Novo Aquário 280L - Plantado em Revolução Need Backup!


KinGz

Recommended Posts

Após algum tempo decidi em trocar o meu alguidarzinho de 90 litros para um aquário já com alguma dimensão, 280Lt.

 

Chegou hoje mesmo e está impecável daqui a pouco já o vou começar a montar.

 

Para que é que vai servir o aquário?

- ''Espécie de plantado mas não completamente'' com um tapete de parvula generoso algumas blyxas japónicas uns troncos com anúbias nana e algumas pedras (opcional) com riccia fluitans entre outras espécies que depois irei pensar tendo em conta a boa apresentação e o próprio aquascaping. Fauna - Discus 4 - 5 ; cardinais; entre outros do mesmo biótopo Amazónico.

Imagem Actual

 

 

O meu Setup Actual:

 

1 - 2 Filtros Externos - Eheim Classic 2213 e Fluval 305 - Juntos 1140 l/h

 

2 - 1 Termoestato Eheim Jäger 250 W

 

3 - Sistema de CO2 Aquagro (para iniciar) um bcdinho fraquito tenho que substítuir rapidamente :character0050:

 

4 - Calha T5 4x 39W

 

5 - Substracto Fértil Trópica/Elos Mineral Bottom

 

6 - Substracto Inerte Quartzo Preto

 

7- Bomba de ar normal para favorecer a oxigenação da água tal como a flauta do filtro eheim à superfície.

 

Fauna Actual - 2 Escalares - 2 Colisas (em princípio para irem para um aqua mais pequeno, estão de momento a acelerar a produção de amónia para melhorar o ciclo do azoto visto que o aqua tem 280 litros) - 2 Discus (aumentar para 5) - 2 corydoras albino

 

Flora - Microsorum pteropus, ''Blyxa japónica'' julgo eu, eleocharis parvula, anubias nana

Editado por KinGz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos Novas:

 

Vista Geral:

 

dscf1098.jpg

 

Algumas das plantas que tinha do aquário antigo:

 

dscf11000.jpg

 

Casa das máquinas ^^:

 

dscf1101u.jpg

 

Topo Esquerda:

 

dscf11020.jpg

 

Topo Direita:

 

dscf11030.jpg

 

 

Eleocharis Parvula:

 

dscf11080.jpg

 

Mais de perto:

 

dscf1110e.jpg

Editado por KinGz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda está muito pouco desenvolvido, estou a desenvolver um layout, devo precisar de um sistema de CO2 melhor e já ando à procura. De qualquer maneira estou a pensar nas seguintes espécies de plantas: eleocharis parvula, eleocharis acicularis, anubias nana, rotundifolia, blyxa japónica, riccia fluitans e mais algumas para preencher o espaço mais de trás do aquário, talvez valisnérias ou anúbias, ou alguns troncos com anubias nana atadas.

 

Sugestões e palpites são sempre bem vindos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preciso de ajuda em desenvolver um layout por favor

 

Medidas do Aqua:

 

aquriomedidas.png

 

Isto é mais ou menos o que tenho em mente, mas preciso de ajuda principalmente no que diz respeito a fertelizantes muito embora já tenha lido alguma coisa gosto sempre de ouvir a vossa opinião de acordo com a vossa experiencia, preciso tamb+em de algumas dicas sobre que espécies plantar mais atrás estou a pensar na rotundifolia e talvez numa ou outra espécie de valisnerias. Continuo à espera de alguem que me possa ajudar :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso devia ter 2 troncos com pernadas assim juntos ao meio e o musgo java atado as pernadas para desenvolver.

valisnerias no fundo, eu tenho tanta produçao disso que ja deitei fora excedentes

 

Estava a pensar em atar anubias nana aos troncos mas musgo de java também é uma boa hipótese, tenho de pensar melhor primeiro na disposição dos troncos e já ca tenho 2

 

 

tens um filtro externo ligado ao outro? se sim, é uma ideia interessante...

 

A imagem dá essa ideia de facto mas não tenho, também se tivesse iria perder um pouco de caudal de filtragem acho eu :alberteinstein:

 

Já agora, alguém me pode dizer se na segunda imagem que eu apresento em cima se as plantas que estão logo por detrás das anúbias de são blyxas japónicas, (estou a perguntar porque me foram oferecidas e não me sabiam dizer o nome)?

Editado por KinGz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens um filtro externo ligado ao outro? se sim, é uma ideia interessante...

eu não acho essa ideia lá muito interessante.. a não ser que os filtros sejam da mesma marca e caudal, mesmo assim.. pois um irai atrofiar o outro, o que não deve ser muito saudável.. digo eu, mas.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião só seria interessante se de facto o fluxo fosse o mesmo e num fizesse a filtragem mais mecânica e no outro mais biológica cheio de materiais porosos para o alojamento de grandes comunidades de bactérias, mas de qualquer maneira não estão ligados um ao outro.

 

Mas voltando ao assunto inicial do tópico ainda preciso de mais ajuda no que diz respeito ao layout do aquário gostava de ver mais sugestões e críticas pessoal :music_singguitar: !

 

Fica aqui uma das minhas questões anteriores para que não fique esquecida

 

" Já agora, alguém me pode dizer se na segunda imagem que eu apresento em cima se as plantas que estão logo por detrás das anúbias de são blyxas japónicas, (estou a perguntar porque me foram oferecidas e não me sabiam dizer o nome)? "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 - Sistema de CO2 Aquagro (para iniciar) um bcdinho fraquito tenho que substítuir rapidamente :character0050:

 

 

 

 

7- Bomba de ar normal para favorecer a oxigenação da água tal como a flauta do filtro eheim à superfície.

 

penso que a bomba de circulaçao te fara " evaporar " algum do co2

e acho que os dois filtros pra ja te dariam movimentaçao suficiente na agua

caso mais tarde visses que nao , colocarias uma bomba de circulaçao

 

em relaçao a riccia pensa bem

cresce muito rapido e convem estar sempre a aparar pra que a planta que fica mais abaixo nao apodreça e se desprenda

ja tive um tapete de riccia num aqua de 120 x50 x 60 que cobria quase todo o aqua

durante uns 4 ou 5 meses enquanto tive tempo cortava e mantinha tudo ok parecia uma campo de futebol lol , mas por motivos profissionais baldei me ao corte e foi tudo ao ar , acordei um dia e tinha a riccia quase toda na coluna de agua a boiar

 

muito gira mas nao muito pratica

muito high tech lol

 

mas caso pretendas usar ca fica um link pra como plantar a riccia

 

http://www.plantasdeaquario.com/tapete_riccia_dicas.htm

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito útil,já imprimi para o meu manual xD, tenho é tido sempre azar nas lojas de aquariofilia nunca encontro riccia :character0050: . Amanha vou a uma e vou ver se tenho sorte. MAs tenho mesmo que melhorar o sistema de CO2, alguém tem sugestões?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma dúvida, quanto às lampadas para escolher para a minha calha T5, a calha tem 4x 39 W mas eu não sei que conjugação de calhas colocar tendo em conta os requisitos das plantas em termos de ''Kelvins'', alguém pode dar uma ajuda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta:

2x39w de 6500k cada

1x39w de 8000k

1x39w de 10 000k

 

certamente havera alguem com mais experiencia do que eu para te aconselhar, mas se queres mesmo ficar exclarecido vai a http://www.aquaeden-shop.net/ saca o contacto liga para lá e pede conselhos, posso dizer que para mim é a melhor loja no que toca a iluminação

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva....

Tens actaulmente muito pouca flora por enquanto desliga duas das lampadas. Uma condição para o facil arranque de um bom plantado e começar com uma boa massa vegetal. Tens o aquário despido.

Tens bom equipamento (e consequentemente potencial para fazer algo de relevo) mas estas a inverter a ordem das coisas. os peixes e a água são a ultima coisa. Primeiro hardscape (rochas e troncos) e plantas e no fim agua e peixes.

 

Abraços...qq duvida apita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, depois de algum tempo e de já ter plantado um pouco mais decidi colocar aqui este video para ter mais opiniões. Ainda não comprei luzes de espectro diferente e tenho em conta a opinião do downtowndog mas preciso de mais opiniões para poder confrontar e tomar uma decisão acertada para o meu aquário. Estive a investigar sobre a fertilização e fiz os testes NO3 e PO4, NO3 durante o fotoperiodo tenho 5 ppm e 10 ppm fora do fotoperiodo. Tenho a concentração de PO4 quase nula. Não tenho estado a fertilizar potássio mas tenho adicionado alguns micros com um fertilizante liquido, entre os quais ferro e magnesio. O aquário tem uma fauna em tamanho considerável neste momento.

 

 

 

 

Fauna: 2 Discus Juvenis, 2 Escalares, 22 Cardinais, 11 Rasboras, 6 otos, 2 neritinas, 2 corydoras.

 

Flora:

 

Fundo - Hygrophila polysperma 'Rosanervig', Valisneria Nana, Microsorum pteropus, Nymphaea lotus, Micranthemum umbrosum, Rotala

 

Meio - Anubias Nana, Blyxa Japónica, Hydrocotyle verticillata

 

Tapete - Eleocharis Parvula, Glossostigma elatinoides

 

Temperatura da água: 28,5ºC

 

Testes:

 

NO3 (fotoperiodo) - 5ppm

NO3 (periodo nocturno) - 10 ppm

 

PO4 - ~ 0 mg/L

 

NO2 (Nitrito) - ~ 0 mg/L

 

NH3/NH4 - 0 mg/L

 

PH - ~6.5 a 6.7

 

GH - 7 dGH

 

Injecção de CO2 - 2 Gotas por segundo

 

Iluminação - 4x 39W T5 10000K

 

Obrigado por lerem o post, fico à espera de mais comentários para poder evoluir.

 

Perguntas -

 

O que fertilizar?

 

Mais sugestões para iluminação? (lâmpadas)

 

Sugestões para mais plantas?

Editado por KinGz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 lâmpadas hum...

 

hipótese 1 (trás para frente)

 

- 6500k

- grolux

- 6500k

-10000k

 

Hipótese 2

 

- 6500k

- 6500k

- grolux

- 8000k

 

 

Nunca dispensaria uma grolux

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda Hugo :D , agora ando à procura de uma loja com tudo isso, as 6500K ate não é dificil de encontrar agora a grolux/8000K ainda ando a ver. O que é que a grolux tem de especial no seu espectro?

Editado por KinGz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.