Plantas p/aquario de ciclidios


Recommended Posts

Olá pessoal, preciso de um conselho da malta mais "batida", que plantas me aconselham a colocar no meu aquario de ciclidios do malawi, e se sim devo deixar dentro dos vasos e enterrar os vasos que vem as plantas ou devo plantar no areão. Obrigado a todos :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com os meus malawi as plantas sobrevivem mas não se pode dizer que tenham vida fácil.

 

Plantas que tenho:

 

Anubias nana : Levam uma ou outra dentada especialmente nas folhas novas. São desenterradas facilmente pelas corridas aquáticas.

 

Valisnéria spiralis: São constantemente aparadas, nem precisam de ser podadas :) podem ficar no areão pois não são desenterradas.

 

Feto de java (diversos tipos) : os mbunas deixam o feto em paz. De vez em quando dão-lhe uma ratadela mas nada demais.

 

As plantas tento evitar colocar no areão com excepção da valisnéria.

As anubias prendo entre as pedras e o feto está preso a um tronco (sim tenho um tronco bem grande no aquário) e entalado numa pedra.

Podes meter os vasos no areão mas eu acho que dá mau aspecto.

 

Lembra-te é que não vais ter plantas bonitas... num aquario malawi as plantas estão lá para dar um bocadinho de verde e para servirem como alimento de recurso no caso de eles se fartarem dos flocos :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal, preciso de um conselho da malta mais "batida", que plantas me aconselham a colocar no meu aquario de ciclidios do malawi, e se sim devo deixar dentro dos vasos e enterrar os vasos que vem as plantas ou devo plantar no areão. Obrigado a todos :arrow:

 

de plástico

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu aconselho plantas africanas, Anubias, Cyperus, Nynpheas.

 

Por exemplo se meteres Cyperus alternifolius (papiro) se deixares a planta crescer fora da linha de água os peixes pouco podem fazer à planta, que tem um caule muito resistente. Eu tenho esta planta que trouxe do Egipto já está com 70cm de altura, e cresce bem mais. Outro exemplo são os nenufares existem muitas espécies em África, e que também se dão bem com estes peixes.

 

Outras espécies de Cyperus podem-se encontra em estufas por todo o país. É uma planta muito resistente suporta mesmo água mais dura.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Concordo com todas as plantas que aqui disseram menos com musgo de java. Paulo...já alguma vez experimentaste? Eu por acaso nunca vi ng com musgo de java, nem nunca experimentei, acho que os meus lhes iam chamar um figo :wink:

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

O unico e maior problema com o musgo é que eles soltam-no e depois quando o filtro começar a parar e o abrires é só musgo.

Ele desenvolve-se com pouca luz.

e depois para o exterminares é uma chatice.

 

Abraço

 

panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus Malawi assim como os teus não devem ser omnivoros logo por ai acho que a colocação de qualquer planta não será boa ideia... Dou te um exemplo ainda ha uns dias coloquei uma valisneria de 50cm e em menos de 4 dias só restava a raiz foi sendo "podada" diariamente o mesmo acontece com anubias e afins mas cada peixe é um peixe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Nem por isso...

 

Os que tenho em casa gostam das plantas.

Claro que volta na volta tenho as valisnérias aparadas, anubias a boiar e pedaços de feto de java arrancados.

Mas as plantas num aquário de mbunas, não estão lá para prosperar... estão lá para dar um pouco de verde e para serem comidas, como complemento à sua dieta normal.

 

Se nos lembrarmos disso... não há problemas cheers

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ja alguem aqui disse , os Ca´s simplesmente divertem-se a separar o musgo de java em pedaços, e acabam por ficar agarrados ao filtro.

Sem dúvida nenhuma que a Ceratophyllum demersum é a melhor planta para ciclidios africanos, nem lhe tocam.........tem a vantagem tambem de, para quem quer montar um aquario biotopo, esta é caracteristica da flora do lago.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais