Manutenção ao Filtro - Troca de Esponja Filtrante


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

 

Tenho um aqua de 54 L montado há um ano, e a coisa tem corrido relativamente bem. Tenho tido os cuidados todos, manutenção periódica, troca de água periodica, etc. Indo ao que interessa...

 

Tenho um filtro EHEIM 2008 que utiliza uma esponja para filtração. Acontece que esta está a perder a forma e reduzir o débito de água do filtro, o que significa que é altura de trocar. Eu já tenho umas novas...

 

E agora vem a dúvida... as novas não têm colónias de bactérias, então como deverei prepará-las para substituir? Parece-me que o simples tirar a esponja velha e colocar a nova pode ser precipitado, e as duas juntas não cabem no compartimento.

 

O que aconselham a fazer?

 

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que materias filtrantes tens no filtro para alem das esponjas?

 

se tiveres ceramicas podes substituir a esponja por uma nova a maioria das bacterias tao nas ceramicas (se as tiveres) por serem tao porosas. o siporax é o melho k há...

 

edit:

 

vi agora no google k o teu filtro é interno

 

na minha opiniao cortava a esponja a meio e colocava pela orden de entrada de agua:

 

esponja

 

siporax mini

 

um bocadinho de la filtrante para n teres agua com impurezas...

Editado por telmo vale

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que materias filtrantes tens no filtro para alem das esponjas?

 

se tiveres ceramicas podes substituir a esponja por uma nova a maioria das bacterias tao nas ceramicas (se as tiveres) por serem tao porosas. o siporax é o melho k há...

 

edit:

 

vi agora no google k o teu filtro é interno

 

na minha opiniao cortava a esponja a meio e colocava pela orden de entrada de agua:

 

esponja

 

siporax mini

 

um bocadinho de la filtrante para n teres agua com impurezas...

 

Sim o filtro é interno.

 

Bom eu uso apenas a esponja que veio com o filtro, e agora tenho aqui uma nova para substituir.

Mas se calhar haveria de complementar esta filtragem não? Até hoje não tem corrido mal, mas vale mais prevenir...

 

Eu tinha pensado cortar a esponja antiga ao meio, e colocá-la no fundo do filtro, e por cima a nova durante uma semana. Depois ficaria só a nova...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.