ajuda cynobacteria


five pra one

Recommended Posts

boas

 

tenho uma alga no meu aqua com aspecto tipo de lama radioactiva ou seja com um verde mt berrante que me cobre as folhas da plantas e os vidros a a areia.fui informado que akilo era um organismos simbioctico ou seja acho que em uma simbiose entre uma alga e uma bacteria ou algo do genero e basicamente os peixes n comem akilo.como posso eleminala? e que akilo cobre as folhas as plantas impedindoas de fazerem a fotossintese.

 

abrassos

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ser Cyanobactéria. Não é uma simbiose entre alga e bactéria, é isso sim, um organismo muito primitivo cuja classificação flutua entre a alga e a bactéria.

Isso pode ser resultado de muita matéria orgânica no aquário, tenta reduzir um pouco a alimentação. Há quem use H2O2 (água oxigenada) para a matar mas isso acarreta os seus riscos, além disso é muito fácil de remover à mão.

Passa aí mais info sobre o teu aquário, nomeadamente iluminação e plantas existentes, CO2, etc...

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

permite-me corrigir-te pois tanto quanto sei a cyanobacteria e um ser procarionte pertencemte ao reino monera e e uma bacteria que inicia o ciclo do azoto fixando-o. a questao que fica e que eu n tenho a certeza se ela e uma bacteria autotrofica fotossintectica pois eu por acaso ate acho que ela tem clorofila A e B se for esse o caso ate pode ser bem provavel isso que dizes.

 

a iluminaçao e de 72W para 73 litros

tenho o aquari relativamente bem plantado com cabonbas glosso e outras plantas que de momento n te posso dizer o nome mas sao dua plantas vermelhas e mais duas verdes

 

n leves a minha correcçao como ofessa pois n foi de todo essa a minha intençao mas todos nos estamos aki para aprender e assim acho que tu aprendeste cmg e eu ctg

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a cyanobacteria e um ser procarionte pertencemte ao reino monera
Sim, é agora, antes era uma alga, antes de ser uma alga era uma bacteria, e antes disso de novo uma alga, os taxónomos não param de a ciclar de um reino para o outro :?

E sim ela faz fotossíntese, é o organismo mais antigo conhecido que o faz.

É uma daquelas coisas que leva os taxónomos ortodoxos à loucura, eu quando me refiro a ela gosto de deixar a coisa em aberto :?. Mas tanto quanto sei não é uma simbiose, mas sim um organismo único.

Não deixas de ter razão no teu comentário.

 

n leves a minha correcçao como ofessa pois n foi de todo essa a minha intençao mas todos nos estamos aki para aprender e assim acho que tu aprendeste cmg e eu ctg

Claro que não pá, estás convidado a corrigir sempre que te parecer oportuno, até porque toda a gente se engana :arrow:

 

Com essa luz toda e bem plantado é muito estranho o aparecimento dessa "coisa" (vou tratá-la assim). Tens adição de CO2? adubas correctamente? as plantas fazem o chamado "Pearling" ?

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

os taxonomicos pelos vistos sao uns granda malucos ;) e eu disse ser sinbiotico pk numa loja me disseram que era um ser simbiotio ou seja dois seres,mas assim ja fiquei mais esclerecido

 

eu tenho CO2 que e difundido na agua por meio de uma bonba e o aqua ainda vai levar mais plantas. de facto heje fui medir os niveis e os fosfatos e nitratos estao a 0 o que significa que n estou a adubar bem as plantas pois eu so ponho um soplemento de metais pesados.e a unica coisa que faz pearling no aqua e a cyanobacteria n sei pk mas as plantas n o fazem apesar de crescerem bastante todas elas.

mas tb sem fosfatos nem nitratos a cyano n se deveria desenvolver certo?

 

que granda confuzao lol 8)

mas pedro n sabes de nenhuma maneira para dar cabo da maluca da cyano?

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Eu tive disso e fui removendo manualmente ate que dum momento para o outro desapareceu... as plantas retomaram o pearling e tudo me parece normalizado.

isto apareceu ao 2º mes de ter o plantado...

não sei o que contribuiu nem para o aparecimento nem para o desaparecimento.

 

comecei a adicionar fertilizante liquido... tera sido por isso ou das mudas de 50% semanais... tambem coloquei um filtro ligeiramente mais forte pois a agua estava practicamente parada embora tivesse mais disso em frente a saida do filtro...

Um monte de contradições eu sei, pouco ou nada ajuda...

 

vou seguir este topico com interesse pois ando desconfiado que podem voltar...

 

Um Abraço

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, a mim elas só costumam aparecer no início dos aquários (plantados) e por saber que normalmente desaparecem nunca me dediquei muito a elas. No entanto creio que se tens nitratos e fosfatos a 0 pode ser boa ideia adubares com macro nutrientes. O Azoto é o mais importante, para teres uma ideia uma planta em média usa 14x mais azoto que fósforo e por sua vez mais fósforo que potássio. No entanto, uma vez que o fósforo e o azoto até vai entrando algum na comida dos peixes, o ideal seria adubares (levemente a princípio para não haver azar) com Azoto que é muito necessário e Potássio que normalmente não é introduzido.

Podes fazer isso de 3 maneiras:

1. compars um adubo genérico NPK no continente, preferencialmente um que tenha mais N (azoto) e K (potássio) e menos P (fósforo), eu já ví uns 9-3-8 e outros 12-2-6 (isto são as proporções de N, P e K respectivamente)

2. Compras os químicos directamente numa farmácia, neste caso nitrato de potássio é o ideal, mas para além de ser difícil de dosear porque é muito puro, tens que convencer o farmaceutico que não vais fazer nenhuma bomba - o edifício do FBI foi pelos ares há uns anos com uma brincadeira destas.

3. Compras os adubos específicos de alguma marca que os venda a vulso, fica ligeiramente mais caro, mas é muito prático e mais educativo do que espetar com NPK todo de uma vez. Antecipando a tua pergunta, a Kent tem uma linha profissional com os nutrientes bem separados, para quem quer fazer a coisa à seria.

 

Creio que se tens boa iluminação, injecção de CO2 e fertilizas com micro-nutrientes, o problema só pode estar em carência de macro-nutrientes, daí toda esta lenga-lenga.

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2. Compras os químicos directamente numa farmácia, neste caso nitrato de potássio é o ideal, mas para além de ser difícil de dosear porque é muito puro, tens que convencer o farmaceutico que não vais fazer nenhuma bomba - o edifício do FBI foi pelos ares há uns anos com uma brincadeira destas.

 

Dificil de dosear? No caso deste amigo com um aquário de 73 litros: 20gr de KNO3 em 500ml de água destilada; adiciona 4ml desta solução por dia e ao fim da semana tens 5ppm de NO3 na coluna de água.

 

Não tens que convencer farmacêutico nenhum, o KNO3 só explode em contacto com fontes de calor intensa, como muitas outras coisas que todos temos em casa: alcool etilico, caixa de fósforos, isqueiros etc...

Não estamos a falar de urânio propriamente.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok é reconfortante saber isso :) Neste caso estava só a transmitir relatos que ouví de boca. Fica a tua fórmula para o químico, como adição ao que disse atrás já dá uma informação porreira.

 

Thanks,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pll

 

bem comecei a adicionar nitratos e fosfatos no aqua e ja que o meu mini plantado de 75 litros esta mt no inicio acho que n me vou preocupar mt com a cyano ja que talvez por a plantas estarem sub nutridas e n absorverem os nutrientes todos da agua ela aparessa por ser uma oportunista.agora que ja tenho as minhas plantas devidamente adubadas com metais pesasdos nitratos e fosfatos e tb algumas vitaminas a cyano deve dasaparecer por ci mm.vou entao retirandoa a mao.mas antes de dar este caso por concluido vou ainda experimentar tentar dar cabo dela com nifurpirinol ja que e um anti-bacteriano.depois venho ca dizer como correu.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

O aparecimento deste tipo de algas pouco ou nada tem a ver com nível de nutrientes na coluna de água. Na maioria das vezes até surgem no princípio dos setup´s ainda antes de termos adicionado qualquer fertilizante.

Primeiro também é bom saber que este tipo de bactérias está presente em todos os nossos aquários e provavelmente em todos os sistemas aquáticos do mundo até em água salgada.

Proliferam e dão origem a infecções, as tais algas, quando as condições assim o fomentam.

Esta é uma teoria minha, mas associo a aparecimento deste tipo de algas quando se reúnem no aquário três condições: excesso de Co2, zonas sem circulação de água e temperatura elevada. Como disse é apenas uma teoria.

Como se trata de uma infecção o melhor remédio é um medicamento.

As bactérias responsáveis por este tipo de bactérias parecem ser todas gram-negativas e são especialmente sensíveis a um antibiótico que é a eritromicina.

A maioria das bactérias do filtro biológico também são gram-negativas, mas são muito mais resistentes a este antibiótico, daí que o impacto da administração deste medicamento, desde que em doses sensatas, tem um impacto mínimo sobre o filtro biológico.

O tratamento no meu caso foi remédio santo.

O medicamento pode-se aquirir na farmácia sobre o nome ESE-500. São comprimidos de 500mg...para o teu aquário diluis meio comprimido num copo de água e colocas no aquário.

Faz o tratamento durante setes dias.

A partir do 4º dia começam a desaparecer. Aumenta a circulação da água no aquário e se for possível muda 2 ou 3 vezes a parte de algodão do filtro durante o tratamento.

O impacto sobre a fauna e flora não é nenhum e sobre o filtro biológico como disse é mínimo. Ao 5º muda 30% de água e no 8º dia muda 50% de água e retoma a manutenção normal.

 

abraço,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ao contrario do que eu pensava os LDA25 revelaram se grandes aperciadores de cyanobacteria.algo inedito penso eu,mas o que e facto e que eles a andaram a comer e n digo isto so pk grande parte dela desapareceu mas pk eu proprio os vi acome la.

fica aqui o relato.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

em relação às cyanobacterias deixo-vos aqui um texto que poderá esclarecer algumas dúvidas.

 

"Cyanobacteria are aquatic and photosynthetic, that is, they live in the water, and can manufacture their own food. Because they are bacteria, they are quite small and usually unicellular, though they often grow in colonies large enough to see. They have the distinction of being the oldest known fossils, more than 3.5 billion years old, in fact! It may surprise you then to know that the cyanobacteria are still around; they are one of the largest and most important groups of bacteria on earth.

 

Many Proterozoic oil deposits are attributed to the activity of cyanobacteria. They are also important providers of nitrogen fertilizer in the cultivation of rice and beans. The cyanobacteria have also been tremendously important in shaping the course of evolution and ecological change throughout earth's history. The oxygen atmosphere that we depend on was generated by numerous cyanobacteria during the Archaean and Proterozoic Eras. Before that time, the atmosphere had a very different chemistry, unsuitable for life as we know it today.

 

The other great contribution of the cyanobacteria is the origin of plants. The chloroplast with which plants make food for themselves is actually a cyanobacterium living within the plant's cells. Sometime in the late Proterozoic, or in the early Cambrian, cyanobacteria began to take up residence within certain eukaryote cells, making food for the eukaryote host in return for a home. This event is known as endosymbiosis, and is also the origin of the eukaryotic mitochondrion.

 

Because they are photosynthetic and aquatic, cyanobacteria are often called "blue-green algae". This name is convenient for talking about organisms in the water that make their own food, but does not reflect any relationship between the cyanobacteria and other organisms called algae. Cyanobacteria are relatives of the bacteria, not eukaryotes, and it is only the chloroplast in eukaryotic algae to which the cyanobacteria are related. "

 

 

Espero que esteja tudo mais esclarecido :arrow:

 

Abraço

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

obrigado. O objectivo foi mesmo o de tirar umas dúvidas. Eu prórpio já não me lembrava bem do que tinha estudado sobre elas e resolvi ir reavivar a memória!

 

A pesquisa foi simples. Escrevi cyanobacteria no google e foi a 1ª página. Fácil :wink: E uma vez que a página pertence a uma universidade deverá ser fidedigna.

 

Aqui fica então:

http://www.ucmp.berkeley.edu/bacteria/cyanointro.html

 

Abraço

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais