Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

Boas Tony,

Pelas imagens as coisas não vão nada bem...

Se o esha 2000 não esta a fazer nenhum efeito, provavelmente não é fungo (o mais comum a criar esses "tufos"), deverá ser uma bactéria. É um caso que já passa o meus basicos conhecimentos, já que nunca me aconteceu, mas sei que existe produtos mais "activos" para o combate a bactérias desse genero, a "Sera" e a "JBL" são duas marcas que tem produtos especificos para o combate a bacterias externas, e segundo ouvi são bastante eficazes, tal como o formol, utilizado por varios aquariofilistas mais experientes, mas que tem de ser usado com precaução, aconselho-se a leres sobre os produtos da Sera e da JBL (que não sei os nomes, se alguem puder ajudar...), podes pesquisar sobre o formol, sei que é extremamente eficaz, mas se mal usado e doseado é letal para o teu filtro biologico e para a fauna.

Antes de usares mais qualquer medicamento, faz uma TPA, para que não ha-ja misturas de medicamentos.

As melhoras para o "bicho"!

Com os melhores cumprimentos,

 

Ricardo

 

P.S.: Se tiveres alguem que te empreste um segundo aquário para fazeres de aquario hospital, seria o ideal, para não estares a utilizares medicamentos no aquario comunitario, correndo o risco de prejudicar outros habitantes e o proprio filtro.

Se fores da Margem Sul, arranjo-te provisoriamente um aquario de 30L com termostato, filtro e luz para fazeres de hospital! ;)

P.S.S.: Opsss...só agora vi que és de Faro, realmente Margem Sul do Tejo...bem a Sul...! :P

Editado por maxxedison
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pois hoje houve um grande desenvolvimento... vasculhei 8 livros a procura de potenciais doenças que essa história do fungo não me estava a entrar na cabeça e finalmente, após muita pesquisa, encontrei no "coloured guide to tropical fish diseases" uma ilustração de um ramirezi com exactamente os mesmos pontos! Por coincidência (ou não) até exactamente nos mesmos sítios! Fiquei logo com o coração a bater mais depressa e depois de ler a descrição, cheguei à conclusão que o meu ramirezi tem a doença do fungo falso... "stalked ciliates" que é provocada por um parasita da familia de apiosoma sp, Epistylis sp ou Heteropolaria sp. Parece em tudo um fungo (tufo e tudo) mas é uma colónia de parasitas!

 

Agora tenho que descobrir a melhor maneira de tratar. O mesmo livro sugere a utilização (prolongada!) de FMC que, creio eu, seja uma combinação de formol, metileno azul e qq coisa que já me esqueci. Tenho que investigar rapidamente isso para ver se consigo iniciar o tratamento asap.

 

Afinal são parasitas a darem cabo do meu bichinho! Por isso é que o esha 2000 não estava a dar conta do recado.

 

 

Já digo quando souber mais detalhes.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Mais uma actualização

 

Ora boa noite a todos!

 

Há bastante tempo que não actualizava este tópico pois andava ocupado a tentar curar o meu ramirezi (entretanto baptizado de "pintas"). Coloquei alguns comentários e preocupações noutro tópico aqui porque a secção de doenças e pragas me pareceu mais indicada para discutir o meu problema.

 

De qualquer das maneiras, fica aqui a conclusão final depois destes muitos dias de luta com a doença misteriosa do meu pintas:

 

depois de ter aplicado o eSHa 2000 e eSHA Exit tanto em regime normal como em regime alargado e finalmente em regime de desespero (triplicando a dose), os medicamentos não produziram resultados visíveis. Optei então por atacar com o Sera costapur mas esse também falhou. Já conformado com a sentença do ramirezi, apliquei ainda um tratamento com o Sera baktopur mas este também não produziu efeitos. adicionei sal e elevei a temperatura e nada. As bolinhas não só não teimavam em não desaparecer como se agravavam a cada dia em que não fazia tratamento nenhum.

 

Finalmente, há uns 4 dias, resolvi que não adiantava nada seguir com estes tratamentos. Depois da exposição prolongada a tantos medicamentos, até foi um milagre o pintas ter sobrevivido quase 1 mês dentro de um cubo da vodafone. Agora tinha chegado a altura de o deixar morrer, eutanasiá-lo ou experimentar uma coisa radical. Obtei por tentar uma coisa radical... peguei num cronómetro, marquei 1m30sec, preparei umas compressas esterilizadas e uns cotonetes embebidos em eSHa 2000 não diluido e apanhei o pintas com uma rede. Uma vez nas minhas mãos, desinfectei cuidadosamente todas as zonas afectadas (cauda, barbatana dorsal, anal e pélvicas). o eSHa 2000, quando aplicado directamente, é um desinfectante muito forte. Forte ao ponto de queimar e desfazer as zonas das barbatanas que entram em contacto com o produto.

 

Depois de devolver o ramirezi ao aquário hospital, não vi melhoras nenhumas nas primeiras horas. Até estava convencido que tinha morto o bichinho pois ele recolheu-se a um canto do aquário e lá ficou, quase imóvel, durante largas horas. No entanto, passadas algumas horas, comecei a notar como as barbatanas começavam a ficar queimadas e as bolinhas pareciam estar literalmente a "derreter". Passados dois dias a cauda ficou completamente limpa, assim como as barbatanas pélvicas e a barbatana anal. Só no ponto de origem onde tudo começou (barbatana dorsal) ainda subsistiu um ponto pequeno branco mas o comportamento do pintas mudou radicalmente. Nestes últimos 2 dias "voa" feliz de uma lado ao outro do cubo da vodafone, salta para cima e para baixo, procura activamente comida e hoje até já veio comer à minha mão! Não sei que raio de doença era aquela mas, apesar de não parecer grande coisa a olho nú, deveria estar a debilitar severamente o meu ramirezi pois nunca o vi tão contente como hoje.

 

Infelizmente tive que cortar-lhe um pouco da felicidade pois não posso voltar a introduzi-lo no aquário principal com aquele remanescente de bolinha que ainda tem na nadadeira dorsal. Tive que apanha-lo outra vez e aplicar o eSHa 200 nesse ponto. Agora está outra vez "de trombas" comigo mas espero que consiga acabar com essa bolinha de vez para, no sábado, poder voltar a introduzi-lo no aquario principal.

 

Entretanto já reparei que as zonas queimadas do primeiro tratamento já começaram a crescer de novo e a nadadeira de cauda já tem outra vez o aspecto inicial. É incrivel como os tecidos do meu ramirezi se regeneram tão depressa. Quase se consegue observar a olho nú a recuperação.

 

 

Espero que tudo corra bem e que o meu pintas ganhe de vez a esta maldita doença que já o assombra há um mês

 

 

Abraços a todos

 

 

Tony

 

PS - quem diz que os ramirezis são frágeis, não conhece o pintas... 4 medicamentos diferentes, apanhadas à mão, intervenções quase cirurgicas, alojamentos reduzidos, sal, altas temperaturas e ainda a barulheira constante daquele filtro de mochila boyu e o bicho ainda se mexe!

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Tony!

 

Parabéns pelos resultados, pelo esforço e dedicação que tiveste para tentar salvar o "pintas"!

 

Nunca tinha "ouvido" um relato tão literalmente "hands on" de um tratamento de uma doença num peixe, espero que realmente tenhas finalmente encontrado a cura de doença tão estranha!

 

Para quem começou há uns meses o hobby já tens um curso avançado de montagem e manutenção de aquários e inclusivamente de veterinário de peixes :D

 

Vê lá se publicas novidades e fotos do aquário principal já com o pintas lá dentro! ;)

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem aparecido!

 

Acho que todos nós já tinhamos saudades dos teus posts minuciosos e esclarecedores

 

Fico contente com as sete vidas do teu Pintas! Longa vida para esse lutador!

 

Tens um sangue frio do caraças. Lá isso tens!

 

Boa sorte e os meus cumprimentos pela tua dedicação. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo!

 

Obrigado pelas palavras. Realmente apanhar logo uma doença "estrsnha" como estreia é obra... enfim. Talvez um dia descubra o que era.

 

Como o prometido é devido, hoje devolvi o "pintas" ao aquário principal. Tirei algumas fotografias (com o telemóvel) só para vos mostrar como ele está. As fotos não tem grande qualidade mas penso que dá para perceber que está curado ou em vias de. Reparem na barbatana dorsal que ainda está com aspecto queimado e esfarapado. Isto deve-se à tripla aplicação directa do eSHa 2000 mas está a melhorar de dia para dia. Vamos ver.

 

ramirezi-curado-001.jpg

 

ramirezi-curado-002.jpg

 

ramirezi-curado-003.jpg

 

ramirezi-curado-004.jpg

 

 

Abraços

 

Tony

 

PS - Se alguém me souber dizer se se trata de um macho ou uma fêmea, agradeceria já que não faço ideia se é um ou uma "pintas". :)

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá de novo!

 

 

Bem, em relação ao ramirezi, continua vivo. Gostava de dizer que o problema está 100% resolvido mas não. Há restos de fungo nas barbatanas peitorais e tenho andado a proletar o assunto pois apanhar o bicho num aquário de 60L com esconderijos não é tarefa fácil mas terei que fazê-lo para aplicar-lhe outra vez o esha 2000 directamente nas zonas afectadas.

 

De resto não há grandes novidades a reportar excepto pelo facto de eu ter acabado com a iluminação normal que tinha e feito um DIY à base de 10 leds CREE XP-G em linha com dissipadores individuais e tudo ligado a um computador da aquaray. Agora tenho nascer e por-do-sol. Também poderia ter moonlight mas os leds da CREE, mesmo a 1% de intensidade, são demasiado fortes para fazerem de moonlight. Um aspecto interessante que testei ontem foi o programa de "tempestade". Estava convencido que isso só estimulava os neons mas, pelos vistos, quando activei o programa, os meus rasboras arlequim entraram, passados 5 minutos, em danças de acasalamento. A temperatura da água estava demasiado elevada para seguirem a fase activa mas foi interessante de se ver.

 

Abraços a todos

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Actualização há muito devida

 

Boa Noite a todos

 

Já há alguns meses que não tenho escrito aqui. Tive um falecimento na família e entre toda a burocracia envolvente, a familia e actividades profissionais, simplesmente não tive tempo (nem grande vontade) de visitar os meus fórums e colocar mensagens.

 

Quanto ao meu aquário, continua saudável. Não tenho feito alterações nenhumas com excepção às limpezas e TPA's semanais. O filtro tenho limpo de dois em dois meses ou sempre quando noto uma grande redução de caudal. Os habitantes estão todos felizes da vida apesar do Ramirezi ter acabado por sucumbir há algumas semanas. A questão das pintas nunca ficou 100% resolvido. Quando fazia o tratamento e lhe queimava as zonas afectadas andava bem durante uma semana ou mais mas depois começavam outra vez a aparecer em algum outro ponto. Teve uma vida difícil mas pelo menos ainda o consegui manter uns 4 meses. Os seus irmãos infectados na loja não aguentaram para além de um mês... enfim... daqui a uns tempos logo tento com um casal e de uma loja diferente.

 

o aquário em si está a amadurecer bem. Tenho controlado as vagas de physas que me têm aparecido com uma anetome helena que se tem divertido a comê-los. É interessante encontrar uma mão cheia de cascas vazias a flutuarem, em remoínho, no aquário.

 

As plantas têm-se desenvolvido bem mas tenho algumas folhas cheias de alguma especie de alga mais escura. Parecem pintas que os otos e ancistrus não conseguem remover. Mesmo com os dedos é tarefa bastante difícil. Ainda pensei que fosse falta de algum nutriente mas só duas das cinco plantas parecem estar afectadas e são as folhas mais velhas. As novas não padecem do problema. Também tem aparecido algumas algas green-spot nos vidros que não são nada fáceis de tirar.

 

Agora debato-me com o problema do calor. Há alguns dias que o aquário está nos 31.8C em vez dos habituais 26C mas em pleno Agosto é muito dificil já que esta divisão é das poucas que não tem ar acondicionada. Hoje liguei uma ventoinha a apontar para a água e realmente ajudou a baixar a temperatura para 29C mas mesmo assim é um bocado alta.

 

A luminária de LEDS continua a funcionar muito bem mas há dois leds que ficaram mais fracos que os restantes. Não sei se foi problema durante a instalação ou algum problema de CQ mas que estão mais fracos, lá isso estão. Não me vou ralar com isso que tudo tem funcionado muito bem. No inverno, quando tiver mais tempo, logo construo uma de raiz com ventoinhas a arrefecer os leds (em vez de apenas coolers passivos como agora) e monto logo uma régua de ventoinhas de 12V para o próximo verão. Nessa altura também devo mudar o substracto para negro pois a areia branca, apesar dos peixes adorarem e não me incomodar muito, irrita muito a minha mulher que se queixa que o aquário tem sempre um aspecto de "sujo"... enfim...

 

 

De resto não há mais nada para reportar acho eu.

 

Abraços a todos

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ToniCH

 

Já me tenho lembrado de ti e dos teus posts porreiros e também por causa das férias no Algarve :D

 

Lamento o mau momento por que passaste, mas a vida é mesmo assim, temos que ultrapassar e seguir em frente.

 

Fico contente que o teu aquário esteja a amadurecer bem e que continues satisfeito.

 

Há dias, a propósito de uma questão que coloquei relativamente a uns aquecedores digitais, o CaptainStuck mandou-me uma fotografia de uma sonda digital e depois o Canito explicou tim-tim-por-tim para o que aquilo servia e, quem sabe se isso não te pode ajudar a resolver o problema da temperatura?

Deixo-te aqui o link, é o segundo post.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=183390

 

Quanto à mudança de substrato ... as mulheres são terríveis, quando embirram com uma coisa.... nunca mais se esquecem, mas pensa positivo, é por uma boa causa e é de toda a conveniência trazer as mulheres contentes.

 

Prazer em voltar a ver-te por aqui. Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Majo

 

Obrigado pela dica. Por acaso não estava a pensar em controlar automaticamente a temperatura, era mesmo só ligar as ventoínhas, à mão, no verão. No entanto, tenho que confessar que andei a estudar esse tipo de sistemas há alguns meses atrás quando estava a montar o meu aquário. Na altura abandonei a ideia pois não sabia se a aquariofilia era mesmo para mim. Sou daquelas pessoas que engraçam logo ou então desistem. Posso dizer que, por enquanto, este hobby está a agradar-me e não é excessivamente complexo ao ponto de exigir acompanhamento quase 24 horas/dia para ter algum sucesso. Posto isto, penso que vou seguir a tua sugestão. Já tenho a iluminação computadorizada, porque não também o sistema de aquecimento/arrefecimento?

 

Agora que já sei que os Leds funcionam (talvez até bem demais pois através da leitura que fiz nos últimos dias, aquelas algas nas folhas das anúbias, podem ser devidas a excesso de luminosidade) e já não tenho receios em investir num projecto a sério, porque não fazer tudo como deve ser não é? :)

 

Acho que vou fazer um DIY passo a passo da nova luminária assim como de todo o sistema electrónico e colocá-lo aqui no fórum para o caso de alguém quiser fazer uma coisa semelhante. Já tenho muitas ideias mas terá que ficar para depois do verão que agora não tenho tempo nenhum para dedicar a isso. Para grande tristeza minha, ainda tenho um planador de 4m em fibra de vidro e carbono, por montar, dentro de uma caixa... já lá vão 8 meses e esse também requer a minha atenção.

 

Um grande abraço

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Olá a todos.

 

Há muitos meses que não actualizava este tópico. As coisas têm corrido bastante bem tirando alguns pequenos percalces. Um rasbora macho suicidou-se (provavelmente enquanto disputava a dominância com outro) ao saltar para fora do aquário. Encontrei-o já morto a um metro de distância. Uma das corydoras desapareceu um belo dia e, apesar de ter virado o aquário e áreas circundantes do avesso, nunca a encontrei. Os otos começaram a desaparecer, um por um até só restar um. Parece que a população se autoregula de acordo com a quantidade de comida ou algas disponíveis. Não sei.

 

Pelo lado positivo, o meu par de ancistrus "fêmeas" afinal são um casal. Só no mês passado é que, subitamente, começaram a crescer barbilhos a um deles. Há alguns dias deparei me com um "mini" ancistro a limpar, vigorosamente, uma folha de anúbia... um filhote!! Quem diria que aqueles dois, apesar de tanta luta e perseguição ainda acabavam por ter descendência :)

 

Entretanto, como a minha mulher me estava sempre a chatear que eu só tinha peixes "feios", acabei por ceder e comprar meia dúzia de neons verdadeiros. Realmente contrastam bem com os restantes peixes e os "Leds" fazem-nos iluminar bastante. A capacidade do aquário está agora, segundo o Aqadvisor a 125% mas com o meu filtro e as TPA's semanais, penso ter as coisas sob controlo.

 

Entretanto também segui o a ideia do amigo "Majo" e adquiri (em finais de Agosto) um regulador de temperatura electrónico. Aquilo realmente é o máximo e não custa os olhos da cara. Tem duas saídas 220V onde liguei o termostato (agora regulado para 30C) e na outra uma ventoinha das grandes a apontar para o aquário. O aparelho controla agora a temperatura muito bem e no verão oscila apenas entre 26 e 26.5C e no inverno entre 25.5 e 26. Está perfeito para mim.

 

Quanto à luminária, o meu primeiro teste correu bem em termos de intensidade de luz mas os leds acabaram por falhar um por um. Julgo que tenha sido pela maneira como os montei (directamente expostos à água) que foi a causa do problema. Seja como for, encomendei mais Leds, dissipadores mais volumosos e o mais importante, uma dúzia de lentes. Já refiz todo o projecto e agora parece realmente profissional (modéstia à parte). Vamos é ver a medio prazo pois, apesar de agora os leds estarem isolados da humidade, ainda tenho certas dúvidas se se aguentarão durante muito tempo.

 

Quanto ao aquário em si, está um verdadeiro "matagal".., Parece um pouco (muito) descuidado e, sinceramente, já me começa a cansar um pouco a areia branca (ou são os efeitos da minha mulher estar a embirrar com a areia). Não está feia mas não sei. Cansa a vista. Estou a pensar e refazer o layout e, desta vez, utilizar areia negra além de fazer uma selecção mais cuidada das plantas. As Anúbias normais acabam por colidir um bocado com as anúbias nana e portanto vou tirar uma das duas espécies. Não sei, tenho que ver o que faço. Seja como for, terei que esperar um pouco porque não estou a ver conseguir apanhar aquele ancistro miniatura (err... acabei de contar 5... desconfio que haverá mais por baixo das pedras e plantas...) com o tamanho que ele tem agora para poder remontar o aquário como deve ser.

 

Por hoje é tudo.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

 

Só queria deixar aqui uma foto que tirei hoje com o telemóvel (os momentos "kodak" só se apanham assim) da mãe e filho Ancistrus a saborearem uma refeição.

 

mae_filho_ancistrus.jpg

 

sei que não é nada de especial mas achei piada.

 

De resto já encomendei o areão de quarzo negro da dennerle e umas rochas escarpadas para depois refazer o aquário. o "pai" ancistro anda com vontades de reprodução que hoje virou-me o aquário do avesso. Escavou um túnel por debaixo da pedra principal de uma ponta a outra... claro que metade da montagem afundou e se inclinou tipo torre de pisa apesar de eu me ter certificado durante a montagem que a areia não influenciava a posição e robustez das pedras... pelos vistos enganei-me que com o passar dos meses a areia deve ter, de alguma forma, ajudado a suportar melhor as rochas. Enfim... mais uma razão para trocar de subtracto (que eu continuo a gostar mas enfim... a cara-metade continua a fazer-me a cabeça :P )

 

Abraços a todos (se é que ainda alguem lê isto)

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá "local" :)

 

Esse marido não sofre nada... se não fosse eles terem procriado (no fundo, no fundo, ela deve ver alguma coisa nele) já o teria tirado do aquário que ele porta-se mal com a miuda... ta sempre a chateá-la, não a deixa comer em paz, faz-lhe esperas para lhe arrear, protege uma fatia de courgete mesmo já não tendo fome só para que ela não a possa comer... enfim... só me dá vontade de lhe dar uns quantos tabefes quando se porta assim. Portanto não tenho pena nenhuma lol

 

Quanto à instalação dos LEDS... era bom mas estava tão entusiasmado a construir a solução que não tirei fotografias do passo a passo... queria era ter as coisas feitas. Tenho aqui uma do resultado final mas não da construção. Não me importo de explicar passo a passo o que fiz mas fotos é que não há.

 

Junto foto do resultado final. Nota o espaço no meio com um furinho. é onde está planeado instalar o moonlight um dia. Não o fiz logo porque o meu controlador tenta fazer moonlight com os leds principais (mesmo a 1% é demasiada luz) e não com um canal à parte e, neste momento, aborrece-me juntar mais um controlador para tratar do moonlight. Fica para o futuro. Quanto à luminosidade... está a 70% neste momento que a 100% os peixes se escondem todos por debaixo das folhas e rochas... acho que exagerei na potência mas mais vale ter disponível e não usar do que o contrário não é? :) Também tenho a certeza de quando tiver o substracto negro, a luz já não vai ser reflectida como agora e a intensidade deve diminuir um pouco. Agora até as fotos ficam sobreexpostas na zona da areia branca tal é o brilho a 100%.

 

 

leds-diy.jpg

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estava a falar do marido com 2 pernas. ::D: O marido nasceu para sofrer!

 

Sobre os leds, está mesmo muito bom, até tem um design futurista. Eu não percebo nada de electricidade e o jeito também é pouco, mas como tenho uma tampa um pouco desengonçada estava a pensar um DIY. Se puderes dar uma pequena lição agradecia.

 

Também não percebia nada de carpintaria e já vou começar um 2.º móvel para aqua. :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Bem, a "caixa" ou "armação" não é invenção minha. O que fiz foi comprar uma daquelas luminárias da boyu (HDD600B) que usei durante uns meses e depois decidi aproveitar a estrutura para o meu projecto DIY. Claro que comprar uma luminária de propósito não compensa. Aproveitas uma que já tenhas ou então tentas arranjar uma em segunda mão. A potência não interessa nada já que vais arrancar tudo do interior (balastro, lampadas, transformador e suportes). Nem mesmo a faixa de plastico ou vidro que tapa normalmente os tubos não se aproveita (além das medidas).

 

Basicamente o que fiz foi o seguinte

 

Material:

 

10 x Leds CREE XP-G R5 bin Star White 347lm 125° 3W (comprei na ledrise.com a 4.49€ cada)

2 x Heatsink for Extreme Line Plus (Cree LEDs) 27 cm (também na Ledrise a 5.20€ cada)

10 x Luxeon Rebel 43 deg Square Optic 10mm (são ópticas de 43 graus que focam a luz dos leds. Comprei na rs-components 0,97€ cada)

1 x placa de Aluminio de 1.5mm de espessura (igual à tira de plastico que estava a luminária velha)

1 x controlador de leds Aquaray Powercontrol XG (comprei nos Uk por uns 92€) - isto só é necessário se quiseres ter controlo de luminosidade por impulsos, nascer e por do sol e função de tempestade (os neons ficam excitados com os relâmpagos e, há quem diga que quando combinado com TPA e condições certas, inicia os rituais de acasalamento)

1 x UHU Hart (é o ideal para isto. Não usar nunca supercola ou outra instantânea por ser muito quebradiça)

1 x epoxy de 2 componentes (as de 10min chegam, não precisamos as de 3h ou 24h)

1 x malha ou spiral protectora de cabos

1 x seringa de pasta dissipadora para CPUs (Artic silver por exemplo)

 

 

Passo-a-passo:

 

1. Desmanchar a luminária existente retirando todo o miolo (fica so a estrutura e os pés)

 

2. Tirar as medidas à placa de plástico/vidro que cobria as lampadas antigas (a minha tinha 600mm x 68mm)

 

3. Cortar a placa (folha) de aluminio para as medidas exactas obtidas anteriormente (dremel ou proxxon com discos carbono dá jeito aqui)

 

4. Testar e, eventualmente ajustar com limas/lixas até que a placa de aluminio encaixe perfeitamente na luminária

 

5. dividir o número de leds pelo comprimento - 2cm de folga de cada lado (no meu caso deixei a folga ao centro pois quero montar moonlight mais tarde ficou portanto 5cm de intervalo entre cada led).

 

6. medir, traçar uma linha exactamente ao centro da placa (no meu caso 34mm) depois marcar com marcador de acetatos cada ponto onde vamos colocar os leds

 

7. furar com broca de 3mm e depois com broca de 8mm

 

8. Virar a placa de cabeça para baixo e usar um escariador de 45graus (com uma espessura de 1.5mm isto é obrigatório senão perdemos parte do feixe externo de luz)

 

9. viramos a placa outra vez e com uma lixa 400 ou 800 lixamos à volta de cada buraco para melhorar a aderência do UHU

 

10. pegamos nas ópticas, colocamos 1 gota de UHU hart em cada canto e centramos sobre o furo. Depois de todas as ópticas colocadas no sitio certo, ainda colocamos cola à volta de cada óptica de forma a selar completamente o espaço entre a optica e a placa.

 

11. Deixar secar por 24h. Durante esse tempo podemos aproveitar e soldar os leds em serie (5 + 5 sempre com +,-, +, -,+) tendo atenção em deixar pelo menos 5cm de fio entre cada led. No início e no fim de cada conjunto de 5, soldamos uns fios mais compridos (1 a 2mts) que vão ser os fios que vão sair da luminária para o controlador aquaray (4 fios no total = 2 canais).

 

12. Depois de 24h, lixamos a parte de tras de cada led com uma lixa 400 (basta uma ou duas passagens), aplicamos 1 gota de UHU Hart em cada pé da óptica já colada e inserimos o LED de forma a que a lente encaixe na óptica. Deixar secar outra vez 24h.

 

13. Agora lixamos a parte de dentro dos dois dissipadores com lixa 400 para melhorar a aderência e remover restos de gorduras

 

14. misturamos um pouco de epoxy nas seguintes proporções:

 

33% resina, 33% Endurecedor, 33% Pasta térmica

 

15. aplicamos esta nossa cola "´termica" na parte de tras de cada placa led e depois colocamos por cima os dois dissapadores e deixamos secar por 24h

 

16. enfiamos a placa já toda composta com cuidado para dentro da luminária e aplicamos a malha protectora (ou espiral) aos 4 fios que vão sair pelo orifício da antiga alimentação.

 

17. Agora soldamos o + e o - de cada "canal" no canal correspondente do Aquaray. Isolamos tudo como deve ser

 

18. Programamos o Aquaray e já está :)

 

 

Posso dizer-te que esta solução tem mais potência que 2 Aquaray GroBeam juntos (pois os Grobeam tem 1Ah por Led e estes novos da cree fazem 1.5A). Por isso é que convem usar o Aquaray XG (sendo XG a versão mais potente já preparada para os Leds Cree XG). O mais parecido são aqueles focos que a Aquaray lançou que parecem uns cubos com 10 leds. O problema é que como são pequenos, não cobrem toda a área como esta solução DIY faz. Além disso... vai ver os preços de 2 gro beams ou um daqueles Cubos... isto é, pelo menos, 5 vezes mais barato.

 

A dúvida está em quanto tempo aguenta. Na minha primeira experiência fiz uma coisa um pouco estúpida... queria só saber se os leds tinham potência suficiente para fazer crescer plantas e então despachei a cena em 20 minutos... colei os com supercola directamente naquela placa de plastico que vinha na luminária e meti uns dissipadores de cpu por cima de cada um deles... funcionou mas por um lado os leds sobreaqueciam (notava-se que a luminária ficava toda quente) porque não me dei sequer ao trabalho de meter pasta termica e por outro lado, ao não usar lentes ou isolações nenhumas, os leds ficavam directamente expostos à humidade... mesmo assim duraram uns bons 6 meses até cada um deles fundir e queimar-se. Espero que esta nova solução, bem mais elaborada, dure uns quantos anos.mas prognósticos... só no final do jogo :)

 

Espero que isto ajude

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Haha.

 

Epa, até achei que fui um bocado simplista sobretudo na parte da soldagem. Mas diz lá que pontos precisas que esclareça... Já sabes que há coisas que posso considerar complicadas e na verdade não o são e coisas que eu assumo erroneamente que o pessoal sabe e não sabe.

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem problemas.

 

Os leds são fáceis de ligar. Convinha é ter alguma experiência em soldagem para não fritá-los visto que são componentes mais sensíveis que a generalidade. Um bom ferro de 30W, pasta e solda e um toque rápido é o suficiente.

 

canal1: controlador(-)----(-)LED(+)----(-)LED(+)----(-)LED(+)----(-)LED(+)----(-)LED(+)----(+)controlador

canal2: controlador(-)----(-)LED(+)----(-)LED(+)----(-)LED(+)----(-)LED(+)----(-)LED(+)----(+)controlador

 

O mais dificil é escolher o controlador certo para o trabalho. Se usares os mesmos led que eu, precisas de um que seja capaz de fornecer 1A e que tenha um canal de saida de 39V ou dois de 19,5V cada (ou então 4 de 9,75V e por ai adiante) . Quando ligas os leds em série, somas a voltagem unitária de cada um (3,9V x 5) e mantens a corrente (1A). Também há controladores de 3.9V (ou 4,1V ou coisa parecida) em que os leds são ligados em paralelo (- com - e + com +) e aí a voltagem mantém-se mas tens que somar a amperagem i.e precisarias de um controlador que fornecesse a volta dos 4V e 10A. Claro que é muito mais comum encontrar a primeira versão do que a segunda.

 

O teu amigo de certeza que sabe como é :)

 

Não te esqueças de arrefecer os LEDS e NUNCA olhes directamente para um desses XG da CREE... senão vês um ponto preto durante o resto do dia... na melhor das hipóteses.

 

Abraços e boa sorte.

 

Tony

 

PS - Há dias encontrei um site da eco-lamps onde vendem luminárias de 47cm por 196€... se a potencia fosse equivalente (não sei, tinha que procurar na net) talvez valesse a pena comprar um desses pois já vem com controlador e temporizador independente integrado. Até já pensei que quando o meu DIY falhasse (que pode ser daqui a 1 mes ou 5 anos) usar um desses para substituir. É um pouco mais caro que o DIY mas o trabalho que temos também vale €€.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

 

Estive a limpar o filtro hoje e encontrei mais dois ancistrus dentro da esponja grossa azul (vivos). Devem ter ido lá parar há já algumas semanas que com o tamanho que têm agora (1.5cm) não cabem na grelha do aspirador... salvos por mero acaso :). Agora tenho 7 bocas pequenas a alimentar... alguma ideia como esticar um aquário de 60L? Com Calor? :P :P

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.