Apistogramma Agassizii


Daniel Almeida

Recommended Posts

Boa tarde a todos

 

Já estava na hora de criar um tópico para estes meninos que, embora sejam algo comuns, de desinteressante não teem nada.

Já tive, por volta de 2007, um macho agassizii, muito pequenino que estava numa loja. A lojista disse-me que ele estava doente, com ictio (pensava ela), e que não o poderia vender, ao que eu insisti e o trouxe, pensando mesmo que seria ictio e que o curaria facilmente. Infelizmente não era, e o pobre animal acabou por morrer, juntamente com a minha inesperiência da altura. Hoje mais ciente das coisas e mais responsável, decidi voltar a tê-los.

 

Comprei um casal selvagem tefe bauana, mas o macho nunca aceitou a fêmea, e passados uns 3 meses de os ter no aquário ela acabou por morrer de stress. Poucas semanas depois resolvi tentar com outra fêmea, mas como já não haviam tefé bauana, fui a uma loja e comprei uma fêmea double red. Introduzi-a, e o comportamento do macho foi semelhante: agressividade, defendia o seu território de tudo o que lá entrava e não cortejava a fêmea. Passados uns dois dias algo de estranho começou a acontecer, o macho perdeu o equilibrio, não conseguia nadar nem movimentar-se na coluna de água, e portanto pensei que fosse algum problema na bexiga nadatória, mas não encontrei explicação, porque não mudaram parâmetros, nem a alimentação, e a fêmea encontrava-se saudável. Isto tudo aconteceu literalmente da noite para o dia, num dia impecável e no outro naquele estado. Sendo um exemplar selvagem, senti-me relutande em dar-lhe um banho de sal, mas sem outros meios e com pouca esperança, foi o que fiz. Agua com sal durante 5 minutos e de volta a um reservatório com água do aquário e bomba de ar. Infelizmente acabou por morrer, para grande desgosto meu, era um belo exemplar.

 

Mais tarde comprei um macho agassizii normal, muito bonito, na loja apenas listado como agassizii, mas parece-me double red ou mais. É novo ainda, mas já corteja a fêmea.

Estão juntos há algum tempo mas até agora ainda nada. Não meço os parâmetros, controlo-os com TPA's e guio-me por elas, utilizo água de garrafão com pH 6.1, juntamente com turfa no filtro. As TPA's semanais e as plantas ajudam-me a retirar os nitritos e nitratos da coluna de água. O aquário é um tetratec de 60L, filtro de origem e iluminação também. O substrato é simples areia de silica, coberta de restos de folhas de amendoeira decompostas, o hardscape é composto por troncos de videira, e algumas tocas (vasos e antigas caixas de comida cortadas a meio, devidamente lavadas). A flora é composta por 1 Lotus, valisnérias e cryptocoryne wendtii. Como fauna, apenas o casal Agassizii (acho que o problema da reprodução pode residir aqui, se tivesse alguns dither fish poderia ser diferente).

Bem, demasiada conversa e pocas fotos, portanto aqui vai (com o tlm porque a máquina é bem pior, e a água está assim turva porque estive a mexer no aquário)

 

19122010064.jpg

 

19122010069.jpg

 

19122010072.jpg

 

É o que se arranja por agora, enjoy!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Daniel,

 

A ver se é desta que aguentas um casal de animais sem mais "acidentes". não deixes a entrada do Filtro sem protecção, etc..

Gosto muito do aspecto natural da composição, e eles agradecem. Agora, a água que estás a usar é porreira porque tem o PH baixo, mas por outro lado não é pois sendo rica em minerais torna-se muito dura e vai afectar o sucesso dos ovos. Podes misturar com água de osmose para amolecer ou tratar água canalisada baixando o PH com turfa ou algo parecido. Essa areia também não é ideal, composta por silica (derivado de calcário) vai estar constantemente a puxar o PH para 7.

 

Bom.. boa sorte e continua a com as tuas experiências.

Se precisares, tenho cá muitos Agassizii, com vários tamanhos.

 

Abraço

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José agradeço o teu comentário.

Não percebi se isso eram bocas ou não. Se foram, :sorry:. Com os abacaxis foi completamente azar, e neste aquário revi todos os pontos e não há sitio onde se enfiem onde possam morrer. Quanto a serem experiências, não são nem nunca foram, são animais, e estou nisto a sério, dou o meu melhor. Infelizmente é impossivel investir num sistema de osmose agora, para além de considerar isso desnecessário, pois como disse, uso turfa no filtro exactamente pela questão da dureza, porque com a água do garrafão o pH não é problema e se não fosse pela dureza não usava turfa. Espero não vir a precisar de mais nenhum peixe :)

Um abraço!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, está muito porreiro o aqua, gosto muito do look leito de rio que conseguiste recriar especialmente graças aos ramos de videira. Boa sorte com a reprodução e vai mostrando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nautilex:

 

Obrigado :) Todos os meus aquários teem este 'estilo', troncos e areia, folhas e tudo isso, todos os meus peixes são sul-americanos. No aquário maior é que não tenho plantas por causa dos Uarus, são herbivoros. Abraço!

 

 

tat:

 

Obrigado ;) Então, não gostas de aquários muito biótopo? Este está biótopo mas é só de aspecto, porque as valisnérias e as cryptos não são propriamente sul-americanas, mas cumprem a sua função. Muito obrigado!

 

 

AntonioPedroPinto:

 

Olá António

Até ver está aprovado, e pelo andar da carruagem parece-me que brevemente haverá algo novo para contar, os meninos andam nas correrias e abanões, a entrar e a sair das tocas, vamos ver no que dá :)

 

 

Obrigado a todos e stay tunned!

Um abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos

 

Como já ontem eu suspeitava, hoje ao ir ver os aquarios lá estava a fêmea com a inconfundível mancha preta e o corpo amarelo, a defender a sua toca. O macho estava encostado a um canto à tona da água, ela está a fazer um optimo trabalhinho!

Já o retirei, e agora é dar o melhor a estes pequeninos. Estou indeciso entre dar artémia recém eclodida ou nobilfluid, mas este ultimo não proporciona tão bons resultados, ainda tenho de ver...

Bem, espero hoje ainda por fotos novas. Estes meninos demoraram 9 dias a desovar, mais do que demoraram os abacaxis (3 dias), mas compensou. Estou a pensar comprar outro casal, estou aberto a sugestões.

 

Abraço!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Parabéns Daniel pela postura. Agora é esperar que nascam e fazer vingar esses meninos. Quanto á alimentação não há duvida nenhuma que a artémia recém eclodida é a melhor opção.

Quanto ás opções tens muito por onde escolher dentro dos anões. Muitas cores, formas e feitios diferentes dão-te um leque muito grande de opções, vai dos gostos..

 

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva fábio.

Obrigado, também espero que corra tudo bem :)

Acabei por comprar nobil fluid, os ovos que encontrei custavam 15 euros...

Estava a pensar nuns baenschi, ou elizabethae, só depois do natal é que vejo para que é que o dinheiro chega.

Bem, aqui ficam duas fotos da fêmea

dsc06352w.jpg

dsc06357d.jpg

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Já lá vai algum tempo desde que actualizei este tópico.

Bem, novidades muito boas, cerca de 15 pequenas novidades :D

dsc06562q.jpg

dsc06561y.jpg

 

Hoje foi o primeiro dia de natação, vi o macho comer um pelo menos. Optei por não o tirar, para manter a fêmea ocupada, já que numa das posturas tirei o macho e a fêmea comeu os ovos...

Quando estiverem um pouquinho maiores vou separá-los para um cubo vodafone que está dentro do aqua, ou então montar um aquário maternidade, porque este onde eles estão vai ser dividido ao meio para quando chegarem os iniridae.

Abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel.

 

Parabéns pela postura, só espero que cresçam até adultos :D

Quanto ao pai comer os pequenos, é um problema se ele lhe apanha o vicio. De qualquer das formas, deixo-te um conselho, se não for para esta que seja para as próximas, mas se pensares em começar a separar o macho quando há posturas, a melhor altura para o fazer é depois dos ovos nascerem, quando ainda estão no esconderijo e com saco vitelino. Enquanto têm ovos, ela pode comer como inclusive já te aconteceu, depois de iniciarem a natação livre não convém porque senão espalham-se todos e isso causa bastante stress na fêmea.

 

Boa sorte com os meninos.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais