O meu 1º Aquário


bmartinsf

Recommended Posts

Bom dia,

 

Desde já quero agradecer a vossa ajuda e compreensão.

 

Como este forum é o "culpado" por ter ficado com o bichinho dos aquários e após a leitura de muita informação, achei por bem antes de começar e antes de fazer gastos desnecessários que isto com a crise não é uma boa altura, vou tentar ser directo para não terem que ler muito texto.

 

Vamos lá ver se o que tenho andado a ler tem sido bem entendido!!!

 

Equipamento que tenho:

Aquário com 80Comp * 30Larg * 40 Altura

Filtro JBL e900 - 900 l/h adjustable - Filter volume: 7.6 litres

Termostato de 100w

Luz 1* 18w - Vou fazer um DIY na tampa para aumentar para 2*18w - 36w

Fertilizantes JBL Aquabasis plus

Areão de rio

Pedras escuras de basalto que tenho que encontrar:)

 

Plantas:

Hygrophila polysperma - Apresentação

Sagittaria subulata

Limnophila ambulia sensiflora - Apresentação

Ceratophyllum demersum

 

Peixes:

4 * Corydoras julii ou Panda

4 * Otocinclus sp Orinoco

1 Guppy macho

2 Guppys femeas

 

A comida:

Sera vipan

JBL NovoVert

JBL NovoColor

Tetra FreshDelica Daphnia - Dáfnias

Tetra TabiMin Tablets

 

 

1- A primeira pergunta acham que está tudo bem encaminhado ou acham que me esqueci de alguma coisa?

 

2 - Em relação às lâmpadas quais aconselham comprar de 18w?

 

3 - Em relação às corys e aos otos acham que é um numero correcto? Não quero povoar demais o aquário porque se tudo correr bem vou ter mais guppys e li sobre a "regra" de 1lt de agua para cada 1cm de peixe, como em media os peixes tem 5cm dá mais ao menos 20peixes.

 

4 - Como estes peixes estão associados a diferentes zonas do aquário qual é o máximo de peixes que recomendam?

 

5 - Depois de fazer o ciclo quais e quantos peixes devo por da lista que apresentei? Estava a pensar em 2 corys

 

Por agora já chega.

 

Obrigado pela vossa ajuda,

Um grande abraço para todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ja parabens pelo teu aquario, espero q tenhas muita sorte com ele, e n te deixes abater quando por acaso acontecer dissabores, pois faz parte do processo de aprendizagem.

em relaçao á fauna q tens penso q 2 Otocinclus sp Orinoco chegam para um aquario desse tamanho. eu no teu caso quando tivesse o ciclo de azoto feito ponha 1º os gupys, por uma razao apenas se por acaso tiveres azar por alguma razao q em principio n devera acontecer os gupys sempre sao mais baratos q as corydoras, quando tiveres o ciclo de azoto feito podes fazer lg uma TPA, e depois por segurança fazes os testes normais do amoniaco e nitratos e o ph q devera com certeza alcalino a menos q tenhas algum tronco ou rocha calcaria...

 

 

penso q n disse asneira nenhum ...de resto mais uma vez boa sorte com ele :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Desejo que todos os teus planos se concretizem e desde já, muitas felicidades para este projecto.

 

Parece-me que o filtro será eficaz, mas penso que a iluminação, mesmo para um low-tech é curta. Por outro lado, a altura do aquário não é grande (40cm) e talvez a luz seja suficiente. Nada como experimentar e deixar em aberto a possibilidade de aumentar. Se ficar perto de uma janela, talvez tenhas iluminação suficiente, mas por acaso nem mencionaste se o teu objectivo é seguir por esta via. Porque aqueles aquários da Diana Walstad que têm luz directa do sol, por vezes nem sequer precisam de outro tipo de iluminação. Resta saber se estás virado para esse estilo.

As plantas, teoricamente, não devem constituir um problema, visto que são pouco exigentes....

Também concordo com o @redeyes, ainda que os peixes não tenham culpa, sempre é melhor colocar primeiro os guppy do que as cory.

Boa sorte. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Eu não sou químico mas posso tentar ajudar.

 

A dureza da água e o pH são grandezas independentes. A dureza da água é predominantemente causada pela presença de sais de Cálcio e Magnésio. A dureza da água é medida geralmente com base na quantidade de partes por milhão (ppm) de Carbonato de Cálcio CaCO3, também representada como mg/l de Cálcio CaCO3. Quanto maior a quantidade de "ppm", mais "dura" será considerada a água. Existem ainda outras unidades utilizadas sendo a usada com maior frequência para se descrever a dureza da água, o grau alemão (dGH). Este é a chamada dureza geral da água(gH). Um componente da dureza geral é a dureza carbonatada (kH)ou dureza temporária da água gerada pela presença de carbonatos e bicarbonatos, que podem ser eliminadas por meio de fervura da água. A dureza permanente, é devida a cloretos, nitratos e sulfatos, que não é susceptíveis à fervura.

 

A água pode ser classificada quanto à dureza de acordo com o seguinte.

 

- muito mole: 0 a 70 ppm ; 0-4 dGH

- mole (branda) 70-135 ppm; 4-8 dGH

- média dureza 135-200 ppm; 8-12 dGH

- dura 200-350 ppm; 12-20 dGH

- muito dura mais de 350 ppm mais de 20 dGH

 

Em geral quanto maior for a dureza da água mais resistente será a variação do pH (que no fundo é uma medida da concentração de hidrogénio dissolvido na água). A escala de pH é baseada no inverso da concentração de iões de hidrogênio na água, quanto mais iões de hidrogênio, mais ácida é a água e mais baixo o valor do pH, então, quanto menos iões de hidrogênio mais alcalina será a água e maior será seu valor de pH. A escala de pH varia entre 0(extremamente acida) até 14(extremamente alcalina) - uma solução líquida é ácida (pH < 7, a 25 °C), neutra (pH = 7, a 25 °C), ou básica/alcalina (pH > 7, a 25º C). Uma solução neutra só tem o valor de pH = 7 a 25 °C

 

O que acontece nas águas duras é que existem os tais sais que vão servir de tampão para absorver os iões de H+ livres impedindo que eles se dissolvam a baixem o pH.

 

Portanto se a água for mais dura não deve descer o pH mas até se torna mais díficil fazê-lo descer (ou subir). A relação entre o kH eo pH pode ser usada para estimar o CO2 dissolvido na água. O CO2 dissolvido reagem quimicamente químicas com os carbonatos e bicarbonatos e gera-se ácido carbônico, que faz o pH diminuir.

Para saber mais sobre isto aconselho a leitura deste pequeno artigo

 

Espero ter ajudado

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela vossa ajuda mas em relação à iluminação acham que 18w chega?

 

Ou é melhor fazer um diy com lampadas pll mas nao sei se de 36w ou de 55w o que acham?

 

 

http://img97.imageshack.us/i/dsc04006o.jpg/

 

http://img146.imageshack.us/i/dsc04005x.jpg/

 

E estás pedras são de que tipo? Acham que posso colocar?

 

obrigado pelos comentários

Editado por bmartinsf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tentando responder de uma forma geral, penso que a nível de plantas esta tudo ok, se bem que não conheço a terceira de que falas.

Se estas a começar este hobbie pessoalmente dizia te para começares com Anubias e fetos de java que são bastante mais resistentes e será mais fácil para ti.

Quando aos animais, para esse aquário penso que 3 cory e 3 ottos são suficientes para equipa de limpezas.

Já relativamente aos peixes de embelezamento são como é lógico poucos.

Guppies podes perfeitamente meter o dobro pelo menos eu iria para 2 guppies machos e 6 fêmeas até porque a proporção usada é de 3 fêmeas para cada macho.

Se isso começar a dar vais sempre ter que mais cedo ou mais tarde começar a despachar alguns.

Colocava também algum musgo de java para os alevins se esconderem;)

Quando ao ciclo de azoto, deixa isso ser feito com calma e vai fazendo os testes para veres como está a ir o processo.

Eu pessoalmente quando introduzo algum peixe coloco sempre primeiro peixes de fundo mas é uma questão de opção.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já voltei a colocar as fotos.

 

A ideia de por só aqueles guppys era mesmo por ler tanta coisa sobre a reprodução. Obrigado pelo conselho sobre as plantas.

 

Neste momento estou mesmo com muitas duvidas é em relação à iluminação, porque do que tive a estudar há várias informações sobre a quantidade de luz e como isso implica custos no diy da solução queria fazer as coisas bem feitas para não ter que gastar mais dinheiro.

 

um abraço para todos

Editado por bmartinsf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pah alcaide ele pode perfeitamente fazer como eu faço, quando começa a ficar com muito povo lá em casa dá ou vende ou troca...

Se quiseres ir para vivíparos mais cedo ou mais tarde vais sempre ter excesso de animais.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e agora?Só machos?

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só machos não me parece boa ideia... com umas femeas fica tudo muito mais interessante :)

 

E não me importa nada de dar ao pessoal os guppys que tenha em excesso.

 

Pessoal mas preciso mesmo de ajuda é no raio da iluminação.

 

Coloca as questões para ser mais simples então.

 

1º 18w-t8 chegam para esse tipo de aquário?

2º Alterar a calha para 28w-t5?

3º Alterar a calha para pll36w?

4º Alterar a calha para pll55w?

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só machos não me parece boa ideia... com umas femeas fica tudo muito mais interessante :)

 

E não me importa nada de dar ao pessoal os guppys que tenha em excesso.

 

Pessoal mas preciso mesmo de ajuda é no raio da iluminação.

 

Coloca as questões para ser mais simples então.

 

1º 18w-t8 chegam para esse tipo de aquário?

2º Alterar a calha para 28w-t5?

3º Alterar a calha para pll36w?

4º Alterar a calha para pll55w?

 

um abraço

 

 

A nível de iluminação não te posso ajudar, prefiro não estar a dizer possíveis asneiras;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...

Relativamente à iluminação...presumindo que vais querer um low-tech, com flora adequada a tal, as opçoes 2,3 são opções mais viáveis, a meu ver.

 

Se fosse eu escolheria 28w t5 para iluminação desses (mais coisa menos coisa) 80l reais.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva..

Pegas em ti num dia de sol e vais passear até à serra de sintra. Estuda primeiro o tipo de layout que queres e dp procura por calhaus que possam encaixar naquilo que idealizaste (nem que para isso tenhas de lhes dar umas marteladas). Trazes uma boa quantidade..dp é so lavar e colocar.

Qt a serem calcarias...n serra de sintra é dificil, por isso n tens muito que te preocupar. em todo o caso fazes o teste do vinagre.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite,

Já estive a fazer uns testes para o layout e gostava de ter a vossa opinião aqui ficam duas fotos:

 

Layout 1:

dsc04116ai.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

Layout 2:

dsc04146k.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Sinceramente gostei mais do 2, mas aguardo as vossas criticas para melhorar.

 

Em relação a plantas:

Do lado esquerdo atrás

Ceratophyllum demersum

 

Do lado direito atrás

Limnophila sensiflora

 

Na frente

Sagittaria subulata.

 

um abraço

Editado por bmartinsf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Honestamente prefiro o 1.

Fica um layout mais proporcional.

Só duas coisas...caso ainda n tenhas procedido à montagem. substrato fertil? inseriste? Só trás vantagens em ternos de manutenção da flora

- aproveita para dar um pouco mais de altura na zona de trás. Um desnivel mais proporciona uma maior profundidade.

Se não montaste ainda vais a tempo de fazer estas pequenas alterações.

 

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pttuga, mas tive que montar tudo porque já tinha algumas plantas e estavam-se a estragar, acabei mesmo ontem à noite, aqui fica uma foto mesmo acabado de montar

 

Em relação ao substrato fertil usei o da jbl.

 

dsc04174z.jpg

 

O que acham?

 

Bruno

Editado por bmartinsf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, boas

 

O importante é tu gostares.

Se fizeres as coisas de forma que possas alterar caso as coisas não te agradem, tanto melhor.

Mas o importante é que no momento estejas satisfeito com aquilo que vais conseguindo.

Força aí!!!!

Daqui a nada vais ter resmas de Guppys para te entreteres. ahahahah

Se precisares de umas Molly apita. Depois ficas com resmas dos dois. ahahah (desculpa, não estou a gozar, estou a rir das resmas deles que tenho no meu. ahahahah)

Saudações cordiais. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.