Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

Boas Kikoslb,

 

No meu caso, se calhar até tens razão, mas lendo este tópico de inicio, penso que os "60 litros" é pouco para o Tony. E então agora que tem 500g de potássio para gastar...

 

AbraçoP

 

Ps. Não fui confirmar a litragem mas penso que será isso ou qualquer coisa parecida...

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nada como uma powerhead com uma mangueira de 8mm ligada e enfiada dentro do aquário. Só é preciso ir vigiando o nível do balde. Para repor, o processo é inverso: powerhead dentro do balde e mangueira dentro do áqua. Mas sim... há dias em que aborrece fazer TPA. Tenho que pensar num sistema automático ie um sensor para detectar o nível minimo que se quer no aquário (para retirar água) e outro sensor para nível máximo (para repor). Ai já não me chateava :)

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nada como uma powerhead com uma mangueira de 8mm ligada e enfiada dentro do aquário. Só é preciso ir vigiando o nível do balde. Para repor, o processo é inverso: powerhead dentro do balde e mangueira dentro do áqua. Mas sim... há dias em que aborrece fazer TPA. Tenho que pensar num sistema automático ie um sensor para detectar o nível minimo que se quer no aquário (para retirar água) e outro sensor para nível máximo (para repor). Ai já não me chateava :)

 

Abraços

Tony

 

Ui! Isso assusta-me um pouco! A não ser que arranje um sistema estilo autoclismo xD Carregas num botão e descarrega 20~40-60Lt e depois enche a nivel xD

 

Hmmmmm... :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é mecânico com sistema de boia. :) Eu estou a falar de sensores electrónicos para detectar nível minimo e máximo. Usa-se em aeromodelismo. Sobretudo naqueles modelos de helicóptero à escala todos fechados onde é muito complicado ver o nível de depósito de combustível. Claro que a maioria vai por temporizador mas conheço pessoal com sistema de aviso de nível.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única questão de recpor automaticamente a água é que requer um deposito ou uma canalização para o aqua...nada que já não tivesse pensado nisso. Mas depois teria que ter tb um sistema automático de adição de Seachem Prime.

 

No meu caso eu ligo um dos filtro a uma mangueira que despeja directamente para a banheira e depois outra mangueira que atarraxa directamente à misturadora da saída da água e enche o aqua

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única questão de recpor automaticamente a água é que requer um deposito ou uma canalização para o aqua...nada que já não tivesse pensado nisso. Mas depois teria que ter tb um sistema automático de adição de Seachem Prime.

 

No meu caso eu ligo um dos filtro a uma mangueira que despeja directamente para a banheira e depois outra mangueira que atarraxa directamente à misturadora da saída da água e enche o aqua

 

Conheço esse sistema da JBL João... Mas a questão do prime (ou outros, haloex whatever) é que sempre me lixou... A não ser que se tenha sump :3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo problema se adicionarmos o prime momentos antes. Até que aquilo reaja dá tempo para voltar a encher o áqua e "tratar" a água a medida que vai enchendo. Essa do usar o filtro para encher e vazar nunca me tinha ocorrido. Só é capaz de não valer a pena com um aquário de 60L

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai ai quantas vezes é que eu deixei o aqua transbordar pq o chuveiro entrou dentro de água e deixou de fazer barulho? VÁRIAS!!! Não imaginam o que é ter um aqua de 540L a transbordar pois não? É que o tempo que demora a encher de novo dá para ver TV, fazer o almoço (quando faço ao domingo) e ainda dormir uma soneca...e depois dá asneira!!

 

Bem...de resto. Repor água por canalização tb seria apenas para repor a água que evapora, não vejo esse sistema a substituir as normais TPA's

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo problema se adicionarmos o prime momentos antes. Até que aquilo reaja dá tempo para voltar a encher o áqua e "tratar" a água a medida que vai enchendo. Essa do usar o filtro para encher e vazar nunca me tinha ocorrido. Só é capaz de não valer a pena com um aquário de 60L

 

Abraços

 

Tony

 

Só uso o filtro para vazar, para encher vai por cima do aqua. Não quero que o água da torneira passe pelo filtro antes de passar pela água do aqua, diluir o Cloro e reagir com o Prime

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uso o filtro para vazar, para encher vai por cima do aqua. Não quero que o água da torneira passe pelo filtro antes de passar pela água do aqua, diluir o Cloro e reagir com o Prime

 

Por acaso também não tinha pensado nisso, tens razão.AbraçosTony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kikoscb,

 

No meu caso, se calhar até tens razão, mas lendo este tópico de inicio, penso que os "60 litros" é pouco para o Tony. E então agora que tem 500g de potássio para gastar...

 

AbraçoP

 

Ps. Não fui confirmar a litragem mas penso que será isso ou qualquer coisa parecida...

 

Deves ter uma tara :P

 

Quando ao caso cada um sabe as suas possibilidades e a sua disponibilidade apenas alertei para um possível caso que não era novo porque a pessoal que tem aquários no quarto e coisas do gênero e depois andar a trocar montes de litros de águas... mas é como digo cada caso é um caso diferente:P

 

 

Abraço

 

Kikoscp :scpsmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu está no escritório. Não tenho autorização para mais. Talvez numa nova casa ou coisa do género mas isso ainda vai levar uns anos. Vou treinando com este :)

 

por falar em casa, tenho que passar por casa para despejar mais uma dose semanal de Elos... desde Domingo....LOLLL

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves ter uma tara :P

 

Quando ao caso cada um sabe as suas possibilidades e a sua disponibilidade apenas alertei para um possível caso que não era novo porque a pessoal que tem aquários no quarto e coisas do gênero e depois andar a trocar montes de litros de águas... mas é como digo cada caso é um caso diferente:P

 

 

Abraço

 

Kikoscp :scpsmile:

 

Eu sei e compreendo, sinceramente eu tambem o tenho no escritório e não me estou a ver a fazer TPA's de 100l.

 

20 a 30 litros já é o que é...

 

Abraço,

 

Ps. Alteras-te para SCB... LOL mudas-te para o braga? Boa sorte para quinta feira...

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz-me uma coisa, também tens esse problema, de algumas folhas parecerem mais acastanhadas i.e. mais tipo cor de cobre? A planta parece saudável mas aquela cor já irrita e é só numa zona do aquário.

 

Sim sim as minhas também ficam acobreadas. É perfeitamente normal :)

 

 

 

Tenho meio kilo de nitrato de potássio algures por ai e só precisava de 30gr para me desenrascar por.... 4 meses. Ironia do destino lol.

 

eu tenho o KNO3 mas já pesado e misturado com Kh2PO4. É só juntar 500 ml de água e dosear 5ml por cada 50L. Se quiseres posso-te mandar por correio e depois quando receberes os teus mandas-me em pó dos teus de volta. Como estou nos Açores deve chegar aí lá para 2a ou 3a. Se quiseres manda-me mp com a tua morada e na quinta ponho nos correios.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço-te imenso a disponibilidade mas hoje já dei um toque à vitrilab. É bem mais cara do que na inglaterra e tive que justificar que não ia fazer nenhuma bomba mas deram-me um orçamento razoável para 100gr disso (juntei mais o sorbato e magnésio). Estou mesmo inclinado a dar o sim e ter isso aqui no final da semana ou inicio da proxima. Seria lixado se a outra encomenda entretanto chegasse mas quem tem 500gr de KNo3 também vive com 600gr e a mesma coisa se aplica ao magnésio.

 

Quanto à tenellus cobreada... bem, pelo menos já sei que é normal o que não quer dizer que goste. Sabes de alguma do género mas que fique sempre verde? As lilaeopsis ficam verdes mas são muito mais lentas a crescer (tipo câmara lennnntttaaaaa), a subulata acho que cresce demasiado alta... não faço ideia (não é que vá substituir agora mas se aquele lado esquerdo não desenvolver, é uma hipótese e depois logo se vê.Echinodorus quadricostatus também parece boa hipótese mas também cresce mais alta e as folhas são mais largas.

 

Obrigado e abraços

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Só falta chegar o nitrato de potássio. Tenho colmatado a situação usando já os micros DIY dia sim, dia não e doses de Elos planta 1 e planta 2. Não sei qual a quantidade de nutrientes que têm mas têm potássio. Tenho é administrado 3 x a dose recomendada. De qualquer das formas, amanhã vou confirmar a encomenda na vitrilab para me desenrascarem o nitrato de potássio. Vou só pedir 100gr já que tenho mais 500gr em parte incerta. Não espero que haja grande diferença nos resultados. A cuba está numa luta entre o crescimento diário e o encolhimento noturno (forçado pelas corydoras :( ). De qualquer das maneiras tem havido uma evolução sólida. Não posso esperar que uma planta de crescimento muito moderado me forme um tapete em meia dúzia de semanas sobretudo quando é podada todas as noites. O aquário tem um verde saudável que é o que interessa. Gostava que a tenellus não se armasse em acobreada nalgumas folhas mas não se pode ter tudo. Fauna está bem. Os parâmetros da água também e com a utilização de resinas e filtragem biológica, tenho a água tão polida que os peixes parecem suspenso em ar. Estou mesmo satisfeito com o aspeto da água :)

 

 

Já coloco fotos mas só depois das 22:30 que é quando o CO2 desliga e o nevoeiro desaparece :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que sobreviveu adora. Perdi as outras helenas. Não sei o que foi mas foi fulminante. Caíram todos das rochas e não se mexeram mais :(

 

Já excluí a fertilização com o Elos pois agora ainda estou a despejar mais e aquela que ficou continua contente da vida. Talvez má aclimatização ou CO2 em excesso.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de ver o meu ancistro macho a morder a cuba, há folhas por todo o lado. Vou buscar uma colher de pau para lhe dar uma sova. Bolas. :P :P :P

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de ver o meu ancistro macho a morder a cuba, há folhas por todo o lado. Vou buscar uma colher de pau para lhe dar uma sova. Bolas. :P :razz: :P

 

LOL.

 

eu pessoalmente gosto das tenellus acobreadas.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Pois gostos não se discutem :) Aquele tom acobreado, à primeira vista, faz-me lembrar uma planta com deficiência nutricional e causa-me logo arrepios (e comichão na mão para aumentar a fertilização lol). Gosto da zona onde a tenellus tem dezenas de variações de verde desde o mais claro ao escuro. Fica bonito. Também descobri que, às 6 da manhã e durante 1 hora, havia um rasgo de raio de sol de uma outra sala que conseguia bater exatamente no sítio onde a tenellus é mais acobreada. Calculo que tenha sido a dose "extra" de luz que a tenha deixado assim. Já corrigi a situação e não há cá mais raios de sol :P.

 

Confesso é que o verde "neon" da cuba está a começar a stressar-me. Um verde menos "atómico/nuclear" seria mais agradável a vista. A lilaeopsis agora tem um verde muito bonito. A cuba parece que tem crescido mais nos últimos dias. Vamos ver o que vai dar.

 

A minha cara-metade é que já me disse "não sei porque foste meter o areão preto que agora está a ficar tudo tapado de verde alface" lol :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.