Teste a Testes de Nitratos (resultados preliminares)


Recommended Posts

Graças ao Serranini, pude finalmente juntar alguns nitratos ao meu aqua.

 

Aproveitei o embalo e testei os 2 testes de nitratos que possuo, um da JBL e outro da Nutrafin, não foi um teste rigoroso porque ainda estou á espera da minha balança de 0.01 g de precisão e quando vier prometo postar resultados, incluindo o teste de NO3 da SERA.

 

No entanto, alerto para os possuidores do teste de nitratos da NUTRAFIN que verifiquem se está a dar valores correctos porque o meu nem sequer chega aos 5 mg/l e isto com concentrações 20 e 40 vezes superiores !!!!

 

A validade é até 2007 e aconteceu o mesmo com um outro teste, portanto não é de pôr de parte a hipótese de haver um lote de testes estragados em circulação.

 

O teste da JBL deu valores coerentes.

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jonas,

 

Apesar de nunca ter testado essas marcas, o mais provável é os lotes não estarem estragados; a possibilidade que há é serem todos assim, independentemente do lote! :twisted:

 

Digo isto, pela troca de ideias que tenho feito com colegas de outras partes do mundo e os resultados são surpreendentes como acabas-te de referir; de qualquer maneira, é preferivel assumirmos que poderá ser um problema de um lote, antes de criticarmos toda a produção do teste :shock:

 

Já fiz o teste ao NO3 da Sera e os resultados são positivos; 5ppm são 5ppm, 10ppm são 10ppm e assim sucessivamente. De qualquer maneira, eu uso uma colher para fazer as garrafas de fertilizante, por isso aguardo a tua verificação já que com uma balança de precisão dá para ter uma ideia ainda mais precisa.

 

Abraço e obrigado pela partilha de informação :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto, alerto para os possuidores do teste de nitratos da NUTRAFIN que verifiquem se está a dar valores correctos porque o meu nem sequer chega aos 5 mg/l e isto com concentrações 20 e 40 vezes superiores !!!!

 

Não pode ser devido a o teste só suportar pequenas concentrações?

 

Uma ideia é diluir a amostra com água destilada e calcular o valor total.

 

Os erros só são visiveis em grandes concentrações ou em todos os tipos de valores?

"I wander out where you can't see...

Inside my shell, I wait and bleed"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faço o teste da seguinte maneira: 20gr de KNO3 em 500ml de água destilada dentro de uma garrafa. Um balde de 10 litros de água que não contenha NO3; adiciono 2ml da solução KNO3 ao balde. Misturo. O teste tem que acusar 5ppm. Se acusar 10ppm ou 0ppm ou o que quer que seja diferente de 5ppm é porque há um erro no teste.

 

Pode-se continuar a utilizar o teste até ao fim, só que quando obtemos uma leitura de 5ppm já se sabe que em vez de 5ppm são "x"ppm.

Simples.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Os erros só são visiveis em grandes concentrações ou em todos os tipos de valores?

 

Antes de mais nada, convém esclarecermos o tipo de erro de que se está a falar. Se estás a falar sobre um erro do operador, em termos de ler mal as coisas, ou estar a cometer algum erro, então aí, como é óbvio os erros são em toda a escala, tanto em pequenas como grandes concentrações.

Como é óbvio os erros são muito mais importantes quando se trabalha em pequenas concentrações. Mas como em tudo, temos de ter sempre atenção ao limite da técnica. Por exemplo, existem testes de pH que conseguem medir (com alguma fiabilidade) valores entre 4,5 e 9,0 e outros apenas entre 7.0 e 8.5, por exemplo. Como é óbvio, quanto mais apertado for o intervalo máximo dos valores que se podem medir, maior será a sua sensibilidade. Enquanto que um dos testes nos dá uma certeza na ordem das 0.5 unidades de pH, o outro dá-nos uma maior sensibilidade, tipo de 0.2 unidades.

Resumindo, se estiveres a querer medir 5ppm e o erro da tua técnica é da ordem do 1ppm, se estiveres (com o mesmo teste) a medir 10 ou 15ppm o erro será muito menor. Acho que isto nem era preciso estar a dizer, creio que é intuítivo.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Redrum:

 

Eu testei com uma concentração de nitratos (não nitrato de potássio) da ordem dos 15/20 mg/l. Enquanto o teste da JBL deu na zona o da Nutrafin não deu nada.... depois fui aumentando e o máximo que deu foi uma ligeira coloração que quando muito ficava entre 0 e 5 mg/l !!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu testei com uma concentração de nitratos (não nitrato de potássio) da ordem dos 15/20 mg/l. Enquanto o teste da JBL deu na zona o da Nutrafin não deu nada.... depois fui aumentando e o máximo que deu foi uma ligeira coloração que quando muito ficava entre 0 e 5 mg/l !!!!

 

Bom isso não é grande coisa.

 

Sim deve ser dos testes mas parece um bocado estranho?

"I wander out where you can't see...

Inside my shell, I wait and bleed"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.