Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

Lol. Não tenho clube de futebol e mesmo que tivesse, uma coisa é planear uma coisa de propósito e outra é ser um imprevisto.

 

Ja reduzi o período e intensidade da luz um pouco. Vou vigiar como é que as plantas respondem.

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

 

Hoje fiz a mistura para as Micros (que vou dosear às segundas, quartas e sextas). Já tenho aqui um frasco de 250ml com medidor. Deve dar para 50 doses (ou seja uns 4 meses). Espero que o raio do nitrato de potássio chegue na segunda-feira para eu poder fazer as Macros também.

 

Tinha dito que não colocava mais fotos antes de 1 de Maio mas lá vou ter que quebrar a promessa pois preciso de um registo "antes" da fertilização :)

 

tenellus-01.jpg

 

tenellus-02.jpg

 

montagem-v2-prefert.jpg

 

Vamos ver no que isto dá! :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

 

A intenção não é comercial mas quem sabe? Com a quantidade de produtos de encomendei, dá me para 5-10 anos lol. Mais vale dar "vazão" à coisa :)

 

A minha única anentome helena está nas sete quintas. Ainda agora envolveu-se numa briga com um ancistrus sobre um grão de comida lol... é que physas já não há... O meu aquário deve ser uma espécie de inferno para elas... dióxido de carbono a montes, um monstro (helena) a vigiar o jardim da babilónia e ainda por cima um wavemaker de 2000l/h a meter uma corrente a atravessar o aquário. As minhas rásboras adoram, os ancistrus e corydoras ignoram e os meu neons parecem odiar.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony,

 

O teu aqua vai de vento em popa, apenas um conselho para ti. Precisas de uma Aqua maior, com a tua dedicação, estava-te a ver com 500 litros ou algo do género.

 

Quando puderes dá uma vista de olhos no meu e deixa uma opinião...

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Um aquário maior? Talvez um dia quando mude de casa. Não que não tenha espaço agora mas aproveitando as mudanças e decorando a casa nova, posso tentar meter uma cunha. Mas nunca seria mais de 180-200L

 

Já vou espreitar o teu tópico :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

 

Bem, não há muito a dizer. Ainda estou à espera do nitrato de potássio para poder fazer a mistura de Macros que me falta. Entretanto tenho andado a fertilizar com Elos Planta 1 e 2 e a minha mistela de micros... melhor do que nada. A verdade é que também não me posso queixar. A tenellus é uma erva daninha. Aquilo espalha-se como fogo. O lado direito do aquário já está todo cheio de rebentos. Agora começaram a avançar para a parte da frente to aquário (coisa que que não queria) e vou ter que cortar os runners. Há tantos que alguns já ficam pendurados no ar. Hoje, antes da "limpeza" da frente, irei tirar umas fotos dos rebentes. Parece que é só virar as costas e lá aparece mais um runner. Quem me dera que a minha cuba crescesse desta forma. Ela de facto vai crescendo mas o ritmo é desesperante. Até a minha querida llilaeopsis nova-zelandie já lançou montes de rebentos. O esquema de disseminação é que não é o mesmo do da tenellus mas não deixa de ser bonito. Mais CO2 não posso por. Mesmo passadas 12 horas de terminar o período de luz, o dropchecker ainda está num verde muito clarinho/translúcido e olhem que o espelho de água está a ser bastante agitado pelo wavemaker e flauta... tipo remoinho. Peixes não parecem mal mas durante o auge do fotoperiodo tendem a aglomerar-se junto ao tubo de aspiração do filtro o que creio ser o primeiro sinal de excesso de CO2.

 

Medi agora os valores (que consigo medir... aproveitem que vou me fartar destas medições rapidamente):

 

Amónia 0 ppm

Nitritos 0 ppm

Nitratos 10 ppm

Fosfatos 1 ppm

 

Abraços a todos

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

 

Mais um dia sem Macros... já me estou a passar. Não percebo como é que sempre recebi encomendas da inglaterra e alemanha em 3-5 dias e agora, de repente, há algumas (não são todas) que ficam "entaladas" sabe-se lá onde durante dias a fio?!? Ainda na segunda-feira (dia 16) fui levantar uma encomenda que foi enviada da alemanha no dia 28 de Março!! Andou perdida durante mais de 11 dias até chegar a Portugal no dia 13... Epa, não se compreende!

 

Mandei vir químicos de da fluidsonline (inglaterra) na terça-feira, dia 9 de Abril e chegou cá no dia 11!! No mesmo dia mandei vir nitratos e magnésio de outra loja e sei q a encomenda saiu no dia 9 mas até agora... NADA! :( :sad:

 

Como tenho alguns nitratos e fosfato na coluna de água, estou a aproveitar o Elos planta 1 e 2 que tem potássio. Isso deve chegar para colmatar as macros. Micros estou a dosear de acordo com o plano. Claro que como o Elos também contem traços, devo estar a exagerar nesses mas com TPA's semanais de 50% não deve haver problema.

 

A tenellus já triplicou desde que comecei (em menos de um mês). A lilaeopsis deve ter aumentado 30-50% mas a cuba... se aumentou 10% foi muito... Arg... não bastava andar a mimar e apaparicar os peixes, agora tenho que andar a fazer baby-sitter das plantas lol.

 

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que é.

 

O frasco é que sinceramente podia ser melhor (os que eu comprei têm doseador incorporado tipo Ocean Nutrition Trac do mesmo site. Quanto às concentrações, tenho muitas dúvidas. Como é que apresentam 0.5% de Fe quando a mistura trace standart é de 8.4% Será que estão a fazer as contas por volume? A Trace standard também não tem Mg mas eles meteram (em valores ridiculamente baixos). Seja como for, o preço escapa. O material usado deve ter sido 1€ se tanto mas temos que ter em conta o trabalho de fazer a mistura. No entanto, comprando os pós e fazendo em casa, além de melhor em termos de % dos componentes, é bem mais barato.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Bem, hoje vou dividir as novidades em duas partes:

 

Aspectos positivos:

 

A cuba está a fazer pearling que nem doida (isto depois da última TPA ter sido feita há 6 dias, logo não há hipótese de pearling falso). As partes amareladas estão quase todas desvanecidas e já tenho um verde, mais verde não há. Tenho notado também algum crescimento por parte desta planta apesar de ser MUITO lento quando comparado com a tenellus. A tenellus está espalhada por todo o lado. Amanhã vou começar a cortar runners. Reparei hoje que os meus neons estão a crescer. Um deles parece uma VACA! Sempre pensei que os neons fosse pequeninos (como vemos nas lojas) mas qual quê... este em particular é duas vezes maior que os seus pares. Não percebo. Aquilo já tem 75% do tamanho das minhas rásboras e olhem que elas parecem camiões.

 

Aspectos negativos:

 

Não dou conta da tenelus. Aquilo é runners por todo o sitio mas o que me incomoda mesmo é que já está a lançar runners para o ar! (bem, não é ar, é água) mas bolas, é feio ver runners a suspensos com as raízes a mostra e como crescem a toda a hora, não consigo enterrá-los a todos. Outra questão é que do lado direito, mesmo com um fotoperiodo mais curto, não me consigo ver livre daquelas folhas cor de cobre. Fica feio. Se fosse hoje, tinha metido lilaeopsis por todo o aquário em vez da tenelus. É MUITO mais lenta (quase tão mal ou pior que a cuba) mas pelo menos era verde e o método de reprodução é subterrâneo. Não há raízes penduradas em todo o sítio.

Amanhã tenho que cortar runners que hoje começaram a atacar a entrada do filtro (último espaço livre). Se não fizer anda, em dois dias a planta terá coberto a entrada toda.

A minha acicularis, do lado esquerdo do aquário, está a ficar amarelada. Está a lançar runners novos por baixo do substrato mas definitivamente amarelada. Não sei porquê visto que a sua irmã, do lado direito do aquário está bem. Ainda pensei em sombra mas não há sombra nesse sítio. Está ao lado do termostato... talvez será por isso.

 

Por falar em termostato. O meu avariou hoje. Há bocado olhei para o aquário e estava a 21C... vá lá que tinha aqui um de 100W (e um de 25W) que tinha comprado aquando da mudança do aquário portanto vai safar a situação até segunda-feira, quando for comprar um bom. Este da Sera aguentou um ano e maio. Ainda deve estar em garantia mas não tenho paciência ou tempo para isso agora.

 

Finalmente, outra coisa que me chateia/preocupa é que, durante o fotoperiodo as rásboras andam sempre escondidas (não gostam de luz forte) e os meus neons odeiam a corrente, portanto escondidos estão. Durante o dia olho para o aquário e parece vazio :(

 

De resto é tudo.

 

Abraços a todos

 

Tony

 

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização

 

Bem, hoje fiz a TPA semanal e tirei alguns rebentos. A ideia original era dar um bom desbaste na tenellus mas sou um coração mole. Agarrei num rebento e veio uma fila de 8 atrás. Não tive coragem de cortar. Tirei mesmo só aquelas que estavam a ameaçar a cuba e a entrada do filtro. Logo podo com mais vigor para a semana.

 

Junto imagens do estado atual do aquário.

 

montagem-v2-mes01.jpg

 

montagem-v2-mes02.jpg

 

montagem-v2-mes03.jpg

 

E uma transição para ver melhor a diferença...

 

trans.gif

 

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está porreiro :D (ja sei que é dizer pouco)

uma pergunta :D como tens a saida de agua que vem do filtro (devolução) e como axas que ficaria se fosse directamente no canto oposto?

é para tirar ideias para o meu :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Bem, a verdade é que já experimentei de n maneiras diferentes. Neste momento tenho um chuveiro com 12 buracos de 1mm (equivalente à saída de 12mm normal) na parte de trás do aquário a mandar para a frente. A corrente bate no vidro, desce, passa por cima da cuba (importante para o CO2 se espalhar) e depois diverge para as laterais.

 

Eu já tinha um wavemaker instalado há duas semanas mas a corrente gerada estava a aterrorizar os meus neons. Tive que tirá-lo. Também já testei com uma flauta do lado esquerdo (que era como funcionava antigamente) mas a corrente quando estava a retornar, batia nas rochas e então metade do aquário ficava sem circulação. Também já tentei só com o tubo e wavemaker por baixo e a água realmente circulava mas depois os peixes ficavam todos encostados ao canto onde é a entrada do filtro.

 

Neste momento, parece-me a melhor solução, mas depois logo se vê

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bom, claro que procuramos sempre a perfeição, mas está bem bom! ;)

 

O meu problema é tipo o teu mas não é com runners (os únicos que tenho são da Saggitaria Subulata) mas com as Egerias Naja. Está sempre a crescer e quando mais se poda mais rebenta para os lados, fazendo um emaranhado feio.

Se quiseres passa no meu para veres.

 

A solução que encontrei para o meu caso foi... encomendar umas Palutris Cuba. e tirar as Egerias todas. Que peste. Espero ainda ir a tempo.

 

Abraço

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois...

eu estou a passar do interno par ao externo :D

e com o meu externo os meus peixes estão todos a encostar-se ao filtro devido à circulação, os teras na gostam de muita corrente...vamos á tentativa e erro :D

como vou ter duas de retorno uma a cair como cascata com um tubo passando a meio das 2 frentes com buracos dos dois lados efeito tido cascata dupla(ainda por decidir) e outra para colocar em sitio ainda a decidir :D...(muita coisa para decidir)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

È tudo uma questão de compromisso. Muita corrente, maioria das plantas gostam, neons odeiam, enfim. É arranjar meio termo.

 

Quanto à tenellus... vamos ver o futuro. gosto da planta quando mesmo verde e quando não lança runners para o ar. As corydoras também não ajudam que, de vez em quando, lá desenterram um runner ou outro.

 

Do lado esquerdo as coisas estão mais feias com a acicularis amarela. se as coisas daqui a um mês não melhorarem, vou considerar substituir e replantar o lado esquerdo criando divisórias no substrato e arranjar uma planta que se adapte melhor. A lilaeopsis nova zelandae parece boa mas de crescimento tão lento que é desesperante (mas gosto a maneira como se espalha - lançando runners por baixo do substrato). A lilaeopsis Mauritius parece uma boa alternativa visto que requer menos luz (parece que aquele canto pode ter problemas de luz, não sei. Tenho é que ver como é com o crescimento. Outra alternativa é a Sagittaria subulata.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Continua a não ter nitrato de potássio. É a única coisa que me falta para fazer as macros. Vendo as coisas pela positiva, é a maneira de ir despejando os fertilizantes da elos (umas 3 ou 4 vezes a dose semanal recomendada LOL).

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso parece estar no bom caminho Tony. Parabéns!!!

 

É normal a Tenellus mandar os runners para o ar. Eles depois acabam por "aterrar". Mas se te chateiam é só cortares e replantar o "filho" onde queiras. É uma planta muito invasiva e se não te pões a pau domina-te o aqua todo. A minha agora começou a aparecer no meio da Staurogyne. Já estou a afiar a tesoura :)

 

A cuba cresce de forma relativamente lenta. Sem stresses...

 

Não está fácil esses macros. Eu nunca tive problemas....

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá gmmartins!

 

Em relação às macros, o problema é a Inglaterra. Tenho pelo menos 2 encomendas encalhadas há 10 dias sabe se lá onde enquanto que outras chegam passados 3 dias! Já falei com os CTT e dizem que há problemas com o correio do Reino Unido (tanto que ontem apareceu cá um senhor da GLS a entregar um pacote da Royal Mail... coisa que normalmente são os CTT a fazer mas ele próprio disse que estava a fazer o serviço porque era uma situação excecional?!?)

 

Tenho meio kilo de nitrato de potássio algures por ai e só precisava de 30gr para me desenrascar por.... 4 meses. Ironia do destino lol.

 

Quanto à tenellus, tens toda a razão. A invasão é total. Quase que tenho andar sempre com tesoura em riste para ela não se por por cima da cuba. Agora que escrevo isto, já estou a ver um runner A DAR A VOLTA a um montinho de cuba... xiça que eles não param! :P :P :P

 

Diz-me uma coisa, também tens esse problema, de algumas folhas parecerem mais acastanhadas i.e. mais tipo cor de cobre? A planta parece saudável mas aquela cor já irrita e é só numa zona do aquário.

 

 

Abraços

 

Tony

 

 

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony,

 

O teu aqua vai de vento em popa, apenas um conselho para ti. Precisas de uma Aqua maior, com a tua dedicação, estava-te a ver com 500 litros ou algo do género.

 

Quando puderes dá uma vista de olhos no meu e deixa uma opinião...

 

Abraço

 

Por vezes quanto maior pior, as pessoas cansam-se mais rápido porque depois em vez de trocar 20 ou 30 litros trocasse 120 ou 120 e acaba por cansar muito mais rápido, não quer dizer que seja o caso mas estou a alertar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.