Agressividade em apistogramas


avilandia

Recommended Posts

Adquiri esta semana um casal de apistograma agassizi. têm cerca de 6-7cm de comprimento.

Estão num aquário de 60lt plantado com diversas pedras, cavernas e troncos. O macho anda feliz da vida e embora a maior parte do tempo ande a passear pelos troncos e plantas, na outra metade do tempo decidiu que a fêmea era uma boa ocupação e está frequentemente a atacá-la.

A fêmea está bastante stressada (pensei que não se safava) e passa muito tempo nos cantos do aquário, normalmente à superficie o mas longe possivel do macho. Ontem deixei-a isolada numa maternidade com musgo de java lá dentro e está melhor, come bem, etc...

 

Mas assim que a mudo novamente para o aquário (ou ela sai...) o macho volta a atacá-la. Isto é normal? Como é que se pode resolver esta situação?

No aquário estão só este casal 3 guppies e um limpa-vidros, já pensei em meter mais peixes (tipo espécie-alvo) mas será que ajuda?

 

Ricardo M.

Ricardo M. Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É dificil diferenciar??? só se for para cegos...que teem de ir lá as apalpadelas...ou....se forem juvenis muito jovens! As femeas são amarelas com risca preta e bola preta a meio do corpo....os machos ...são muito mais coloridos e a coloração depende da sub-espécie.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, as fotos não consegui tirar porque a minha digital teve um pequeno "acidente"!

De qualquer modo parece-me que tenho o problema resolvido e são realmente dois machos, só não consigo confirnar se poderá ser um juvenil que está como fêmea, uma vez que a coloração de amarelo tem muito pouco, mas também não tem nada das cores do macho, que está muito vivo, mas isso pode ser uma coloração submissiva...

 

De qualquer modo vou separá-los em aquários diferentes por via das dúvidas. Obrigado.

 

Ricardo M.

Ricardo M. Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam as fotos de uma das variedades os "double red", como se pode ver são bastante diferentes...

 

http://www.apistogramma.com/cms/index.php?...d=119&Itemid=44

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já consultei este site, aliás já o tinha feito antes, mas mesmo assim na altura que os comprei, visto a diferença nitida entre os dois peixes passaram como casal...

Problema resolvido, estão separados e bastante mais satisfeitos (pelo menos o macho-fêmea... )

 

Obrigado novamente!

 

Ricardo M.

Ricardo M. Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que um casal é quando dois peixes da mesma espécie cruzam entre si e têm descendência. O facto de teres 1 macho e 1 fêmea não faz deles um casal.

 

Tenta arranjar uma fêmea para um deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Felizmente já estou habituado a problemas de compatibilidade nos casais, nas aves isso é muito normal...

Vou tentar arranjar uma fêmea, mas para já ficam separados estes dois machos, com calma e mais tempo vou procurar as fêmeas para eles...

 

Ricardo M.

Ricardo M. Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais