"Cuba" a morrer


Simão Santos

Recommended Posts

Boas pessoal,

alguem me pode ajudar, tenho um aqua com "Cuba" e Eleocharis acicularis e não tem corrido muito bem ultimamente:

a "Cuba" tá um pouco amarelada e deixou de crescer, a acicularis lá vai crescendo aos poucos mas devagarinho e perde muitas folhas

 

tenho algumas algas filamentosas, cianobacterias e umas castanhas em forma de pequenos tufos

 

Ultima medição: Gh.2/3 PO4:1,0 mg/l NO3 25mg/l

Setup: 17L;

26ºC,

25W,

CO2 Caseiro;

substrato tropica+capsulas e akadama,

fertilização tropica liquid nutrition+

Tpa´s 2/3x semana

Fauna: 5 Red Cherry´s pequenos

4 C. Japonicas

agradeço qq ajuda

Simão

Editado por Simão Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas

 

será k alguem me pode ajudar visto k o problema se mantem?

a acicularis la vai crescendo mas a Cuba continua a amarelar e a morrer

alguem sabe o k tá em falta às plantas?

 

as algas consegui tratar delas, agora sao quase imperceptiveis

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Primeiro de tudo, qual é a iluminação do teu aquário? É que eu vejo 25W, não sei se é do termostato ou iluminação.

 

Segundo, há quanto tempo tens o aquário montado?

 

Terceiro, qual a percentagem das TPA's que fazes?

 

Assim à primeira vista, parece-me ser falta/desregulação de Potássio e/ou CO2 insuficiente. Aconselhava-te a complementares a injecção de CO2 com Seachem Flourish excel ou outro equivalente. Em aquários pequenos por vezes torna-se complicado injectar CO2 correctamente. Aproveita também para comprar/fazer um fertilizante de Potássio. Com essa artilharia toda num aquário desse tamanho, torna-se praticamente impossível fertilizar com produtos "tudo em um". É melhor fertilizar separadamente...

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, ja tens a cuba a quanto tempo? qual a altura da carpete? se tivere muito alta começa a morrer por baixo, apodreçe e vai ficando amarela,não tenhas medo de podar bem rente.mantive um aquario durante 4 anos com cuba e aconteçeu me isso de ficar amarelada a morrer,e com boas podas resolvi-a o problema,claro isto no caso de o tapete tar muito alto. cloca uma foto para termos uma melhor ideia do que se passa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom, cada vez que as plantas de um aquário começam a ficar esquisitas, ou pelo menos algumas delas, há um truque que geralmente resulta: Mudanças de água, mudanças de água, mudanças de água. Se for preciso faz mudanças de 50% dia sim dia não, durante pelo menos uma semana.

 

No caso da Cuba, deves ter, é claro, bons niveis de CO2 e evitar as algas e o excesso de plantas de crescimento rápido.

 

As cyanobacterias são mau sinal, mudanças de água valentes geralmente evitam-nas. Umas folhas de amendoeira da india também podem dar uma ajuda.

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

as algas não são um problema. Pelo contrário. Elas indicam-nos o que está mal no nosso aquário.

 

Cianobactérias = falta de nitratos. Tens que fertilizar mais daqui para a frente. Entretanto tenta remover tudo e ver o que acontece. Se não tiveres resultados um "black-out" de 3-4 dias resolve-te o problema.

 

Algas castanhas = níveis de CO2 inconsistentes o que é natural dado que usas caseiro. Tenta investir num sistema pressurizado e o excel (como foi dito) também ajuda entretanto.

eu

Folhas amarelas = falta de CO2. A cuba tem fome de CO2. Com CO2 caseiro vai ser difícil lá chegares. A única solução que me parece plausível é reduzires um pouco a luz, tipo para 18w (Eu tenho um tapete de cuba sem qualquer porblema com 11w num aqua de 12L). Ao reduzires a quantidade de luz, desaceleras o metabolismo das plantas e logo a necessidade de CO2 e nutrientes. O crescimento é mais lento mas também não vais apanhar o comboio ou vais? ;)

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais