Olhem p´ra ela...(COM FOTO)


vitorhugof

Recommended Posts

Boas.

Eu sei que devem estar "carecas" de ver disto, no entanto não resisti em "postar".

È uma "echinodorus oriental" e só nesta semana semana já deu 6 flores iguais a esta.

Desculpema a qualidade das fotos.

 

A planta "mãe"

Pic_3703_4.jpg

 

A flor

Pic_3703_5.jpg

 

Outro plano

Pic_3703_6.jpg

 

E mais outro

Pic_3703_7.jpg

 

Uma foto descritiva tirada do site:tropica.com

Pic_3703_8.jpg

 

Eis alguns apectos da planta:

Family Alismataceae

Continent South America, Cultivar

Region Cultivar

Country of origin Cultivar

Height 15-30 cm

Width 10-15 cm

Light requirements high-very high

Temperature 20-28 °C

Hardness tolerance soft-medium

pH tolerance 5,5-7,5

Growth slow

Demands difficult

 

Echinodorus 'Oriental' is a mutation, arising from Echinodorus 'Rosé' in 1992 at Oriental Aquarium in Singapore. The unusual transparent pink colour of the new leaves makes the plant a speciality, offering the chance to create new colour contrasts in the aquarium. Powerful light and a nutritious bottom promote growth. E. 'Oriental' is patented, and may only be produced commercially by licence.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmm...

não se precebe muito bem, pareçe uma mancha branca na foto : pareçe mais um defeito da foto que uma flor lool

Se pudesses colocar algo com mais qualidade... :idea:

dica: exprimenta iluminar bem o objecto a ser fotografado e tirar o flash, para diminuir o reflexo do flash.

 

Fika bem :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que fazer duas coisas:

 

1º Mudar o teu avatar para um tamanho que não lixe a visualização normal do fórum aos outros.

 

2º Se a tua máquina permitir, reduz alguns stops por forma ao branco da flor entrar na área de sensibilidade da máquina. borrifa-te no resto da foto que deverá ficar mais escura e tenta que a flor comece a ganhar detalhe.

 

3º Parabéns pela floração, é pena durarem tão pouco tempo.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olas.

Quanto ao avatar, só agora vi que esta num tamanho exagerado, vou alterar.

Quanto à foto, ela esta mesmo má porque foi tirada com uma "web cam".

Agora e para responder as perguntas, o melhor é colocar aqui o setup:

 

-montagem: Março/04

-Dimensões:120*60*60-432 lts

-iluminação:1*hqi 150 watts+ 2*hqi 70 watts (em construção uma calha para 6 tubulares de 90 cms

-alimentação: 4* automatica

-fertilização:8 * tmg automatica

-injecção automatica de co2, com controle digital de ph

-aquecimento:2* 300watts + 1* 150 watts.

-filtragem:1* eheim 2217 (so a fazer filtragem mecanica)+ 1* eheim 2226(so a fazer filtragem bologica)+ sump 60*30*30 completamente cheia com materias filtrantes biologicas( caudal 1200 lts/h-eheim 1250)

-substrato: areao de rio 2/3 mm+areia de silica 1 mm+ areao biologico 2/3mm(tudo misturado)

PARAMETROS:

ph 6.9

ph: 6.8

gh: 4

po4/fosfatos: 10mg/l

no3/nitratos: 20mg/l

no2/nitritos: 0mg/l

fe/ferro: 0,4mg/l

temperatura:27 graus.

 

Flora:

1*aponogeton ulvaceus

1*echinodorus rose

1*echinodorus palaefolius var. latifolius

3* bacopa monnieri

30*bacopa caroliiana

18* anubias barteri var. nana

3*crinum thaianum

4*echinodorus bleheri(paiculatus)

2* echinodorus oriental

1*alternanthera reineckii roseafolia

1*nynphea lotus zenkeri

Fauna:

10* rasbora arlequim

65*neon

1*labeo bi-color

2*botia palhaço

3*botia striatum

15*corydora paleatus

5*corydora albina

1* escalar

8*caracol maçã

2* camarao madeira

15* caridina japonica

8* raposas voadoras

4* guppy

2* killyes panchax

 

Manuntenção:

tpa a 30% semanal

 

Acho que é tudo amgos, se me esqueci de alguma coisa importante é so apitarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente esses fosfatos estão muito altos, para 20mg/l de NO3 o ideal seriam 1,5mg/l de PO4.

Esse desiquilíbrio pode bem ser o responsável pela tua floração, se notares os adubos para flor têm muito mais PO4/NO3 do que os adubos para plantas verdes.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez saudações a toda a gente.

Mas afinal porque razão é que toda a gente faz das tripas coração para manter os niveis de nitratos e fosfatos baixos?? teoricamente não ha razão para isso (até pelo contrário), e é baseado nisso que eu nunca me preocupei miimamente por isso, e até à altura não me tenho dado mal, bem pelo contrário, as plantas crescem me tanto que tenho sempre de andar a correr para lhes fornecer os nutrientes que precisam... somando o bónus de nunca ter tido nenhum problema com algas.

È lendo os resultados obtidos que "deixo a Mãe Natureza trabalhar" tentando interferir o menos possivel no controle destes valores.

Fiquem todos bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo contigo com o não desesperar com os fosfatos e nitratos, o que acontece é que há proporções certas entre os dois. Se tens 20mg/l de NO3 então as plantas não necessitam de mais de um décimo disso em PO4, como sabes tanto um como o outro são tóxicos para os peixes e invertebrados presentes.

Num aquário plantado é bom que nenhum dos níveis atinja o 0, mas também é importante que não sejam muito altos, PO4 a 10mg/l é já bastante tóxico para os peixes e não te serve de nada para as plantas porque para consumir um mg de PO4 elas necessitam em média de 14mg de NO3.

Dou-te outro exemplo, a floração não é um processo gratuito para a planta, ela tem que dispender bastante energia para o fazer, com níveis de PO4 desajustados em relação aos valores de NO3 podes estar a induzir uma floração precoce, e a planta pode não resistir.

Não estou a dizer que será esse o teu caso entendes, mas que há aí um desiquilíbrio há. Tens aí obviamente um bom ecossistema, mas nada te impede de procurar ter um muito bom ecosistema.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá esta uma grande tapalhada (minha claro).

O nivel de fosfato é: 1 mg/lts by "jumper electronic meter".

Onde é que eu estava com a cabeça??? Nem queiram saber aonde.

Ahh é verdade, esta planta (a da foto) é um "muda" de uma planta inicial.

Desculpem lá a distração, e bons momentos à frente dos vossos aquarios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais