O meu 1º Aquário


bmartinsf

Recommended Posts

Boas

Parabens pelo aqua

Pelo aspecto inicial penso que vai ser mais um para seguir atentamente a evolucao

o unico reparo a fazer(se nao for asneira da boca pra fora)e sobre as sagittarias porque no meu caso levaram-me 2 anos ate que consegui controlar o crescimento,tive algumas com 2 metros.Agora cada vez que deitam a "cabeca" de fora corto imediatamente e so as deixo crescer para onde quero tendo em conta que normalmente os pes antigos acabam por morrer quando corto as pontas.

E podes sempre acrescentar areao mais fino se gostares e nao tepreocupes muito com a mistura natural entre os dois pois quando aspirares ele volta a superficie do maior.

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

Obrigado pelas vossas opiniões, neste momento está a fazer o ciclo e aguardar pacientemente pelos novos habitantes :)

 

Estão aparecer as primeiras algas nas plantas mas acho que os dois Planorbis estão a dar conta do recado.

 

Acham que devo colocar Pomacea Bridgesi ou Neritina ou é melhor deixar tudo como está??

 

um abraço

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá!

No meu aqua de 80 litros( aproximadamente) tenho 2 ampulárias bridgesi e praticamente não tive problemas delas estragarem as plantas. Já no aqua pequeno tb colocquei 2 , mas elas destruíram todas plantinhas que coloquei!!!!!!!!Sobrou só as bolas de musgo( cladophora aegagrophila)...

Acho que no pequeno havia pouca comida(algas) para se alimentarem por isso ratarem as plantas...

Bom fim de semana!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas pessoal

 

bmartinsf também sou do cacem se precisares de alguma coisa apita

 

tenho meu aqua montado a pouco tempo também e coloquei um caracol desses e amanha já vou entrega-lo na loja, come as plantas e suja muito o aqua e não e isso que eu quero claro.

 

a fauna devias começar por umas cory são peixes de fundo e muito essencial para um aqua e bastante resistentes.eu tenho 5 corys dão se todos muito bem e assim também te ajudaram no ciclo.

 

ja sabes qualquer coisa diz

 

fica bem o teu aqua ta muito bacano parabéns

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só agora reparei neste tópico, mas como estas a fazer um aquário low tech, isso despertou-me a atenção, porque são os tipos de aquários que gosto.

Não são propriamente

 

Já tens novidades? Como estão essas algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Logo à noite já coloco aqui uma foto para verem como está passado 3 meses, as algas parece me tudo controlado.

 

Tenho comprado os peixes por fases, mas já tenho os seguintes:

 

3 Corydoras panda

2 Guppys machos

1 guppy femea (está num aquário hospital para ver se melhor porque parece me doente)

8 Alvins de guppys

1 otocinclus

 

Mortes (2 guppies fêmeas, 1 guppy macho, 2 corys e 1 oto) mas foram todas nos dias seguintes à aquisição uma coisa que com a minha pouco experiência se deve fazer, sei que as vezes não temos condições é a quarentena dos animais novos, para não passar as doenças, porque só tive problemas de comprar as corys.

 

E para quem está a começar aqui fica a minha opinião:

 

Como primeira experiência em aquariofilia tem sido muito giro passo horas de volta do aquário nem que seja só a olhar, o que tem sido mais complicado é perceber o que se passa quando morre um peixe ou quando morrem vários só me apetece mandar tudo pela janela mas depois quando olhamos e vês uns peixinhos pequenos a crescer de dia para dia é muito gratificante, acresce que não é um hobby barato, mas o balanço é muito positivo pelo menos quando estou de volta daquilo não penso na crise :)

 

Outra coisa complicada é perceber os produtos que deves comprar devido à grande variedade de escolha e opiniões.

 

Por exemplo agora ando com dúvidas se compre alguma coisa para por na agua antes do tpa, visto que a agua descansa vários dias com o objectivo de prevenir as doenças e o stress.

 

Em relação a problemas tenho está planta que fica ao pé da saída da agua que cresce muito mas fica me sempre com este aspecto que ainda não consegui resolver e ainda por cima está é uma planta de fácil manutenção...

 

dsc04252x.jpg

 

um abraço

Bruno

Editado por bmartinsf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bmartinsf

 

 

Pois é, faltam as fotos para se ver como vão as coisas.

 

Na verdade é como dizes, no início é desanimador. Os peixes a morrerem, as algas a crescerem e ocuparem tudo.... as plantas que não crescem, o layout que apetece mudar de 5 em 5 minutos, porque temos novas ideias, etc.... e logo a seguir a esperança de ver as coisas a ficar melhores e a perspectiva de gozar o panorama....

Também passei por essa fase, houve dias em que me apetecia mandar tudo pela janela, mas depois convenci-me de que a paciência é uma virtude e foi aí que passei para o low-tech, como opção final.

O que te recomendo é que tenhas calma, Roma e Pavia não se fizeram num dia. Deixa o aquário amadurecer e estabilizar e depois podes fazer coisas com muito mais segurança. O meu aquário demorou uns bons 7 meses a estabilizar por completo. Depois disso raramente tive mortes. Mas atenção....as plantas precisam de comidinha e tens que controlar isso pacientemente. A dada altura deixei de fertilizar e foi uma estupidez porque ficaram magrinhas e fracas e custou muito a voltarem ao normal.

Sim, é um hobby que não sai barato. Nos primeiros tempos é sempre pior, mas depois a coisa estabiliza.

Boa sorte e cumprimentos, majo

Editado por majo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e verdade bruno comecei a pouco tempo e digo o mesmo apesar e ainda não me morrer nenhum peixe(espero que nunca morra) mas sim o facto das plantas por exemplo e o mais complicado para mim...mas estou a adorar este hobby.olha nao me queres arranjar uns gupys?e mais tarde arranjo-te umas molis ja que somos os dois aqui do cacem...

se quiseres manda uma mensagem e combinamos

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom,

 

Obviamente a planta que mostraste não se esta a aguentar como gostavas, eu no meu low tech não tenho substracto fértil, co2, nem faço fertilizações nenhumas, e ate acertar com as planta que se aguentam com 144w de luz para 200 litros foi uma aventura.

 

Um Low tech é um aquário que demora o seu tempo a darmos com a flora adequada, mas depois de acertarmos, é só fazer TPA, comida aos peixes e muito de vez em quanto uma poda em uma ou duas plantas.

 

Encara um Low tech como um desafio, e tenta perceber qual as plantas que melhor se adaptam no teu aquário.

 

Por vezes um upgrade à calha é o suficiente para manter um leque variado de plantas, ao inicio pode ser complicado mas depois vais poupar muitos € com um Low Tech.

 

Neste momento tenho esta flora no meu:

 

- Microsorum pteropus (Feto Java)

- Microsorum pteropus (Feto java windlow)

- Anubias barteri var. nana

- Anubias barteri var. angustifolia

- Riccia fluitans

- Vesicularia ferriei 'Weeping' (Musgo de Java)

- Vallisneria americana (gigantea)

- Vallisneria nana

- Echinodorus parviflorus 'Tropica'

- Cladophora aegagrophila (Bola de Alga)

- Egeria densa (esta é que requer mais podas)

- Echinodorus cordifolius

 

 

Estas são as que ainda quero ver se se aguentam no meu aquário,

 

- Cryptocoryne undulata ''broad leaves''

- Cryptocoryne wendtii ''brown''

- Cryptocoryne wendtii ''green''

- Nymphaea lotus tigre e a verde

 

Como podes ver com um update da calha consigo manter algumas plantas sem qualquer fertilização.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que estas a colocar como painel atraz do aqua, tipo o wallpaper :)

 

parece uma tela de relva sintética

 

Estás a falar do meu aquario Paradise Lost 2, se estiveres eu do lado direito tenho a valisneria nana

e do lado esquerdo a Valisneria amaricana Gigantea

Na foto do meu avatar tinha uma parede de valisnerias torta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias meter um fundo escuro para não se verem os azulejos.

Essa planta se não está a aguentar pode ser por duas razões, falta de luz e a mais óbvia parece-me que está plantada ao contrário.

Mais uma coisa, fotos a aquários, sempre sem flash ;)

Cumprimentos. Continua estás no bom caminho.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá e obrigado pelos vossos comentários, em relação há planta acho que já sei o que se passa em relação a forma como plantei já tirei tudo e voltei a por :) acho que está melhor mas depois ponho um foto.

 

A planta estava a ficar bonita tal como a comprei o problema é quando faço um tpa de 30% ela começa a ficar assim "depenada", deve ter haver com a fertilização o que acham? Ok agora vou estudar o tema da fertilização:)

 

Em relação aos peixes no domingo tal como previa tive a minha segunda guppy a parir e ainda por cima vi tudo foi um momento muito giro, como a tinha num aquário hospital porque ela estava a ficar doente (perdeu a cor e a barbatana lateral estava a desfazer se), tal como tinha perdido outra, mas desta vez meti-a no aquário sozinha com sal marinho e ela safou-se, também foi muito gratificante ter conseguido salvar a guppy e depois ela ter tido alevinos, o pior foi ver ela a comer alguns mas é a natureza... mas ainda consegui salvar +-20 o que acho que ate foi bom.

 

Um abraço a todos

Bruno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
  • 7 meses depois...

Boas

 

também acho que um fundo preto ou assim ficaria bem para tapar os azulejos ;)

eu já tive centenas de guppys em 120 litros (façam de conta que não disse isto :P), é um animal de muito fácil reprodução, a partir do momento em que começam a nascer alevins nunca mais para, vai ser mesmo necessário trocar ou vender, mas acompanhar a evolução dos peixinhos é muito giro.

 

Também aguardo fotos atualizadas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a teres a planta depenada, isso é falta de luz, a planta deixa ficar grande espaço entre as folhas e a parte de baixo fica sem folhas? Isto é um caso de luz insuficiente, a planta como não apanha luz na parte de baixo cresce rapidamente até ao cimo onde a luz é mais intensa.

 

Tens duas opções ou fazes um melhoramento á calha, ou escolhes outra planta para o lugar dessa, como já tinha dito um low tech é um desafio muito grande, mas vale a pena.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.