Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

pois mas eles não fazem isso de borla... :P ... e mesmo que fizessem, tinha que fazer upgrades depois... talvez filtro, termostato, Luminária, etc, etc.... tudo junto já ia doer.

 

Vou remontar o meu mal acabarem de chegar todos os materiais que encomendei. Acho que só vou mudar de tamanho de aquário daqui a alguns anos.

 

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehehe :)

 

Pois era capaz de inventar qualquer coisa acho eu mas este tamanho já me dá trabalho suficiente. Vamos ver no que isto vai dar.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

 

Bem, enquanto espero que me chegue o novo equipamento para remodelar o meu aquário, aproveito para fazer umas atualizações do estado da minha fauna.

 

Os Ancistrus parecem coelhos (devem ser os guppys do mundo dos Loricariidae). Ontem reparei que o meu casal andava muito escondido e a cada 10 minutos a fêmea saia disparada da gruta (tipo foguete). Hoje o macho anda a abanar as barbatanas freneticamente à entrada da caverna... acho que não é preciso adivinhar muito para saber o que se passa...

 

Também já descobri como desencadear a postura... é deixar envelhecer as águas (leia-se aumentar os nitratos para níveis não recomendados tipo 60-80ppm) e depois fazer duas ou três TPA's de 50% no espaço de três ou quatro dias (de forma a baixar os nitratos para 10-15ppm)... no dia a seguir temos festa :). É curioso que, ao contrário das rásboras arlequim, não precisa de haver uma baixa de temperatura... basta reduzir drasticamente os nitratos. Depois de ter lido vários artigos sobre a reprodução dos Ancistrus cheguei à conclusão que o fenómeno acontece porque os bichos assumem que veio a época das chuvas (a pluviosidade dilui os nitratos dos charcos onde eles se abrigam no verão) e toca a reproduzir. Interessante :)

 

 

Por hoje é tudo

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

 

Hoje, para grande desgosto meu, encontrei dois dos ancistrus bebes mortos no fundo do aquário. Tinham ambos a volta de 1.5cm. Não tenho mexido no aqua nos últimos dias (tinha feito uma TPA de 50% no Domingo). Não faço ideia porque é que morreram. Fiz os testes do costume e nada fora do normal. Eles já tiveram valores bem piores do que agora (em termos de nitratos digo). Agora só tenho 5 pequenos. Interrogo-me se aqueles dois eram os dois que encontrei dentro do filtro na semana passada. Nunca o saberei.

 

Enfim... estou deprimido.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais posso dizer-te que já há um bom tempo que não despendia cerca de 30min só para ler um tópico, mas efectivamente, conseguiste prender-me.

 

Adoro o teu layout, está sem dúvida qualquer coisa de outro mundo e a dedicação que tiveste a esse Ramirezi é definitivamente de louvar. Ainda bem que tiveste mais sorte que eu, esta semana o Ictio e alguns fungos levaram-me a população quase toda do meu aqua. :\

<a href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190957&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Nano Plantado (20L)</a> - <a href=' http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191750&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Hidden Valley (NOVO PROJECTO)</a>

 

Cumprimentos, João Martins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@jflmartins

 

Antes de mais, deixa-me agradecer as tuas amáveis palavras e claro, o tempo que perdeste a ler o percurso da minha aventura :) . Sinceramente, neste momento, uso este tópico mais como um diário (ou deveria dizer "semanário" ou até "mensário"?) da evolução do meu aquário. Já muito pouca gente tem paciência para segui-lo mas acho-o útil para mim, sobretudo quando quero recordar ou verificar algum evento no passado.

 

Quanto ao layout original, continuo a gostar dele (pelo menos a versão hardscape sem plantas). O meu erro na altura foi ter adquirido rochas pequenas demais. Como não podia na altura (e hoje continuo com certo receio) ter plantas mais exigentes, as únicas que me atrevia manter eram as anúbias e essas cresceram bastante no decurso do último ano (tenho algumas nanas mas também uns 3 exemplares normais). Esse crescimento fez com que as plantas suplantassem (de longe) as rochas. Os peixes até gostam pois usam as folhas para se abrigar e proteger mas do ponto de vista estético, o layout faz agora lembrar um conjunto de alfaces com um apoio rochoso ou então uma prateleira de vegetais semi-vazia de um supermercado. Não gosto mesmo (por isso deixei de tirar fotografias dele). Visto que a minha mulher odeia a areia branca e está constantemente a lembrar-me disso, decidi remontar o aquário. Ainda não tenho os elementos todos (está tudo no correio) mas vou tentar melhorar o aspeto dele na versão 2.0 :)

 

Visto que sou mais virado para a fauna do que para a flora, o projecto já está condenado antes de ter começado (ancistrus e corydoras não são lá muito compatíveis com as plantas que encomendei nem com o layout que estou a imaginar) mas pelo menos vou tentar conseguir fazer alguma coisa já que não quero abdicar da maioria das espécies que tenho neste momento. Se me destruirem o layout, que seja.... é uma questão de ir encontrando plantas mais resistentes que sejam capazes de substituir a função das originais. Talvez resulte... não saberei antes de tentar.

 

Quanto ao ramirezi... sim foi uma luta comprida e até desgastante... não consegui salvar o bicho no final. Foi dos animais mais interessantes que tive no aquário. Ainda hoje o meu filho mais velho (5 anos) me pergunta, de vez em quando, por ele (tomei a decisão de não comprar mais nenhum para também ensinar ao miúdo que não se substitui simplesmente uma coisa quando essa desaparece... acho que já percebeu).

 

Enfim... já estou a começar outra vez nos meus testamentos... já chega por hoje :)

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, antes de mais só quero dizer uma coisa quanto ao teu tópico: está fantástico, continua!

Não querendo abusar da tua confiança,será que podias postar os links onde fizeste todas as tuas compras?É que comprar algo em portugal é para esquecer...

Continua a postar o teu diário que eu seguirei atentamente...

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite a todos

 

@templario7

 

Não é segredo nenhum. A maioria do material comprei:

 

Aquaristic

Aquarent (tinha eheim em muito bom preço e o termostato tb)

Crystal Red

Wate[r]evolution

e pouco mais. Cada caso é um caso e eu quando quero algo, arranjo a referência e depois vasculho na net até encontrar o melhor preço na UE e encomendo :)

 

Actualização

 

Bem, hoje chegou o meu areão negro da dennerle. Tem muito bom aspecto só que tenho dúvidas se 10Kg vão chegar para o meu aquário. Eu com areia fina só precisei de 7 mas agora não sei se 10 deste vão chegar... vamos ver. Não me apetecia encomendar de novo.

 

Também recebi uma encomenda de plantas que não correu lá muito bem. A Cuba provavelmente não se aproveita, a tenellus está muito debilitada (será que da para podar e plantar assim?) e a acocularis tem as pontas todas queimadas/secas... essa sei que posso podar que já fiz isso com a parvula e resultou bem.

 

A única que tem bom aspecto é a lilaeopsis Novazelandiae... quase dá vontade em deitar-lhe azeite e vinagre e fazer uma salada lol...

 

Para piorar tudo, as rochas e a garrafa de CO2 ainda não chegaram... estou a ver as coisas negras para as plantas... atirei-as para dentro do meu aquário a ver se aguentam até a chegada do material que falta mas não sei se aguentarão, Ainda por cima tive azar em se meter o fim-de-semana no meio que as plantas em vez de 1 dia levaram 4 dias a chegar...

 

Enfim, hoje não é um bom dia

 

Abraços

 

Tony

 

Ps - Acabou de piorar... um dos meus ancistros está a comer a Echinodoros tenellus?!? Mas será doido varrido??

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montagem V2.0 - Fase 1

 

Boa Noite a todos.

 

Hoje iniciei a mudança do meu aquário. Os peixes foram todos transferidos para uma caixa do continente de 42L assim como o filtro e o termostato. Não era a minha vontade arrancar já mas visto que a maioria das plantas chegaram há mais de uma semana, ou arrancava hoje ou deitava as plantas para o lixo. A acicularis está por um fio, já perdi, à vontade, 40% da lilaeopsis e o potezinho de HC vai de mal a pior.... sinceramente, mesmo montando tudo amanhã e injetando niveis tóxicos de CO2 penso que a maioria das plantas não se salvarão. Tenho mais HC e acicularis a chegar na quinta (e desta vez da marca tropica) portanto mais vale montar já as coisas e talvez salvar alguns rebentos dos que já estão aqui e dar um lar mais decente às plantas que vão chegar durante a próxima semana.

 

Durante a mudança confirmei o que já suspeitava há alguns dias... os bebés ancistrus não sobreviveram. Não sei se foi uma alimentação deficiente, alguma TPA ou outro factor que os matou mas dos 7 que tinha, não sobrou nenhum. uma tristeza... até parece que eles se estavam a safar melhor quando eu era descuidado com a frequência das TPA's... quando comecei a ser mais regular e baixei os níveis de nitratos foi quando eles começaram a desaparecer. Enfim, pode ser que na próxima postura as coisas corram melhor.

 

Já estive a escaldar e esfregar as novas rochas e estão preparadas para serem introduzidas amanhã. As pedras agradam-me mas existe uma desproporção evidente entre a pedra principal e as restantes. Não me agrada muito o formato dela também. Vou ter que usar alguns truques para a fazer parecer mais pequena... não sei como vai correr. Amanhã espero já poder colocar algumas fotos do Hardscape a ver o que opiniam.

 

Como são 3 da matina, vou para a cama que amanhã vai ser um dia longo :)

 

Abraços a todos

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montagem V2.0 - Fase 2

 

Bem, em primeiro lugar quero agradecer ao membro alvarenga por me ter aconselhado calma. Só é pena que tenha sido tarde demais. Esta noite já fui às urgências que dei cabo das minhas costas quando estava a limpar o aquário (não sei se chore ou se rie). No entanto... como sou teimoso como um burro, aproveitei o efeito da injeção de cavalo que levei no hospital para avançar mais um pouco com o projeto. Cá vai então a evolução.

 

1. Acabei de limpar o aquário e esfregar tudo com álcool para ficar melhorzinho. Ficaram algumas manchas de calcário mas não me incomodam.

 

2. Conforme os conselhos preciosos do CaptainStuck (não sei o que faria sem este amigo), coloquei Elos Terra Zero no fundo logo seguido de Elos Bottom Mineral. Depois foi só cobrir com o areão da Dennerle e atirar as pedras lá para dentro. Como a Oyaishi me saiu demasiado grande na rifa, tive que improvisar e colocar logo a rocha no início. Sei que não é aconselhável fazer mas foi a única maneira que arranjei de enterrar muito mais a Oyaishi para tentar manter a harmonia com a Fukuishi e a Soeishi.

 

E pronto... era para começar a colocar as plantas mas as dores nas costas estão a aumentar outra vez e vou descansar. Se amanhã ainda houver alguma planta viva, coloco-as no sítio e toca a inundar tudo.

 

Aqui deixo-vos as fotos do processo. Estão à vontade para criticar.

 

montagem-v2-fase2a.jpg

 

montagem-v2-fase2b.jpg

 

montagem-v2-fase2c.jpg

 

montagem-v2-fase2d.jpg

 

montagem-v2-fase2e.jpg

 

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia triangulo com a pedra maior no meio é muito bonita. Mas não aprecio a tua pedra central( um bocado grande, dava-lhe com um martelo;)), já a experimentas-te noutras posições. E para mim puxava a pedra do lado direito mais para a frente, de forma a triangular melhor acho que ficava mais estético e dar mais profundidade ao aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Em relação à pedra central, acredita que partilhamos a mesma ideia (alias, tenho provas físicas de ter considerado atacar a dita cuja com um martelo. Acontece que a rocha é muito dua (testei com um irmão mais pequeno) e só com uma marreta de 10Kg é que ia lá. Visto que não me é fácil arranjar este tipo de rochas, preferi não arriscar e ficar sem pedra central. Tentei colocá-la de 20 ângulos diferentes e este era o mais "low profile" que consegui arranjar mantendo a face mais caracterizada visível. A parte de trás é mais lisa.

 

Vou seguir a tua sugestão para a pedra do lado direito amanhã. Ela neste momento já está a frente da pedra principal mas a meio caminho. Não a coloquei mais a frente porque assim ela vai ficar no "canal" de escoamento (a entrada do filtro fica no canto anterior direito). Vou experimentar amanha a tua sugestão.

 

 

Abraços.

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado :)

 

À hora de almoço comecei a plantar os rebentos que me restaram. Infelizmente o estado das plantas estava ainda pior do que imaginava ontem. É muito difícil encontrar rebentos capazes no meio de tanta destruição. No fim a culpa é minha mas foi um culminar de contrtatempos imprevistos. Enfim, pode ser que se aproveite alguma coisa.

 

Esta noite vou inundar a paisagem e preparar o CO2. Pode ser que as plantas arrebitem com uma injecao valente.

 

Abraços.

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo Tony,

Gosto do layout... acho que com uma boa combinação dos diferentes tipos de plantas irás conseguir mais profundidade no layout... Vais ver que depois com o desenvolvimento da flora essa pedra grande até parece pequena...

Espero ansioso pelas próximas fotos, com o aquário já plantado ;)

As melhoras para essas costas;)

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá de novo :)

 

Não fiques muito ansioso que a plantação não saiu grande coisa. Como já tinha dito, as plantas estão quase todas a "bater as botas". ou recuperam repentinamente com Co2, luz e nutrientes ou então chapéu. Depois de as ter hoje na mão, nem tive vontade de plantá-las... tão era o aspeto "mole" e "desvanecido". Nem me dei ao trabalho de arrancar as folhas mais amarelas senão não sobrava nada. Enfim... vamos ver o que dá.

 

Junto umas fotos já com a lilaeopsis, acicularis e uns restos de tenellus. Também coloquei a cuba que, surpreendentemente está a fazer "pearling".

 

layout-v2-001.jpg

 

pearling.jpg

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parecem assim tão mal. Mas aproveita que ainda não tens fauna (penso eu) e puxa pelo CO2. Vais ver que as plantas recuperam numa semana.

 

Está com bom aspecto mas acho que tens pouca HC.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não parece mal porque tirei uma foto geral à distância... e mesmo assim, se reparares bem naquelas partes castanhas... são folhas mortas :)

 

Quanto ao CO2. Sim, tenho a fauna num contentor do modelo com o "verdadeiro" filtro à espera que a HC se enraize um pouco para depois voltar a colocar os bichos todos no aquário principal. Neste momento estou a bombar 4-5 bolhas por segundo o que num aqua de 60L já é bastante. O drop-checker está azul porque tinha sido acabado de introduzir.

 

Quanto à cuba... tenho mais vasos à caminho (chegam quinta) e desta vez da marca tropica. Vou colocar mais à frente e mais do lado direito. Também tenho mais tenellus também a chegar a ver se consigo enfiar umas quantas entre as pedras para dar mais o aspecto "wild". Só não encomendei a tal lilaeopsis porque, até há alguns dias atrás ainda tinha aqui uma carpete bonita de 10cm x 10cm... só que com estes contratempos todos, mais de metade da carpete ficou reduzida a geleia pois parece que a planta precisa mesmo de estar enterrada e a receber nutrientes senão nada feito. Mais valia ter comprado em vaso que se teria aguentado mais.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que as plantas vão arrebitar e nenhuma delas vai morrer. Uma vez recebi uma grande quantidade de plantas que já tinham sido retiradas à 5 dias do aqua e mesmo assim não perdi nenhuma. Demoram é um pouco mais a ficarem bonitas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tony,

já começa a parecer qualquer coisa, e eu acho que as plantas vão rebentar como deve ser... com calma, tem tudo para sair um aquário como deve ser... e com a chegada de mais plantas, esse layout vai ficar porreiro ;)

tou a gostar.

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta a ficar muito bonito, gosto do layout, essas plantas quando começaram a renascer isso vai ficar muito bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço as palavras amáveis de toda a gente. Espero que tenham razão e que isto se componha :)

 

Vou colocando actualizações a medida que as houver :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Atualização

 

Olá de novo!

 

Bem, nem sei por onde começar... talvez pelo início :). Montei o sistema CO2 passado uns dias e para minha grande surpresa, passados 3 ou 4 dias, a garrafa ficou vazia (discutido em outro tópico). Parece que tinha uma fuga que me obrigou a um recarregamento apressado e consequente modificação do sistema. Para ajudar à festa, ontem foi-se a minha válvula solenoide (com 5 ou 6 dias de uso). Já foi enviada de volta para a garantia mas vai demorar uns tempos para eu receber uma nova. Neste momento, injeção, só manualmente.

 

Quanto ao aquário em si, tem-se mantido mais ou menos sem grandes alterações (adicionei mais cuba). Tenho um dilema que é que quando aumento mais o CO2, os caracóis (praga) começam a fugir do aquário. Se diminuo, os caracóis voltam a descer mas a cuba começa só começa a fazer pearling passadas 3 horas de injecão de CO2... os caracois até não me preocupam mas se eles fogem quer dizer que um dia que tiver a fauna lá metida, eles fogem ou morrem. Estou a ver se encontro um equilíbrio (basicamente qual o limite dos caracóis lol).

 

Por outro lado apareceram-me uns bocados de alga quase translúcida e gelatinosa. Estou convencido que é por falta de corrente adequada (o filtro bom está com os peixes) e provavelmente algum desequilibrio (há amónia à farta mas poucos nitratos). Como é muito fácil de tirar e o aquário ainda está a estabelecer-se, não me vou chatear muito por isso.

 

Finalmente, hoje, como não tinha muito para fazer, decidi dedicar-me a um DIY... lembram-se quando adquiri aquele computador de temperatura? Pois bem, aquilo foi feito para ser montado internamente ou seja, o bloco tem as ligações todas à mostra atrás. Tendo em conta que o meu miúdo mais novo, agora entrou na fase de mexer em tudo e mais alguma coisa, fiquei preocupado que enfiasse os dedos na parte exposta do regulador e então decidi fazer uma coisa mais decente:

 

Originalmente o computador estava assim (reparem nos fios soltos e "colados à cuspo"... foi só para testar... durante 8 meses!):

 

comptemp03.jpg

 

 

Hoje arranjei uma caixinha na drogaria (que é usada como caixa de derivação. O Importante era ter 77mm de profundidade):

 

comptemp01.jpg

 

A seguir peguei na tampa e no meu "machado ferrugento" e fiz uns recortes:

 

comptemp02.jpg

 

Agora era apenas uma questão de abrir furação para a alimentação:

 

comptemp04.jpg

 

E montar todos os componentes:

 

comptemp05.jpg

 

Finalmente ainda abri um buraco de lado para passar o sensor de temperatura e isolei também com uma borracha:

 

comptemp06.jpg

 

 

O resultado final foi este:

 

comptemp07.jpg

 

 

Como podem ver, uma hora perdida mas já posso dormir mais descansado :)

 

Ah, e antes que me esqueça, aqui a última foto do aquário (com algas e tudo)...

 

montagem-v2-umasemana.jpg

 

Por hoje é tudo, não percam as cenas do próximo episódio :)

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.