Ausência generalizada do pessoal


majo

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Estou a ver que este fórum anda muito calminho!!

Será que os low-tech andam de tal maneira «low» que não chega cá nenhuma informação?? :)

Ou será que não dão mesmo problemas e não há nada para contar??

Desistiram todos??? Não acredito!!!

Vá lá pessoal, toca a dinamizar este espaço que de início prometia tanto!!!

Ou já andam ocupados/as a preparar o dia dos namorados/as???? :)

Ficamos à espera dos que já participaram e assumiram esta modalidade e que partilhem experiências

E também faço votos para que haja muita gente a querer experimentar e pergunte coisas.

Senão, não tem graça.

Cumprimentos a todos. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, de facto é de admirar...ainda por cima em tempos de crise como estes, devia de haver mais gente a envergar por este caminho (low-tech) :P

Gosto de low-tech's, não só pelo facto de ser muito menos dispendioso que um aquário todo XPTO (atenção que não tenho nada contra), mas também pelo facto de poder contrariar algumas "leis" da aquariofilia que muitos vêem como um dogma. Isto tem bastante que se lhe diga, é necessário encontrar uma espécie de equilíbrio "a olho" (que só se descobre depois de muita paciência perdida), para que o ecossistema do aquário possa estar harmonia com peixes-plantas, e vice versa...ao mínimo desequilibro, as plantas ressentem-se, seguindo-se mais uma longa jornada para encontrar um novo equilíbrio...mas enfim, é isto que me dá a dita "pica"! :D

Apesar de achar muitos aquários "xpto" bonitos, creio que a filosofia dessa vertente (high-tech) ultimamente têm-se tornado um pouco "moda". Muito pessoal monta os aquários, para depois de alguns meses tirar umas fotografias e desmontar ou então, assim que as coisas começam a correr mal (algas). Acho que este sub-fórum é de extrema importância pois quem se inicia no hobby, certamente não tem conhecimento destas coisas (assim como eu não tive), e começa a gastar rios de dinheiros em plantas e afins, que passado algumas semanas começam a definhar (tal como me aconteceu...).

Enfim, é só a minha opinião...tal como a majo diz, era interessante postar e debater experiências, a fim de dinamizar esta área. Tenho a certeza que não são só meia dúzia de "gatos" que se interessam por esta vertente...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus aquários são todos low-tech, mas estou a tentar esticar a corda com algumas plantas mais exigentes, mesmo assim o fertilizante é low cost ou uso um mais caro, misturado com um de farmacia.

 

é como dizes, algum pessoal deve ter aquarios só para a fotografia e depois desmonta-os, pois não são sustentaveis a longo prazo. Eu tenho 3 aquarios de 1 metro plantados low-tech, sustentaveis há um ano ou mais. Um dos meus tem apenas 0,25W/L e é sobrepovoado, o que causa questoes de qualidade da água, mesmo plantas de crescimento rapido sao quase estaticas, e o aquario precisa de TPAs constantes para manter a água com qualidade, ao contrario dos outros dois que têm povoamentos até superiores. a solução é apenas aumentar a luz. Nos outros a iluminação é deum pouco menos que 0,5 W/L onde efectivamente as plantas melhoram qualidade da água. Ou seja, low tech nao é algo perfeito.

 

Mas ... se foi barato montar os meus aquarios nao foi, mas mais pela fauna e flora que é cara.

 

quanto aos aquarios apresentados nao consigo pela fotografiar obviamente dizer se sao ou nao. Apenas posso dizer que alguns são de mau gosto e outros até são interessantes.

 

Isto não me parece um hobby para pessoas em crise...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Acredito que a principal causa é mesmo que tendencialmente o pessoal coloca as fotos ou nos comunitários ou noutro sub-forum que não este. Vejo inumeros aquários que se podiam inserir nesta secção, na secção dos comunitários. Eu proprio montei recentemente um nano low-tech e coloquei-o na secção dos nanos. Um low-tech é algo que se pode inserir em diversos tipos categorias. :)

 

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu tinha que escolher entre colocar o meu Low tech aqui, ou no comunitário, ele ficou no comunitário, mas se algum moderador estiver a ler isto, peço que passe o meu tópico (este) para o subforum de Low Tech sff.

 

O meu Low tech tem-se portado bem, e é mesmo Low tech, nem substrato fértil, nem CO2, nem fertilizações liquidas.

 

Para quem quiser espreitar e comentar:

 

Link Paradise Lost 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Raccar,

 

Estive a ver o teu novo projecto, está muito fixe, gostei.

Que filme aquela cena de resgate dos peixes do aquário do teu pai.

Eu não teria tido coragem de misturar os peixes!

Mas, está tudo bem, quando acaba bem....não é verdade?

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu fiz-lhes um tratamento de choque mesmo na esperança que não me fosse contaminar os outros peixes, aparentemente correu bem mas a coitada da coridora está muito inchada, espero que não morra. Já tentei pesquisar para tentar descobrir o que será que tem, mas como já tinha dito aquele areao do meu pai, parecia lodo no fundo e como é um peixe de fundo, penso que tenha sido comida a mais,e mais alguma coisa, mas estou a ficar preocupado, pois a barriga inchada teima em manter-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem os meus Low-tech estão bem de saude e recomenda-se, mas como tem tão pouca evolução que estar a postar fotos é quase mostrar mais do mesmo, acho que por vezes esse é o verdadeiro problemas para alguma falta de dinamismo neste sub-forum....

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas como tem tão pouca evolução que estar a postar fotos é quase mostrar mais do mesmo, acho que por vezes esse é o verdadeiro problemas para alguma falta de dinamismo neste sub-forum....

 

 

Tens razão no que estás a dizer, o meu tópico só esta um pouco mais activo, porque eu ainda não terminei a flora que quero, depois disso também vai ser só comida e tpa's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu falo por mim, gosto de Low tech, tenho um tanque de low tech agora a ciclar com crypts e outras plantas mais assim em conta, mas o que me faz mesmo correr é os plantados de alta manutenção... De maneiras que não tenho grande coisa a contribuir para este forum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que o Vasco disse o que também penso.

Se formos a analisar há mto Low-Tech por ai. No entanto havendo um tópico geral de Fotos e Videos é normal que o pessoal coloque por lá as fotos e videos dos seus aquarios.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus aquarios são low-tech por necessidades e baixos custos (tenho em 3 aquarios, a mesma luz que algumas pessoas têm em apenas um) mas como sao mais centrados em fauna faz mais sentido colocar em comunitários. enquanto o conceito low tech está-se a focar nas plantas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, o conceito low-tech, a meu ver, são plantados de baixa manutenção e que em geral ao nivel de material utilizam o "banal" sem recurso a grandes investimentos neste aspecto.

 

aproveito para deixar o link do meu ultimo low-tech

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=176262

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o banal?! há mais plantas low tech do que o que se imagina. o problema é que uma pessoa usa, e vem logo a seguir várias pessoas fazer igual. isso não tem mal pois é uma das maravilhas da Internet e é por isso que temos peixes cada vez mais interessantes e aquários mais interessantes, todos sabemos das novidades à velocidade da luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qd me referi ao material banal, estava a referir-me a filtro, iluminação, etc e não a vivos (fauna ou flora). A nivel de Flora os low-twch têm tanta diversidade quanto os outros.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

Também me parece que este conceito de low-tech para a maioria das pessoas se refere sobretudo às plantas.

POuca iluminação, pouca fertilização, ausência de C02, isso sim, tem mesmo a ver com as plantas.

Contudo, a qualidade da água também se deve em parte à existência das plantas que consomem os nitratos e a água é essencial para a saúde da fauna.

 

Quanto às plantas serem ou não de fácil manutenção, pela experiência que tenho, cada caso é um caso :)

 

Exemplo:

Tenho anúbias que nunca se desenvolveram e outras que mirraram completamente.

Não consigo ter elódeas, porque melam todas.

As hygrgophylas polisperma, de início cresciam desalmadamente, tinham que ser podadas duas vezes por semana, agora não se desenvolvem;

As pístias e as lemna, quando as coloquei (4 exemplares de cada) num mês encheram a superfície doo aquário. Retirei a maior parte porque estavam a fazer demasiada sombra para as plantas de baixo e nunca mais se multiplicaram.

 

Acreditei que este «cresce e deixa de crescer» se devesse ao facto de eu ter reduzido drasticamente as fertilizações, mas não é disso, porque voltei a fertilizar e já passaram uns meses e continua tudo na mesma.

 

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

Sobre o postar aqui ou não.....

 

Eu penso que há problemas específicos dos low-tech que fazem sentido estar «arrumados» aqui, porque facilita a pesquisa.

 

De início, a mim, ter-me-ia dado jeito encontrar a informação mais ou menos arrumada, porque de início nem sabia que havia certas coisas e andei por aí a perder tempo e dinheiro.

 

A ideia deste´sub-fórum era dar a conhecer esta versão Low tech e ajudar quem precisa.

 

Mas, na realidade, eu encontrei a ajuda que mudou o meu aquário num fórum de comunitários (creio eu).

 

Mas o que é verdadeiramente importante é partilhar informação e experiências. Assim, aprendemos todos uns com os outros.

 

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo contigo e discordo!

 

ha plantas que lançam quimicos ou la que é na agua que impedem o desenvolvimento de outras.

 

tenho várias anubias e recomendo, é mesmo facil. Mas fetos não recomendo, nem o de java nem o africano, apesar de serem low-tech são plantas mais dificeis. os fetos que mantenho sao fetos que nasceram cá depois da planta mae morrer, tornam a manutenção uma chatisse e sentes que perdes dinheiro.

 

o segredo das hygrophilas é luz, fertilização e manutenção, isto é, dividir uma planta em duas.

 

infelizmente nunca encontrei mta inspiração no forum, mas vi no youtube um low tech que me motivou a tentar novas plantas, algo que tenho feito. Mas comecei testando várias plantas.

 

para mim, plantas exigentes sao primeiro aquelas que exigem muito fertilizante, terriveis, e em segundo lugar aquelas que exigem muita luz. essas é que sao as minhas dores de cabeça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente creio que este SF será um local interessante para se mostrarem algumas montagens direccionadas para a baixa manutenção e para a identificação e discussão de algumas técnicas que permitam poupar tempo e recursos na manutenção de aquários. Mas não acredito que venha a ser um SF com muitos posts diários, uma vez que a maior fatia dos aquariofilistas que dele beneficiam não participam muito por ai além no forum, seja por falta de tempo, seja por não pretenderem mostrar os seus aquários.

 

Por outro lado a dificuldade em definir o que é um "low-tech" (baixa tecnologia? baixa manutenção? - são coisas diferentes!) e a existência de áreas mais "visíveis" (comunitários) ou coincidência de várias categorias (biotopo e lowtech são muitas vezes associados) leva a que sejam poucos os aquários aqui apresentados.

 

Ainda de notar que o forum anda muito parado, algo longe do que estava há 2 ou 3 anos atrás, o que também não ajuda...

 

Concluindo: acho que a área faz sentido, mas não se pode esperar uma grande dinamização da mesma.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, que vídeo foi esse?

 

Cumprimentos

 

nada de especial. especial era um aquario que vi de geophagus lindissimo, mas que perdi o rasto.

 

 

repara nas plantas interessantes: Heteranthera zosterifolia, Rotala rotundifolia, Hygrophila difformis, Sagittaria subulata.

 

actualmente estou a fazer um com um monte de plantas diferente, que já mostrei alguma coisa, mas ainda está em desenvolvimento. Decidi esverdear com diferentes tons de verde. O aqua tem 0,53 W/L é o meu com mais luz, um outro tem 0,27 W/L e um outro 0,25 W/L Ou seja o primeiro permite-me esticar um pouco mais a corda.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.