Invertebrados num aquário Malawi?


Gremlyn

Recommended Posts

Boas

 

No site ciclideos.com vi que há alguns invertebrados na listagem deles. A minha questão é se é possível ter algum deles num aquário Malawi?

 

Marisa cornuarietis

link

 

Neocaridina denticulata sinensis

link

 

Pomacea bridgesi

link

 

Thiara tuberculata

link

 

Tylomelania sp. "poso"

link

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é possível excepto os "Neocaridina denticulata sinensis".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende dos ciclideos... se tiver yellow labs.

Marisa cornuarietis - não aconselho

Neocaridina denticulata sinensis - não aconselho

Pomacea bridgesi - não aconselho - má defesa contra ciclideos.

Thiara tuberculata - não sei

Tylomelania sp. "poso" - não aconselho ... um risco um bocado caro, têm boa defesa, mas há a probabilidade de morrerem de fome por medo.

 

 

em termos de moluscos aconselho neritideos, têm um problema reprodutivo, não reproduzem, mas largam ovos.

das que tenho aconselho as seguintes:

clithon corona

clithon souleyetana

clithon sowerbyana

vittina semiconica

vittina turtoni

vittina gagates

neritina natalensis

neritina pulligera pulligera

neritina delessertii

 

 

Têm excelente defesa e continuam a se alimentar mesmo num aquario cheio de ciclideos. e mesmo assim.... podem ter azar de se virar ou serem apanhados desprevenidos pelos ciclideos. uma fez fechados, o ciclideo pouco pode fazer. Quando vemos um neritideo virado ao contrario num aquario de ciclideos, devemos vira-lo e po-lo direito, senao acabará por morrer.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

obrigado pelas respostas :-]

 

Tenho yellow labs sim

 

Não posso ter rede cherry porquê? São alimento pros malawi?

 

Põem ovos e não se reproduzem? Não percebi muito bem!

disse yellow labs pois esses são omnivoros e na natureza são eficientes comedores de gastropodes. Mas contra neritideos pouco poderão fazer. Com outras familias de moluscos não será bem assim! e os labs não serão os unicos a fazer estragos.

 

os red cherry são petisco para esses e outros peixes. se queres camarões deves ter um aquário à parte, não combinam com a maioria dos peixes, sejam ou não ciclideos. Há excepções, claro.

 

Os neritideos têm um metodo reprodutivo que impossibilita que nasçam no aquário, pois ao nascer fazem parte do zooplancton e são levados pela corrente até ao mar, onde se desenvolvem. alem de que em termos alimentares não terás forma de os alimentar num aquário.

 

Se quiseres testar tylomelanias, fica bonito. terás que ter um aquário à parte onde as reproduzes, por exemplo junto com camarões, e quando tiveres muitas e grandes, colocas. Para as alimentar, terás que por alguma coisa que caia para o fundo.

 

Andei nas lojas à procura de moluscos do Tanganyika, que seriam optimos para um Malawi, mas é quase impossivel ou extremamente cara a obtenção dessa fauna.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

Obrigado pelas dicas. Comprei 4 Vittina semiconica e 4 Neritina natalensis e para além de darem mais vida ao aquário, em uma semana limparam-me as pedras que até parecia que as tinha acabado de colocar no aquário! O pleco e SAE têm assim algum descanso :)

 

Volta e meia aparece um caracol virado de pernas para o ar e lá o tenho que virar, mas de resto não dão trabalho nenhum...

 

Estou a namorar agora tylomelanias mas o preço é um pouco puxado... vamos ver!

Editado por Gremlyn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais