Ligar dois aquarios com um filtro externo


Recommended Posts

Boas....

 

Estou a pensar montar mais um aquario e para isso estava a pensar ligar os dois com um filtro externo que tenho.

 

Um dos aquários fica em cima do outro onde o de cima recebia a agua que sai do filtro e o de baixo retirava a agua para o filtro... Ate aqui entendi...

 

Agora a duvida é como fazer o retorno da agua do aquario de cima para o de baixo... precisa de overflow ou um simples tubo ligando o de cima com o debaixo chega?!!!

 

Estou a perguntar porque se o filtro pára posso ter um azar.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que se ligares um tubo do de cima ao de baixo que tenha o mesmo caudal que o filtro não vais ter problemas, agora no aquário de cima o tubo tem de estar muito pouco dentro de água para se o filtro parar a água que vai para o aquário de baixo é pouca, logo não sai do aquário, complicado é arranjar um tubo que tenha o mesmo caudal.

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, é uma situação pertinente, mas acho que se puxares agua dos dois ao mesmo tempo(com um ligaçao em T) e enviares tb para os dois, será mais viavel do que esse "circo" porque se algo corre mal, ou fica um aquario sem agua, ou outro cheio demais, até podes meter uma torneira num aquario, por exemplo o mais pequeno e controlar o caudal para os l/h serem equilibrados.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Nunca podes confiar na equalização de caudais. Se agora está bem, amanhã está mal.

 

A forma como descreves parece-me bem.

 

No entanto, o tubo que liga o aquário superior ao inferior deve ter caudal bem superior ao do filtro (essencialmente para se evitar que entupa com alguma folha ou assim) e deve estar à altura da água (a água vai passar do aquário superior ao inferior apenas por gravidade)

 

Deves ter as coisa montadas de forma a que se o filtro parar, apenas uma pequena parte da água do de cima poder passar ao de baixo sem transbordar. (por isso a toma de água deve estar mesmo ao nível do topo da água, de preferência com uma espécie de grelha)

 

O maior risco que vais ter é esse orifício entupir com folhas, por isso uma forma de diminuir a probabilidade disso acontecer seria fazer dois furos.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se calhar essa situaçao deve ser pensada na optica "salgada"

 

o aqua de cima é o pricipal

o aqua de baixa representa a sump.

o filtro externo a bomba de retorno.

 

o aqua de cima tem de ser furado ao nivel da agua.

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mistic

 

Dois aquários para um único filtro exterior em simultâneo dá sempre asneira. No momento em se regulam os caudais está tudo bem, mas viramos as costas e ums momentos depois tudo corre mal e haverá um dos aquários certamente a deitar água por fora. A única solução para um só filtro exterior é montar um aquário a um nível superior e o filtro a receber água do aquário inferior e a enviar para o superior, sendo certo que o superior deverá estar furado ao nível da superfície livre da água (ou utilizar um overflow)e descarregar por gravidade para o inferior.

De qualquer modo o risco da descarga se entupir, ou de reduzir o caudal por acumulação de sujidade existe sempre. É necessária sempre uma vigilância mais atenta para a descarga do aquário superior.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.