Recommended Posts

Boas a todos!

 

Para todos aqueles que ainda não descobriram os mistérios dos salgados, e continuam para os lados da água doce, atraidos pela vertente dos aquários plantados, em que Flora rivaliza com Fauna pela nossa atenção, venho falar de um tema que me parece relevante para todos aqueles que começaram não há muito tempo: o oxigénio dissolvido na água do aquário.

 

Muitas vezes, quer pelo facto do caudal do filtro ser inferior aquilo que deveria, ou pelo facto da saida de água estar abaixo da superficie da água durante o periodo nocturno, o aquário não produz o oxigénio exigido.

 

Temos de partir sempre do pressuposto de que a quantidade de CO2 na água não limita a quantidade de O2. Mas temos de presumir que existem quantidades de CO2 desejáveis e não excessivas, pois de noite a Flora produz este composto, e quanto mais plantado está o aqua mais temos de levar em conta este numero.

 

O que quero dizer é que no periodo nocturno, devemos assegurar uma boa fonte de 02. É essencial para a Fauna, e também para a Flora.Até podemos deixar o CO2 ligado, porém o barulho da água deverá ser ouvido na superficie, e pela agitação superficial, ser criada uma fonte de O2.

 

Digo isto pois deparei-me com uma situação em casa de um amigo, com o CO2 a debitar 2 bolhas por segundo, em que de noite, ao acender a luz, a Fauna estava com clara falta de Oxigénio, elemento vital.

 

Um abraço para todos.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desligo sempre o meu co2 quando as luzes se apagam...

Mas é sempre bom recordar a importância da oxigenação da agua durante a noite...

 

Abraço

<div align='center'></div>

nada2.jpg

Cumprimentos, João Ramos

Plantado "No Side Aquarium"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devido ao facto de usar CO2 caseiro e nao tirar o difusor durante a noite, uso uma bomba de ar para dispersar o CO2 e promover a dissoluçao de O2, por acaso nunca reparei na respiraçao de noite mas vou dar uma espreitadela. Obrigado pela chamada de atençao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao desligarmos o CO2 durante a noite, o principal problema pode ser uma alteração do PH, principalmente em águas em que o KH não seja estável. Porém na maior parte dos casos não haverá problemas de maior ao desligar o CO2 durante a noite, aliás a Fauna até agradece.

 

Outra questão é a quantidade de CO2 que devemos debitar para o aquário. Não é por adicionarmos mais CO2 que as plantas vão ficar mais saudáveis. Mais CO2 só indica que a Flora nos vai "pedir" mais luz e nutrientes.

 

Eu tenho botija e debito 1 bolha por segundo, e a Flora está saudável. "Habituei" a Flora deste modo.O pior é começar a debitar x bolhas e reduzir depois.

 

Num plantado o equilibrio é a chave.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alem do que CO2 à noite é um desperdício de recursos, pois de nada serve, é perdido, visto que as plantas consomem co2 para fazer a fotossíntese e à noite respiram.

 

tenho sempre alertado para a importancia da oxigenação em aquario, quer directamente para os peixes quer para as bactérias do ciclo.

 

também é preciso atenção ao excesso de fertilizante.

 

resumindo, muito dos plantados que vejo não são grande exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fauna pode estar com falta de oxigénio, devido ao aumento do CO2 na água.

 

O facto de O2 e CO2 não competirem por dissolução na água, não invalida que não compitam no sistema circulatório/respiratório dos animais.

 

É mais provavel que os sintomas apresentados pela fauna sejam causados por niveis de CO2 acima do desejado, do que por diminuição de O2 para niveis perigosos.

 

No entanto a solução apresentada, a da agitação superficial ao longo de todo o dia, resolve os dois problemas já que aumenta as trocas gasosas levando os niveis de CO2 e de O2 para niveis de equilibrio com o ar.

 

Em alternativa, cortar o fornecimento de CO2, resolveria também o problema, já que tipicamente aquários com injecção de CO2, durante o dia elevam os niveis de oxigénio para niveis de saturação, sendo reservas suficientes para o periodo nocturno.

 

Promover a agitação superficial apenas durante a noite, muitas vezes combinado com injecção agressiva de CO2 durante o periodo iluminado leva a variações rápidas de vários parametros, o que não é de todo desejavel.

 

Assim, ou se promove uma agitação superficial moderada durante todo o periodo, ou uma injecção moderada durante o dia, com corte da injecção durante a noite são as duas soluções mais indicadas.

 

 

Estas soluções são válidas para aquários com niveis equilibrados de fauna.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos motivos que levam as pessoas a não oxigenar a água por agitação da superfície é que temem que o CO2 se perca. Como tudo na natureza há um equilíbrio. Ao se agitar a superfície, os principais consumidores de oxigénio no aquário, as bactérias, prosperam e como resultado irão produzir mais CO2.

 

O Vasco falou bem, "o mistério do salgados" que também é o mistério dos de água doce decentes. É lamentável ler aqueles que afirmam que a circulação que o filtro proporciona não é importante e que há coisas mais importantes no filtro, como por exemplo, a Marca ou o volume, muitas dessas pessoas têm estatuto no fórum, e transmitem noções erradas às pessoas.

 

Metade do segredo para manter peixes e algumas mais espécies mais complicadas, é a oxigenação.

Mais de metade do segredo para manter um aquário livre de algas, é a oxigenação.

Mais de metade do segredo para manter os níveis de amoníaco controlados e evitar picos de amoníaco e nitrito é a oxigenação.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas soluções são válidas para aquários com niveis equilibrados de fauna.

Exactamente. Tanto o aquário desse meu amigo, como o da grande maioria das pessoas que mantém aquários, a Fauna está claramente em excesso.

 

Cem litros de água não é muita água, tal como não é muita água duzentos litros. Apesar disto muita gente mantém um exagerado número de animais no mesmo aquário, levando à saturação do mini ecossistema, e muitas vezes quebrando a estética do aquário (mas por aqui mal o menos).

A par disto a limpeza dos filtros deve ser feita regularmente. Mensalmente é o suficiente quanto a mim. O tamanho do filtro, ou seja o tamanho do balde, e a potência do mesmo, deve também ser o adequado, e quanto a mim nunca inferior a cinco vezes a litragem do aquário.

 

Só uma questão Just me: no caso de nos depararmos com um aquário densamente plantado,e no caso deste ter uma boa iluminação e uma fonte de CO2 moderada, penso que a saida do filtro deve estar ligeiramente abaixo da linha de água, e não ao nivel desta ou acima. Caso contrário as plantas poderão não receber CO2 suficiente, e com isso não produzirem O2 durante o dia, que vai fazer jeito durante a noite. Penso que é preferivel a Flora produzir o 02 do aqua naturalmente durante o dia, e com isso indicar-nos a "boa saúde" do aquário.

 

Metade do segredo para manter peixes e algumas mais espécies mais complicadas, é a oxigenação.

Mais de metade do segredo para manter um aquário livre de algas, é a oxigenação.

Mais de metade do segredo para manter os niveis de amoniaco controlados e evitar picos de amoniaco e nitritos é a oxigenação.

Nem mais.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos motivos que levam as pessoas a não oxigenar a água por agitação da

superfície é que temem que o CO2 se perca. Como tudo na natureza há um

equilíbrio. Ao se agitar a superfície, os principais consumidores de oxigénio no

aquário, as bactérias, prosperam e como resultado irão produzir mais CO2.

 

Isto tudo depende do aquário ao qual aplicas a fórmula...

 

Se for um aquário que sem agitação leva ao fenómeno de pearling (niveis de oxigénio muito elevados em saturação ou próximos disso), ao agitares a superficie estarás a diminuir o oxigénio na água.

 

Se for um aquário com bastante fauna e com pouca actividade fotossintética, sem agitares a superficie, vais ter problemas graves.

 

Tipicamente num aquário equilibrado e com equipamentos bem dimensionados, o crescimento das bactérias não é limitado pela presença de oxigénio, mas sim pela presença de matéria orgânica disponivel.

 

O Vasco falou bem, "o mistério do salgados" que também é o mistério dos de água

doce decentes. É lamentável ler aqueles que afirmam que a circulação que o

filtro proporciona não é importante e que há coisas mais importantes no filtro,

como por exemplo, a Marca ou o volume,

 

Quanto aos filtros, cada parâmetro tem a sua importância. Posso concordar que as bactérias não olham para a marca do filtro antes de o colonizar, mas como em tudo nem sempre a marca é irrelevante, sobretudo quando "marca" está associado a investigação e desenvolvimento, eficácia e bom desenvolvimento do produto, segurança em termos de funcionamento, etc...

 

Ou seja, se não quero um copo gigantesco cheio de nada, também não favoreço um copo pequeno com água a mil à hora... prefiro ter um filtro adequado ao aquário... que em alguns casos pode ser uma hiper filtragem, de multiplos estágios, com tudo de XPTO e noutros casos pode ser apenas uma bomba de circulação.

 

muitas dessas pessoas têm estatuto no

fórum, e transmitem noções erradas às

pessoas.

 

Todos erramos, mas a culpa de um erro, não é apenas de quem o comete, é também de quem o aceita, sem questionar, sem estudar, sem verificar.

 

Quanto à parte do estatuto não vou comentar, porque não sei a que casos em concreto te referes, mas penso que mais importante que estatuto, é o conhecimento.

 

Exactamente. Tanto o aquário desse meu amigo, como o da grande maioria das

pessoas que mantém aquários, a Fauna está claramente em excesso.

 

Eu diria que só a agitação não vai resolver nada, pode ajudar, mas não faz milagres. E se um erro já está identificado, porque não tentar corrigir a causa, em vez de atacar os problemas por ela causados?

 

 

Cem litros de água não é muita água, tal como não é muita água duzentos litros.

Apesar disto muita gente mantém um exagerado número de animais no mesmo aquário,

levando à saturação do mini ecossistema, e muitas vezes quebrando a estética do

aquário (mas por aqui mal o menos).

 

É verdade...

 

 

A par disto a limpeza dos filtros deve ser feita regularmente. Mensalmente é o

suficiente quanto a mim.

 

eu sou mais partidário do "vai avaliando e ajustando a manutenção às necessidades", mas se a regra para ti resulta, acho que deves continuar.

 

O tamanho do filtro, ou seja o tamanho do balde, e a potência do mesmo, deve

também ser o adequado, e quanto a mim nunca inferior a cinco vezes a litragem do

aquário.

 

Diria que para quem começa, é uma regra indicativa, mas como disse em cima, para mim, isso pode ser muito ou pode ser pouco.

 

Só uma questão Just me: no caso de nos depararmos com um aquário densamente

plantado,e no caso deste ter uma boa iluminação e uma fonte de CO2 moderada,

penso que a saida do filtro deve estar ligeiramente abaixo da linha de água, e

não ao nivel desta ou acima.

 

sim, pode ser uma abordagem, mas faltou um factor importante, nestas condições "no caso deste ter uma boa iluminação e uma fonte de CO2 moderada" , que é: um bom crescimento vegetal.

Mas como todas as abordagens, deve ser avaliada caso a caso, são directrizes, não regras necessárias e suficientes. Aprender com a natureza é aprender a agir, aprender e mudar , ou seja, evoluir.

 

 

Caso contrário as plantas poderão não receber CO2 suficiente, e com isso não

produzirem O2 durante o dia, que vai fazer jeito durante a noite

 

Depende. Se a agitação superficial for suficiente, os niveis de CO2, também não vão variar muito do nivel de equilibrio na agua, que pode ser suficiente para o crescimento vegetal que se pretende, mas como tens agitação superficial, os niveis de O2 também nunca vão variar muito do nivel de equilibrio e portanto vai certamente ter oxigénio suficiente para todos.

 

Penso que é preferivel a Flora produzir o 02 do aqua naturalmente durante o dia,

e com isso indicar-nos a "boa saúde" do aquário.

 

Tal como disse que as bactérias não olham para a marca do filtro, acho que no aquário ninguem se importa se o O2 foi produzido pelas plantas ou algas locais, ou plantas ou algas noutro sitio do planeta (antes da economia global, já existiam outros fenómenos globais) :D

 

E o facto de termos produção acentuada de oxigénio não é o único factor para avaliarmos a boa saúde e equilibrio de um aquário... aliás, crescimento vegetal acelerado hoje, pode levar rapidamente a carências e problemas... se o aquário não for controlado.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende. Se a agitação superficial for suficiente, os niveis de CO2, também não vão variar muito do nivel de equilibrio na agua, que pode ser suficiente para o crescimento vegetal que se pretende, mas como tens agitação superficial, os niveis de O2 também nunca vão variar muito do nivel de equilibrio e portanto vai certamente ter oxigénio suficiente para todos.

 

Exacto. Aliás, na tua frase que se segue afirmas isso mesmo: "Isto tudo depende do aquário ao qual aplicas a fórmula...

Se for um aquário que sem agitação leva ao fenómeno de pearling (niveis de oxigénio muito elevados em saturação ou próximos disso), ao agitares a superficie estarás a diminuir o oxigénio na água." Se formos a ver é o mesmo sentido da minha frase: "Caso contrário as plantas poderão não receber CO2 suficiente, e com isso não produzirem O2 durante o dia, que vai fazer jeito durante a noite."

 

E se um erro já está identificado, porque não tentar corrigir a causa, em vez de atacar os problemas por ela causados?

 

O problema é corrigir a causa em cada casa, em cada aquário.O problema é a falta de compreensão das pessoas em relação aos animais que mantém em casa. Os peixes não são objectos para nós brincarmos, são seres vivos, é só deviamos poder mantê-los mediante a condição de saber mantê-los, condição essa que cada um de nós devia exigir de si mesmo, pois é muito difícil legislar de forma a proteger os Peixes, de água fria ou quente, que diariamente são comprados e o que os espera é morte certa.

 

E o problema vai muito além dos utilizadores do Aquariofilia.net. Estes utilizadores, uns melhor, outros pior, vão aprendendo (como eu aprendi) a saber manter Fauna aquática em casa, (embora muitos ainda tenham aquários povoados como Xangai em hora de ponta). O pior são todos aqueles que vivem na ignorância e na maior parte das vezes continuam na ignorância quando saem de uma loja de aquariofilia, e não tentam, através da net, aprender primeiro.

 

Sei de histórias de pessoas que foram a lojas de animais, e sairam de lá, no mesmo saco, com 2 Escalares,um Óscar e um ciclideo Africano.Mal ou bem o lojista deveria saber algo tão básico como compatibilidade de espécies e diferentes PH.Se não sabia tinha de saber.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.