Tratamento eSHa 2000 [foto adicionada]


subzer0

Recommended Posts

Após a introdução de novos peixes no aquários (não fiz quarentena, não tenho um aquário extra neste momento...grande erro, eu sei...) tive um surto de apodrecimento de barbatanas, com alguns peixes a ficar com as nadadeiras coladas ao corpo.<br><br>Fiz imediatamente TPA, e tratamento com tremazol. Fiz 40% de troca de água no final e no dia seguinte mais 40%.<br><br>Sem ver melhoras e alguns deles pioraram mesmo, ficaram muito escuros, tímidos, escondidos, sem comer e com uma espécie de veludo branco no muco, a coçarem-se nas plantas, decidi aplicar eSHa 2000. (entre o tremazol e o esha passaram uns 3 dias)<br><br>O tratamento de esha acabou hoje. Os discus continuam a não demonstrar grandes sinais de melhoras, sendo que alguns comeram qualquer coisa.<br><br>Setup:<br>Aumentei a temperatura para 31 (costuma estar a uns 29.5). O tanque é de 275litros, tem 6 discus juvenis, cinco neons e duas corys. Nitritos e nitratos a 0, algumas plantas. Filtragem 2000l/h.<br><br><br>O que mais posso fazer?! Os efeitos do esha demoram a aparecer? Devo continuar o tratamento mais um ou dois dias?<br><br>

Editado por subzer0
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Da recente experiência que tive com o esha 2000 posso dizer que o produto não é milagreiro, mas ajuda.

Fiz o tratamento standard (com as dosagens recomendadas no folheto) num comunitário e, apesar do tratamento não ter sido tiro e queda, notei melhorias significativas. Agora, que já passou cerca de mês e meio, estou a considerar fazer novo tratamento standard apenas de maneira preventiva e depois prosseguir com a aplicação do esha optima.

No teu caso aconselhava-te a tentar isolar o pessoal doente para um aquário hospital (coisa que eu não consegui, pois pescar em plantados é complicado... cabecadura ) e dobrar a dosagem standard, como eles também recomendam no folheto.

No entanto, sublinho aqui que eu não tenho experiência com discus, e como se tratam de peixes por vezes mais sensíveis, é melhor aguardares por outros conselhos, sobretudo da parte de quem já teve que tratar doenças nessa espécie. Talvez até precises de um medicamento mais específico que o esha 2000, que tem tem um espectro de aplicação muito geral.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7ubai

 

Obrigado pela resposta. Acabei por comprar uma caixa plástica grande de 56l e fiz um tratamento reforçado extra nessa caixa. Apresentaram algumas melhoras, mas ainda não estão totalmente bem. Há um deles que ainda tem muitos pontos brancos...

 

 

Pedeste19

 

Tens alguma sugestão para além destes medicamentos que possa usar que seja mais eficaz? Obrigado!

 

 

 

 

 

 

Mais sugestões para erradicar isto de vez?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro colega

 

A doença que tens é a doença do veludo portanto o medicamento mais eficaz para isso é sera odinium e é esse que terás que fazer.

 

Mas não demores que podes apanhar uma desiluzão se for bacteriano usa o bactopur.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda!

 

Também já considerei a hipótese de ser oodinium. Porém, do que li na primeira vez antes de medicar era que o oodinium tinha uma aparência amarelada e o muco dos peixes está mais para o esbranquiçado...

 

Não estou em casa para saber como estão os peixes e só chegarei tarde. Se o estado deles permanecer na mesma, amanhã irei iniciar um tratamento para o oodinium.

 

 

 

Ainda não consegui ter descanso no aquário e mante-lo estável durante um tempo significativo, embora esteja a fazer as rotinas da praxe...

A próxima aquisição vai ser sem dúvida um filtro UV. Grande parte destas maleitas será pelo menos atenuada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado por toda a ajuda!

 

Tenho chegado sempre bastante tarde a casa e não tenho tido tempo comprar a medicação. Vou aproveitar o feriado para administratar o tratamento devido. Assim que tiver resultados, irei postar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sem duvidas nenhumas já te tinha dito toca a fazer o tratamento com odinium senão ficas sem nenhum....

 

Concordo e despacha-te!

 

O Oodinol da JBL também é uma boa opção (é à base de sulfato de cobre), nada de luz durante o tratamento se puderes.

 

Abraço e boa sorte

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

 

Após mostrar a foto que aqui postei e aconselhar-me numa loja, diagnosticaram como sendo um caso de Costia e recomendaram-me a tentar em primeiro lugar o baktopur, até porque alguns deles estão a demonstrar problemas intestinais (tive um problema com nemátodos que deve ter ressurgido...) e poderiam estar fracos de mais para levar com cobre em cima, para não falar em caçar as corydoras do aquário...

 

Já estou a medicar com baktopur à mais de 24h e já há algumas melhorias. O peixe que tirei a foto já está com mais cor e apresenta menos fungos na mucosa. Outro, mais pequeno e o provável suspeito da introdução da doença no aquário está também um pouco mais activo e melhor, mas ainda apresenta muitos fungos agarrados à mucosa. Estou a considerar um banho de 30m num aquário de uns 4l com uma pastilha de baktopur e sal ( este procedimento vem mencionado na bula do medicamento, à excepção do sal), mas não quero stressar nem mexer muito nos peixes por enquanto...

 

O maior dos discus que tenho é que está mais escuro do que é normal e algo isolado, parecendo-me que o ventre está inchado (devem ser as ténias), mas não apresenta sinais visíveis na pele de qualquer tipo de bactérias ou fungos.

 

 

No final do tratamento com baktopur, caso exista alguma recaída ou não melhorem totalmente, tento o oodinol ou um semelhante. O que vos parece?

 

Obrigado desde já por toda a ajuda na identificação e nas possibilidades de tratamento!

Editado por subzer0
Link to comment
Partilhar nas redes sociais