género: Hedera

 

É uma planta resinosa?

 

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como podes ver no seguinte link, é uma planta venenosa para peixes e a sua utilização no aquário deve ser evitada:

 

http://www.cnykoi.com/articles/plantpoisonous.asp

 

Procura por Ivy (Hedera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas folhas são de facto de Hera, no entanto os troncos mais grossos que se vêm na imagem não me parece ser. As heras fazem de facto ramos lenhosos mas não é assim tão comum e costumam estar agarradas a outras árvores, mesmo esses tais ramos lenhosos mais grossos.

 

Por isso repara nesse pormenor e tenta perceber se esses troncos que tens pertencem mesmo à hera e não a outra planta. É que a hera poderia estar apenas enrolada nesses troncos...

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

Realmente os troncos que se vê em segundo plano não são de Hera embora os que eu arranjei para trazer são da grossura de um braço. Nunca tinha visto hera assim tão larga, mas quem conhece a serra de sintra sabe que com aquela humidade tudo o que é verde cresce, mas cresce bem!

 

É pena porque realmente os troncos eram mesmo lindos... é da forma que já tenho lenha para a lareira :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais