Dificuldades em reproduzir Betta


NeoAMatrix

Recommended Posts

Após 4 tentativas de reprodução, nunca consegui obter alevins, visto que as bolhas de ninho se destruíam. O filtro não afecta a contrução e desenvolvimento do ninho...

Tenho um aquário de 10L, com iluminação pouco suficiente, com um filtro com potência para filtrar a água e ph aproximadamente neutro. Não tenho termóstato...

Alguma dica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A duração do ninho é relativa. Após a desova dura pouco mais de 48h

Até pode durar menos se o macho achar que algo está a correr mal.

O termoestato é importante.

Se explicares melhor o que fazes e o que tens montado é mais fácil te ajudarmos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente, decidi deixar de lado o termostato pois tenho o aquário no meu sotão, em que a tempertatura ronda sempre os 26ºC/28ºC durante todo o ano.

Tenho duas fêmeas Betta Splendens e um macho crowntail.

Das vezes que o meu Betta macho fazia o ninho, sempre num canto do aquário longe da acção do filtro (que se encontra suficientemente abaixo do nível da água, para impedir que destrua o ninho), ele mantinha-o durante um ou dois dias, período este em que ele namorava a fêmea e passado algum tempo lhe dava o abraço. Ele recolhia os ovos e punha-os no ninho, mas no dia seguinte o ninho estava destruído.

Claro que após todo o processo eu removia a fêmea, pois o macho tornava-se agressivo, como seria de esperar... Tenho no aquário musgo de java e algumas rochas para as fêmeas se esconderem do macho quando este se torna mais agressivo... Já pensei em arranjar umas lentilhas para ver se aguentava mais o ninho de bolhas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente, decidi deixar de lado o termostato pois tenho o aquário no meu sotão, em que a tempertatura ronda sempre os 26ºC/28ºC durante todo o ano.Neste caso não precisas de termóstato.Até pode ser benéfico porque há pequenas variações

Tenho duas fêmeas Betta Splendens e um macho crowntail.Deves ter 3 bettas splendens duas de cauda de véu e um macho de cauda crowntail

Das vezes que o meu Betta macho fazia o ninho, sempre num canto do aquário longe da acção do filtro (que se encontra suficientemente abaixo do nível da água, para impedir que destrua o ninho), ele mantinha-o durante um ou dois dias, período este em que ele namorava a fêmea e passado algum tempo lhe dava o abraço. Ele recolhia os ovos e punha-os no ninho, mas no dia seguinte o ninho estava destruído.Tens o aquario tapado? Facilita se houver alguma humidade no ar. Tenta também desligando o filtro. Eu coloco a saida por cima da agua mas quase a tocar a superficie e no minimo e filtro de esponja.

Claro que após todo o processo eu removia a fêmea, pois o macho tornava-se agressivo, como seria de esperar... Tenho no aquário musgo de java e algumas rochas para as fêmeas se esconderem do macho quando este se torna mais agressivo... Já pensei em arranjar umas lentilhas para ver se aguentava mais o ninho de bolhas...Tudo bem

Espero ter ajudado

cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado António! :thumbup3:

 

De facto, tenho o aquário tapado, mas como tenho o fio do filtro, este encontra-se semi-aberto, permitindo a circulação de ar. Nunca experimentei desligar o filtro, pois confesso que tinha algum receio que isso afectasse os Betta, mas vou tentar para a próxima que ele fizer ninho. Anda muito envergonhado apesar das fêmeas estarem ovadas :rolleyes:

 

Obrigado,

 

NeoAMatrix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim desliga o filtro e se conseguires acrescenta ao conta onde ele custuma fazer o ninho, uma folha de amendoeira da india ou um pouco de esferovite bem limpo (a flutuar, para fazer de base para o ninho).

 

Boa sorte

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais