Cloro para tratar troncos. O que é afinal?


Recommended Posts

Ando a tentar tratar um tronco e li em inúmeros tópicos que se deve usar cloro.

Uns falam em gramas por litro, outros falam em litros de cloro para litros de água... :eusathink:

 

O cloro à temperatura ambiente é um gás, extremamente tóxico. Por isso devem estar a falar de uma qualquer solução.

O que pretendo saber é o que é afinal esse cloro quimicamente, onde se compra e em que concentração se utiliza para tratar troncos.

 

Também li muita gente a desaconselhar o uso de lixívia para o mesmo efeito. Lixívia essa que (no seu estado mais simples, sem aditivos e cheirinhos a rosas) é uma solução de hipoclorito de sódio (NaClO) a cerca de 3%. Estará a lixívia assim tão longe do tal cloro que usam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu já tratei de troncos, e foi só agua e sal..

 

cloro e afins dispenso.. mas se quiseres mesmo arranjar cloro, basta te dirigires a uma qualquer loja tipo 'max mat', 'leroy merlin' ou mesmo uma casa especializada em piscinas.. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria usar também o cloro porque vou ter muita dificuldade em ferver um tronco deste tamanho e portanto queria usar os outros dois métodos para depois não ter surpresas.

 

Entretanto encontrei este link muito interessante: Hipoclorito de sódio e cloro líquido são a mesma coisa?

 

Portanto parece-me que se confirma o que desconfiava. Cloro líquido e lixívia são ambos uma solução de hipoclorito de sódio!

A haver diferenças será apenas na concentração mas como é para dissolver é só uma questão de acertar a dissolução.

 

Agora falta apenas saber qual a concentração em que costumam usar o cloro ativo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já li alguns relatos a dizer precisamente o contrário. Tiveste sorte, ou os outros tiveram azar. Mas prefiro ter mais algum trabalho agora e menos depois.

 

De qualquer forma, sendo necessário ou não, o que pretendia com este tópico era chegar à conclusão de como usar lixívia para tratar troncos, para quem o pretender fazer. Fico assim à espera de mais explicações dos químicos do fórum :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria usar também o cloro porque vou ter muita dificuldade em ferver um tronco deste tamanho e portanto queria usar os outros dois métodos para depois não ter surpresas.

 

Entretanto encontrei este link muito interessante: Hipoclorito de sódio e cloro líquido são a mesma coisa?

 

Portanto parece-me que se confirma o que desconfiava. Cloro líquido e lixívia são ambos uma solução de hipoclorito de sódio!

A haver diferenças será apenas na concentração mas como é para dissolver é só uma questão de acertar a dissolução.

 

Agora falta apenas saber qual a concentração em que costumam usar o cloro ativo.

 

 

A lixívia possui como agente activo o hipoclorito de sódio (que é exactamente o que compras como sendo cloro por exemplo para tratamento de piscinas), mas uma concentração baixa (menos e 5%), o que podes fazer é sabendo qual a concentração do cloro a que se referem fazeres os cálculos para utilização e lixívia mas acho que não seja necessário algo muito preciso pois é para tratamento de tronco, é uma utilização aproximada.

 

Segundo um tópico aqui do fórum ( Tratar tronco )que refere o uso de 1mL de cloro activo por 10L de água para um tratamento apenas com cloro, considerando a lixívia que utilizas cm cerca de 3% de agente activo deves colocar 33mL de lixívia por cada 10L de água.

Editado por fwwf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não tinha visto esse post mas tinha visto um outro com a mesma informação.

 

Mais a baixo diz também 'adicionando 1 litro de cloro para cada 2 litros de água'... e foram estas duas informações que me confundiram.

 

33ml de lixívia para 10L parece-me pouco (mas talvez seja erro meu) e 1 litro do que quer que seja em 2 litros de água parece muito :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não tinha visto esse post mas tinha visto um outro com a mesma informação.

 

Mais a baixo diz também 'adicionando 1 litro de cloro para cada 2 litros de água'... e foram estas duas informações que me confundiram.

 

33ml de lixívia para 10L parece-me pouco (mas talvez seja erro meu) e 1 litro do que quer que seja em 2 litros de água parece muito :P

 

 

Eu simplesmente fiz as contas para o que estava referenciado no tratamento de cloro (demorava 18 dias), não faço a mínima ideia se a quantidade de cloro lá indicada é ou não a correcta, apenas calculei o equivalente em lixívia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu simplesmente fiz as contas para o que estava referenciado no tratamento de cloro (demorava 18 dias), não faço a mínima ideia se a quantidade de cloro lá indicada é ou não a correcta, apenas calculei o equivalente em lixívia.

 

Eu percebi o calculo, o que quis dizer é que nesse mesmo post diz também, mais à frente, para dissolver 1 litro de cloro em 2 de água. Parece-me que falta explicar melhor o que se entende num e noutro porque dá a entender que no segundo caso tem 3333 vezes mais cloro que no primeiro.. algo esta mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebi o calculo, o que quis dizer é que nesse mesmo post diz também, mais à frente, para dissolver 1 litro de cloro em 2 de água. Parece-me que falta explicar melhor o que se entende num e noutro porque dá a entender que no segundo caso tem 3333 vezes mais cloro que no primeiro.. algo esta mal.

 

 

Sim parece um pouco abusiva a quantidade que referem nesse segundo caso.Té porque lixivia pura já é o que é e eles com essa quantidade de cloro vão obter algo cerca de 10 vezes mais concentrado que lixívia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando a tentar tratar um tronco e li em inúmeros tópicos que se deve usar cloro.

Uns falam em gramas por litro, outros falam em litros de cloro para litros de água... :eusathink:

 

O cloro à temperatura ambiente é um gás, extremamente tóxico. Por isso devem estar a falar de uma qualquer solução.

O que pretendo saber é o que é afinal esse cloro quimicamente, onde se compra e em que concentração se utiliza para tratar troncos.

 

Também li muita gente a desaconselhar o uso de lixívia para o mesmo efeito. Lixívia essa que (no seu estado mais simples, sem aditivos e cheirinhos a rosas) é uma solução de hipoclorito de sódio (NaClO) a cerca de 3%. Estará a lixívia assim tão longe do tal cloro que usam?

 

Não, lexívia sem cheirinho e cloro é basicamente a mesma coisa, pelo menos eu tenho essa ideia. penso que apenas variam as concentrações de hipóclorito de sódio que na lexivia tradicional ronda entre o 1,5% e os 5%. e o cloro é a substancia mais perto do "pura"

 

 

mas não tenho a certeza alguém que me possa igualmente confirmar este assunto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.