Apistogramma Iniridae


Daniel Almeida

Recommended Posts

Chegados ontem, aqui fica um cheirinho :)

 

A fêmea

dsc06593b.jpg

dsc06605i.jpg

 

O Senhor Macho! (senhor porque o peixe é grande, tem uma dorsal alta como era de esperar, a barbatana caudal igualmente, e o corpo do peixe em si é grande (quer dizer, entre os apistogrammas) ):

dsc06600.jpg

dsc06598l.jpg

 

Amanhã há mais :P

Abraço

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua é o de 60L onde já estiveram os agassizii e os baenschi, os baenschi passaram pro aqua do lado. Parâmetros é aquela coisa... deve estar baixo, está cheio de folhas de carvalho e umas de amendoeira. Tenho de renovar a turfa, e acho que vou ter de arranjar um buffer para baixar o pH, é melhor prevenir, porque acho que não vou baixá-lo muito só com folhas e turfa...

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Daniel,

 

Que aquisição! São uma espécie que sempre me fascinou, e muitas das vezes que fui á aquaplante em Benfica, ia só para os ver. Protege-os bem, pois são uma raridade. Adoro a irreverência desta espécie, não me canso de ver as fotos, que por sinal estão a melhorar com a idade..

 

Parabéns e Boa sorte

Cumptrs

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, antes de os receber andava em todo o lado à procura de fotos novas que nunca tivesse visto, porque nunca me fartava, de ver como eram, como se comportavam, no caso de videos... MAs é uma coisa completamente diferente, ver e ter!

Fiquei desiludido numa coisa que fizeste :D estava a espera que mandasses vir uns taeniacara, fintaste-me :)

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, antes de os receber andava em todo o lado à procura de fotos novas que nunca tivesse visto, porque nunca me fartava, de ver como eram, como se comportavam, no caso de videos... MAs é uma coisa completamente diferente, ver e ter!

Fiquei desiludido numa coisa que fizeste :D estava a espera que mandasses vir uns taeniacara, fintaste-me :)

 

Já me conheçes bem, já que os taeniacara me levaram muitos cliques do rato e a indecisão apoderou-se de mim algumas vezes.

Mas tenho uma ideia projectada com os Baenshi já há algum tempo, cuja com tantas adversidades me ficou atravesada e vou ter de a fazer.

 

Boa sorte

Abraço

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estas folhas entraram ha uma semana mais ou menos, e nunca as tinha utilizado. só vou trocar quando começarem a decompor-se, porqu servem de abrigo aos apistos. também não sei por quanto tempo libertam taninos...

 

Cumps

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel.

 

Venho dar-te os parabéns pela excelente aquisição :D Tens aí um casal e tanto!!

Esse macho quando tiver no seu pleno, com as barbatanas todas arranjadinhas vai ficar um espectáculo.

Boa sorte com eles e que façam muitos F1´s :dance:

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Fábio :)

Espero mesmo conseguir levar estes meninos a reproduzirem-se, mas estou a ver que vou ter de recorrer a buffers se não conseguir baixar o pH e amolecer até ao ideal só por meios naturais...

Como o imageshack não está a dar, fica aqui um vídeo. É muito curto porque a máquina ficou sem Bat., e desculpem as vezes tapar os peixes, mas estava a usar o espelho para eles se 'abrirem'

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De 11 fotos que pus a fazer upload no imageshack só 2 deram. Não sei o que é que se está a passar mas ultimamente não tem dado para carregar fotos sem antes dar erro umas 50 vezes. Vá lá que deu a que tinha melhor do macho!

Mas ainda não está boa...

 

Edit: consegui mais uma, dá para ver a cor dos lábios do macho. Pelo que tenho visto, há diversas variações cromáticas dentro da espécie,provavelmente de sitios diferentes, ou diferentes populações.

 

dsc06631e.jpg

 

dsc06655l.jpg

 

dsc06633p.jpg

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprem caixas de arrumação! :rainbowafro:

Obrigado Pedro, vou fazer tudo para conseguir fazer estes meninos desovarem, e pelo que li não o fazem com sucesso se não tiverem um pH muito baixo (li um relato de 3.5 pH)

 

Abraço!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ontem não fui ver os peixes, estava com preguiça e não me apetecia fazer nada, então fiquei em casa. Hoje voltei da escola e fui lá, tinha de ir alimentar os coitados dos peixes. Com uma gripe ai a vir, e com os dias de porcaria que teem sido estes ultimamente, isto fez-me ganhar o dia:

dsc06668c.jpg

 

Fui lá há pouco e notei que a fêmea estava com aquela coloração que se quer: amarelada, pontinho preto de lado. E como esta é a caverna de lá do sitio, aliás, a unica porque o resto são folhas, fui logo lá espreitar. Foi uma boa ideia ter feito isto. É um cone de desova de discus cortado ao meio ao alto, e depois a ponta cortada, ficando um buraco maior onde é a entrada, e a base do meio cone encostada ao vidro, o que me dá total visibilidade nestas situações.

Agora é esperar!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns! Agora é com ela durante 4/5 dias, depois vai precisar da tua ajuda com a alimentação dos alevinos, sem estragar a agua (tendencia dos alimentos liquidos) fazer TPa's pequenos de 3 em 3 dias.

Não tens o aquário em Casa?

 

Cumptrs

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José

 

Eu alimento com nobil fluid, sei como fica tudo sujo... Tenho de por água a tratar com as folhas de amendoeira, para igualar os parÂmetros agora.

O aquário está na arrecadação, assim como o que tem os baenschis e os agassizii

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São mesmo Ricardo! :) Obrigado.

Gostava que eclodissem, mas há o problema dos neons. Antes eram muito pequeninos, não lhes cabia um alevin na boca. Agora são bichos frenéticos que não param, quando dou artémia parecem piranhas. Claro que só ha problema se os alevins nascerem hehe :D

Estou a pensar separar parte deles quando nascerem para uma maternidade (cubo vodafone) que vai ficar preso, dentro do aquário, com um buraco para sair água e colocar junto ao filtro para haver movimentação dentro da maternidade. Só que aquilo é transparente, poderá vir a afectar o desempenho da mãe, é algo que ainda tenho de ponderar muito bem.

Assim que houverem novidades aviso

Abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Daniel,

 

Pois pondera, porque quanto mais cedo os separamos da mãe, menor é a probalidade de se safarem. Pois ela ensina-lhes oque é e onde está o alimento, além de outras coisas que não sabemos. Não consegues tirar os Neons para outro aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consigo, mas eles são muitos, apanhá-los ia provavelmente fazer com que a fêmea comesse os ovos, e isso não era nada bom, gostava de ver o desenrolar da postura, mas pelos vistos estou entre a espada e a parede, tanto posso perder a postura por stress como pode ir para o estomago dos neons.

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel.

 

Parabéns pela postura. São optimas noticias!

Quanto ao teu problema com os Neons, esse é um dos inconvenientes pelo qual eu mantênho os meus casais sozinhos... De qualquer das formas se eclodirem pelo menos já sabes que o macho os fecunda. E tudo isto é apenas sinal de que se sentem bem no aquário onde estão e as condições que lhes estás a dar são boas.

De qualquer das formas pode ser que se safem :D e nós todos esperamos que isso aconteca.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fecundados estão, nota-se pelo tom rosa. Caso não estivessem estariam com cor branca e duravam poucos dias.

Tens de observar a personalidade da fêmea, se ela se enerva quando te aproximas ou não. Quantos neons são? vai tirando..~

 

Abraços

JD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas gosto muito do aqua esta giro e os peixes estao muito bonitos.

olha eu recebi uma grande quantidade de folhas de carvalho se quiseres ou souberes de alguem que queira posso vender algumas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais