Dúvida sobre consumo!


Recommended Posts

É por Hora

 

Aqui fica a forma de calculo:

 

Wx[(MxD)/60]

 

W = potência do aparelho em Watts

M = total de minutos que o equipamento fica ligado por dia.

D = total de dias que o equipamento é ligado no mês.

 

O resultado indicado será watts hora

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho a bi-horária e, fazendo as contas a algo mais relevante como seja o meu frigorífico (até porque o ando a pensar trocar...), julgo que o resultado será em watts e não em kilowatts.

Das minhas contas resulta em algo como isto:

 

 

W - 130

Min / Dia (60min*24H) - 1440

Dias / Mês - 30

W / Mês ( Wx[(MxD)/60] ) - 93600

KW / Mês - 93,6

KW / Ano (93,6*12) - 1123,2

Custo / Ano (1123,2*0,14) - 157,248€

 

Considerei como custo médio do meu Kw/Hora o valor de 0,14.

Na tarifa mais baixa é 0,0778€ e na tarifa mais alta é 0,1448.

 

Como não sou grande coisa a matemática, pergunto se isto está correcto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A conta está errada na medida em que o frigorífico não está a trabalhar 24/7. Ele trabalha até chegar á temperatura pretendida e depois desliga, só voltando a ligar quando a temperatura baixar de novo.

 

Cumps,

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo. Obrigado pela correcção.

Assim sendo, é virtualmente impossível avaliar o consumo deste tipo de aparelhos.

 

Mas ainda me vou dar ao trabalho de olhar para o material de aquariofilia que tenho ligado 24 horas por dia e ver quanto é que isso me pesa ao ano :-D

Só por masoquismo mesmo ehehehhe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Avaliar é difícil mas podes sempre comprar umas fichas que têm medidor de consumo, inclusive para contadores bi-horários, e assim sabes quanto é que o aquário e todo o material te custa 8)

Editado por pgonline
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É por Hora

 

Aqui fica a forma de calculo:

 

Wx[(MxD)/60]

 

W = potência do aparelho em Watts

M = total de minutos que o equipamento fica ligado por dia.

D = total de dias que o equipamento é ligado no mês.

 

O resultado indicado será já em Kw

Isto está errado.

o W é uma medida de potência (e não de consumo, ou mais correctamente de energia ), equivalente a 1 Joule por segundo.

assim, a EDP cobra duas coisas ao consumidor:

1- a potência contratada, expressa em kVA, e que depende apenas de qual o máximo de potência que querem ligada a cada instante em vossa casa. É uma taxa fixa, dependendo do que contrataram.

2- o consumo de energia. Isto é contabilizado na factura da EDP em kWh, (pode ser contabilizado em unidades equivalente como o Joule).

e portanto para saber qual a energia consumida, há que multiplicar a potência (expressa pelos aparelho em W) pelo tempo em que a potência é consumida(Wh, kWh, Joules).

A fórmula anterior é correcta, mas a informação errada, o resultado dado não é em kW, mas sim em Wh, faltanto o factor 1000 na divisão, para chegar a um resultado = ao que a EDP cobra, o kWh.

a melhor maneira de saber quanto cada aparelho consome é realmente comprar um medidor que se coloca entre a tomada e a ficha, existindo modelos diferentes.

Até porque para muitos electrodomésticos:

1- O consumo indicado é muitas vezes o consumo máximo, que é diferente do consumo real a cada instante;

2- Os periodos de tempo em que realmente está a gastar podem ser diferentes do que imaginamos;

3- Podem ter pequenos defeitos/avarias electricas, levando a consumos superiores ao esperado (pequenas fugas p/terra, maus contactos, etc...);

sendo dificil estimar o consumo real. Um exemplo é a estimativa anterior que não levava em conta o facto de o frigorifico não estar com o compressor ligado nem 1/2 do tempo...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.