Reproduçao nos Molinésias


Recommended Posts

Comprei um casal de molinesias ha 1 semana e parece me que a femea ta com a barriga inxada mas n tenho a certeza! Alguem me sabe explicar como se ve se ela ta gravida?

Quanto tempo demora a gravidez nestes peixes?

Ajudem me sff!!! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :D

 

HEHEh epáaa que espectaculo :D ehehheeh Epá esse nick tá só brutal ehhehe :D

 

O Sr Tubias diz que já não gosta mais de ti :D ehheeh alto fan aqui :D ehheheeheh

Brutal :D

 

Bem depois disto :D se bem vindo :D

 

Esses peixinhos é facil facil de criar, eles levam coisa de 1 mês de jestação e depois pimba peixinhos novos, depois passado mais outro mês pimba mais peixinhos e por ai fora, quem diz um mês diz um mês e 2 dias ou uma porra assim :D Não é uma ciencia ezacta :D eheh

 

Isso é arranjares uma maternidade, e quando a peixa estiver mesmo a rebentar metes a bicha lá dentro. Depois com prática vais começar a ver quando e´que é altura de a meter na maternidade de maneira a que éla não esteja lá 1 semana inteira á espera ou coisa do género. Depois da primeira vez sempre podes controlar melhor isso que é fazer as contas a 1 mês +- :D

 

Já agora podias éra dizer o setup do teu aqua :D

 

Porta-te

 

;)

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LoOL! O Sr Tobias é o maior!!! Ja tenho a maternidade! Eu assustei me kando vi a barriga e pus logo a rapariga na maternidade! lol

 

Inda sou bastante noob nisto mas deduzo k isto seja o setup do meu aquario:

60/29.5/26 cm

45 litros

 

2 Mollys

2 Gupies

4 Neon

1 Peixe Faca

1 Corydora

1 Plecostomus

e 1 ra aquatica

 

As plantas n sei dizer pk foi a minha mae que comprou o aquario e as plantas e n sabe como se chamam...

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na loja disseram k n havia problema! Eles raramente se cruzam! Mas vou ter atençao! Ja agora voces que cuidados tem kando ha lutas entre peixes?

Eskeci-me de dizer que tenho uma rocha vulcanica, o ph ta em 7 e a temperatura a rondar os 26 graus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Com todo o respeito por uma opinião anterior, quero reforçar algo que já repeti aqui muitas vezes :

Nunca usem " maternidades " com estes peixes por favor...

Estas caixas de tortura apenas funcionam com algumas espécies como o Guppy e têm a desvantagem de causar partos prematuros ou muito prolongados, “ stress “ às fêmeas com consequências graves na imunidade, poluição da água através dos alimentos não consumidos ( alimentos não vivos ) e aumentam o canibalismo e a agressividade.

Algumas Molinésias podem prolongar a gestação por mais e 9 meses em maternidades, e o que daí resulta não são boas notícias para as crias mais frágeis.

O ideal é um aquário muito bem plantado com escapatórias suficientes para se salvar uma boa parte da ninhada. Não interessa salvar TODOS os recém nascidos porque em breve teremos um aquário superlotado com peixes demasiado aparentados para os deixarmos reproduzirem-se entre si. ( A consanguinidade deteriora rapidamente uma população pequena ).

Desta forma evitam-se os males da ditas " maternidades " acima apontados, criamos uma atmosfera harmoniosa e natural para os nossos amados peixes e em certas espécies podemos mesmo acabar com os actos desesperados de canibalismo em pouco tempo se os adultos conviverem com crias no mesmo espaço ( mesmo que eventualmente consigam comer algum recém nascido ).

Apesar de serem peixes com tendências vegetarianas, as presas vivas ajudam a que muitas espécies se desinteressem pelas crias mesmo se o aquário for pouco plantado.

Em último caso um aquário com cerca de 60 X 30 X 35 cm com uma rede a uns 10 cm do fundo e uma parede de acrílico não transparente a outros 10 cm de uma das faces laterais respeitando os 10 cm do fundo a que a rede se encontra ( para permitir que os recém nascidos possam completar o acto do nascimento com pelo menos uma imprescindível vinda à superfície ), pode resultar com menos traumas.

Não devemos esquecer ainda que as Molinésias são animais de estuário, embora algumas populações sejam avistadas e colectadas em alto mar a várias centenas de quilómetros do rio mais próximo e outras em lagos e rios de água doce apenas.

O ideal para reproduzir as espécies ainda pouco adaptadas ao cativeiro seria acrescentar algum sal próprio para aquários marinhos, embora muitos dos outros peixes referidos não tolerem essas condições.

Compreendo contudo que em primeiro lugar nem sempre se pode dispor de outro aquário e que em segundo lugar já há muitas espécies “ domésticas “ que até podem superar as torturantes consequências da ( mal )dita maternidade.

Boa sorte !

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas ajudas ate agora! O k entendes por "aquário muito bem plantado com escapatórias suficientes"?

Eu tenho uma rocha vulcanica e bastante vegetaçao mas nao sei é suficiente...

Como se poem fotos aki? Assim podia mostrar-vos o meu aquario e logo se via se posso evitar as maternidades.

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na criação de molinésias que tenho, o que entendi de aquário bem plantado foi ter mais de metade do aquário com uma espécie de floresta cerrada. Os alevins foram todos para lá após o parto.

 

Descrevi a experiência no tópico abaixo, pode ser que ajude:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=18022

 

Boa sorte!

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :arrow:

 

Heheh pois tambem não acho piada nenhuma ás maternidades, acho que devião ser proibidas de ser vendidas, no entanto em alguns cazos tem mesmo de ser.

 

Pior mesmo é pessoal que não sabe e mete oviparos nas maternidades, então ai sim é mesmo de partir a porra da maternidade em mil pedaços para ver se o pessoal deixa de usar isso :arrow:

 

Não podendo ter um outro aqua então tem mesmo de ser.

 

Eu não tenho molis, eu uso a maternidade para os guppys. E é mesmo só para as fêmeas terem os putos, já estou a ficar bom nisto e meto as fêmeas já muito perto da altura em que têm os putos. Assim que acabam de parir a peixaria toda, tiro-as de volta para o aqua, e viro os putos para um aqua de 30cm altamente plantado com um filtro de esponja, e ficam ai a crecher até terem tamanho para fujir aos outros peixes, que é quando os mudo novamente para o aqua grande :arrow:

 

Mas sou completamente de acordo, buuuu ás maternidades. :D

 

Do mal o menos, são dois ou 3 dias de mal estar e depois o resto do mês ali há grande num aqua bem plantado de 450l a comer que nem brutos :D

Não deixo os peixes mais do que 3 dias na maternidade, se não deu em nada tiro e deixo andar, ás vezes éra no dia seguinte eheh mas enfim azarito, pó mês que vem há mais :D

 

Sr tobias heeh ainda não me passou a cena do Sr Tobias hehe :D

Realmente para o tamanho do aqua os peixes que o motar falou não são lá grande espingarda :D

Troca por guppys eeheheh :D

 

As plantas que podes usar são as ditas de crechimento rápido, que se cortam e se plantão ao lado e torna tudo a crecher, assim num estantinho tens o aqua com vegetação bem dença onde os putos se podem esconder :D

 

Podes sempre comprar um aqua daqueles de plástico de 30cm, é como eu tenho :D que custa coisa de 13€ ou uma cena assim não tenho a certeza, não sei se é mais ou menos, já comprei o meu há uns aninhos. E compras um filtro de esponja, custa coisa de 4€ e pronto já tá, aqua maternidade :D Tens é de ter bomba de ar :D Metes plantas flutuantes e mais umas quantas de crechimento rápido e aquilo fica ali mesmo tudo ao molhe a crecher pós lados e tal e fica optimo para teres os putos :D

 

Porque tu queres organizar a tua vida, e ésta é uma maneira de o fazer :D eheh

 

Portem-se

 

:arrow:

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a todos as vossas intervenções anteriores... está tudo dito.

Só quer referir que há Molinésias que chegam aos 15 cm quando criadas ao ar livre ou na natureza, mas com as variedades mais comuns " fabricadas em aquário " não há esse problema.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais