Iluminaçao


LuisBarroso

Recommended Posts

Boas pessoal estou a montar um aquario plantado neste momento o aquario se encontra no ciclo, mas sem plantas, enquanto esta no ciclo vou tratar da parte da iluminação e Co2 se for necessário,

 

a minha duvida é a seguinte, o meu aquario tem 60x30x30 50Lt Tenho uma lâmpada 15w 4,200k SUN-GLO será que é suficientes para as plantas?

 

pois o meu aquario tem aquela tampa preta só da para colocar uma lâmpada de 46cm..

 

se não for, qual seria a recomendada?

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"aquela tampa preta" - tens que ser um pouco mais especifico, de preferência com uma foto para a malta poder ajudar.

 

15w para fazer um plantado, nem pensar nisso é bom, é necessário fazer um upgrade nisso, depende da tampa, mas em principio não deve ser complicado alterar para PLL de 36W com balastro electrónico

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caro colega,tive as mesmas duvidas que tu faz pouco tempo e depois de muita pesquisa e conselhos,optei pelo mais simples...O meu aquario é só um pouco maior que o teu 60x35x40 e quando decidi montar um plantado as ideias eram muitas e tive um colega que me falou das vantagens das lampadas pl(economicas),como eu tive umas obras cá em casa e tinha comprado umas caixas dessas lampadas,montei a iluminaria com 3 de 20W e 6.400k cada e fiquei surpreendido com os resultados que foram excelentes...Mas tens aqui algo para te explicar tudo em relação á iluminação e aos famosos ks que deixam tantas duvidas

 

gallery_34298_3091_1834.gif

 

A escala Kelvin, além de utilizada na representação de cores, é uma das escalas utilizadas para medir quaisquer temperaturas. Nesta escala, o valor zero é associado à temperatura correspondente ao chamado "zero absoluto". Esta temperatura corresponde a -273,3 graus na escala Celsius de temperatura; a temperatura de 0 graus na escala Celsius corresponde à 273,3 graus na escala Kelvin de temperatura. À temperatura de mais ou menos 700 graus Celsius (ou 973,3 K) o corpo negro hipotético começaria a emitir luz, com a tonalidade vermelho escuro. Em seguida, quanto mais aquecido, mais as tonalidades iriam variando, até atingir o azul. Esta associação de cor e temperatura foi validada mais tarde em experiências efetuadas pelos cientistas.

 

Há aqui uma definição, utilizada tradicionalmente por fotógrafos, que costuma causar confusão à primeira vista: cores consideradas 'quentes' são cores avermelhadas e cores consideradas 'frias' são cores tendendo para o azul. Esta concepção, como se pode ver pelo desenho acima, é exatamente o inverso do que mostram as indicações de temperatura associadas às cores. Assim, quando se fala em uma tonalidade 'fria', deve-se imaginar altas temperaturas na escala acima, e o inverso para tonalidades 'quentes' . A tabela a seguir mostra várias fontes de luz e temperaturas associadas:

 

gallery_34298_3091_5553.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem aqui neste outro poste a tampa amigo http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184300

 

então quer dizer que tenho que aumentar muito?

 

como faço isso visto que a tampa so tem lugar para uma lâmpada...

há uma da Glo também se nao estou em erro são as power-glo já tem 6.500k mas 15w na mesma...

 

não sei o que fazer amigos...:(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não dá para ver o interior da tampa, mas vê se consegues fazer algo conforme este DIY muito bem explicado dentro da tampa

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=59602

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não dá para ver o interior da tampa, mas vê se consegues fazer algo conforme este DIY muito bem explicado dentro da tampa

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=59602

 

vou seguir há alteração uma pll de 36w já me é suficiente caro amigo?

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou seguir há alteração uma pll de 36w já me é suficiente caro amigo?

 

cumps!

 

 

Penso que 0.67w/litro já é muito bom para a grande maioria das plantas, talvez seja um pouco fraco para algumas plantas de tapete, porem é o que eu faria nessa situação.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

se é suficiente para um plantado? É mais que suficiente desde que seja low-tech. Musgos, anúbias, fetos de java,... e crescimento lento. Se aumentares a luz podes usar uma maior variedade de plantas mas provavelmente terás que meter CO2.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

É necessário tem em conta a profundidade do aquário.

 

Se com uma coluna de agua de 40cm 0.67 é insuficiente, para um aquario mais baixo, como é este caso, é mais que suficiente, visto que vai ter uns 20-25 cm de coluna.

 

Já tive cuba a crescer nestas situações durante meses e nada a apontar, não precisas de mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É necessário tem em conta a profundidade do aquário.

 

Se com uma coluna de agua de 40cm 0.67 é insuficiente, para um aquario mais baixo, como é este caso, é mais que suficiente, visto que vai ter uns 20-25 cm de coluna.

 

Já tive cuba a crescer nestas situações durante meses e nada a apontar, não precisas de mais.

 

neste momento é a minha questão se tenho luz suficiente, pois co2 tenho e macro e micros também, ate agora tive problemas com o co2 tinha pedra porosa e as bolhas saiam muito grossas, hoje fiz um difusor com garrafa pet e um bocado de cabo de vassoura tendo agora bolhas fininhas, ao fim de umas umas pela primeira vez vi as blyxas japonicas a fazer peeling, na luz também fiz um upgrade neste momento tenho na parte de traz 2 economizadoras de 15w 6400k cada, a meio tenho uma agua-glo e a frente tenho uma T8 18w 6400k só não me parece muito que a luz chega ao fundo ou é impressão minha... :)

 

já agora quanto tempo devo ter as luzes ligadas? neste momento tenho 10h com temporizador visto que me esta aparecer algas diatomáceas...

 

o aquario esta plantado a uma semana e meia..

 

cumps!

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me permitem vou utilizar o tópico ara colocar uma questão sobre as lâmpadas economizadoras:

 

Quando falamos de uma lâmpada economizadora de 15W que equivale a 75W numa de filamento, qual a potência que devemos considerar para o rácio W/L, 15 ou 75?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É impressão tua...

 

Deixa entre 7 a 8h, não deves ter necessidade de ter mais tempo ligado.

 

visto isso amigo eu tenho o co2 ligado dia e noite isso também não me vai criar falta de oxigénio? visto que vão estar muito mais tempo sem fotossíntese!!

 

cumps! e muito obrigado caro amigo Jatbas pelas tuas respostas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me permitem vou utilizar o tópico ara colocar uma questão sobre as lâmpadas economizadoras:

 

Quando falamos de uma lâmpada economizadora de 15W que equivale a 75W numa de filamento, qual a potência que devemos considerar para o rácio W/L, 15 ou 75?

 

Obrigado.

 

estas a vontade amigo.. ;)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais