Água do Mar


serranini

Recommended Posts

Ois

Gostava de tirar uma duvida, eu estou a criar o meu 1º Reef e como moro a +- a 30 Kms do mar gostava de saber se é possivel armazenar água do mar dentro de jarricans???? Será que basta ter a água em circulação dentro do jarricans abertos ou é de todo impossivel????

Obrigado

Pic_1236_22.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não é aconselhável guardar água do mar por muito tempo. Pois esta vai perdendo propriedades.

 

Os recipientes para armazená-la por 3/4 semanas devem ser de plástico com qualidade alimentar e a água deve estar em repouso num local às escuras.

 

Antes de se utilizar água do mar nos aquários esta deve estar em repouso durante 1 a 2 semanas. Deve também ser colhida num local com pouca poluição e num dia de mar calmo. Deve-se verificar a existência de nitratos e fosfatos.

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A ideia de armazenar água do mar é porque as águas na minha zona não são as melhores, então terei que ir que ir á Figueira da Foz para ir buscar água por isso a minha questam (a Figueira não é assim tão perto), pois para as TPA´S, vou necessitar de água.

Obrigado

Pic_1236_22.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tudo bem que enchas o aquario com agua do mar mas para fazeres as TPA's sugiro que faças com agua de osmose + sal sintetico, senao tens pelo menos um grande inconveniente, grande infestação de algas! eu sei porque ja o fiz e digo.te nao e nada agradavel. Sempre me aconselharam a fazer as TPA's com agua de osmose + sal sintetico, tens e que escolher uma boa marca de sal para que nao tenhas decepçoes.

 

Ja agora deixo.te aqui um site onde podes verificar a qualidade da agua nas praias do nosso pais.

 

http://www.iambiente.pt/portal/page?_pagei..._PORTAL_IA&p_ca

 

Cumprimentos e Boa Sorte

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O que o Ricardo diz é verdade na teoria! Na prática eu e muitos outros vamos buscar água ao Cabo Raso e esta é guardada por muito tempo, no meu caso sem grandes cuidados e colocada de imediato para dentro do aqua... podemos ter sorte, mas até hoje não conheço ninguém que tenha tido problemas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo,

 

Um belo dia de inverno em que o mar se encontrava ligeiramente agitado fui colher água ao C. Raso para no dia seguinte fazer uma mudança de água. Após a mudança de água fiquei com a impressão que a água estava ligeiramente turva mas pensei que era dos sedimentos levantados e que no dia seguinte estaria de novo cristalina. Estranhamente nas semanas que se seguiram a água continuava turva. Preocupado com a saúde dos peixes fiz análises à água e todos os parâmetros se encontravam normais. Apanhar àgua e despejá-la para dentro do aquário no dia seguinte foi má ideia e o resultado foi transportar do mar para o aquário fitoplâncton que encontrou todas as condições para sobreviver e crescer. Lá consegui resolver o problema fazendo uma mudança de água de 99% com água colhida na maré baixa num dia de mar calmo e que esteve em repouso num local às escuras durante 2 semanas. Felizmente todos os peixes e corais sobreviveram à mudança total de água.

 

Há uns tempos sucedeu o mesmo ao Zeka aqui do fórum: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ighlight=#74519

 

Não tenho dados concretos sobre quais os efeitos a nível da qualidade da água quando esta é armazenada por períodos de tempo longos. No entanto pelo que já li e com as pessoas com quem já falei sobre este assunto concluí que esta água perde qualidades não sendo benéfica para um aquário de recife.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Em que altura do ano há maiores probabilidades de apanhar água rica em fitoplacton, ou não há uma época de maior ocorrência?

 

Um teste visual simples que costumo fazer quando adiciono água natural ao aquário, é colocar a água dentro de um copo de vidro limpo e comparar com outro copo igual, cheio de água mineral. Desde que não haja condensação no exterior do copo, é bastante fácil em termos visuais, verificar o "grau de transparência" da água. Com este método já rejeitei uma vez uns bidons que me preparava para adicionar ao aquário.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alexandre,

 

Sim, há uma época do ano onde é maior a probabilidade de apanhar água natural com fitoplâncton. Não sei se estás familiarizado com os fenómenos de upwelling. A Corrente Costeira de Portugal e o fenómeno do “upwelling” (ou afloramento) costeiro estão associados à divergência junto à costa provocada pelos ventos do quadrante norte que predominam durante os meses de Verão na costa ocidental portuguesa. Estes ventos levam ao transporte para o largo da camada superior (primeiros 100 a 200 metros) do oceano costeiro. Por continuidade, as águas subsuperficiais, mais frias, ascendem à superfície para substituir essa camada, o que provoca um arrefecimento da superfície do mar junto à costa. O fenómeno do afloramento costeiro tem como consequência, para além do arrefecimento das águas, o seu enriquecimento em nutrientes (nitratos, fosfatos e silicatos). Isto acontece porque as águas subsuperficiais, que estão a ser levadas para a superfície, têm maior concentração desses nutrientes do que as próprias águas da superfície. Então teremos grande quantidade de nutrientes a ser levada para uma camada onde a radiação solar consegue penetrar, ou seja, teremos as condições ideais de alimento e luz para o desenvolvimento do fitoplâncton. E este aumento da produtividade primária (primeiro elo da cadeia trófica) vai levar ao desenvolvimento de toda a cadeia alimentar, desde o zooplâncton até aos peixes e outras espécies marinhas que se alimentam do plâncton ou de outros peixes.

 

O afloramento costeiro ao longo da costa oeste Portuguesa ocorre em geral entre Abril e Outubro, sendo mais intenso entre Junho-Agosto, quando o vento de norte se intensifica.

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Ricardo

A tua explicação sobre o “upwelling”, está muito boa (simples e directa), e denota muito bons conhecimentos sobre a dinâmica do ambiente litoral da costa ocidental de Portugal.

 

Muitos parabéns.

 

Este é um dos factores que faz com que as praias do Algarve estejam mais quentes que as da costa ocidental durante o verão uma vez que estas não são afectadas por este fenómeno (“upwelling”), logo os algarvios que recolhem água do mar não tem que se preocupar com este fenómeno natural.

 

Chingachgook

Link to comment
Partilhar nas redes sociais