Será anúbias?


MiguelAndradeAndrade

Recommended Posts

Boas pessoal! Adquiri umas novas plantas e o senhor lá da loja disse que eram parecidas com as anúbias mas acho que são mesmo anúbias!

E já agora sabem me dizer se têm de estar enterradas ou então têm que estar num tronco ou pedra?

 

vskjg5.jpg

 

o9268i.jpg

 

2vt1wev.jpg

Editado por MiguelAndradeAndrade
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Parecem ser anúbias... e se assim fôr, evita enterrar o rizoma da planta. Com as raízes não há problema, mas o rizoma é desaconselhável estar enterrado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém sabe dizer se essas anúbias são muito exigentes? É preciso colocar deves em quanto co2? Alguém que perceba desta planta pode-me dar algumas dicas?

Já agora aqueles buracos nas plantas desaparecem depois de algum tempo?

As minhas anúbias não têm rizoma.

Editado por MiguelAndradeAndrade
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Estou de acordo com o Luís Fortunato, parecem me Anubias barteri var. angustifolia, podes ver mais coisas sobre esta planta aqui: http://www.tropica.com/plants/plantdescription.aspx?pid=101C

 

É uma planta fácil, não precisa de grande luz nem de CO2, é de crescimento lento. Mas se lhe deres luz, CO2 e fertilizantes pode crescer um pouco mais rápido.

 

 

E elas tem rizoma pode ser pequeno mas tem, deves desenterra-lo. Esses buracos provavelmente são falta de alguma coisa (nutrientes provavelmente, não sei qual), e não devem desaparece, mas espera pela resposta de alguém que perceba um pouco mais do assunto.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Estou de acordo com o Luís Fortunato, parecem me Anubias barteri var. angustifolia, podes ver mais coisas sobre esta planta aqui: http://www.tropica.com/plants/plantdescription.aspx?pid=101C

 

É uma planta fácil, não precisa de grande luz nem de CO2, é de crescimento lento. Mas se lhe deres luz, CO2 e fertilizantes pode crescer um pouco mais rápido.

 

 

E elas tem rizoma pode ser pequeno mas tem, deves desenterra-lo. Esses buracos provavelmente são falta de alguma coisa (nutrientes provavelmente, não sei qual), e não devem desaparece, mas espera pela resposta de alguém que perceba um pouco mais do assunto.

 

Cumprimentos

 

Achas que devo meter as anúbias amarradas nas pedras?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas que devo meter as anúbias amarradas nas pedras?

 

Sim.. pelo que li e pelo que ja me explicaram, as anubias nao devem tar enterradas no areão.. por isso podes polas em cima de uma pedra ou de um tronco e amarras com fio de pesca ou ate mesmo com linha de cozer..

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.. pelo que li e pelo que ja me explicaram, as anubias nao devem tar enterradas no areão.. por isso podes polas em cima de uma pedra ou de um tronco e amarras com fio de pesca ou ate mesmo com linha de cozer..

cumps

 

Boas! Estou ás iscas para saber como posso amarrar as casmurra da planta na pedra, não vejo maneira... Estou dando cabo da raiz toda! Alguém sabe um nó que se pode fazer ou um truque? Já tive na google a pesquisar e não encontro nada...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Estou ás iscas para saber como posso amarrar as casmurra da planta na pedra, não vejo maneira... Estou dando cabo da raiz toda! Alguém sabe um nó que se pode fazer ou um truque? Já tive na google a pesquisar e não encontro nada...

 

cumps

 

ahahahah tambem nao eh assim tao dificil miguel :)

eh preciso eh calma, e as coisas fazem se bem :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, acabas-te de me dar a resposta, isso não é uma anubia caso contrario vias logo como agarra a mesma a um tronco.

 

Isso é uma spatufilium quase de certeza, se o lojista não sabia o nome foi porque não quis dizer, isso vai morrer dentro de agua.

 

Se as raizes parecem cabelos e a spatufilium

 

Se as raizes são grossas e brancas são echinoduros.

 

As anubias tem-em as folhas mais lisas com menos nervuras.

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, acabas-te de me dar a resposta, isso não é uma anubia caso contrario vias logo como agarra a mesma a um tronco.

 

Isso é uma spatufilium quase de certeza, se o lojista não sabia o nome foi porque não quis dizer, isso vai morrer dentro de agua.

 

Se as raizes parecem cabelos e a spatufilium

 

Se as raizes são grossas e brancas são echinoduros.

 

As anubias tem-em as folhas mais lisas com menos nervuras.

 

Vê esta foto:

 

23w45dc.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não é uma anubia, não tem rizoma

 

Isso é uma variedade de Echinodorus

 

Echinodorus_portoalegrensis_1.jpg

 

http://www.aquahobby.com/garden/b_Echinodorus_portoalegrensis.php

 

Estão é mal tratadas, são plantas muito bonitas e crescem bem depressa.

 

Espero ter ajudado

 

 

-.-'

 

Com todo o respeito, mas quando não se sabe, devemos estar calados, e não induzir outros em erro. Falar só porque queremos aumentar o post count, não ajuda a comunidade, nem quem busca informação...Talvez se procurarmos informarmo-nos a nós próprios primeiro, se consiga um pequeno passo. Novamente peço desculpa, não quero ofender, mas acho que todos precisamos de começar a ter alguma responsabilidade pelas parvoíces que dizemos neste tipo de forums. Basicamente, ou sabemos do que estamos a falar, ou estamos quietos e esperamos que alguém que saiba o faça....

 

Não, não se trata de nenhuma planta do género Echinodorus. Não tem qualquer caracteristica anatómica que faça dela uma Echinodorus, a não ser os factos de ser uma planta aparentemente acaule, ter folhas com clorofila-A e Clorofila-B, xantinas, e carotenos, com um sistema vascular binário. Nem a nivel do sistema radicular, nem a nivel do peciolo, nem sequer a nivel da enervação da folha, nem sequer a forma da própria folha.

 

No entanto não é certo que se trate sequer de uma planta do género Anubias. Realmente tem uma serie de caracteristicas anatómicas que colocariam esta planta em Africa, no entanto a ausencia de um rizoma definido (não que não exista, pois ele é patente na foto, embora bastante reduzido),o sistema radicular da planta está realmente completamente apodrecido, dificultando uma identificação correcta.

Á primeira vista parece-me uma Anubias congensis (e mesmo assim não sei para dizer a verdade). No entanto uma identificação definitiva dependeria de um sistema radicular e uma haste floral em condições pristinas, algo que nos falta aqui.

 

Pessoalmente, eu tenho uma inclinação pessoal, e diria que se tratava mesmo era de uma espécie do género Anubias que não suporta a submersão, dado o estrago presente nas folhas e raizes, e antes que alguém menos informado venha para aqui dizer que Anubias=Planta aquática, é mentira, apenas algumas das plantas do génerum, toleram a submersão, na realidade, grande parte do género são plantas anfíbias mais dadas a paludarios, e cultura em vaso.

 

Posto que se trata de uma planta do género Anubias, podes pesquisar os cuidados relativos e transversais ás espécies do género Anubias, suas variedades e cultivars. Ou seja: Rule of Thumb- Nunca enterres o rizoma, quando muito prendes a planta a uma rocha ou tronco. Enterrar as raízes pode ser tolerado em algumas plantas, embora nem todas, o enterro do rizoma, ou neste caso, o rizoma ainda de tamanho reduzido, irá matar a planta. Outra coisa a ter em atenção. A adição de CO2 não melhora visivelmente o crescimento da mesma. São plantas de crescimento lento, mesmo em condições óptimas, pelo que o melhor adubo que lhe podes dar chama-se Paciência.

 

Caso a planta continue a definhar, tenta tira-la para fora do aquário e mete-la num tanque com uns centímetros de água e fechado com humidade e luz, provavelmente tratar-se-á de uma planta terrestre ou de paludário.

 

Espero ter ajudado.

Editado por gervas
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-.-'

 

Com todo o respeito, mas quando não se sabe, devemos estar calados, e não induzir outros em erro. Falar só porque queremos aumentar o post count, não ajuda a comunidade, nem quem busca informação...Talvez se procurarmos informarmo-nos a nós próprios primeiro, se consiga um pequeno passo. Novamente peço desculpa, não quero ofender, mas acho que todos precisamos de começar a ter alguma responsabilidade pelas parvoíces que dizemos neste tipo de forums. Basicamente, ou sabemos do que estamos a falar, ou estamos quietos e esperamos que alguém que saiba o faça....

 

Não, não se trata de nenhuma planta do género Echinodorus. Não tem qualquer caracteristica anatómica que faça dela uma Echinodorus, a não ser os factos de ser uma planta aparentemente acaule, ter folhas com clorofila-A e Clorofila-B, xantinas, e carotenos, com um sistema vascular binário. Nem a nivel do sistema radicular, nem a nivel do peciolo, nem sequer a nivel da enervação da folha, nem sequer a forma da própria folha.

 

No entanto não é certo que se trate sequer de uma planta do género Anubias. Realmente tem uma serie de caracteristicas anatómicas que colocariam esta planta em Africa, no entanto a ausencia de um rizoma definido (não que não exista, pois ele é patente na foto, embora bastante reduzido),o sistema radicular da planta está realmente completamente apodrecido, dificultando uma identificação correcta.

Á primeira vista parece-me uma Anubias congensis (e mesmo assim não sei para dizer a verdade). No entanto uma identificação definitiva dependeria de um sistema radicular e uma haste floral em condições pristinas, algo que nos falta aqui.

 

Pessoalmente, eu tenho uma inclinação pessoal, e diria que se tratava mesmo era de uma espécie do género Anubias que não suporta a submersão, dado o estrago presente nas folhas e raizes, e antes que alguém menos informado venha para aqui dizer que Anubias=Planta aquática, é mentira, apenas algumas das plantas do génerum, toleram a submersão, na realidade, grande parte do género são plantas anfíbias mais dadas a paludarios, e cultura em vaso.

 

Posto que se trata de uma planta do género Anubias, podes pesquisar os cuidados relativos e transversais ás espécies do género Anubias, suas variedades e cultivars. Ou seja: Rule of Thumb- Nunca enterres o rizoma, quando muito prendes a planta a uma rocha ou tronco. Enterrar as raízes pode ser tolerado em algumas plantas, embora nem todas, o enterro do rizoma, ou neste caso, o rizoma ainda de tamanho reduzido, irá matar a planta. Outra coisa a ter em atenção. A adição de CO2 não melhora visivelmente o crescimento da mesma. São plantas de crescimento lento, mesmo em condições óptimas, pelo que o melhor adubo que lhe podes dar chama-se Paciência.

 

Caso a planta continue a definhar, tenta tira-la para fora do aquário e mete-la num tanque com uns centímetros de água e fechado com humidade e luz, provavelmente tratar-se-á de uma planta terrestre ou de paludário.

 

Espero ter ajudado.

 

Boas. Tenho um primo que tem as mesmas plantas mas só que estão plantadas no substrato já há muito tempo e tão sempre verdes e bonitas. As plantas vieram já com uns buracos da loja... Vamos ver se aquilo passa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Gervas, so pecas por vir tarde, evitava-se uma grande confusão.

 

Eu acho que estou correcto, e acho que não é uma anubia por um simples facto, as raízes, tenho varias espécies de echinoduros parecidas e a diferença relativamente a foto e as raízes que não se devem ter desenvolvido correctamente devido a falta de nutrientes e elas tambem tem-em um talo a meio das raizes para suportar melhor a plantas, sera isso o rizoma que vez ?

 

Mas se tu dizes que é uma anubia então é uma anubia, pelos vistos tu és um verdadeiro expert em tudo que toque a aquarios.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sarcasmo e o dizer o que não se sabe é tão bonito não é?

gostava que me explicassem onde é que está a echinodorus na fotografia.

 

Confirmo que é uma anubia, existem vários tipos de anubia para alem das que nos conhecemos e geralmente vemos.

 

Não tem risoma? tipo desculpem lá mas chegaram a olhar para a fotografia? podem dizer que não tem raises mas ... tipo.... abram os olhos, ela foi muito é mal tratada, as raízes já foram de certeza por mudança de terrestre para aquática e a folha terá sido um apertão e acabou por apodrecer.

Muitos de vocês devem conhecer a "costela de adão" aquela planta enorme que muita mães têm em casa, essa também é uma anubia, toda a família da anubia são plantas que se adaptam á forma terrestre e aquática o que se passa é que elas ao mudarem de um lado para o outro as folhas não estão adaptadas e poderão apodrecer se não aclimatadas (quantidade de oxigénio/dióxido de carbono na agua ajuda a transição).

 

Repito, é uma anubia não a consigo precisar mas é uma.

 

talvez uma Anubias heterophylla "Lancelota" que será o mais provavel

 

A Anubias hastifolia é uma anubia mas porque tem as folhas triangulares diriam o contrario???

 

uma pequena pesquisa na net nem que seja por imagens muitas vezes resolve as coisas

 

Boa sorte e boa aquariofilia

Luis Ventura

Editado por LuisVentura

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com o Luis nisto.No entanto senhor Luis, a Costela de Adão, não é uma Anubias. Pertence realmente á familia das Araceae, partilhando portanto com elas bastantes caracteristicas, no entanto a Costela-de-Adão é a Monstera deliciosa (que é mais comum) ou a Philodendron bipinnatifidum (planta também da familia das Araceae, muito semelhante á Monstera deliciosa).

 

Mas realmente não é a forma da folha que normalmente faz de uma planta uma Anubias ou uma Echinodorus, pois a forma da folha pode variar radicalmente dentro do mesmo Género, vide por exemplo a Anubias barteri var barteri, a Anubias congensis, a Anubis gracilis, e a Anubias barteri var nana. As três são especies e subespecies do Género Anubias, no entanto não podiam ser mais diferentes. Como se costuma dizer, "The Devil is in the Details", e é aí que surgem as nomenclaturas e classificações das diferentes especies. Para se entender melhor a classificação de plantas tão dispares precisaria de explicar muita teorica relativamente á botanica, coisa que o senhor Manuel2009HAD, não parece estar aberto a aprender... É echinodorus porque a real mioleirinha dele diz que sim, não interessa que alguém que sabe alguma coisa diga que não...E quem diz que não e vai contra o que a minha real cabeça nada pode saber...Os livros estão errados! Eu é Que estou certo!

 

A identificação que fiz baseia-se em caracteristicas descritas cientificamente para o género em questão. Tu baseaste a tua identificação na tua real cabeça.

Não sou um Expert em Aquariofilia, na verdade há muita coisa que não domino, nem tento dominar, mas se há coisa que sei é de identificação e manutenção de plantas.

Que sabes tu? Que provas dás? Tu mandas, irresponsavelmente diga-se de passagem, postas de pescada para o ar, só para pareceres conhecedor daquilo acerca do que tu não tens qualquer ideia fundamentada. Dizes porque é bonito, etc...

 

Sarcasmo é muito bonito, mas dá jeito que tenhamos algo para o apoiar quando o usamos, caso contrário apenas fazemos parvos de nós próprios, algo em que um certo alguém se excedeu na mestria a consegui-lo... Querias mostrar que muito sabes, mas apenas conseguiste provar que nada sabes. Daí que peça que sejamos responsaveis pelos nossos pareceres, para que a comunidade evolua em termos de conhecimentos cientificos na ciencia que é manter plantas e peixes exóticos, mas é mais bonito ser mais um grande noob, ter conhecimento é careta, está na moda é ser ignorante...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Um grande thumbs up ao Gervas e ao Luís... thumbup3.gif

 

Eu não vou estar aqui a concordar com vocês ou a deitar mais achas para a fogueira. Se eu tivesse 1 cêntimo por todas as vezes que passei aquilo que vocês estão a passar aqui no Fórum, acho que já estava rico :)

 

É muito simples... o pessoal é maior e vacinado. Quem sabe expôr as suas ideias com argumentos científicos só tem uma coisa a fazer... isso mesmo.

O resto do pessoal que leia e tire as suas conclusões. Não é preciso fazer mais nada...

Há muita gente que ainda acha que o empirismo é a melhor solução para todo o tipo de problemas... deixem-nos estar. Querem fazer as coisas mal? Façam-nas...

Relativamente a essas pessoas estarem a induzir os outros em erro; a nossa função é alertar somente para aquilo que os outros vão fazer mal. A decisão final está sempre nas mãos de quem pergunta. Até podemos escrever uma tese científica para explicar o porquê... mas nada nos garante que a pessoa que pergunta irá seguir os nossos conselhos. Por isso, muitas das vezes nem vale a pena estarmos a gastar as teclas para responder.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais