Corydora: doença ou ataque?


xlifes

Recommended Posts

Boas

 

Uma das minhas corydoras ontem estava agarrada ao filtro, de cabeça para baixo, como se nao conseguisse nadar. Quando a tentei apanhar fugiu nadando normalmente. Tinha a respiração acelarada mas de resto não tinha mais nada de anormal.

 

Hoje encontrei-a encostada a um canto, com a respiração muito acelarada e com a cauda toda roida e com umas manchas avermelhadas (sangue?)... nunca reparei que houvesse outro peixe a ataca-la e de resto a outra corydora esta bem.

 

Poderá ser alguma doença, fungo ou qualquer coisa desse género?

Ou acham que terá sido mesmo atacada?

 

(No aqua (comunitário) tenho 3 colisas, 2 pinguins, 6 botias e um ramirezi... um dos botias, o mais pequenino, é arisco e costuma "bicar" os outros peixes mas tenho algumas dúvidas que lhe fizesse aquilo, principalmente de ontem para hoje)

 

Obrigado

 

Já a tenho isolada mas não sei o que mais hei-de fazer!

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

futre here... tou com o nick do fernas.

 

caudas com aspecto de roido geralmente é bacteriano ou fungos.

 

ataques geralmente n deixam aspecto de barbatanas roidas. eles mordem, arrancam um bocado a barbatana e pronto, o atacado foge, n fica a espera que lhe acabem de roer a barbatana :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas que lhe aplique um anti-fungos então?

O problema é que teria que por em todo o aqua... :D

Não curtia muito fazer isso... mas se tiver que ser, enfim.

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez tenha tido alguma hemorragia interna, já me aconteceu no passado a um guppy que eu tinha.

 

Quanto à cauda ratada, pode ser também de o corydora já estar fraco, ás vezes acontece que os peixes antes de morrerem começam a desintegrar-se um pouco, penso que seja derivado ao facto de o seu metabolismo ter-se tornado bastante precário e também devido ao facto de que a água (PH baixo, bactérias e temp acima da média) de um aqua tropical ser um bocado agressiva para os peixes doentes. Pelo menos quando um peixe morre rápidamente se decompõe.

 

 

Lamento a morte do teu corydora.

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

olha li num livro meu que isso das manchas brancas que dizes provavelmente foi um ataque massivo de um parazita chamado ichthyobodo parazita esse que causa a costia e as barbatanas roidas deveram ser fungos associados ao sistema imunitario debelitado

 

se te aparecer em mais algum peixe podes tratar com o principio activo chamado: acriflavine nas doses 100mg/100 litros dorante 2 dias (pelomenos e o que diz no livro)

 

bjs

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peixes doentes, como ficam debilitados, a primeira coisa a atacar sao as bacterias, por isso geralmente n e mau associar um anti bacteriano as medicaçoes...

 

mas e preciso ter mt cuidado com associaçoes de medicamentos.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais