Algas e mais algas....com fotos


Fernando Alberto Lopes

Recommended Posts

Olá amigos dos salgados.

 

Pretendo que me ajudem na escolha para uma boa equipa de limpeza em seres vivos(hermitas,turbos etc etc) para liquidarem algas. Preciso de saber quais e quantidade para aquário +-380lt.

Em poucas quantidades mas tenho algas verdes nas rochas e cianobactérias porque formam milhares de bolhinhas nas rochas e no areão. Nas rochas quando abono a agua parecem pedras difusoras.

Tudo se agravou quando montei uma calha de 2x150w HQI de 14.000k e aumentei a circulação para 8500l/h.

Preciso de conselhos.

Obrigado

Fernando Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando,

 

Há quanto tempo tens o aquário montado? Tens escumador? Fazes mudanças de água? Tens algum teste de nitratos para avaliar a concentração dos mesmos na água do aquário? Já consideraste a hipótese de colocares macroalgas no aquário para competirem com as algas chatas?

 

As equipas de limpeza preferem aquários estabilizados e os organismos que as constituem são maioritariamente detritívoros, não vão resolver o teu problema das algas. Começa por fazer umas mudanças de água, colocar carvão activado na água (Reefcarbon da marca Kent Marine para mim é o melhor), comprar um teste e fazer análises para teres uma ideia de como o sistema está a evoluir. Tens alguns peixes cirugiões bons comedores de algas: Zebrassoma flavesvens (um clássico nos aquários de recife), Z. xanthurum, Ctenochaetus strigosus, C. hawaiensis, etc. O escumador convém ser limpo no mínimo 1 vez por semana.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Ricardo.

Em resposta ás tuas perguntas aqui vai.

Desde a ultima alteração em que acrescentei uma sump de 80l e +- 25kg de rocha viva o aqua tem 4 meses. O escumador é um AquaMedic Turboflootor Multi SL com bomba 2500lh. Realmente não faço muitas TPA's talvez 10% por mês. O teste de nitratos da Red Sea da 5ppm.

Só utilizo agua de RO + Kalk e os outros parametros são:

pH= 8,3

KH=8

Fosfatos=0,1

Amonia=indetectável assim como nitritos

Calcium 380

O que acontece com as minhas algas é que são castanhas e vermelhas filamentosas e ainda por cima têm bolhas de ar agarradas quer no areão quer nas rochas. De referir que aumentei a circulação para 8500lh e coloquei 2x150w HQI.

O que poderá ser isto que nunca tive este problema?.

 

podes ver aqui:demora mas abre

http://facml.no.sapo.pt/index_ficheiros/page0001.htm

 

PS: o escumador ultimamente enche o copo num só dia o que não é normal!!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando.

 

Pelas fotos são aparentemente cyanobacteria. O melhor elemento das equipas de limpeza para acabar com elas são os cerites, porém existem outras técnicas de controle:

 

Aumento da circulação

Trocas de água frequentes e com volume superior a 20 % para retirar alguns nutrientes

Diminuição ou racionalização da alimentação dos peixes (não é preciso passarem fome 8) )

Tirar as gajas com um sifão

 

Boa sorte

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando,

 

Com 4 meses é natural que o teu aquário ainda não tenha atingido o equilíbrio biológico. Tens de facto muita matéria orgânica dissolvida na água. Aproveito para colocar mais uma questão: A rocha viva que utilizaste estava curada?

 

Com essa alga toda parecem-me estranhos os valores dos teus testes químicos.

 

Quanto a recomendações concordo com o Duarte e acrescento a adição de Caulerpa para competir com essas algas chatas.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu espero estar a sair dessa faze chata. Alga filamentosa por todo o lado e o areao escuro, castanho escuro. Começa agora a desaparecer aos poucos enquanto manchas de alga coralina mais fortes começam a tapar a rocha.

 

O meu escumador tambem tira muito lixo especialmente quando removo as filamentosas, mas existe maneira de as exterminar!! :roll::wink: Limpar as manchas que aparecem nos vidros de modo a fazer crescer novamente fazendo com que o consumo de nutrientes seja maior abrandando o crescimento. sera isto uma soluçao realmente "favoravel"?

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal.

 

Pois é Ricardo, a RV que comprei apesar de ter sido comprada como RV maturada começo a desconfiar que não estava bem assim visto que tinha e ainda está muito suja de "poeira".

Os valores são mesmo esses por voltei a confirma-los.

Agora o que fazer??

Estou a pensar em aspirar o areão todo, limpar o maximo possivel as RV das algas com escova de dentes e depois de tudo limpo mudar 50% da água. O que te parece? Que conselho me dás?

Apenas tenho 4 peixes e uma Xénia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

tambem tenho o mesmo problema que tu no areao, so que o meu nao tem bolhas de ar, mas isso vai passar.

quanto tempo de luz tas a dar por dia?

neste momento tou a dar 6horas de hqi e mais 1hora antes e depois de actinicas.

experimenta reduzir o periodo de luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu caso nao aspirei o areao, apenas o revolvi...mas passado 2 ou 3 dias estava tudo na mesma, acho que temos de esperar porque os nossos aquarios sao recentes e isto faz parte da "juventude" do sistema.

reparei que tem um escumador igual ao meu....muito bom, estou bastante contente com ele.

no que toca às mudancas de agua só ontem fiz a primeira tpa, os resultados ainda vou ver ao longo destes dias. sim, acho que faz bem em mudar a agua, no meu caso fiz 10% de troca e da mt trabalho, nao sei se é necessario trocar 50%....mas no seu caso troque 25% agora e uma semana depois outros 25% porque é uma grande estafa...mas pelo que tenho lido as tpa ajudam muito mesmo.

acho que para a semana que vem vou fazer outra TPA :D

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Apenas vos quero dizer uma coisa... neste hobby à que ter paciência :oops:

O que estão a passar neste momento é normal, dêem tempo... e nao se esqueçam das Trocas Parciais de Agua :cry:

 

Cumprimentos

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

exacto... dá tempo ao tempo. É mesmo assim... o aqua está numa fase inicial e o aumento de iluminação também gerou mais algas.

 

Não tem nada a ver com a iluminação, apenas é um factor que potencia o crescimento destas em conjunto com outros factores... O apagar de luzes ou diminuição de fotoperiodo é apenas uma medida imediata. Não ataca o verdadeiro problema...

 

O pessoal já deu boas dicas (Kalk, Caulerpa, Trocas de água, racionalização da comida), e para alêm dessas apenas acrescento outra que é a de manteres o KH estável e acima de 7 graus...

ajuda no crescimento de coralinas e estabilidade geral do aquario. Para alem disso as microalgas tem mais dificuldade em crescer sobre essas condições...

Boa sorte !! :lol:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi senna

desculpa fugir um bocado ao tópico mas diz-me uma coisa. Também tenho um Multi SL que acho muito bom mas não te acontece de vez em quando este passar-se e encher o copo de agua num só dia? é que a mim acontece algumas vezes, ou será que tenho mal regulado? Tambem neste escumador não á muita coisa para regular não é?

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim podes regular em varios pontos.

posso dizer-te que está mal regulado no meu nao acontece nada disso, no meu caso demora muitos dias a encher.

isso tras 2 adaptadores...tenta por o mais alto deles e regular a espuma na parte mais larga do cone do copo (em baixo).

tens 2 reguladores em cima e tb podes jogar com a profundidade da bomba, quanto mais baixa estiver mais espuma consegues obter, mas para isso tens de comprar uma mangueira maior porque a de origem é mt curta.

manda uma PM que eu explico melhor o que tens de fazer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Senna.

 

Mandei-te uma MP mas não me respondes-te por causa da ajuda para a afinação do Turboflootor Multi SL.

Se preferes manda-me um Email para facml@sapo.pt

 

OBRIGADO.

 

PS: o meu AVATAR está mesmo no meu aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fernando posso estar errado mas acho que o facto de escumar muito numa altura e noutra menos poderá ter a ver com outros factores relacionados com parametros da agua do que propriamente com a regulaçao do escumador. Com o meu Turboflotor isso acontece de vez em quando e nada tem a ver com regulaçoes até porque ele nao tem nenhuma a nao ser a entrada de ar pelo tubo (adaptei um regulador que tinha aqui em casa) e a altura do escumador

Acho que terá mais a ver com a carga organica, mudas de agua ou adição de algum produto (kalk, reef builder´s, etc ) ou densidade da agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Amigos,

Obrigado senna pelas instruções que mandas-te. Agradecido

 

Miguel disse:

Com o meu Turboflotor isso acontece de vez em quando e nada tem a ver com regulaçoes até porque ele não (palavra corrigida) tem nenhuma a não (palavra corrigida) ser a entrada de ar pelo tubo (adaptei um regulador que tinha aqui em casa) e a altura do escumador

 

Desculpa discordar mas até tem bastantes regulações( saidas regulaveis, altura da bomba, dois discos para altura da escumação e ainda como dizes pode-se adaptar uma valvula de entrada de ar na bomba. Penso que tem a ver com as diversas potências de bombas que podes utilizar.

Que o escumador parece passar-se quando adicionamos buffer's tambem é verdade.

Vou experimentar colocar o disco maior e com as saídas no maximo para ver o efeito.

Darei noticias.

 

Obrigado amigos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais