Recommended Posts

Publicado

Olas a toda a gente.

Sei que este assunto já aqui foi descutido, mas queria saber o seguinte:

tenho um aquario de 450 litros comunitário e nunca tive grandes problemas com ele, no entanto e porque busco o melhoramento constante das condicções de vida dos peixtos gostaria de saber se realmente compensa comprar uma osmose inversa.

È necessário ter junto ao aquario canalização??

Acho que é tudo.

Fiquem bem.

Publicado:

Viva,

Não precisas de ter canalização. A água pode ser "armazenada" num recipiente para uso posterior.

Não podes usar essa água directamente no aquário. Além de ter um pH/dureza muito baixa vão faltar "compostos" (minerais, etc) á mesma. Sendo assim tinhas de juntar sempre alguma água da torneira para compensar.

Qual o tipo de peixes que tens? E qual o pH da água que utilizas?

Se o pH que "tens na água da companhia" for o ideal para o teu aquário eu não comprava a osmose... :wink::?

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Olas.

Na verdade a agua da companhia "sai-me" da torneira a 7.80, factor que eu controlo atravez da adicção digital de co2, mantendo assim um valor de 6.90.

Para melhor analise vou deixar aqui o setup.

Já agora gostava que me dessem uma ajuda ao dizerem se acham que preciso de uma osmose inersa e se afirmativo, qual o que melhor se adequa ao meu caso.

Setup:

-montagem: Março/04

-Dimensões:120*60*60-432 lts

-iluminação:1*hqi 150 watts+ 2*hqi 70 watts (em construção uma calha para 6 tubulares de 90 cms

-alimentação: 4* automatica

-fertilização:8 * tmg automatica

-injecção automatica de co2, com controle digital de ph

-aquecimento:2* 300watts + 1* 150 watts.

-filtragem:1* eheim 2217 (so a fazer filtragem mecanica)+ 1* eheim 2226(so a fazer filtragem bologica)+ sump 60*30*30 completamente cheia com materias filtrantes biologicas( caudal 1200 lts/h-eheim 1250)

-substrato: areao de rio 2/3 mm+areia de silica 1 mm+ areao biologico 2/3mm(tudo misturado)

PARAMETROS:

ph 6.9

ph: 6.8

gh: 4

po4/fosfatos: 1mg/l

no3/nitratos: 20mg/l

no2/nitritos: 0mg/l

fe/ferro: 0,4mg/l

temperatura:27 graus.

Flora:

1*aponogeton ulvaceus

1*echinodorus rose

1*echinodorus palaefolius var. latifolius

3* bacopa monnieri

30*bacopa caroliiana

18* anubias barteri var. nana

3*crinum thaianum

4*echinodorus bleheri(paiculatus)

2* echinodorus oriental

1*alternanthera reineckii roseafolia

1*nynphea lotus zenkeri

Fauna:

10* rasbora arlequim

65*neon

1*labeo bi-color

2*botia palhaço

3*botia striatum

15*corydora paleatus

5*corydora albina

1* escalar

8*caracol maçã

2* camarao madeira

15* caridina japonica

8* raposas voadoras

4* guppy

2* killyes panchax

Manuntenção:

tpa a 30% semanal

Publicado:

Bem.. esse aquário tem um equipamento de luxo :wink:

Pessoalmente, acho que a fauna que aí tens é um desperdício para um aquário dessas dimensões (nem necessita de água de Osmose inversa...). Já pensaste em criar aí um biótopo específico (amazónico, por ex.)? Podias manter as corydoras e os neons e adicionar uns Altum (prefiro-os aos Discus). Nesse caso, a Osmose já traria vantagens.

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!