Terei condições para reproduzir bettas?


Atanab

Recommended Posts

Bom dia!

Estive aqui a pensar depois de ter pesquisado sobre o assunto e a minha ideia pelo que percebi para a reprodução de bettas é (estará correcta?):

 

Tenho um betta macho num aquário de 5L.

Estava a pensar comprar um aquário para aí de 30L, 40L para fazer de maternidade.

Depois de fazer o ciclo de azoto nesse aquário, colocava lá o meu betta macho.

Esperava que ele fizesse o ninho.

Entretanto a betta fêmea ficava no meu aquário comunitário (60L) à espera? (tem lá escalares, neons, corydoras, danios). Ou no aquário de 5L onde estava o betta macho?

Quando estivessem prontos então colocava os 2 bettas juntos na maternidade.

 

Agora a principal dúvida, qual é a média de alevins que podem nascer?? Depois há muitos machos juntos, eles vão-se atacar não?

Esse é que é um problema...depois não posso transferi-los para o comunitário nem posso deixa-los naquele aquário de maternidade todos juntos!

 

Ou seja, resumindo, não tenho condições para os manter, certo?

 

Desde já obrigado pela atenção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

o melhor conselho que te posso dar é que leias máximo de informação possivel sobre a reprodução dos bettas splendens.

Depois deste conselho vou tentar respondoder às tuas questões.

um aquario de 30 ou 40 lt é suficiente para levares a cabo a reprodução

montas esse aquario com um filtro de esponja, termoestato e qualquer coisa que possa servir de refugio para a femea: uma pedra, um tubo PVC etc etc.

passado colocas o macho em 24/48 horas terás o ninho feito.

em relação à femea podes a deixar no comunitário. Qdo notares "inchada" e a presença de um pequeno tubo branco saliente na barriga (ovipositor) é sinal que está pronta a desovar.

O problema é que terás que conjungar os dois factores: ninho pronto e femea ovada.

Eles nascem centenas mas normalmente tem uma mortalidade muito grande nas primeiras tentativas de reprodução.

A separação dos machos faz-se apartir dos 3 meses.A separação dos machos jovens é uma problema para quem faz reprodução desta especie.

Espero ter tirado algumas dúvidas.

boa sorte !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta!

Já esclareceu algumas das minhas dúvidas!

Já estou a ver que depois separar os machos iria ser um problema...mesmo que imagine-se fiquem 5 machos... teria de arranjar 5 aquários diferentes para meter cada um... :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais