Apistroom


Recommended Posts

deixo um vídeo da fêmea com alguns pequenos que nasceram a dia 28/2 ;)

 

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 124
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas pessoal,

 

Perdi o rasto aos alevins… a fêmea já anda em ‘conversações’ com o macho novamente, pelo que creio puder dar por perdido mais um grupo de pequenos, posto isto, gostava de ouvir as vossas opiniões de como posso melhorar este aspecto, gostava de manter alguma descendência… Aparentemente tenho tudo o que seria necessário para manter alguns alevins mas pelos vistos não consigo, o que é que o pessoal me aconselha a melhorar/mudar/acrescentar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo.

É uma pena teres perdido essa prole.

Bem, antes de mais deixa-me fazer uma pergunta.. Enquanto os pequenos aí estavam, comiam bem? Notavas a barriga deles cheia? É que caso não seja da alimentação, aconselho-te a colocares o macho numa criadeira de rede após a próxima desova. Pode perfeitamente ser o macho que anda a comer os pequenos, por inexperiência ou porque definitivamente não é um bom pai, ou a fêmea não é boa mãe suficiente para os proteger do pai, daí aconselhar-te isto.

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas fábio,

 

antes de mais obrigado pela paciência e disponibilidade.

bem quanto à fêmea o macho nem chega perto quando há pequenos... ela defende-os vigorosamente.

alimentação... como é que vejo se têm a barriga cheia? são minúsculos! forneço uma comida em pó que me indicaram ser o melhor, o que é que me aconselhas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Ricardo! :D

Parabens pela postura, tens dado aos bichos água da boa, hum?

Desculpa não ter dito nada mais cedo, tenho andado um bocado afastado dos apistos e do grupo, mas não me fui embora! Acontece que finalmente decidi limpar o aquário maior, plantar e tudo para por lá uns discus :) Então tenho andado com mais atenção a isso. Os iniridae tambem não desenvolveram nada ainda, mas creio ter a resposta para isso: O temporizador estava no modo errado, e então a luz ficava 24/7 ligada, e em peixes selvagens isso pode destabilizar o relogio biológico. O aquário também estava um bocado mais clean desde que fiz a mudança para o aqua de 100L, por uma questão de higiene e facilidade em limpar, mas acho que estava aberto demais para eles, então hoje toca de os enterrar em folhas :) Agora com um estalinho aqui na cabeça pensei que talvez agua destilada seja a minha solução para ter uma água mole o suficiente para eles desovarem, é algo que tenho de tentar, porque já tenho os peixes há que tempos, e é um bocado desmoralizante...

Quanto ao alimento para os teus pequenos, devias arranjar uma bola de alga, aquelas cladophoras acho eu, ou então uma boa dose de musgo, para alimentação inicial, com infusórios, e depois continuar com microvermes e de seguida artémia.tens de ir vendo mais ou menos o tamanho da boca deles para saberes quando deves mudar de alimento. Claro que tens alimentos que podes comprar para substituir esses, mas a taxa de sobrevivência vai reflectir-se neles. Eu tenho Artemia nobilfluid da JBL, para substituir a artémia. Pessoalmente, e sendo um bocado contraditório, acho que nada substitui o alimento natural, vivo, e aconselho-te a dar vivo, mas caso não tenhas possibilidade, tens essa alternativa. Tenta é ter pelo menos musgo ou a alga porque para os primeiros dias convém ter algum alimento disponivel, porque se vais alimentar com nobilfluid ou outro nos primeiros dias é provavel que não comam, por causa do tamanho.

Boa sorte pá, e muitas fotos :D

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel,

 

Vou tentar introduzir os elementos que me dizes e esperar pela próxima 'fornada'. obrigado

 

fotos é para breve, vê lá se actualizas os teus tópicos! ;)

 

grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Ricardo,

 

Parabéns pelo trabalho que estás desenvolver com eles. Duas posturas é sinal de que estão bem. As variações do teu PH não é problema nenhum, apenas um fenómeno quimico normal da água, onde a presença de bicarbonatos na água aumentam a dureza e mantêm o PH em 7 - neutro. É muito comum, e deriva da água canalisada que introduzes nas TPAs que fazes e bem. Para atingires a acidez que quiseres e para A conseguires manter com a mesma turfa durante muito tempo, faz uma pesquisa sobre : bicarbonatos; água destilada; água de Osmose e água da chuva.

 

O problema com o sucesso dos alevinos acredito que tenha a ver com a mesma situação. Já que é debaixo de chuva que os apistogrammas decidem tratar do assunto. Depois da investigação vais perceber, não é preciso ser quimico.

 

Parabéns e continua

Cumptrs

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  Boas Spaar,

Como não sou gosto lá muito de química ajuda-me lá a ver se entendi o que me querias dar a entender.

Bicarbonatos – grande carácter básico, facilmente solveis em água, criam ambientes básicos mais estáveis pelo meio do aumento do efeito tampão.

 

Águia destilada – água desmineralizada totalmente pura apresentando apenas moléculas de H2O, embora em consequência do contacto com o ar se dissolvam alguns gases na água, portanto esta terá elevado nível de pureza mas não será 100% pura.

 

Água da chuva – água com pH ligeiramente ácido que se da pela absorção de moléculas dos elementos químicos presentes na atmosfera durante a precipitação, poderá conter por isso substancia nocivas para os aquários devido à poluição. Teoricamente e antes de captar os compostos da atmosfera, é bastante idêntica a agua destilada.

 

Água de Osmose – Desta tenho muito menos conhecimento… Do que li parece-me ser um processo de ‘filtragem’ a nível molecular certo? Por este meio conseguimos eliminar os sais da água.

 

 

Posto isto, e se os meus conceitos estiverem acertados, o que é que devo concluir? Devemos optar por agua que, a semelhança das referidas anteriormente, tem menos concentração de sais para que seja mais fácil baixar o pH sem que este tenha tendência a subir pela elevada basicidade dos bicarbonatos?

 

Por outro lado a capacidade de tampão conferida pelos carbonatos não poderá ser positiva? Embora seja mais difícil baixar o pH, depois de este se ter ajustado ao valor pretendido, ficaria mais estável certo? Devido ao efeito tampão destes sais.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  Boas Spaar,

Como não sou gosto lá muito de química ajuda-me lá a ver se entendi o que me querias dar a entender.

Bicarbonatos – grande carácter básico, facilmente solveis em água, criam ambientes básicos mais estáveis pelo meio do aumento do efeito tampão.

 

Águia destilada – água desmineralizada totalmente pura apresentando apenas moléculas de H2O, embora em consequência do contacto com o ar se dissolvam alguns gases na água, portanto esta terá elevado nível de pureza mas não será 100% pura.

 

Água da chuva – água com pH ligeiramente ácido que se da pela absorção de moléculas dos elementos químicos presentes na atmosfera durante a precipitação, poderá conter por isso substancia nocivas para os aquários devido à poluição. Teoricamente e antes de captar os compostos da atmosfera, é bastante idêntica a agua destilada.

 

Água de Osmose – Desta tenho muito menos conhecimento… Do que li parece-me ser um processo de ‘filtragem’ a nível molecular certo? Por este meio conseguimos eliminar os sais da água.

 

 

Posto isto, e se os meus conceitos estiverem acertados, o que é que devo concluir? Devemos optar por agua que, a semelhança das referidas anteriormente, tem menos concentração de sais para que seja mais fácil baixar o pH sem que este tenha tendência a subir pela elevada basicidade dos bicarbonatos?

 

Por outro lado a capacidade de tampão conferida pelos carbonatos não poderá ser positiva? Embora seja mais difícil baixar o pH, depois de este se ter ajustado ao valor pretendido, ficaria mais estável certo? Devido ao efeito tampão destes sais.

 

Abraço

 

Ricardo,

 

impecável.

 

Apenas acrescento que: o tampão, dureza e mineralização estão todos relacionados e tens de jogar com todos para conseguires o PH que queres. Não é possivel ter um PH na casa dos 4/5 ( NOTA: abaixo de 4 é fatal para todos os peixes ) com uma água dura por essa mesma razão.

 

Cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

boas pessoal,

 

entretanto tive mais alevins a nadar no aquário... eram bastantes mas agora só vejo já uns 2 ou 3 e devem seguir o mesmo caminho que todos os anteriores... acho que vou desistir dos viejita de vez... fica um vídeo

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindo o aquário parabéns! Depois a questão é não queres orientar aqui um casalito desses lindos bebes para a malta?! hehehe Parabéns e depois conta mais novidades e mete mais fotos!

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu adoro os viejitas mas tens de ter paciencia para reprodução ainda por cima tu sabes disto! hehe

Abraço e boa sorte!

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu adoro os viejitas mas tens de ter paciencia para reprodução ainda por cima tu sabes disto! hehe

Abraço e boa sorte!

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Já a muito tempo que não actualizo o tópico, neste momento já não tenho os viejita neste aqua, tenho neste momento 4 Apistogrammoides Pucallpaensis.

FOTO ACTUAL

gallery_43850_2615_761858.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito louco o aquário parabéns, parece ser do mesmo "género" do que o outro agora umas fotosinhas dos bixinhos.

 

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais